Início

Questões de Concursos História do Brasil

Resolva questões de História do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1341Q197906 | História do Brasil, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Texto associado.

Leia o texto abaixo, para responder o item 66.

"A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente, como uma Terceira Guerra Mundial, embora uma guerra muito peculiar".
(In: HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 224).

Assinale a alternativa que apresenta informações corretas referentes ao texto acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1342Q390185 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 2a Região, FCC, 2018

Expedidos entre 1964 e 1969, os atos Institucionais, regulamentados por atos complementares, conferiam aos militares plenos poderes: fechar as Casas Legislativas, cassar mandatos eletivos, demitir funcionários, suspender direitos políticos e aposentar e punir magistrados e militares, entre outros. Diante disso,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1344Q389964 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Instituto Quadrix, 2017

O desenvolvimento da historiografia mundial, fenômeno que o século XX consagrou, permite novos olhares sobre o passado protagonizado pelas sociedades. No Brasil, multiplicam-se estudos que lançam luz sobre a trajetória do País, da colônia aos dias atuais. Da independência, em 1822, passando pela implantação da República, em 1889, ao cenário presente, a história brasileira é marcada por avanços e recuos, enfrentando percalços e se mostrando ainda inconclusa em relação à construção da cidadania. Relativamente à história contemporânea, da produção do conhecimento histórico a alguns dos mais marcantes fatos ocorridos no Brasil e no mundo, julgue os itens de 91 a 100. Único país sul-americano a participar diretamente da Segunda Guerra Mundial, o Brasil não foi capaz de aproveitar as circunstâncias do conflito para industrializar-se, abrindo espaço para que a Argentina se transformasse na maior potência econômica do Cone Sul.
  1. ✂️
  2. ✂️

1345Q389813 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

O sociólogo brasileiro Francisco de Oliveira em sua análise dos padrões de acumulação, oligopólios e Estado no Brasil (1950- 1976) verifica os esquemas de reprodução ampliada da economia pela observação de três departamentos básicos da produção: Departamento I, produtor de bens de capital ou de produção; Departamento II, produtor de bens de consumo não duráveis; e Departamento III, produtor de bens de consumo duráveis. Segundo a clássica divisão adotada pelo autor, julgue os itens a seguir.

O bloco de atividades produtivas que se materializaram em iniciativas estatais como a criação da PETROBRAS e da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), instituem no Brasil as bases para a expansão dos Departamentos II e III da economia brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️

1347Q388043 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Administrador, ABDI, FEPESE

Presidente que sancionou a Lei de Anistia, tornando possível a volta dos exilados políticos e a libertação de acusados de crimes políticos durante o período militar (1964-1985).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1348Q862190 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, AMAN, 2022

A tentativa do rei Jaime II (1685-1689) de impor o catolicismo aos ingleses, contrariando o Parlamento, de maioria protestante, levou este último a convidar o príncipe holandês Guilherme de Orange, casado com a filha protestante de Jaime II, a ocupar o trono inglês. Guilherme, então, entrou na Inglaterra com seu exército e destronou o sogro, no movimento que ficou conhecido como Revolução Gloriosa. Relativamente a esse momento histórico, analise as assertivas abaixo.

I – Guilherme de Orange jurou obedecer à Declaração de Direitos (Bill of Rights), que passou a vigorar na Inglaterra desde então.

II – O processo revolucionário inglês foi inspirado nas ideias do pensador político Maquiavel

III – A Revolução, de inspiração liberal, favoreceu o desenvolvimento do capitalismo e expansão dos negócios da burguesia manufatureira e mercantil, colaborando para o pioneirismo inglês na vindoura Revolução Industrial.

IV – A partir da Revolução Gloriosa, tornou-se comum dizer que, na Inglaterra, “o rei reina, mas quem governa é o Parlamento”

Assinale a alternativa que apresenta somente assertivas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1349Q388365 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PE, IPAD

Há controvérsias quanto ao significado político do movimento de 1930. Muitos afirmam que houve, apenas, uma reorganização do bloco no poder e não uma revolução de cunho social que mudasse estruturalmente o Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1350Q172619 | História do Brasil, Diplomata Bolsa prêmio de vocação para a Diplomacia, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, a respeito do processo político
brasileiro a partir de 1964.

As primeiras eleições diretas para presidente da República, em 1989, foram feitas em meio à crise econômico-financeira, e, no segundo turno, enfrentaram-se Fernando Collor de Mello e Luíz Inácio Lula da Silva.

  1. ✂️
  2. ✂️

1351Q198748 | História do Brasil, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as proposições abaixo sobre o processo de independência do Brasil, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqüência encontrada.

( ) A Proclamação da Independência foi cuidadosamente preparada por uma elite política de formação liberal–conservadora, cujo representante mais ilustre era José Bonifácio de Andrada e Silva.
( ) A condução do processo de emancipação política nas mãos de Dom Pedro pretendia evitar que a proposta republicana conquistasse apoio popular e garantir que os grandes proprietários rurais, senhores de escravos e comerciantes, fossem afastados do processo.
( ) A manutenção da escravidão revelava o caráter conservador e elitista do processo de independência, além de contrariar os princípios democráticos do novo regime.
( ) A Inglaterra foi o primeiro governo a reconhecer a independência do Brasil, que assinou um tratado se comprometendo a pagar uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas aos portugueses. Esse dinheiro seria obtido através de empréstimo, concedido pelos ingleses.
( ) Proporcionou a elaboração da primeira Carta Magna brasileira, promulgada em março de 1824, após acirradas disputas entre o Partido Português e o Partido Brasileiro.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1352Q199279 | História do Brasil, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre a organização política e o expansionismo norte?americano após a declaração de Independência, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. A organização política realizou?se sob a influência da ala republicana, defendida por Thomas Jefferson, que excluiu da Constituição de 1787 a tendência federalista.
II. O avanço organizado em direção ao interior priorizou o entendimento com as populações indígenas, apesar das lutas ocorridas entre esses grupos e os pioneiros na expansão para o Oeste.
III. "A América para os americanos" foi o lema da doutrina Truman, que direcionou o avanço norte?americano em direção ao Pacífico e aos cobiçados mercados da China e do Japão.
IV. A expansão territorial acirrou os conflitos de interesses entre os grupos econômicos dominantes nos Estados Unidos ? burguesia industrial (Norte) e escravistas (Sul), que culminou com a Guerra de Secessão entre 1861?1865.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1353Q389271 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PE, IPAD

A Constituição de 1824, outorgada, não satisfez aos grupos políticos considerados mais radicais existentes no Brasil, pois:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1354Q174755 | História do Brasil, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do regime civil-militar (1964-1985), julgue (C ou E) os itens subsequentes.

No período do denominado milagre econômico brasileiro, em que o crescimento econômico estava associado aos índices relativamente baixos de inflação, as elevadas taxas de crescimento foram possíveis graças à redução de importações e exportações, ao aumento dos investimentos privados nacionais e à contenção do crédito público.

  1. ✂️
  2. ✂️

1355Q388533 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Agente de Escolta Penitenciário, SEJUS ES, CESPE CEBRASPE

Os primeiros colonizadores portugueses chegaram ao litoral do atual estado do Espírito Santo em 1635. O início do povoamento ocorreu em Vila Velha. Vitória foi fundada a seguir, após combates entre portugueses e indígenas da região. A presença de religiosos europeus, como jesuítas e franciscanos, foi marcante na colonização desse território.

 O povoamento do Espírito Santo ocorreu de forma gradual, no litoral sul. Por mais de três séculos, a cana-de-açúcar comandou a economia local, substituída pelo café em meados do século XIX, com o Brasil já independente. A atração exercida pelo café, especialmente junto a fluminenses e mineiros, possibilitou a ocupação do interior, do sul para o norte.

A partir dessas informações e considerando também aspectos marcantes da história do Espírito Santo, julgue os itens que se seguem.

O Espírito Santo começou a ser colonizado a partir do momento em que o ouro das Minas Gerais entrou em declínio.

  1. ✂️
  2. ✂️

1356Q178102 | História do Brasil, O Regime Militar, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da Política Externa Independente (1961-1964), julgue
(C ou E) os itens a seguir.

O regime militar brasileiro (1964 a 1985), aberto ao ocidentalismo e à interdependência econômica, política e de segurança entre as nações à época da Guerra Fria, abandonou definitivamente os princípios da Política Externa Independente.

  1. ✂️
  2. ✂️

1357Q388921 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Técnico Administrativo, SAD MT, CESPE CEBRASPE

A Guerra da Tríplice Aliança, ou Guerra do Paraguai, foi o mais importante conflito envolvendo o Império do Brasil. O início das hostilidades deveu-se, entre outras razões, à decisão do governo do Paraguai de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1359Q388502 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Delegado de Polícia, Polícia Civil AP, UNIFAP

“ ‘As deserções são um fenômeno constante na história colonial’. Tal afirmação é feita pelo historiador Enrique Peregralli, em seu trabalho Recrutamento Militar no Brasil Colonial, enfocando o período de 1750-1777 [...]. Concentrou sua análise, principalmente, no recrutamento na capitania de São Paulo e nas regiões vizinhas do Paraná e Santa Catarina [...]. Para a Amazônia colonial, o problema do recrutamento e deserção militar aparece como assunto permanente na vasta documentação. As autoridades coloniais e aquelas metropolitanas preocupavam-se sobremaneira com a constante e crescente deserção militar. (GOMES, Flávio dos Santos; NOGUEIRA, Shirley Maria Silva Nogueira. Outras paisagens coloniais: notas sobre desertores militares na Amazônia Setecentista. In: GOMES, Fávio dos santos (org.). Nas Terras do Cabo Norte: fronteiras, colonização e escravidão na Guiana Brasileira – séculos VIII/XIX. Belém: Editora Universitária/UFPA, 1999, p.207-209) Sobre as deserções no Grão-Pará setecentista é correto afirmar que: I – Um dos motivos que levava os soldados a desertar era a difícil condição de vida na capitania, a falta de mantimentos e de soldos. II – Na região de Macapá não há registros de que os soldados desertores fugissem para mocambos formados por desertores, negros, índios e criminosos, ao contrário de outras regiões em que formar mocambos era uma estratégia comum dos soldados fugitivos. III – Nem sempre os desertores fugiam atravessando a fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa. Muitos desertavam na perspectiva de manterem seus arranjos sociais e familiares, voltando para seus lugares de origem. IV – Não há registros históricos que indiquem que uma das causas que originava as deserções fossem os maus tratos recebidos nos quartéis.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1360Q176096 | História do Brasil, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do regime civil-militar (1964-1985), julgue (C ou E) os itens subsequentes.

Pela Lei de Anistia, promulgada em agosto de 1979, prescreveram os crimes políticos cometidos pelos opositores do regime e pelos agentes das forças de segurança entre 1964 e 1979, o que possibilitou a anistia de políticos e servidores civis e militares condenados pela prática de crimes de tortura, terrorismo, assalto, sequestro e atentado pessoal.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.