Início

Questões de Concursos História do Brasil

Resolva questões de História do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q174664 | História do Brasil, Escravidão, Diplomata Bolsa prêmio de vocação para a Diplomacia, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A história do Brasil colonial é longa e deixou traços na sociedade
brasileira que continuam atuando, com modificações, na
conformação de comportamentos sociais e culturais do brasileiro.
A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

A longa história de escravidão africana no Brasil colonial legou ao Estado independente no século XIX a continuação da escravidão.

  1. ✂️
  2. ✂️

182Q388430 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MG, ACADEPOL MG

A vinda da família real portuguesa para o Brasil, em 1808, produziu uma série de alterações nas relações entre Metrópole e Colônia. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que contém eventos associados à presença da corte no Brasil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

183Q196739 | História do Brasil, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

A Segunda Guerra Mundial (1939–1945) vitimou milhões de pessoas e alastrou–se por terras, mares, oceanos e ares de quase todo o planeta.
A postura brasileira durante o conflito, foi a de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q199361 | História do Brasil, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

A Família Real Portuguesa, fugindo das tropas de Napoleão Bonaparte, trouxe para o Brasil uma corte parasitaria, composta por 15.000 pessoas. Para custeá–la, as despesas com o serviço publico aumentaram e o governo, para compensar, criou novos impostos, o que gerou protestos organizados e um movimento armado de grandes proporções.
Tal movimento foi a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q389998 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Oficial Segunda Classe, Marinha do Brasil, Diretoria de Esino da Marinha, 2017

Durante a Guerra Cisplatina, a Marinha Imperial brasileira lutou com a Força Naval argentina e com corsários que atacavam os navios mercantes brasileiros por toda nossa costa. Assinale a opção que apresenta a primeira ação de guerra da Força Naval brasileira na Guerra Cisplatina.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q162949 | História do Brasil, Período colonial, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGV

Desde meados do século XVII até meados do século XVIII, a economia regional amazônica se fundamentou na força de trabalho indígena, organizada pelas ordens religiosas em missões no interior do vale do Amazonas e em reduções no Baixo Amazonas.

As reduções eram aldeamentos de indígenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q388399 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado, Polícia Militar RJ, PM RJ

O Regimento de Tomé de Sousa é considerado por alguns uma espécie de “primeira constituição brasileira”, sendo enviado ao governador pelo próprio rei D. João III de Portugal.

No ano de 1548, o governo português estabeleceu, no Brasil, o Sistema de Governo Geral, que tinha como um dos principais objetivos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

188Q177029 | História do Brasil, Brasil Império, Diplomata Bolsa prêmio de vocação para a Diplomacia, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, relativos a aspectos socioeconômicos
do Império do Brasil.

As economias cafeeiras do Vale do Paraíba e do Oeste Paulista tinham em comum o dinamismo capitalista caracterizado pela introdução da mão de obra assalariada, mas se diferenciavam quanto ao destino da produção: a do vale era principalmente para o mercado interno, e a do Oeste Paulista, basicamente para exportação.

  1. ✂️
  2. ✂️

189Q388779 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

O período de governo da Trina Provisória à Regência Una, de 1831 a 1840, foi marcado por impasses, mudanças e rebeliões. Sobre esse período, considere as afirmativas a seguir:

 1. A oposição ao governo se organizou logo no início da Regência, com os monarquistas reformistas, federalistas e republicanos (farroupilhas), pela esquerda, pedindo mudanças na Constituição, e os conservadores brasileiros e portugueses (caramurus), pela direita, exigindo a volta de D. Pedro I.

2. Em meio às manifestações de rua, motins, conspirações e levantes militares, o governo criou a Guarda Nacional, em substituição às antigas milícias e ordenanças, para atuar como força policial no meio rural e como auxiliar do Exército, além de promulgar o Código de Processo Criminal.

3. Após a abdicação de D. Pedro I, a situação política e o quadro partidário ficaram bastante estáveis em todo o país, o que levou o governo regencial a preparar o caminho para a consolidação do governo republicano.

4. A antecipação da maioridade de D. Pedro II, para que ele assumisse o trono aos quinze anos, propiciou o recrudescimento das lutas e revoltas que ameaçavam o governo imperial.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q388592 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

"Não se contentou a minha família em ter um quinhão anônimo no regozijo público; entendeu oportuno e indispensável celebrar a destituição do imperador com um jantar, e tal jantar que o ruído das aclamações chegasse aos ouvidos de Sua Alteza, ou quando menos de seus ministros. (...) Dada a hora , achou-se reunida uma sociedade seleta, o juiz de fora , três ou quatro oficiais militares, alguns comerciantes e letrados, vários funcionários da administração, uns com suas mulheres e filhas, outros sem eles, mas todos comungando no desejo de atolar a memória de Bonaparte no papo de um peru."

[Machado de Assis. Memórias Póstumas de Brás Cubas]

O trecho acima remonta ao final da dominação de Portugal pelas tropas napoleônicas, período no qual a família real portuguesa transferiu a sede da monarquia para a sua colônia na América, acarretando modificações importantes nas relações entre metrópole e colônia. Embora Napoleão tenha sido deposto no ano de 1815, D. João aqui permaneceu até o ano de 1820, quando regressou por ordem das Cortes, deixando seu filho Pedro como Príncipe Regente.

A respeito desse período, sustenta-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q388802 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Especialista em Assistência e Desenvolvimento Social, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

No Brasil, o desmanche do modelo do Estado autoritário e centralizador da ditadura militar trouxe a forte indicação em se adotar a descentralização no formato democratizador da gestão pública e, com ela, a municipalização. O processo de municipalização da gestão envolveu

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q934393 | História do Brasil, Quilombos

(UPF) “Não é fácil saber de onde foi que Jorge Velho partiu para ir combater Palmares, se de São Paulo ou do Piauí. Tanto se pode admitir uma versão como a outra, já que ambas se apoiam em documentos de igual autoridade [...]. Há também muita controvérsia sobre os seus efetivos. Em diferentes documentos o número de indígenas oscila entre 800 e 1.300, e o de brancos entre 80 e 150, não falando nas mulheres e crianças que costumava levar consigo. A marcha de seiscentas léguas até Pernambuco foi uma estupenda façanha. Custou-lhe a perda de 396 pessoas, das quais 196 morreram de fome ou doença e 200 desertaram.”

(FREITAS, Décio. Palmares: a guerra dos escravos. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1984, p. 145-146)

O bandeirante Domingos Jorge Velho foi contratado pelo governo português para destruir o quilombo de Palmares. Isso se deu porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q852230 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Prefeitura de Araçu GO Fiscal de Tributos, GANZAROLI, 2020

No início da ocupação portuguesa (período Pré-colonial), a mão de obra empregada e a atividade econômica basicamente se restringia as:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

194Q389446 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Capistrano de Abreu, ao citar o padre Antônio Vieira, registrou que a escravidão era fatal para o índio e, portanto, prejudicial ao próprio branco escravista. A respeito desse conjunto de idéias, típicas dos jesuítas no período colonial brasileiro, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

195Q390013 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando a célebre frase de Karl Clausewitz: “A guerra é a continuação da política por outros meios”, julgue (C ou E) os itens a seguir, a respeito da participação brasileira no Teatro da Guerra ao longo de sua história. D. Pedro I declarou guerra às Províncias Unidas do Rio da Prata após a aceitação da incorporação da Banda Oriental, província da Cisplatina para os brasileiros, pelo congresso argentino, em 1825. As forças dos adversários se equilibravam e a prolongação indefinida do conflito levou à intervenção da Inglaterra. A violência do recrutamento forçado para a guerra, os altos custos financeiros e a desmoralização do império frente a um adversário supostamente mais fraco acirraram a oposição interna ao monarca brasileiro.
  1. ✂️
  2. ✂️

196Q244064 | História do Brasil, Técnico Administrativo, SEAD PB, FUNCAB

O Brasil configura-se como um conjunto de retalhos culturais que juntos formam a cultura brasileira. Cada região, entretanto, possui algumas peculiaridades culturais, tornando-se, por vezes, atrativos turísticos. A região Nordeste possui aspectos facilmente identificados pelos brasileiros como típicos da cultura nordestina. Entre as alternativas a seguir, assinale a que apresenta um personagem relacionado com o universo cultural do Nordeste, ligada a essa região, e que é identificado em todo o Brasil como típico da cultura nordestina.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q390166 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Assessor Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Goiânia GO, UEG, 2018

Na história brasileira, o período de 1964 a 1985 caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime imposto. Em Goiás, vários segmentos da sociedade, como sindicatos, universidades, movimentos estudantis, organizações sociais e outros, sofreram repressão e tiveram direitos suspensos. Este período da história ficou conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

198Q934422 | História do Brasil, Família Real Portuguesa, ENEM

(FUVEST) O governo de D. João VI no Brasil, entre outras medidas econômicas, assinou, em 1810, um tratado de comércio com a Inglaterra. Esta decisão estava relacionada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q388358 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Bombeiro, Bombeiro Militar RN, CONSULTEC

Em relação ao período de governo de Jânio Quadros no Brasil, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q389074 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Cadetes do Exército, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Durante o período colonial, o Brasil sofreu diversas invasões estrangeiras. Nessas invasões:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.