Início

Questões de Concursos História do Brasil

Resolva questões de História do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1141Q196582 | História do Brasil, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

As relações de conflito entre o governo e o grupo dos proprietários rurais no que diz respeito ao processo de abolição da escravidão no Brasil, podem ser explicadas pelos seguintes fatores:
I. o escravo era, até aproximadamente a lei do Ventre Livre, a mão?de?obra quase exclusiva da grande lavoura de exportação que era a maior geradora de receitas para o Estado.
II. o governo imperial sofria uma grande pressão inglesa que condicionava o reconhecimento diplomático da independência ao fim do tráfico, mas apesar disso, resistiu às exigências iniciais, convencido da inviabilidade política de qualquer ação efetiva naquele sentido.
III. a ação do governo, por volta de 1850, ainda contradizia todos os argumentos favoráveis ao fim do escravismo e sua posição antiabolição foi marcada pela Lei de Terras de 1842.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1142Q389883 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Oficial de Promotoria, MPE GO, MPE GO

Sobre o período da ditadura militar no pais, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1143Q180515 | História do Brasil, Diplomata Bolsa prêmio de vocação para a Diplomacia, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O Império brasileiro realizara uma engenhosa
combinação de elementos importados. Na organização política,
inspirava-se no constitucionalismo inglês, via Benjamin
Constant. Bem ou mal, a monarquia brasileira ensaiou um
governo de gabinete com partidos nacionais, eleições, imprensa
livre. Em matéria administrativa, a inspiração veio de Portugal
e da França, pois eram estes dois países os que mais se
aproximavam da política centralizante do Império. O direito
administrativo francês era particularmente atraente para o viés
estatista dos políticos imperiais. Por fim, até mesmo certas
fórmulas anglo-americanas, como a justiça de paz, o júri, e uma
limitada descentralização provincial, serviam de referência
quando o peso centralizante provocava reações mais fortes.
Tratava-se, antes de tudo, de garantir a sobrevivência da
unidade política do País, de organizar um governo que
mantivesse a união das províncias e a ordem social.

José Murilo de Carvalho. Pontos ebordados escritos de história e
política.
Belo Horizonte: UFMG, 1998, p. 90-1 (com adaptações).

Acerca da história do Brasil monárquico, julgue os itens
seguintes, tendo o texto acima como referência inicial.

A organização de um Estado que mantivesse a união das províncias e a ordem social, projeto vitorioso conduzido por setores das elites brasileiras, atesta o caráter revolucionário do processo de independência do Brasil, diferentemente do ocorrido nas colônias espanholas da América.

  1. ✂️
  2. ✂️

1144Q387941 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado Combatente, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os itens seguintes, adaptados de Luciano Figueiredo (Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 2, n.º 23, ago./2007, p. 21), que constituem partes sucessivas de um texto, julgue-os quanto aos seus aspectos gramaticais. Eram regras de ouro que qualquer monarquia, se quisesse governar com tranqüilidade, deveria preservar.
  1. ✂️
  2. ✂️

1145Q852118 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Prefeitura de São José do Cedro SC Professor de História, AMEOSC, 2020

O Brasil se tornou independente de Portugal em 1822, passando a ser governado pelo herdeiro do trono português, Dom Pedro I, no entanto o reconhecimento de sua emancipação política só foi reconhecido posteriormente. O primeiro país a reconhecer a independência brasileira foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1147Q388244 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Técnico, CGU, ESAF

Há cem anos morria aquele que é considerado o maior escritor brasileiro e um dos maiores da língua portuguesa. Fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, ele escreveu obras singulares, como Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro. Trata-se de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1149Q390041 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

O nascimento do Brasil como Estado Nacional, na primeira metade do século XIX, coincide com o esforço das elites locais para estabelecer uma identidade nacional brasileira. Com o advento da República, em 1889, vê?se a preocupação de buscar no passado elementos que legitimassem a nova ordem. É na Era Vargas (1930?1945), especialmente durante a ditadura do Estado Novo (1937?1945), contudo, que o projeto de afirmação da nacionalidade adquire foros de algo sistemático, conduzido pelo governo central.

Tendo as informações acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema abordado, julgue os itens de 79 a 90.

Refletindo o contexto histórico da época, os anos 1930 viram surgir uma geração de grandes intérpretes do Brasil, como Gilberto Freyre, Caio Prado Júnior e Sérgio Buarque de Hollanda.
  1. ✂️
  2. ✂️

1150Q200097 | História do Brasil, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

A justificativa do poder ilimitado dos reis propiciou o surgimento de inúmeras obras. Um impor ante teórico, Thomas Hobbes, escreveu em seu ensaio, Leviatã, que: Antes de surgir o Estado, os indivíduos eram livres e iguais, mas viviam em uma situação de guerra permanente de todos contra todos. Era o Estado da natureza, no qual não havia governo. 0 homem era como "um lobo para o homem".
A obra citada foi justificativa para o poder

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1151Q389104 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Agente de Trânsito e Transporte, URBS PR, PUC PR

Antigamente, ainda na época do Brasil-Colônia e Brasil-Império, os prefeitos de uma cidade eram os presidentes da câmara de vereadores. Em Curitiba, quem foi o primeiro prefeito eleito pelo povo?

Marque a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1152Q173842 | História do Brasil, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O Segundo Reinado compreende quatro décadas, abrangendo desde o golpe da Maioridade (1840) à Proclamação da República (1889) e determinando quatro períodos, que podem ser apontados como a mais longa fase da história política do Brasil. Houve um primeiro período, de organização, do Segundo Reinado de 1840 a 1850 , que primou pela repressão aos levantes regionais do período regencial, preparação do imperador e montagem do aparato legislativo para garantir a ordem constitucional. O segundo período de 1850 a 1864 caracterizou-se por certa estabilidade, quando se implementaram as primeiras iniciativas materiais de porte. No terceiro período de 1864 a 1870 , sobressaiu a campanha da guerra contra o Paraguai, transformada em questão nacional. O último período de 1870 a 1889 foi marcado não só pelo desenvolvimento econômico, mas também pelo aprofundamento das contradições, ampliado com a propaganda republicana.
Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota. História do Brasil: uma interpretação. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2008, p. 462-8 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue (C ou E) os itens seguintes, considerando o quadro de crise que leva à queda do regime monárquico e a sua substituição pelo regime republicano.

A imigração europeia em massa, a urbanização, as lutas pela abolição da escravatura e as questões religiosa e militar foram importantes elementos de desestabilização de um regime monárquico que se mostrava, em vários aspectos, incapaz de incorporar as transformações em curso no Brasil, sobretudo as que se processavam na mentalidade das novas gerações, em especial da juventude militar.

  1. ✂️
  2. ✂️

1153Q172585 | História do Brasil, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quando o Brasil se tornou independente, em 1822, a elite política brasileira optou por uma monarquia representativa como forma de governo, de acordo com o modelo francês da época. A Constituição de 1824, outorgada por D. Pedro I, continha todos os direitos civis e políticos reconhecidos nos países europeus. Afastava-se do sistema inglês pela adoção do Poder Moderador, que dava ao imperador grande controle no ministério.
José Murilo de Carvalho. Fundamentos da política e da sociedade brasileiras. In: Lúcia Avelar e Antônio Octávio Cintra (Orgs.). Sistema político brasileiro: uma introdução. Rio de Janeiro: Fundação Konrad-Adenauer-Stiftung; São Paulo: Fundação UNESP Ed., 2004, p. 27-8 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue (C ou E) os itens que se seguem, relativos a aspectos marcantes do quadro político brasileiro nas décadas iniciais do período monárquico.

A opção pela monarquia, no momento da independência do Brasil, é entendida como estratégia para facilitar a preservação da unidade do país em torno da figura do imperador e para a manutenção da ordem social, em contraste com a fragmentação na antiga área de dominação espanhola.

  1. ✂️
  2. ✂️

1154Q388487 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Entre 1946 e 1964, o Brasil experimentou a democracia, em um contexto de modernização econômica, com o avanço da industrialização e a rápida urbanização. Nesse período, algumas siglas se tornaram amplamente conhecidas da população, como PSD e UDN, que diziam respeito a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1155Q389286 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PE, IPAD

O governo de Jânio Quadros foi cercado, no início, de grandes expectativas. Com relação ao que sucedeu no seu período como Presidente podemos afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1156Q388789 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Relativamente a aspectos conceituais que envolvem os arquivos, inclusive quanto ao papel que eles representam na preservação da memória e do patrimônio cultural, julgue os itens que se seguem.

Diferentemente do modelo de Brasil idealizado pelas elites no século XIX, fortemente assinalado pelo viés europeizante, a Carta de 1988 fixa a obrigatoriedade de o Estado proteger as manifestações das culturas populares, indígenas e afrobrasileiras, bem como as de outros grupos integrantes do processo civilizatório brasileiro.

  1. ✂️
  2. ✂️

1157Q390350 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à história republicana brasileira, julgue os próximos itens, a respeito da Primeira República e da denominada Revolução de 1930. Na década de 20 do século XX, o movimento tenentista, por se opor ao nacionalismo e à centralização política característica do período pós-Primeira Guerra Mundial, foi amplamente apoiado pelas classes médias urbanas.
  1. ✂️
  2. ✂️

1158Q388061 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

Considerando a formação do Estado nacional e do processo de industrialização no Brasil pós-1930, julgue os itens que se seguem.

A política de industrialização no Brasil caracterizou-se pela presença do Estado como ente regulador, limitando-se a incentivar os agentes econômicos privados, especialmente estrangeiros, para que pudessem desenvolver os setores vinculados à industria de base, como siderurgia, petróleo e mineração.

  1. ✂️
  2. ✂️

1159Q390376 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à história republicana brasileira, julgue os próximos itens, a respeito da Primeira República e da denominada Revolução de 1930. A denominada Revolução de 1930 teve como resultados o rompimento com o modelo econômico e as práticas de trabalho liberais da Primeira República, a ampliação da participação do Estado na economia e a instituição de políticas sociais.
  1. ✂️
  2. ✂️

1160Q200260 | História do Brasil, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Na província do Rio Grande do Sul, durante o Segundo Reinado, entre os anos de 1835 a 1845 ocorreu a mais longa revolução da historia brasileira: a Revolução Farroupilha, também conhecida como Guerra dos Farrapos. Vários são seus motivos, dentre os quais destacamos o econômico, que foi ocasionado pela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.