Início

Questões de Concursos História do Brasil

Resolva questões de História do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1361Q388625 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

No Brasil da segunda metade do século XIX, os grandes movimentos políticos foram o republicanismo e o abolicionismo. Sobre estes movimentos é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1362Q388729 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Assistente de Farmácia, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A região que atualmente constitui o estado do Espírito Santo foi uma das primeiras a serem colonizadas pelos portugueses no Brasil. Seu território foi incluído entre as capitanias hereditárias, instituídas em 1534, com o objetivo de se garantir a cultura da efetiva ocupação da colônia. Entre as atividades econômicas desenvolvidas na região, no período colonial, merece destaque a cultura da cana-de-açúcar. Forte também foi a presença de religiosos católicos na área, particularmente dos jesuítas, que se envolveram na catequese dos índios e na assistência espiritual dos colonos. Após a independência do Brasil, a introdução do café dinamizou a economia local, inclusive por exercer forte atração sobre imigrantes, em especial mineiros e fluminenses. Com a abolição da escravidão, o Espírito Santo também recebeu expressivos contingentes de imigrantes europeus. A partir das informações do texto acima e considerando aspectos históricos e geográficos do Espírito Santo, julgue os itens subseqüentes.

A economia cafeeira atraiu para o Espírito Santo brasileiros de outras regiões.

  1. ✂️
  2. ✂️

1363Q390276 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2017

Em 1830 e em 1848, a Europa foi tomada por movimentos revolucionários. Acerca desse assunto, julgue (C ou E) os itens a seguir. Embora exprimissem demandas nacionais, as revoluções de 1848 constituíram movimentos coordenados, articulados de forma central durante as campanhas liberais de Paris.
  1. ✂️
  2. ✂️

1364Q389520 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

A Revolta de Beckman é um exemplo dos conflitos ocorridos ao longo do período colonial. Um dos fatos que estava na origem dessa Revolta foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1365Q389603 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Administrador, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 15, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A Constituição da República Federativa do Brasil, aprovada em 05 de outubro de 1988, demarca uma mudança substantiva em nossa federação, distinguindo-a de todos os desenhos federativos precedentes, desde a instauração da república. Esta alteração se traduz em que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1366Q387883 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Técnico de Nível Superior, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Renascimento, Reforma, Estados Nacionais e Grandes Navegações integram um contexto histórico de extraordinário significado, que desvela os Tempos Modernos. Impulsionada em larga medida pelo espírito empreendedor burguês, a Europa sai à conquista do mundo, sustentada por um novo homem e uma nova cultura, em que sobressaem o antropocentrismo, o humanismo, o racionalismo e o individualismo. É nesse quadro que a América surge aos olhos — e à exploração — dos europeus. Relativamente a esse rico e controvertido período da História, que prepara o terreno para o advento da Idade Contemporânea, julgue os itens que se seguem.

O processo de colonização do Brasil foi contingenciado, de um lado, pela não-descoberta de metais preciosos nos dois primeiros séculos de ocupação e, de outro, pelos altos investimentos exigidos pela atividade agrícola, em especial a da cana-de-açúcar.

  1. ✂️
  2. ✂️

1367Q388208 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil

A passagem da mão-de-obra escrava para a mão-deobra livre em Alagoas, decorrente da Abolição, trouxe:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1368Q175223 | História do Brasil, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O Segundo Reinado compreende quatro décadas, abrangendo desde o golpe da Maioridade (1840) à Proclamação da República (1889) e determinando quatro períodos, que podem ser apontados como a mais longa fase da história política do Brasil. Houve um primeiro período, de organização, do Segundo Reinado de 1840 a 1850 , que primou pela repressão aos levantes regionais do período regencial, preparação do imperador e montagem do aparato legislativo para garantir a ordem constitucional. O segundo período de 1850 a 1864 caracterizou-se por certa estabilidade, quando se implementaram as primeiras iniciativas materiais de porte. No terceiro período de 1864 a 1870 , sobressaiu a campanha da guerra contra o Paraguai, transformada em questão nacional. O último período de 1870 a 1889 foi marcado não só pelo desenvolvimento econômico, mas também pelo aprofundamento das contradições, ampliado com a propaganda republicana.
Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota. História do Brasil: uma interpretação. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2008, p. 462-8 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue (C ou E) os itens seguintes, considerando o quadro de crise que leva à queda do regime monárquico e a sua substituição pelo regime republicano.

Com a Guerra do Paraguai, o Exército conheceu profundas mudanças e tornou-se crescentemente um canal de ascensão social; todavia, terminado o conflito, demonstrou forte apatia pela política, optando por emprestar seu apoio discreto a uma monarquia em crise, em vez de se engajar na campanha republicana, cada vez mais popular.

  1. ✂️
  2. ✂️

1369Q388781 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar de Enfermagem, MPE RO, CESGRANRIO

"O homem que tinha nas solas dos pés o mais longo caminho já percorrido" foi o inspirador da denominação Rondônia para o Estado criado em 1981. O Marechal Rondon foi o líder de uma comissão responsável pela implantação das linhas telegráficas, pelo reconhecimento de fronteiras e pelo estudo das condições econômicas e geográficas da região. Dessa comissão, chamada Comissão Rondon, participaram diferentes tipos de pessoas, entre as quais NÃO se incluem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1370Q388051 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Acerca da situação econômica do Brasil nos anos 80 do século XX, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1371Q390116 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere ao período democrático de 1945 a 1964, julgue os itens a seguir. A oposição das elites conservadoras ao governo de João Goulart acirrou-se devido ao sucesso financeiro e às reformas estruturais do Plano Trienal.
  1. ✂️
  2. ✂️

1372Q390442 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da história do período colonial e do período imperial do Brasil, julgue os itens a seguir. A luta dos escravizados pela liberdade ocorreu tanto pela fuga e formação de quilombos, que representaram uma alternativa concreta à ordem escravista, quanto pela negociação: os escravos reivindicaram momentos livres para se dedicar a seus afazeres, a sua cultura e religiosidade, e a suas famílias, recebendo eventuais concessões.
  1. ✂️
  2. ✂️

1373Q179562 | História do Brasil, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do regime civil-militar (1964-1985), julgue (C ou E) os itens subsequentes.

A Constituição de 1967 incorporou a doutrina de segurança nacional à medida que inseriu, em seu texto, as principais determinações dos atos institucionais e dos atos complementares anteriores, atribuindo à União a organização das forças armadas e o planejamento e a garantia da segurança nacional, sendo esta também de responsabilidade de todos os cidadãos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1374Q388495 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista em Reforma Agrário, INCRA, NCE

Na década de 60, no Brasil, diferentes autores buscavam caracterizar as relações de trabalho no campo brasileiro. Em 1966, Caio Prado Junior escreveu seu livro intitulado A Revolução Brasileira. Para esse autor, as relações de trabalho no campo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1375Q389008 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar de Laboratório, CESAN ES, CONSULPLAN

A história nos mostra de forma clara que a cada ruptura na trajetória política brasileira, uma nova Constituição é promulgada, como ocorreu com a Independência, em 1822 (Constituição de 1824), a Proclamação da República, em 1889 (Constituição de 1891), a Revolução Constitucionalista de 1932 (Constituição de 1934), o Golpe de Estado e a imposição do Estado Novo, em 1937 (Constituição de 1937), a Redemocratização, em 1945 (Constituição de 1946), o Golpe de Estado, em 1964 (Constituição de 1967), a Redemocratização, em 1985 (Constituição de 1988), esta última, denominada pelo Presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Ulisses Guimarães, de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1376Q388241 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Guarda Municipal, Prefeitura de Salvador BA, FCC

A prática do "coronelismo" pode ser considerada uma marca profunda na vida política brasileira, principalmente no meio rural, e foi intensa nas primeiras décadas após a Proclamação da República. São estratégias relacionadas ao coronelismo, no período em questão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1377Q389530 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relativos à República brasileira no período entre 1894 e 1930.

A década de 20 do século passado caracterizou-se por turbulências políticas, sociais e culturais, das quais são exemplos o tenentismo e a Semana de Arte Moderna.

  1. ✂️
  2. ✂️

1378Q174846 | História do Brasil, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quando o Brasil se tornou independente, em 1822, a elite política brasileira optou por uma monarquia representativa como forma de governo, de acordo com o modelo francês da época. A Constituição de 1824, outorgada por D. Pedro I, continha todos os direitos civis e políticos reconhecidos nos países europeus. Afastava-se do sistema inglês pela adoção do Poder Moderador, que dava ao imperador grande controle no ministério.
José Murilo de Carvalho. Fundamentos da política e da sociedade brasileiras. In: Lúcia Avelar e Antônio Octávio Cintra (Orgs.). Sistema político brasileiro: uma introdução. Rio de Janeiro: Fundação Konrad-Adenauer-Stiftung; São Paulo: Fundação UNESP Ed., 2004, p. 27-8 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue (C ou E) os itens que se seguem, relativos a aspectos marcantes do quadro político brasileiro nas décadas iniciais do período monárquico.

Criação brasileira e sem fundamentação teórica consistente, o Poder Moderador acabou por ser responsável direto pelas crises políticas que, recorrentes em todo o Primeiro Reinado, acabaram por levar D. Pedro I à abdicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1379Q389474 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

O Estado Novo é um período que se caracteriza:

1. por estabelecer a intervenção na economia através de inúmeros órgãos estatais, regulamentada pelo Presidente.

2. por ser regime em que a Constituição, baseada nas de outros Estados europeus, foi outorgada em 1937.

3. por ter implantado uma legislação trabalhista inspirada no modelo fascista italiano, visando à continuidade do capitalismo.

4. por ser um regime em que os poderes atribuídos ao executivo, legislativo e judiciário estavam distribuídos de forma equilibrada.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1380Q389235 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

Considerando a formação do Estado nacional e do processo de industrialização no Brasil pós-1930, julgue os itens que se seguem.

Raymundo Faoro, em seu clássico Os Donos do Poder (1958), descreve a formação da elite política e econômica do Brasil a partir do conceito de paternalismo, que se perpetua na constante concessão de direitos, e não de deveres, aos cidadãos brasileiros pelas sucessivas constituições, impedindo o surgimento de uma sociedade efetivamente autônoma no país.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.