Início

Questões de Concursos História do Brasil

Resolva questões de História do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q388575 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Agente Administrativo, TCE RO, CESGRANRIO

No século XVIII, paralelamente à atividade mineradora, desenvolveu-se no Vale do Guaporé a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q17592 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PA, UEPA

O Período Regencial, de 1831 a 1840, foi marcado pela ocorrência de diversas insurreições populares vindas à tona no contexto da crise política do final do primeiro reinado. A emergência de revoltas populares provinciais durante as regências pode ser explicada pela (o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q388047 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Policial Militar PM Soldado, Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão MA, FCC

A Batalha do Jenipapo foi um movimento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q17453 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar PA, UEPA

A atuação dos jesuítas no empreendimento colonial do Novo Mundo, ao lado de outras ordens religiosas, contribuiu para o processo de colonização especialmente através do(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q54199 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil

(UFR-RJ) O quadro abaixo permite compreender a utilização da mão-de-obra escrava na atividade agropecuária no Brasil Colônia. Lendo-o atentamente, conclui-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q390258 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 15a Região, FCC, 2018

É parte das consequências da histórica Greve de 1917 ocorrida em São Paulo, relembrada no ano de 2017 por seu centenário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q852175 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, AV MOREIRA, 2020

Leia o trecho do livro; Os bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi, de José Murilo de Carvalho, que se refere a uma das revoltas mais importante da república oligárquica, e depois responda a pergunta.
“... A justificativa baseava-se tanto em valores modernos como tradicionais, para os membros da elite, os valores eram os princípios liberais da liberdade individual e de um governo não-intervencionista... Para o povo, os valores ameaçados pela interferência do Estado eram o respeito pela virtude da mulher e da esposa, a honra do chefe de família, a inviolabilidade do lar... ao decretar a obrigatoriedade da vacina, o governo violava o domínio sagrado da liberdade individual e da honra pessoal...” (Carvalho, José Murilo de. Os bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.)
Baseado na leitura do texto, podemos inferir que ele se refere a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q389978 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

“Os jesuítas lideraram as primeiras experiências de ensino no Brasil entre os séculos 16 e 18, quando...”

A alternativa que completa adequadamente o trecho acima é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q388578 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

As primeiras notícias sobre a Amazônia datam do século XVI. Em carta endereçada ao rei de Portugal, em 1538, Diogo Nunes de Quesada afirmava: "Esta terra está sobre o rio da Prata e o Brasil pela terra adentro, e por esta terra vem o grande rio das Amazonas. É bem povoado da mesma gente bem lúcida. E, da outra banda do rio, há muita povoação da mesma gente de maneira que de uma banda e da outra está bem povoada". Infere-se da missiva que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q251365 | História do Brasil, Escravidão, Técnico Judiciário, TJ SC, TJ SC

No Brasil, as primeiras leis anti- escravistas foram assinadas a partir de meados do século XIX. A Lei que extinguiu o tráfico negreiro no nosso país, decretada em 1850 foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q199918 | História do Brasil, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Um conjunto de forças e motivos econômicos, políticos e culturais impulsionou a expansão comercial e marítima europeia a partir do século XV, o que resultou, entre outras coisas, no domí– nio da África, da Ásia e da América.
(Extraído SILVA, 1996)

O fato que marcou o início da expansão marítima portuguesa foi o (a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q934463 | História do Brasil, Cangaço, ENEM

(Fatec) Em CANGACEIROS E FANÁTICOS, Rui Facó registra:

"... os senhores das classes dominantes e seus porta-vozes recusavam-se a acreditar na realidade: milhares de párias do campo armados em defesa da própria sobrevivência, em luta, ainda que espontânea, não consciente, contra a monstruosa e secular opressão latifundiária e semifeudal, violando abertamente o mais sagrado de todos os privilégios estabelecidos desde o começo da colonização européia do Brasil - o monopólio da terra nas mãos de uma minoria a explorar a imensa maioria."

O texto acima, referente ao período da República Velha do Brasil, trata:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q31075 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

“Vargas seria veiculado junto aos jovens e às crianças como um ser superior – estratégia usada pelas políticas de culto à personalidade. Por isso mesmo, foi durante o Estado Novo que se construiu definitivamente o mito Vargas, fruto do carisma do presidente, mas também da eficiente máquina de propaganda existente.” (D"ARAUJO,MariaCelina.O Estado Novo .Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000, p. 36).

Com relação à cultura, à educação e à propaganda no Estado Novo, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q5249 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Assistente de Trânsito, Detran SE, FUNCAB

O futuro das florestas brasileiras encontra-se ameaçado. Além da extração ilegal de madeira e das queimadas, a agricultura, a pecuária e a urbanização se aceleraram e devoram a Amazônia pelas bordas. A mais recente ameaça está na monocultura:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q389417 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ AC, CESPE CEBRASPE

O processo de formação econômica do Acre ocorreu no contexto da expansão da frente pioneira extrativista cuja base era

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q172669 | História do Brasil, O Segundo Reinado, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

No Brasil do Segundo Reinado (1840-1889), os partidos políticos, embora representassem as elites sociais, guiavam-se por programas próprios e diferenciados de governo. Com relação a esse período histórico, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q54201 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil

(UFSE) A expressão “brecha camponesa”, aplicada à mão-de-obra produtiva durante o Período colonial no Brasil significativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q388318 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Licenciado em Historia, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre a formação social brasileira, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q195490 | História do Brasil, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Na Europa do Século XV, Portugal destacou–se pelo pioneirismo com que se lançou a expansão maritimo–comercial, dentre outras razões, em virtude da(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q389498 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

A colonização do Brasil seguiu os padrões da realidade europeia da Idade Moderna, assinalada por absolutismo político e mercantilismo econômico. Ela efetivamente se iniciou com a agroindústria açucareira, seguida em importância econômica pela mineração. As circunstâncias da política europeia no início do século XIX contribuíram significativamente para a independência do Brasil. Única monarquia em uma América republicana, o Brasil passou por sérias crises nas primeiras décadas de Estado nacional. A estabilidade política e econômica veio com a cafeicultura e perdurou em parte do Segundo Reinado.

A partir dessas informações, julgue os próximos itens, relativos à história do Brasil colonial e monárquico.

A economia açucareira, centrada no Nordeste, assentou-se no trabalho escravo e gerou uma sociedade patriarcal.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.