Início

Questões de Concursos História do Brasil

Resolva questões de História do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1122Q388340 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, a respeito do chamado milagre econômico (1967-1973), período que foi caracterizado por um elevado crescimento econômico liderado pelo setor manufatureiro.

Comparando o período do governo Juscelino Kubitschek com o período do "milagre", é correto afirmar que, em ambos os períodos, o grande crescimento da indústria manufatureira foi liderado pelo setor de bens de consumo duráveis, secundado pelo setor de bens de capitais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1123Q188461 | História do Brasil, História de Pernambuco, Administrador de redes, Prefeitura de Goiana PE, IPAD

Apesar da sua grande participação no movimento abolicionista e republicano, que lhe colocava como um dos principais centros da região na segunda metade do século XIX, no final deste mesmo século e no início do século XX, Goiana passou por dificuldades, as quais estão relacionadas à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1124Q390218 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 15a Região, FCC, 2018

O ciclo grevista operário entre os anos de 1978 e 1980, particularmente significativo no ABC paulista, foi pautado por reivindicações que podem ser sintetizados na seguinte formulação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1125Q388521 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado Combatente, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os itens seguintes, adaptados de Luciano Figueiredo (Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 2, n.º 23, ago./2007, p. 21), que constituem partes sucessivas de um texto, julgue-os quanto aos seus aspectos gramaticais. Os recursos arrecadados deveriam ser destinados ao mesmo fim que justificou a criação do imposto. Tão pouco às cobranças poderiam ser violentas.
  1. ✂️
  2. ✂️

1126Q389550 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor II, SEE SP, FCC

O primeiro ato das reformas de Jango marcou o começo do fim de seu governo. (Boris Fausto. História do Brasil)

A frase permite concluir que as Reformas de Base do governo se constituíram, no Brasil, em um dos principais fatores responsáveis

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1127Q388805 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PE, IPAD

A Guerra dos Mascates envolveu olindenses e recifenses em disputas políticas no período colonial. Podemos afirmar que as relações entre Olinda e Recife:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1128Q388046 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil

A Revolução de 1817, em Pernambuco, conseguiu repercutir em outras regiões da colônia, ameaçando o poder da metrópole. Em Alagoas, houve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1130Q388355 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

No Brasil, historicamente, não são esporádicas manifestações do tipo "salve-se quem puder", "levar vantagem em tudo" ou "você sabe com quem está falando?". Ainda que a lei possa estar assentada sobre princípios eticamente inquestionáveis e moralmente justos, a prática cotidiana nem sempre a respeita. Nesse sentido, sob o ponto de vista ético, uma escola comprometida com a formação de alunos conscientes de sua historicidade e do valor insubstituível da dignidade humana estará atenta ao seguinte fundamento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1131Q388982 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Licenciado em Historia, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em 1936, por indicação de Mário de Andrade e de Manuel Bandeira, o Ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema, convidou Rodrigo Melo Franco de Andrade para organizar e dirigir o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Considerando que a proteção dos bens patrimoniais passou a ser a atividade principal dessa instituição, é correto afirmar que a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1132Q389011 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Técnico Administrativo, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Por volta de 1872, a região Centro-Oeste (Goiás e Mato Grosso) possuía apenas 2,2% da população brasileira e o contingente de escravos representava não mais que 7,8% do conjunto de seus habitantes. Diante desses números, é correto afirmar que a região

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1133Q389785 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

Acerca da República Velha e do Estado Novo, julgue os itens subsequentes. A República Velha fez coincidir, no seu sistema políticoeleitoral, uma legislação eleitoral liberal e moderna com um sistema político tradicional, marcado por instituições como a ?política do café com leite? e o ?voto do cabresto?.
  1. ✂️
  2. ✂️

1134Q388523 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre o período colonial, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Durante o período colonial, além das estruturas convencionais de justiça, houve a influência da justiça eclesiástica, mantida pela Igreja Católica e resguardada pelo Tribunal do Santo Ofício, possuidor de seu próprio Regimento Interno. ( ) A administração colonial e sua estrutura judiciária favoreceram às práticas descentralizadas no âmbito político-legal, ainda que limitasse o exercício pleno da cidadania. ( ) A administração colonial e sua estrutura legislativa favoreceram às práticas centralizadas no âmbito político-legal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1135Q177873 | História do Brasil, O Primeiro Reinado, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O primeiro período do texto remete ao tempo das guerras cisplatinas, contexto histórico marcante para o Brasil das primeiras décadas do século XIX. Relativamente ao tema, julgue (C ou E) os itens seguintes.

Não se pode falar em política externa brasileira no Primeiro Reinado (1822-1831), pois que um tema - o reconhecimento da Independência - monopolizou as atenções da diplomacia do nascente Estado brasileiro.

  1. ✂️
  2. ✂️

1136Q198368 | História do Brasil, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas abaixo sobre o período da história inglesa, identificado como "A República de Cromwell", colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A República de Cromwell resultou de uma longa guerra civil que opunha o rei Carlos I e o Parlamento.
( ) Durante aquele período ocorreu a reforma do Exército que passou a promover os militares em função do merecimento e não do nascimento. ( ) Foram aprovados os Atos de Navegação que abriam os portos ingleses às nações amigas, fortalecendo o comércio e a marinha.
( ) representou os interesses puritanos e, consequentemente, fortaleceu a Câmara dos Lordes e seu projeto conservador.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1137Q390183 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 2a Região, FCC, 2018

Em 2017, vários órgãos da imprensa destacaram os cem anos da primeira grande greve geral no país. Referiam-se à greve geral do operariado de São Paulo de 1917, manifestação até então nunca vista no Brasil. Algumas matérias destacaram a presença das mulheres no episódio, pois, de fato, representavam parte expressiva da força de trabalho, sobretudo na indústria têxtil. E foi no Cotonifício Crespi que a greve começou, depois que a diretoria da fábrica tinha se recusado a conceder um aumento entre 15 e 20% do salário e a abolir a extensão da carga horária noturna, que afetava principalmente as mulheres. A greve assumiu grandes proporções, paralisando a cidade. Houve forte repressão policial, com a morte de operários. Pela grande repercussão na imprensa e pelas manifestações dos poderes públicos, tornou-se objeto de estudo privilegiado sobre a condição de trabalho e legislação da época. Sobre o tema é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1138Q389984 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Assim, políticos, seus partidos e a corrupção foram eleitos os inimigos comuns. O próximo passo foi quase natural: “eles são os inimigos do Brasil”. Daí veio o orgulho de ser brasileiro cantado nas mani-festações e a bandeira nacional vestida como manto – ou capa para aqueles que se sentiam heróis. (João Sicsu — publicado 03/07/2013 10h29. In.: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/o-naciona-lismo-das-manifestacoes-2311.html. consulta em 21/09/2016)

O trecho acima, que também trata dos manifestantes de 2013, trata-se de uma análise de João Sicsu, colunista da Carta Capital e professor do Instituto de Economia da UFRJ. No trecho em destaque sobre o nacionalismo, só é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1139Q172651 | História do Brasil, A Era Vargas, Diplomata Bolsa prêmio de vocação para a Diplomacia, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A chegada de Vargas ao poder deu início a uma nova fase
da história política brasileira. O enfraquecimento da oligarquia
cafeeira, o fortalecimento dos setores urbanos industriais, as
pretensões políticas dos estados de segunda grandeza, o
descontentamento militar, enfim, todo esse conjunto de fatores
conduziu à articulação de novo pacto político. Nesse contexto,
Vargas assumiu o poder, situando-se como uma espécie de árbitro
dos conflitos. Com o afastamento de Vargas, em 1945, a realização
de eleições gerais e a elaboração de novo texto constitucional, as
principais forças políticas puderam pactuar a montagem do regime
democrático.

Marieta de Moraes Ferreira e Carlos Eduardo Sarmento. A república
brasileira
: pactos e rupturas. In: Ângela de Castro Gomes, Dulce Chaves
Pandolfi e Verena Alberti (Orgs.). A república no Brasil. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira; CPDOC, 2002, p. 462, 473 (com adaptações).

Com base no texto acima e nos aspectosmarcantes da Era Vargas
(1930-45) e do processo histórico brasileiro pós-1945, julgue os
itens a seguir.

A Era Vargas marca o início do processo de efetiva modernização econômica do país, com a implantação da indústria de base, que teve, na Siderúrgica Nacional de Volta Redonda, seu grande símbolo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1140Q175474 | História do Brasil, Política Externa, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Cinco paradigmas históricos foram identificados na História
da Política Exterior do Brasil, de Amado Cervo e Clodoaldo Bueno,
correspondendo cada um deles a uma periodização, com a qual se
procurou inserir a con ju ntura nas estruturas históricas e articular
micro- e macro-história para se obter uma interpretação categorial e
sistemática da evolução da política exterior do Brasil nos últimos dois
séculos. Assim foram apresentados por Cervo e Bueno: a) o das
concessões sem barganha da época da independência
(1808-1828), pelo qual se sacrificou o interesse nacional sob
múltiplos aspectos, com efeitos nefastos sobre a formação nacional
até meados da década de 40 do século XIX; b) o da leitura
complexa do interesse nacional, aliado à determinação de preservar
o exercício soberano da vont ade nacional (1844-1889); c) a
diplomacia da agroexportação e dos grandes alinhamentos com que
a República, que subordinaria o serviço da diplomacia aos interesses
do segmentointerno socialmente hegemônico, particularmente
plantadores e exportadores de café (1889-1930); d) o modelo de
política exterior do nacional-desenvolvimentismo que acoplou,
finalmente, a face extern a da política às demandas do moderno
desenvolvimento, dos anos 30 à década de 80 do século XX;
e) a dança dos três paradigmas disponíveis simultaneamente, no
tempo mais recente da política externa do Brasil (os anos 90 e o
início do novo século): o da sobrevivência limitada do nacionaldesenvolvimentismo,
o da expansão do liberalismo desenfreado e do
Estado logístico, que equilibra os dois anteriores.

José Flávio Sombra Saraiva. Um percurso acadêmico modelar: Amado Luiz
Cervo e a afirmação da historiografia das relações internacionais no Brasil.
Apud: Estevão Chaves de Rezende Martins (Org.). Relações internacionais:
visões do Brasil e da América Latina. Br asília: IBRI, 2003, p. 27 (com
a d a p t a ç õ e s ) .

Tend o o texto acima como referência inicial, julgueos itens
subseqü en t es , relativos à política internacional e à inserção
histórica do Brasil no cenário mundial.

O apoio ostensivo da potência h eg emônica de então, a Inglaterra, interessada na crescente abertura de an t igos mercados monopolizados pelas metrópoles, explica a relativa facilidade com que o ato de independência do Brasil foi reco n h ecido pela comunidade internacio n al , s em a necessidade de barganhas, como informa o texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.