Início

Questões de Concursos História do Brasil

Resolva questões de História do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


661Q388465 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Pesqueira PE, POLIS AUDITORIA

Entre os anos de 1534 e 1536, o Rei de Portugal D. João III resolveu dividir a terra brasileira em faixas. Estas longas faixas de terras eram conhecidas como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

662Q390081 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Oficial Combatente, Bombeiro Militar AL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir relativos ao processo de independência do Brasil e aos períodos imperial e republicano da história brasileira. Após a crise política que levou Itamar Franco ao poder, a hiperinflação, herdada do período militar e intensificada no governo José Sarney, foi controlada por meio de plano econômico desenvolvido em consonância com as diretrizes neoliberais.
  1. ✂️
  2. ✂️

663Q388652 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, referentes a acontecimentos históricos do Amazonas.

O crescimento econômico da zona franca de Manaus na década de 90 do século XX permitiu ao governo estadual implantar projetos emigratórios para o interior do estado, o que dinamizou a redistribuição populacional e ativou o setor agropastoril da região.

  1. ✂️
  2. ✂️

664Q178483 | História do Brasil, O Regime Militar, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Entre os instrumentos legais do Regime Militar no Brasil, os atos
institucionais destinavam-se ao fortalecimento do Poder
Executivo. Acerca desse assunto, julgue (C ou E) os itens
seguintes.

A reforma eleitoral que extinguiu os partidos políticos então existentes e criou apenas dois, ARENA e MDB, precedeu a Constituição de 1967.

  1. ✂️
  2. ✂️

665Q852072 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. As primeiras tentativas de exploração do litoral brasileiro se basearam no sistema de feitorias, adotado na costa africana. O Brasil foi arrendado por três anos a um consórcio de comerciantes de Lisboa, liderado pelo cristão-novo Fernão de Loronha ou Noronha, que recebeu o monopólio comercial, obrigando-se em troca, ao que parece, a enviar seis navios a cada ano para explorar trezentas léguas (cerca de 2 mil quilômetros) da costa e a construir uma feitoria. O consórcio realizou algumas viagens mas, aparentemente, quando em 1505 o arrendamento terminou, a Coroa portuguesa tomou a exploração da nova terra em suas mãos.
II. Palmares - uma rede de povoados situada em uma região que hoje corresponde em parte ao Estado de Alagoas, com vários milhares de habitantes - foi certamente o mais importante quilombo da sua época. Foi formado no início do século XVII e resistiu aos ataques de portugueses e holandeses por quase cem anos, vindo a sucumbir, em 1695, às tropas sob o comando do bandeirante Domingos Jorge Velho.
III. As capitanias hereditárias foram uma instituição a que frequentemente se referem os historiadores, sobretudo portugueses, defensores da tese da natureza feudal da colonização. Essa tese e a própria discussão possuem uma grande importância atualmente, pois a tendência historiográfica mais recente considera indispensável rotular com etiquetas rígidas formações sociais complexas que não reproduzem o modelo europeu, a fim de distingui-las do que ocorreu no Velho Mundo.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

666Q389255 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

A política da segunda fase da economia da borracha tentou enfraquecer a estrutura de aviamento tão característica da primeira fase. Contudo, essa tentativa foi inócua, visto que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

667Q177295 | História do Brasil, A Regência, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Durante a Regência (1831-1840), o Brasil passou por reformas
institucionais que consolidaram o Estado Nacional, cuja política
exterior tomou rumos distintos das orientações da época da
Independência. Acerca da Regência e da nova política exterior no
início do Segundo Reinado, julgue (C ou E) os itens seguintes.

O debate parlamentar acerca da renovação dos tratados de comércio dividiu o pensamento nacional entre liberais e protecionistas, sendo estes últimos defensores da industrialização do país.

  1. ✂️
  2. ✂️

668Q831934 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Prefeitura de Ermo SC Professor de História, PS Concursos, 2021

Na década de 60 foi instituído o Regime Militar que teve características marcantes como a descrita na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

669Q934423 | História do Brasil, Família Real Portuguesa, ENEM

(MACKENZIE) Podem ser consideradas características do governo joanino no Brasil:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

670Q387865 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Historiador, TJ PE, SUSTENTE

A Constituição de 1988, apesar de seus aspectos conservadores, foi considerada pela maioria dos analistas políticos como a mais democrática que o país conheceu. Aprovada em Assembléia Constituinte, sofreu algumas emendas, mas continua sendo nossa grande bússola política. Abaixo apresentamos o nome do político brasileiro que presidiu a Assembléia Constituinte formada em 1986 e a denominação recebida por esta carta, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

671Q388636 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Vigilante, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP

Leia o texto.

A Campanha pelas Diretas foi um dos maiores movimentos político-populares da nossa história. Nas ruas, nas praças, multidões entusiasmadas, reunidas em grandes comícios gritavam o lema "Diretas-já" e cantavam o Hino Nacional.

(Gilberto Cotrim, História e consciência do Brasil)

Em 1984, as multidões que participaram dessa Campanha ficaram
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

672Q388428 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Administrador, AGE MT, NCE

A edição do Jornal do Brasil, de 14 de dezembro de 1968, trazia no alto, à esquerda, a previsão do tempo:

 "Tempo negro. Temperatura sufocante. O ar está irrespirável. O país vem sendo varrido por fortes ventos. Máxima: 38o em Brasília. Mínima: 5o nas Laranjeiras." À direita, lia-se: "ontem foi o dia dos cegos".

Segundo Alberto Dines, diretor do JB em l968, foi uma edição histórica. Ela anunciava:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

673Q388946 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A exploração da terra foi a base econômica da colonização do Brasil. Passada a fase extrativista, a cana-deaçúcar tornou-se a atividade principal. Centrada particularmente em áreas do litoral nordestino, a agroindústria açucareira atraiu capitais europeus, consolidou a estrutura latifundiária e a escravidão, além de ter gerado uma sociedade predominantemente patriarcal e excludente. Ao declínio do açúcar seguiu-se a mineração no século XVIII, dando início à transferência do eixo econômico e político para o Centro-Sul da colônia, processo que se aprofundaria com a emergência do café, no século seguinte, como a principal riqueza do país. No século XX, a economia brasileira se transformou. Sob o impacto da Crise de 1929 e dos efeitos da Segunda Guerra Mundial (1939-45), o país lançou-se à industrialização, esforço que, iniciado na Era Vargas (1930-45), não mais foi interrompido, especialmente ao longo dos governos de Vargas (1951-54), de JK (1956-61) e em parte do ciclo militar (1964-85).

A partir dessas informações, entendidas como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a aspectos da história econômica brasileira e mundial.

Após a independência do Brasil, o café consolidou a supremacia econômica e política do Centro-Sul.
  1. ✂️
  2. ✂️

674Q672682 | História do Brasil, Quilombos

(CESGRANRIO) No Brasil, o quilombo foi uma das formas de resistência da população escrava. Sobre os quilombos no Brasil, é correto afirmar que o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

675Q388790 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil

Pedro I abdicou do trono, em 1831, em favor de seu filho Pedro de Alcântara, iniciando-se no Brasil o Período Regencial. A partir de 1840 e durante todo o período imperial, a vida política do País passou a ser dominada pelos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

676Q196915 | História do Brasil, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A Guerra de Suez pode ser considerada como simbolo da decadência do colonialismo europeu e da supremacia das superpotências, uma vez que é um dos marcos do processo de descolonização e responsável pelo fenômeno geopolítico da tensão interestatal no Oriente Médio.
( ) Em 1956, ao assinar a nacionalização da Companhia Universal do Canal de Suez, o regime nasserista contrariou diretamente os interesses dos acionistas, em sua maioria, ingleses e franceses, que viram nessa ação um perigo aos ganhos econômicos e militares.
( ) A política nasserista teve como aliado Israel, ao mesmo tempo que cancelava todos os acordos e contratos de fornecimento de armas firmado com a Tchecoslováquia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

677Q174512 | História do Brasil, Brasil colônia, Diplomata Bolsa prêmio de vocação para a Diplomacia, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Após as primeiras décadas, marcadas pelo esforço de
garantir a posse da nova terra, a colonização começou a tomar
forma. Como aconteceu em toda a América Latina, o Brasil viria a
ser uma colônia cujo sentido básico seria o de fornecer ao comércio
europeu gêneros alimentícios ou minérios de grande importância.
A política da metrópole portuguesa consistirá no incentivo à
empresa comercial, com base em uns poucos produtos exportáveis
em grande escala e na grande propriedade. Ao lado da grande
empresa colonial e do regime de grande propriedade, acrescentamos
um terceiro elemento: o trabalho compulsório.

Boris Fausto. História do Brasil. São Paulo:
Edusp, 2008, p. 47-8 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e o quadro geral vigente
no período colonial brasileiro, julgue os próximos itens.

No texto, sugere-se a existência de um tripé, sob o qual se assentou a colonização do Brasil, composto por latifúndio, monocultura e escravidão.

  1. ✂️
  2. ✂️

678Q934466 | História do Brasil, Cangaço, ENEM

Texto associado.

No interior do Pernambuco, o culto já exige monumentos. No dia 7 de julho, quando, segundo o Registro Civil, se comemoram 100 anos do nascimento de Lampião, o município de Triunfo lançará a pedra fundamental de uma estátua de 32 metros de altura para homenageá-lo. Com o apoio do povo. Triunfo segue o exemplo da vizinha Serra Talhada, ex-Vila Bela, terra natal do cangaceiro, que, em 1991, organizou um plebiscito para saber se ele merecia uma honraria dessas. O resultado foi sim e a estátua só não existe ainda por falta de verbas.

Bem antes de morrer, Lampião já inspirava poemas, músicas e livros. Uma propaganda de remédio chegou a comparar os males que ele causava à sociedade com os distúrbios provocados pela prisão de ventre. Mas a referência ao cangaceiro como figura nociva era exceção. Em geral, ele era tratado como herói, um nobre salteador, que tomava dos ricos para dar aos pobres. Em 1931, o mais importante jornal americano, The New York Times, divulgou essa versão caridosa do criminoso.

Disponível em: super.abril.com.br/historia/cangaceiro-idolatrado. Acesso em: 21 abr. 2016

O que existe de relato sobre Lampião não menciona nenhum ato de tirar dos ricos para dar aos pobres, nenhuma dispensação de justiça. Registra batalhas, ferimentos, ataques a cidades [...], sequestros, assaltos a ricos, combates com os soldados, aventuras com mulheres, episódios de fome e de sede, mas nada que lembre Robin Hood. Pelo contrário, registra “horrores”: como Lampião assassinou um prisioneiro, embora sua mulher o tivesse resgatado, como ele massacrava trabalhadores, como torturou uma velha que o amaldiçoara (sem saber de quem se tratava), fazendo-a dançar com um pé de mandacaru até morrer [...], e incidentes semelhantes. Causar terror e ser impiedoso é um atributo mais importante para esse bandido do que ser amigo dos pobres.

HOBSBAWM, Eric. Bandidos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1979. p. 57-58.

(FDV)

Sobre a memória do cangaceiro Lampião, os textos evidenciam que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

679Q200010 | História do Brasil, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Em fins do século XVII, na Inglaterra, teve inicio um movimento intelectual que ficou conhecido como Iluminismo ou Ilustração. Esse movimento alcançou sua major expressão na Franca, durante o século XVIII. Dentre os principais conceitos preconizados pelos iluministas, podemos destacar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

680Q177759 | História do Brasil, Brasil Império, Diplomata Bolsa prêmio de vocação para a Diplomacia, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao Brasil Império, julgue os itens a seguir.

A gradual diminuição do tráfico de africanos como escravos para o Brasil deveu-se, entre outros fatores, à criação de legislação restritiva pelo Parlamento.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.