Início

Questões de Concursos História do Brasil

Resolva questões de História do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1341Q389601 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil

As religiões tiveram grande influência na formação dos povos da Antigüidade. O Cristianismo abalou as estruturas do Império Romano com idéias renovadoras, pois, na época do seu surgimento, defendia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1342Q388072 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

Com relação aos aspectos sociais, políticos e econômicos do Brasil pós-1945, incluindo-se o período do processo democrático que se inicia em 1985, julgue os itens que se seguem. As disputas políticas pelo controle do poder do Estado estiveram quase sempre, no período imediatamente após 1945, entre setores nacionalistas ? de esquerda ou mesmo de direita ? e grupos que propunham certa integração liberal do Brasil ao mundo.
  1. ✂️
  2. ✂️

1343Q387883 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Técnico de Nível Superior, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Renascimento, Reforma, Estados Nacionais e Grandes Navegações integram um contexto histórico de extraordinário significado, que desvela os Tempos Modernos. Impulsionada em larga medida pelo espírito empreendedor burguês, a Europa sai à conquista do mundo, sustentada por um novo homem e uma nova cultura, em que sobressaem o antropocentrismo, o humanismo, o racionalismo e o individualismo. É nesse quadro que a América surge aos olhos — e à exploração — dos europeus. Relativamente a esse rico e controvertido período da História, que prepara o terreno para o advento da Idade Contemporânea, julgue os itens que se seguem.

O processo de colonização do Brasil foi contingenciado, de um lado, pela não-descoberta de metais preciosos nos dois primeiros séculos de ocupação e, de outro, pelos altos investimentos exigidos pela atividade agrícola, em especial a da cana-de-açúcar.

  1. ✂️
  2. ✂️

1344Q389964 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Instituto Quadrix

O desenvolvimento da historiografia mundial, fenômeno que o século XX consagrou, permite novos olhares sobre o passado protagonizado pelas sociedades. No Brasil, multiplicam-se estudos que lançam luz sobre a trajetória do País, da colônia aos dias atuais. Da independência, em 1822, passando pela implantação da República, em 1889, ao cenário presente, a história brasileira é marcada por avanços e recuos, enfrentando percalços e se mostrando ainda inconclusa em relação à construção da cidadania. Relativamente à história contemporânea, da produção do conhecimento histórico a alguns dos mais marcantes fatos ocorridos no Brasil e no mundo, julgue os itens de 91 a 100. Único país sul-americano a participar diretamente da Segunda Guerra Mundial, o Brasil não foi capaz de aproveitar as circunstâncias do conflito para industrializar-se, abrindo espaço para que a Argentina se transformasse na maior potência econômica do Cone Sul.
  1. ✂️
  2. ✂️

1345Q388409 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil

Em mensagem apresentada ao poder legislativo, em 14 de julho de 1918, o presidente do Estado de São Paulo, Altino Arantes, mencionou acontecimentos de caracter muito grave ocorridos em julho do ano anterior, em razão da carestia da vida e da expansão de idéas dissolventes, tendenciosas e anarchicas. O motivo de suas preocupações era a greve geral de 1917, sobre a qual é possível afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1346Q389450 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado Combatente, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

No que concerne à questão dos postos de trabalho no atual sistema produtivo mundial e ao processo de ocupação do território brasileiro ao longo do tempo, julgue os itens que se seguem.

Diferentemente do ocorrido em várias regiões do mundo, a urbanização brasileira procedeu-se independentemente de correntes migratórias vindas do campo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1347Q388729 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Assistente de Farmácia, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A região que atualmente constitui o estado do Espírito Santo foi uma das primeiras a serem colonizadas pelos portugueses no Brasil. Seu território foi incluído entre as capitanias hereditárias, instituídas em 1534, com o objetivo de se garantir a cultura da efetiva ocupação da colônia. Entre as atividades econômicas desenvolvidas na região, no período colonial, merece destaque a cultura da cana-de-açúcar. Forte também foi a presença de religiosos católicos na área, particularmente dos jesuítas, que se envolveram na catequese dos índios e na assistência espiritual dos colonos. Após a independência do Brasil, a introdução do café dinamizou a economia local, inclusive por exercer forte atração sobre imigrantes, em especial mineiros e fluminenses. Com a abolição da escravidão, o Espírito Santo também recebeu expressivos contingentes de imigrantes europeus. A partir das informações do texto acima e considerando aspectos históricos e geográficos do Espírito Santo, julgue os itens subseqüentes.

A economia cafeeira atraiu para o Espírito Santo brasileiros de outras regiões.

  1. ✂️
  2. ✂️

1348Q390276 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Em 1830 e em 1848, a Europa foi tomada por movimentos revolucionários. Acerca desse assunto, julgue (C ou E) os itens a seguir. Embora exprimissem demandas nacionais, as revoluções de 1848 constituíram movimentos coordenados, articulados de forma central durante as campanhas liberais de Paris.
  1. ✂️
  2. ✂️

1349Q389008 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar de Laboratório, CESAN ES, CONSULPLAN

A história nos mostra de forma clara que a cada ruptura na trajetória política brasileira, uma nova Constituição é promulgada, como ocorreu com a Independência, em 1822 (Constituição de 1824), a Proclamação da República, em 1889 (Constituição de 1891), a Revolução Constitucionalista de 1932 (Constituição de 1934), o Golpe de Estado e a imposição do Estado Novo, em 1937 (Constituição de 1937), a Redemocratização, em 1945 (Constituição de 1946), o Golpe de Estado, em 1964 (Constituição de 1967), a Redemocratização, em 1985 (Constituição de 1988), esta última, denominada pelo Presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Ulisses Guimarães, de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1350Q388241 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Guarda Municipal, Prefeitura de Salvador BA, FCC

A prática do "coronelismo" pode ser considerada uma marca profunda na vida política brasileira, principalmente no meio rural, e foi intensa nas primeiras décadas após a Proclamação da República. São estratégias relacionadas ao coronelismo, no período em questão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1351Q174846 | História do Brasil, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quando o Brasil se tornou independente, em 1822, a elite política brasileira optou por uma monarquia representativa como forma de governo, de acordo com o modelo francês da época. A Constituição de 1824, outorgada por D. Pedro I, continha todos os direitos civis e políticos reconhecidos nos países europeus. Afastava-se do sistema inglês pela adoção do Poder Moderador, que dava ao imperador grande controle no ministério.
José Murilo de Carvalho. Fundamentos da política e da sociedade brasileiras. In: Lúcia Avelar e Antônio Octávio Cintra (Orgs.). Sistema político brasileiro: uma introdução. Rio de Janeiro: Fundação Konrad-Adenauer-Stiftung; São Paulo: Fundação UNESP Ed., 2004, p. 27-8 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue (C ou E) os itens que se seguem, relativos a aspectos marcantes do quadro político brasileiro nas décadas iniciais do período monárquico.

Criação brasileira e sem fundamentação teórica consistente, o Poder Moderador acabou por ser responsável direto pelas crises políticas que, recorrentes em todo o Primeiro Reinado, acabaram por levar D. Pedro I à abdicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1352Q181038 | História do Brasil, Primeira República, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com a queda da monarquia, em 1889, ainda que
preservada a dominação oligárquica, o novo regime acaba
beneficiando-se dos efeitos modernizadores, decorrentes da abolição
da escravatura (1888), sobre o desenvolvimento da economia
cafeeira que se dinamiza com a introdução do trabalho livre e de
imigrantes europeus. Com a Primeira República, extingue-se o
sistema censitário, mas os analfabetos são excluídos totalmente do
direito de voto.

As primeiras pressões democratizantes buscando alterar a
ordem liberal excludente se desencadeiam apenas na década de 20,
quando se inicia a crise da República Velha, que, com a Revolução
de 1930, submerge no centro de suas próprias contradições. As
insurreições sucessivas dos tenentes e a Coluna Prestes permitem,
mais tarde, que a Aliança Liberal, com a Revolução de 1930,
transcenda à mera disputa regionalista e se transforme em um
projeto nacional que busca legitimidade nas camadas médias urbanas,
superando os limitesideológicos das oligarquias dissidentes.
Essas aspirações crescentes do Brasil urbano serão, em parte,
frustradas, após 1930, pela conjugação de duas tendências
antiliberais - o estatismo crescente e o pensamento autoritário. A
radicalização político-ideológica dos anos críticos, entre 1934 e
1938, solapa o consenso revolucionário e produz efeitos perversos.
Na república populista, após o Estado Novo de Vargas, persiste o
mesmo padrão dominante da lógica liberal e da práxis autoritária. A
estruturação partidária de 1945 a 1966 foi dominada pela
hegemonia dos partidos conservadores.

Hélgio Trindade . Brasil em perspectiva: conservadorismo liberal e democracia
bloqueada. In: Carlos Guilherme Mota (Org.). Viagem incompleta: a experiência
brasileira (1500-2000) - a grande transação. São Paulo: SENAC, 2000, p. 357-64
( c o m a d a p t a ç õ e s ) .

A partir do texto acima, j u lgue os itens que se seguem, relativos
à evolução histórica do Brasilrepublicano.

A década de 20 do sécu l o passado assinalou o acirramento d a crise que levou a República Velha ao fim. Além d as cisões interoligárquicas, de que a p rópria Aliança Liberal seria símbolo, movimentos sociais - mesmo aqueles carentes de organicidade e de coesão doutrinária - emergem na contestação às deterioradas estruturas vigentes no país, como foi o caso do tenentismo que o texto menciona.

  1. ✂️
  2. ✂️

1353Q175171 | História do Brasil, Plano Cruzado, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das origens e conseqüências do Plano Cruzado, concebido durante a Presidência de José Sarney, julgue (C ou E) os próximos itens.

À implantação do Plano Cruzado seguiu-se forte e imediata retração do consumo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1354Q175223 | História do Brasil, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O Segundo Reinado compreende quatro décadas, abrangendo desde o golpe da Maioridade (1840) à Proclamação da República (1889) e determinando quatro períodos, que podem ser apontados como a mais longa fase da história política do Brasil. Houve um primeiro período, de organização, do Segundo Reinado de 1840 a 1850 , que primou pela repressão aos levantes regionais do período regencial, preparação do imperador e montagem do aparato legislativo para garantir a ordem constitucional. O segundo período de 1850 a 1864 caracterizou-se por certa estabilidade, quando se implementaram as primeiras iniciativas materiais de porte. No terceiro período de 1864 a 1870 , sobressaiu a campanha da guerra contra o Paraguai, transformada em questão nacional. O último período de 1870 a 1889 foi marcado não só pelo desenvolvimento econômico, mas também pelo aprofundamento das contradições, ampliado com a propaganda republicana.
Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota. História do Brasil: uma interpretação. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2008, p. 462-8 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue (C ou E) os itens seguintes, considerando o quadro de crise que leva à queda do regime monárquico e a sua substituição pelo regime republicano.

Com a Guerra do Paraguai, o Exército conheceu profundas mudanças e tornou-se crescentemente um canal de ascensão social; todavia, terminado o conflito, demonstrou forte apatia pela política, optando por emprestar seu apoio discreto a uma monarquia em crise, em vez de se engajar na campanha republicana, cada vez mais popular.

  1. ✂️
  2. ✂️

1355Q388495 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista em Reforma Agrário, INCRA, NCE

Na década de 60, no Brasil, diferentes autores buscavam caracterizar as relações de trabalho no campo brasileiro. Em 1966, Caio Prado Junior escreveu seu livro intitulado A Revolução Brasileira. Para esse autor, as relações de trabalho no campo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1356Q388033 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Brasil Império, julgue os itens a seguir. A gradual diminuição do tráfico de africanos como escravos para o Brasil deveu-se, entre outros fatores, à criação de legislação restritiva pelo Parlamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

1357Q388545 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Bombeiro Militar Soldado, Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão MA, FCC

O governo de João Goulart define, desde os primeiros meses, seu perfil político e social através da campanha pelas reformas de base que mobiliza todo o país em movimentos de massa, exigindo do Congresso as medidas constitucionais e legais necessárias para a renovação de nossas instituições.

 (Darcy Ribeiro (1963) Aos trancos e barrancos. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1985.)

As reformas mencionadas no texto contrariaram interesses de determinados grupos que se aliaram para derrubar o governo constitucional de Goulart. Identifique, dentre as alternativas apresentadas, a que está em desacordo com as reformas de base.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1358Q177405 | História do Brasil, Brasil colônia, Diplomata Bolsa prêmio de vocação para a Diplomacia, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A história do Brasil colonial é longa e deixou traços na sociedade
brasileira que continuam atuando, com modificações, na
conformação de comportamentos sociais e culturais do brasileiro.
A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

As administrações coloniais deixaram uma longa experiência de valorização do poder local, matriz do modelo contemporâneo que confere importante autonomia municipal.

  1. ✂️
  2. ✂️

1359Q177743 | História do Brasil, Diplomata Bolsa prêmio de vocação para a Diplomacia, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Passados os primeiros momentos da transição da ordem
militar para a civil, do marechal Deodoro ao fim do mandato de
Prudente de Morais, as turbulências deram lugar ao projeto de
saneamento financeiro, implementado pelo presidente Campos
Sales, controlando-se o meio circulante e estabilizando-se a dívida
externa. No plano político, foi articulada a chamada política dos
governadores, segundo a qual apenas os candidatos aliados à
bancada situacionista no Congresso tinham seus diplomas eleitorais
reconhecidos. Isso permitiu ao governo do Rio de Janeiro uma
situação de controle centralista, neutralizando o que, no início do
regime, havia sido denominado as vinte ditaduras, resultado da
redução do princípio federal à ação irrefreada das oligarquias
estaduais. Esses arranjos conservadores foram coroados com o
Convênio de Taubaté (1904), que, ao criar favorecimento cambial
arbitrário à cafeicultura, fundou as bases da política do
café-com-leite, por meio da qualos estados mais populosos e
ricos, São Paulo e Minas Gerais, imporiam sua hegemonia de
forma praticamente contínua até 1930.

Nicolau Sevcenko. O prelúdio republicano, astúcias da ordem e ilusões do progresso. In: Fernando
A. Novais (coordenador-geral da coleção) e Nicolau Sevcenko (organizador do volume). História da
vida privada no Brasil
(3). São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 33 (com adaptações).

Julgue os itens subseqüentes, relativos à trajetória do regime
republicano brasileiro descrita brevemente no texto acima.

Apesar de ter sido um golpe, a proclamação da República significou, simultaneamente, a deposição do imperador e a chegada ao poder dos republicanos históricos, especialmente das elites paulistas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1360Q388192 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Sobre o contexto da política de Getúlio Vargas, denominada de ?Marcha para o Oeste?, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.