Início

Questões de Concursos História do Brasil

Resolva questões de História do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1381Q389235 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

Considerando a formação do Estado nacional e do processo de industrialização no Brasil pós-1930, julgue os itens que se seguem.

Raymundo Faoro, em seu clássico Os Donos do Poder (1958), descreve a formação da elite política e econômica do Brasil a partir do conceito de paternalismo, que se perpetua na constante concessão de direitos, e não de deveres, aos cidadãos brasileiros pelas sucessivas constituições, impedindo o surgimento de uma sociedade efetivamente autônoma no país.

  1. ✂️
  2. ✂️

1382Q388735 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar Legislativo, Assembléia Legislativa TO, CESGRANRIO

39 No século XX a ocupação econômica da área que hoje constitui o Estado do Tocantins teve seu início ligado, entre outros fatores, à(ao)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1383Q390273 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Entre 1894 e 1945 ocorreram mudanças que modernizaram as estruturas sociais, econômicas e políticas do Brasil. A respeito desse período histórico, julgue os itens seguintes. Na Primeira República, os coronéis eram figuras políticas importantes, mas, para beneficiar os eleitores, dependiam de outras instâncias de poder.
  1. ✂️
  2. ✂️

1385Q388033 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Brasil Império, julgue os itens a seguir. A gradual diminuição do tráfico de africanos como escravos para o Brasil deveu-se, entre outros fatores, à criação de legislação restritiva pelo Parlamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

1386Q181038 | História do Brasil, Primeira República, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com a queda da monarquia, em 1889, ainda que
preservada a dominação oligárquica, o novo regime acaba
beneficiando-se dos efeitos modernizadores, decorrentes da abolição
da escravatura (1888), sobre o desenvolvimento da economia
cafeeira que se dinamiza com a introdução do trabalho livre e de
imigrantes europeus. Com a Primeira República, extingue-se o
sistema censitário, mas os analfabetos são excluídos totalmente do
direito de voto.

As primeiras pressões democratizantes buscando alterar a
ordem liberal excludente se desencadeiam apenas na década de 20,
quando se inicia a crise da República Velha, que, com a Revolução
de 1930, submerge no centro de suas próprias contradições. As
insurreições sucessivas dos tenentes e a Coluna Prestes permitem,
mais tarde, que a Aliança Liberal, com a Revolução de 1930,
transcenda à mera disputa regionalista e se transforme em um
projeto nacional que busca legitimidade nas camadas médias urbanas,
superando os limitesideológicos das oligarquias dissidentes.
Essas aspirações crescentes do Brasil urbano serão, em parte,
frustradas, após 1930, pela conjugação de duas tendências
antiliberais - o estatismo crescente e o pensamento autoritário. A
radicalização político-ideológica dos anos críticos, entre 1934 e
1938, solapa o consenso revolucionário e produz efeitos perversos.
Na república populista, após o Estado Novo de Vargas, persiste o
mesmo padrão dominante da lógica liberal e da práxis autoritária. A
estruturação partidária de 1945 a 1966 foi dominada pela
hegemonia dos partidos conservadores.

Hélgio Trindade . Brasil em perspectiva: conservadorismo liberal e democracia
bloqueada. In: Carlos Guilherme Mota (Org.). Viagem incompleta: a experiência
brasileira (1500-2000) - a grande transação. São Paulo: SENAC, 2000, p. 357-64
( c o m a d a p t a ç õ e s ) .

A partir do texto acima, j u lgue os itens que se seguem, relativos
à evolução histórica do Brasilrepublicano.

A década de 20 do sécu l o passado assinalou o acirramento d a crise que levou a República Velha ao fim. Além d as cisões interoligárquicas, de que a p rópria Aliança Liberal seria símbolo, movimentos sociais - mesmo aqueles carentes de organicidade e de coesão doutrinária - emergem na contestação às deterioradas estruturas vigentes no país, como foi o caso do tenentismo que o texto menciona.

  1. ✂️
  2. ✂️

1387Q389450 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado Combatente, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

No que concerne à questão dos postos de trabalho no atual sistema produtivo mundial e ao processo de ocupação do território brasileiro ao longo do tempo, julgue os itens que se seguem.

Diferentemente do ocorrido em várias regiões do mundo, a urbanização brasileira procedeu-se independentemente de correntes migratórias vindas do campo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1388Q388958 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Agente de Escolta Penitenciário, SEJUS ES, CESPE CEBRASPE

Os primeiros colonizadores portugueses chegaram ao litoral do atual estado do Espírito Santo em 1635. O início do povoamento ocorreu em Vila Velha. Vitória foi fundada a seguir, após combates entre portugueses e indígenas da região. A presença de religiosos europeus, como jesuítas e franciscanos, foi marcante na colonização desse território.

 O povoamento do Espírito Santo ocorreu de forma gradual, no litoral sul. Por mais de três séculos, a cana-de-açúcar comandou a economia local, substituída pelo café em meados do século XIX, com o Brasil já independente. A atração exercida pelo café, especialmente junto a fluminenses e mineiros, possibilitou a ocupação do interior, do sul para o norte.

A partir dessas informações e considerando também aspectos marcantes da história do Espírito Santo, julgue os itens que se seguem.

Ao contrário do ocorrido em outras regiões do Brasil colônia, no Espírito Santo, os portugueses não precisaram entrar em conflito com os índios.

  1. ✂️
  2. ✂️

1390Q388256 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil

No relatório que o ministro do Império José Inácio Borges submeteu à apreciação da Assembleia Geral Legislativa, em 1836, referiu-se às assembleias provinciais nos seguintes termos:

Com quanto estes Corpos deliberantes tenhão preenchido a expectação da Nação, pelo que respeita a providencias, e remedios locaes, que nem a Assembléa geral, nem o Governo central poderião acautelar, com tudo algumas tem exorbitado das raias que lhes marcou o Acto Addicional das reformas á Constituição, legislando sobre materias, que aquelle Acto não lhes confiou.

A observação alude

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1391Q388520 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil

Fernando Collor de Melo teve uma rápida ascensão na política alagoana e brasileira. A sua vitória na eleição para presidente da República:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1392Q388545 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Bombeiro Militar Soldado, Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão MA, FCC

O governo de João Goulart define, desde os primeiros meses, seu perfil político e social através da campanha pelas reformas de base que mobiliza todo o país em movimentos de massa, exigindo do Congresso as medidas constitucionais e legais necessárias para a renovação de nossas instituições.

 (Darcy Ribeiro (1963) Aos trancos e barrancos. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1985.)

As reformas mencionadas no texto contrariaram interesses de determinados grupos que se aliaram para derrubar o governo constitucional de Goulart. Identifique, dentre as alternativas apresentadas, a que está em desacordo com as reformas de base.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1393Q177405 | História do Brasil, Brasil colônia, Diplomata Bolsa prêmio de vocação para a Diplomacia, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A história do Brasil colonial é longa e deixou traços na sociedade
brasileira que continuam atuando, com modificações, na
conformação de comportamentos sociais e culturais do brasileiro.
A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

As administrações coloniais deixaram uma longa experiência de valorização do poder local, matriz do modelo contemporâneo que confere importante autonomia municipal.

  1. ✂️
  2. ✂️

1394Q388126 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil

"A globalização teve início no mesmo instante em que o ser humano passou a se locomover em torno do mundo, mas seus contornos ficaram mais claros e espantosos, somente na última década." Analise as alternativas abaixo e marque a INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1395Q388192 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Sobre o contexto da política de Getúlio Vargas, denominada de ?Marcha para o Oeste?, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1396Q388229 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

No Brasil de hoje, convivem cerca de 120 etnias indígenas, cada qual com identidade própria, ao lado de uma imensa população formada por descendentes de povos africanos (daometanos, oirubás, gegês, kêtus, bantos, congoleses, angolanos e moçambicanos) e de um grupo expressivo de imigrantes e descendentes de povos de vários continentes. Em face dessa realidade, e considerando práticas culturais arraigadas, inclusive no ambiente escolar, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1397Q390042 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Na América Latina, região que ainda convive com altos níveis de pobreza e desigualdade, 2017 foi um ano de dificuldades, mas com viés de melhoria. Segundo a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), as projeções econômicas estimam um crescimento da região de 1,2% para este ano, em um aumento impulsionado pela produção de matérias-primas. Sobre o panorama geral da América Latina na atualidade, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1398Q174270 | História do Brasil, Plano Cruzado, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das origens e conseqüências do Plano Cruzado, concebido durante a Presidência de José Sarney, julgue (C ou E) os próximos itens.

O Plano Cruzado impediu o retorno de altas taxas de inflação até o término do mandato de José Sarney.

  1. ✂️
  2. ✂️

1399Q388072 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

Com relação aos aspectos sociais, políticos e econômicos do Brasil pós-1945, incluindo-se o período do processo democrático que se inicia em 1985, julgue os itens que se seguem. As disputas políticas pelo controle do poder do Estado estiveram quase sempre, no período imediatamente após 1945, entre setores nacionalistas ? de esquerda ou mesmo de direita ? e grupos que propunham certa integração liberal do Brasil ao mundo.
  1. ✂️
  2. ✂️

1400Q389872 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Instituto Quadrix, 2017

O desenvolvimento da historiografia mundial, fenômeno que o século XX consagrou, permite novos olhares sobre o passado protagonizado pelas sociedades. No Brasil, multiplicam-se estudos que lançam luz sobre a trajetória do País, da colônia aos dias atuais. Da independência, em 1822, passando pela implantação da República, em 1889, ao cenário presente, a história brasileira é marcada por avanços e recuos, enfrentando percalços e se mostrando ainda inconclusa em relação à construção da cidadania. Relativamente à história contemporânea, da produção do conhecimento histórico a alguns dos mais marcantes fatos ocorridos no Brasil e no mundo, julgue os itens de 91 a 100. O processo constituinte, cuja culminância foi a promulgação da Carta de 1988, foi célere e praticamente sem a participação de setores da sociedade, o que explica a pouca ênfase dada aos direitos civis e sociais.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.