Início

Questões de Concursos História do Brasil

Resolva questões de História do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q389596 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

"Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se novamente e se desencadeiam sobre mim. [...] Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes. Sigo o destino que me é imposto. [...] Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. [...] Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu resgate. [...] Eu vos dei a minha vida. Agora ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história".

(Trecho da Carta-testamento de Getúlio Vargas, Palácio do Catete, Rio de Janeiro, 24 de ago. 1954.)

 Com base no texto e nos conhecimentos sobre o período Vargas, considere as afirmativas a seguir:

1. A frase da carta-testamento "saio da vida para entrar na história" revela a consciência de Getúlio Vargas da importância que a sua morte teria para a história política brasileira.

2. Getúlio Vargas, após liderar uma revolução na política nacional e chegar ao poder por meio do voto, fechou o Congresso e instituiu um regime autoritário denominado de Estado Novo.

 3. Apesar do golpe de estado efetivado por Vargas em 1937, o ditador manteve o compromisso de tramitar e promulgar uma nova e democrática Constituição para o país no Congresso Nacional.

 4. Getúlio Vargas denunciou, desde o início, as atrocidades das ditaduras de Hitler e de Mussolini, apoiando imediatamente a luta contra a Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q390445 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Segundo Maria Idalina Pires, em seu Dicionário de Datas da História do Brasil, entre 1650 e 1720 ocorreu a Guerra dos Bárbaros, episódio da história colonial brasileira que marcou
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

203Q390204 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado Combatente, Polícia Militar AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No século XV, navegadores europeus rumaram ao sul do Estreito de Gibraltar e alcançaram diferentes pontos da costa africana. Em 1492, a expedição de Colombo atravessou o Atlântico e desembarcou no Caribe. Em 1498 uma esquadra portuguesa alcançou Calicute, na Índia, e, em 1500, Cabral chegou ao Brasil. Esses eventos receberam diferentes nomes (descobrimentos, navegações etc.) e permitiram que os europeus conhecessem povos e culturas diferentes, bem como estabelecessem sistemas de trocas com eles.

A respeito dos descobrimentos e de aspectos relacionados a esses eventos, julgue os itens a seguir.

Quando de sua primeira viagem ao Caribe, o almirante Colombo concluiu ter atingido os objetivos que almejara: descobrir um novo continente e dar a ele o nome de América.
  1. ✂️
  2. ✂️

204Q389376 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar Legislativo, Assembléia Legislativa TO, CESGRANRIO

Assinale a afirmativa que justifica o fato de, até o século XVII, a região do atual Estado do Tocantins ser muito pouco conhecida.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q17590 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PA, UEPA

Entre as consequências políticas da Guerra do Paraguai para a política interna brasileira, destaca-se: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q18129 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O início da colonização do Brasil foi marcado por uma espécie de parceria entre o Estado português e a iniciativa privada que se expressa na criação das capitanias hereditárias, quando o litoral da colônia, incluindo o território do Espírito Santo, foi repartido em grandes lotes e entregues a particulares. Latifúndio, escravidão e monocultura exportadora foram aspectos essenciais desse modelo de exploração colonial.

Ao ficar independente, em 1822, o Brasil não rompeu radicalmente com essa estrutura herdada da colônia. Assim, o café veio substituir, em importância econômica, a cana-de-açúcar, mas o poder permanecia em mãos de uns poucos. A escravidão somente foi abolida em 1888, às vésperas do golpe republicano. Até o advento da Revolução de 1930, o país pouco se modernizara e a exclusão política, social e econômica continuava a ser a regra. Um Brasil diferente começa a surgir na Era Vargas (1930-1945): introduzia-se a indústria de base, a vida urbana começa a expandir-se e conquistas sociais — como a legislação trabalhista — são obtidas.

A partir das informações acima e considerando aspectos significativos da história do Brasil, julgue os itens subsequentes.
A mão-de-obra escrava foi um dos sustentáculos da economia colonial brasileira, sendo extinta apenas após a Independência, ao final do período monárquico.
  1. ✂️
  2. ✂️

207Q388664 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil

As relações entre a metrópole e a colônia foram regidas pelo chamado pacto colonial, sendo este aspecto uma das principais características do estabelecimento de um sistema de exploração mercantil implementado pelas nações europeias com relação à América. Com relação ao Brasil, do que constava este pacto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q194931 | História do Brasil, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

"A mobilidade social era rara. Quem nascia servo continuava servo para sempre, trabalhando nas terras do senhor. Quem nascia nobre morria nobre, sempre lutando pela defesa e ampliação de suas propriedades."
(ARRUDA; PILETTI, 2002, p. 108)

As relações descritas acima eram típicas da sociedade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q388448 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado, Polícia Militar RJ, PM RJ

Leia o texto abaixo.

Durante cerca de trinta anos após a chegada da esquadra comandada por Cabral, o Estado Português não iniciou a colonização de fato do Brasil, ficando o período conhecido como pré-colonial.

Assinale a opção que apresenta características marcantes desse período.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q389159 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

Sobre o processo de ruptura do sistema colonial, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q240391 | História do Brasil, Estado Novo Getúlio Vargas, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PE, UPENET

Em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas deu o golpe de Estado, iniciando o governo ditatorial, que ficou conhecido como "Estado Novo". Sobre esse período do Governo Vargas, analise as afirmativas abaixo.
I. No âmbito econômico, as principais características foram o impulso à industrialização, o nacionalismo, o protecionismo e a intervenção do Estado na economia.
II. Foi instaurado, no país, o estado de emergência, que autorizava o governo a invadir casas, prender pessoas, julgá–las sumariamente e condená–las.
III. Para a conquista da simpatia popular, o governo implantou o pluripartidarismo, pôs fim à repressão aos sindicatos, permitindo aos operários participação no programa "A Voz do Brasil".
IV. Com a indicação do escritor Graciliano Ramos, autor de "Os Sertões", para o Ministério da Educação, o governo objetivava a colaboração dos intelectuais brasileiros.
Está CORRETO o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q389935 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Oficial Segunda Classe, Marinha do Brasil, Diretoria de Esino da Marinha, 2017

O dia 11 de junho é considerado a Data Magna da Marinha, pois marcou, em 1865, uma vitória decisiva da Força Naval brasileira n Guerra da Tríplice Aliança contra o Governo do Paraguai. "O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever" e "Sustentar o fogo que a vitória é nossa" foram os dois sinais de Barroso, Chefe da Divisão, no comando das duas divisões navais brasileiras no conflito.

Essas informações se referem a que Batalha?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q389742 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Considerando que a economia e a sociedade brasileira passaram por profundas mudanças na primeira metade do século XX, julgue os seguintes itens, relativos a esse período.

Sob a ditadura de Getúlio Vargas, houve prisão e tortura de opositores políticos.

  1. ✂️
  2. ✂️

214Q388259 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Entre 1945 e 1964, em meio a crises sucessivas, o Brasil foi descobrindo a democracia. O golpe que depôs Goulart mergulhou o país em vinte e um anos de regime autoritário. A redemocratização, iniciada em 1985, teve como marco jurídico-político a Constituição Federal de 1988. A respeito desse processo histórico, ocorrido de 1945 até os dias atuais, julgue os próximos itens.

A Constituição Federal de 1988 privilegia a cidadania e prescreve como inafiançáveis crimes como o racismo.

  1. ✂️
  2. ✂️

215Q389891 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE, 2017

O governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960) foi caracterizado pela ênfase nos projetos de desenvolvimento econômico, por meio de ações voltadas para a industrialização e de investimentos em infraestrutura. Essa agenda interna influenciou também a formulação de sua política externa. A respeito da atuação externa do Brasil durante a gestão de Juscelino Kubitschek (JK), julgue (C ou E) os próximos itens. No âmbito multilateral, o Brasil alterou sua posição tradicional e passou a criticar, na ONU, a política colonialista de Portugal.
  1. ✂️
  2. ✂️

216Q934442 | História do Brasil, Política, ENEM

(UEL-PR). Durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek, a política econômica predominante foi o nacional-desenvolvimentismo, que teve como característica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q390292 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

A principal autoridade em todos os domínios coloniais portugueses era o rei, que, na administração desses domínios, contava com o auxílio do Conselho Ultramarino e da Mesa de Consciência e Ordens. Tendo em vista que, apesar do auxílio dessas instituições, a organização administrativa do Brasil colonial funcionava de modo precário, julgue (C ou E) os seguintes itens, relativos às causas dessa precariedade. A Coroa Portuguesa, do início ao fim da colonização, procurou manter o controle total sobre o empreendimento colonial, motivo pelo qual resistiu às investidas da iniciativa privada (ou particular), no sentido de assumir papel exclusivo na exploração econômica da colônia.
  1. ✂️
  2. ✂️

219Q390346 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Leia atentamente o seguinte fragmento: “Um facto revoltante, horroroso, succedeu quando da sua execução. O tiro de honra, fendendo a cabeça da pobre victima, fez saltarem os miolos e um dos militares presentes, o alferes-ajudante Manuel da Silva Braga, conhecido por Braga Visão, chamou um cachorro e os deu a devorar. Um acto de canibalismo. Esse Braga Visão, assim chamado por causa do seu physico, muito alto e magro, de longas barbas brancas, physionomia patibular, foi, juntamente com o capitão Cabral e Teive o official commandante da tropa, que acompanhou ao supplicio Mororó e Pessoa Anta”.

STUDART, Guilherme. O Movimento Republicano de 1824 no Ceará. Revista do Instituto do Ceará, 1924, p.631.

O excerto acima, de autoria do Barão de Studart, refere-se à execução de Luiz Inácio de Azevedo, conhecido como Azevedo Bolão, e caracteriza-se como um dos episódios que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

220Q389522 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

A transição do regime militar ao poder civil foi longa e difícil, culminando na eleição indireta de Tancredo Neves. Os primeiros anos da Nova República foram marcados pela crise econômica e pelos trabalhos constituintes, dos quais resultou a Constituição Federal de 1988. Depois de sucessivas tentativas fracassadas, o Plano Real, de 1994, conseguiu controlar o alto índice de inflação, dar valor à moeda e estabilizar a economia. A regularidade do calendário eleitoral, com os eleitores indo às urnas a cada dois anos, atesta o crescente amadurecimento da democracia política no Brasil.

Considerando essas informações, julgue os itens a seguir, relativos à história do Brasil contemporâneo.

O processo de distensão do regime militar, iniciado com Geisel, foi lento e gradual, tendo-se completado com a vitória da chapa Tancredo-Sarney no colégio eleitoral.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.