Início

Questões de Concursos História do Brasil

Resolva questões de História do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1503Q896657 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, História, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

O quilombo traz, como experiência, a presença de tecnologias e da cosmovisão africana na sua formação, durante o escravismo, e nas suas práticas de resistência. O jongo, manifestação que surge nas fazendas cafeeiras durante o século XIX, também estabelece essa relação. A representação do quilombo, como território que reorganizou as práticas africanas no Brasil associadas à resiliência, e do jongo, como filosofia de vida e prática organizada a partir de códigos trazidos do continente africano, seguem a linha de compreensão da formação da diáspora africana a partir da epistemologia da ancestralidade.

(Oliveira, 2009.)


Mostrar a presença das tecnologias africanas e afrodescendentes no Brasil implica, entre outros fatores:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1504Q884401 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Jandaia do Sul PR, UNIVIDA, 2024

Entre outras razões, pode-se afirmar que a transferência da sede monárquica de Portugal para o Brasil ocorreu em virtude da sua não adesão ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1505Q906320 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a afirmativa que descreve corretamente o conceito de guerra justa, usado no Brasil Colonial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1506Q904579 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Considerando o universo religioso na América portuguesa, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1507Q908487 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Nós, povos indígenas do mundo, unidos numa grande assembleia de homens sábios, declaramos a todas as nações:

Quando a terra-mãe era nosso alimento
Quando a noite escura formava o nosso teto,
Quando o céu e a lua eram nossos pais,
Quando todos éramos irmãos e irmãs,
Quando nossos caciques e anciãos eram grandes líderes,
Quando a justiça dirigia a lei e sua execução,
Aí outras civilizações chegaram!

Com fome [...] de ouro, de terra e de todas as riquezas, trazendo numa mão a cruz e na outra a espada, sem conhecer ou querer aprender os costumes de nossos povos, nos classificaram abaixo dos animais, roubaram nossas terras e nos levaram para longe delas, transformando em escravos os “filhos do sol”.
Entretanto não puderam nos eliminar e nem fazer esquecer o que somos […]
E mesmo que nosso universo inteiro seja destruído Nós sobreviveremos por mais tempo que o império da morte!

Declaração solene dos povos indígenas do mundo. Port Alberni, Canadá, 1975. (adaptado)

A Declaração Solene dos Povos Indígenas atenta para a resistência dos povos indígenas frente ao preconceito e o menosprezo do processo colonizador. A destruição das populações nativas do Brasil iniciou-se no século XVI e continua até hoje, embora tenha acontecido em ritmos diferentes ao longo dos séculos e em áreas distintas.
Sobre a questão indígena no Brasil, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1508Q904572 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O poeta baiano Gregório de Matos e Guerra é um dos representantes do século XVII. Considerando a realidade social setecentista na América portuguesa, avalie as proposições a seguir.


I- Gregório de Matos expressou um olhar crítico em poemas que descreviam as contradições do ambiente colonial, criticava o dogmatismo católico, chamando a atenção para a influência e hipocrisia de muitos cristãos que se mostravam mais preocupados com seus lucros e poderes.


II- As irmandades representavam, juntamente com as ordens religiosas, os únicos espaços que permitiam a participação de negros escravos no contexto colonial e que podiam ascender socialmente.


III- A escravidão negra já estava consolidada na Bahia setecentista. O sexo com escravas não era mal visto pelos colonizadores, pois o corpo da escrava e o pleno controle desse corpo pertencia ao senhor.


É CORRETO o que se afirma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1509Q910827 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Pedagogo, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

Sobre o processo de Colonização no Brasil, podemos afirmar como alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.