Início

Questões de Concursos História do Brasil

Resolva questões de História do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


222Q389833 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 15a Região, FCC, 2018

A “Carta de Alforria” pode ser definida como um documento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q239596 | História do Brasil, Regime Militar, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PE, UPENET

O Ato Institucional Número 5 (AI–5), um dos mais terríveis instrumentos normativos lançados pelo Regime Militar, foi extinto no governo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q389206 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

A elite política imperial era heterogênea. Essa divisão básica pode ser explicada por vários fatores, dentre os quais se destaca o (a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

225Q389522 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

A transição do regime militar ao poder civil foi longa e difícil, culminando na eleição indireta de Tancredo Neves. Os primeiros anos da Nova República foram marcados pela crise econômica e pelos trabalhos constituintes, dos quais resultou a Constituição Federal de 1988. Depois de sucessivas tentativas fracassadas, o Plano Real, de 1994, conseguiu controlar o alto índice de inflação, dar valor à moeda e estabilizar a economia. A regularidade do calendário eleitoral, com os eleitores indo às urnas a cada dois anos, atesta o crescente amadurecimento da democracia política no Brasil.

Considerando essas informações, julgue os itens a seguir, relativos à história do Brasil contemporâneo.

O processo de distensão do regime militar, iniciado com Geisel, foi lento e gradual, tendo-se completado com a vitória da chapa Tancredo-Sarney no colégio eleitoral.
  1. ✂️
  2. ✂️

226Q390293 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Assinale a opção que corresponde às características que marcaram os governos brasileiros após o fim do regime militar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

227Q388301 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

texto a seguir é referência para as questões 30 e 31.

No início do século XIX, grupos de capoeiristas usavam as ruas cariocas para exibir suas habilidades e resolver as diferenças. Enquanto a polícia reprimia os lutadores, a elite temia uma revolta dos escravos. [...] Vários episódios confrontaram portugueses e brasileiros. Xingamentos deram lugar a pedras, cacos e garrafas. Capoeiras distribuíam golpes certeiros enquanto os brancos se defendiam como podiam. A sorte de dom Pedro I, contudo, foi selada por esses episódios, conhecidos como "as noites das garrafadas". A elite brasileira e o Exército seguiram pressionando por mudanças no regime".

 (Adaptado de Antônio Neto. In: Aventuras na História. Edição 41, jan. 2007.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o período, considere as afirmativas a seguir:

1. No Brasil daquele período, a capoeira se tornou uma luta utilizada em enfrentamentos com a polícia, o que transformou seus adeptos em suspeitos aos olhos da elite política da época.

2. A capoeira, praticada por negros de diversas origens africanas, foi proibida pela justiça brasileira desde o seu surgimento, por ser considerada uma ameaça à segurança da população.

3. A resistência dos povos africanos diante da opressão da escravidão foi um elemento aglutinador da capoeira no Brasil, utilizada por seus praticantes como uma referência para a cultura popular.

4. Tradição dos negros escravizados no Brasil, a capoeira é hoje considerada uma expressão cultural que mistura esporte, luta, dança e música.

 Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q934425 | História do Brasil, Família Real Portuguesa, ENEM

(UTFPR) A transferência da Corte de D. João VI para a colônia portuguesa teve apoio do governo britânico, uma vez que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q252567 | História do Brasil, Revoltas nativistas, Técnico Judiciário Auxiliar, TJ SC, TJ SC

As revoltas nativistas que eclodiram no Brasil colonial não foram somente dos grupos submetidos (índios e negros), mas também dos próprios colonos. As razões desses movimentos são variadas, porém todos eles apresentaram uma característica comum: o sentimento nativista, expresso na insubordinação dos colonos contra as autoridades e representantes da Coroa. As revoltas nativistas foram um movimento de protesto, de caráter local ou regional, isto é, em defesa de interesses específicos de determinada região. Buscavam melhorias para os colonos sem, contudo, contestar as bases da ordem social e econômica.(...).
(DOMINGUES, J.E. e FIUSA, L.P.L História O Brasil em Foco, FTD, p.53

Sobre as revoltas nativistas, assinale a única alternativa que está INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q197269 | História do Brasil, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

"Sobre esses cordeiros dóceis [...] os espanhóis se arremessaram no mesmo instante em que os conheceram; e como lobos, como leões e tigres [...] não fazem ali se não despedaçar, matar [...] destruir esse povo por estranhas crueldades [...] de tal sorte que, de três milhões de almas que havia na Ilha Espanhola e que nos vimos, não ha hoje de seus naturais habitantes nem duzentas pessoas [...]. A causa, pela qual os espanhóis destruíram tal infinidade de almas, foi unicamente não terem como finalidade última se não o ouro, para enriquecer em pouco tempo".(LAS CASAS, Frei Bartolomeu de. 0 Paraíso Destruído. Porto Alegre: L&PM, 1984. p.27) Diante da apresentação desses dados, podemos afirmar que algumas centenas de espanhóis conseguiram subjugar e aniquilar milhões de Índios em função do (a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q387953 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

A construção do Estado Nacional brasileiro a partir da Independência está assentada na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

232Q390291 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

Em novembro de 1807, temendo ser aprisionado pelas tropas de Napoleão Bonaparte, o príncipe regente de Portugal, D. João VI, deixou Lisboa acompanhado de sua família e de boa parte da nobreza da Corte, em direção ao Brasil, onde se estabeleceu até 1821, ano em que regressou à metrópole já como rei. Com relação às diversas consequências, para a colônia, da permanência de D. João VI no Brasil, julgue (C ou E) os itens seguintes. A noção de brasilidade, ou seja, a consciência de ser brasileiro, esteve presente desde cedo na cultura política e na identidade da sociedade brasileira, tendo-se manifestado nas sedições nativistas da Inconfidência Mineira e da Conjuração Baiana, ambas de cunho emancipacionistas, e, em fins do período colonial, terminado por ser a base da luta pela independência do Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️

233Q387988 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Guarda Municipal, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

A Guerra dos Mascates caracterizou-se como uma(um)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q390463 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Quanto ao quadro econômico, político e social do Segundo Reinado é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q179034 | História do Brasil, Período Democrático, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a política econômica do governo Juscelino Kubitschek
(JK), classificado como nacional-desenvolvimentista, julgue (C ou E)
os itens seguintes.

O governo JK promoveu ampla atividade do Estado tanto no setor de infraestrutura quanto no que diz respeito ao incentivo direto à industrialização.

  1. ✂️
  2. ✂️

236Q390332 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Sobre o sistema político que predominou durante o período imperial no Brasil, pode-se afirmar corretamente que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

237Q389157 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

O Império do Belo Monte ou Canudos é um dos vários locus de messianismo, na segunda metade do século XIX. Dentre as circunstâncias que propiciaram o surgimento do messianismo na Bahia, destaca (m)-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

238Q836157 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Historia, OMNI, 2021

A escravidão, no Brasil, teve início, no século XVI, durante o Período Colonial, e consistiu no uso da mão-de-obra forçada de mulheres e homens africanos. Essas pessoas foram retiradas a força dos muitos grupos étnicos dos quais faziam parte, no continente africano, e trazidas ao Brasil. Sobre a escravidão no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

239Q389366 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

O Império brasileiro, ao ceder à República, deixou contribuições e problemas para o novo regime. A respeito desse tema, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

240Q389189 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

Entre os séculos XVII e XVIII, o Brasil colonial esteve marcado por vários conflitos. As diferenças punham em conflito colonizadores, indígenas, portugueses, estrangeiros e escravos. Com base nos conhecimentos sobre os principais movimentos de resistência no período colonial, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.