Início

Questões de Concursos História do Brasil

Resolva questões de História do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q196754 | História do Brasil, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre a Guerra do Vietnã é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

682Q672682 | História do Brasil, Quilombos

(CESGRANRIO) No Brasil, o quilombo foi uma das formas de resistência da população escrava. Sobre os quilombos no Brasil, é correto afirmar que o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

683Q388534 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Assistente de Farmácia, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A região que atualmente constitui o estado do Espírito Santo foi uma das primeiras a serem colonizadas pelos portugueses no Brasil. Seu território foi incluído entre as capitanias hereditárias, instituídas em 1534, com o objetivo de se garantir a cultura da efetiva ocupação da colônia. Entre as atividades econômicas desenvolvidas na região, no período colonial, merece destaque a cultura da cana-de-açúcar. Forte também foi a presença de religiosos católicos na área, particularmente dos jesuítas, que se envolveram na catequese dos índios e na assistência espiritual dos colonos. Após a independência do Brasil, a introdução do café dinamizou a economia local, inclusive por exercer forte atração sobre imigrantes, em especial mineiros e fluminenses. Com a abolição da escravidão, o Espírito Santo também recebeu expressivos contingentes de imigrantes europeus. A partir das informações do texto acima e considerando aspectos históricos e geográficos do Espírito Santo, julgue os itens subseqüentes.

O povoamento do Espírito Santo concentrou-se historicamente na porção norte do território.

  1. ✂️
  2. ✂️

684Q831934 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Prefeitura de Ermo SC Professor de História, PS Concursos, 2021

Na década de 60 foi instituído o Regime Militar que teve características marcantes como a descrita na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

685Q388611 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar de Comarca, TJ SC, UFPR

A história da ocupação do território catarinense está ligada a diferentes correntes migratórias européias. Dentre os diversos grupos instalados no Estado, merece referência especial a tentativa de artesãos franceses estabelecerem uma colônia baseada nas idéias de Fourier, nas proximidades da Baía da Babitonga, que fracassou, mas deu origem a diversos outros núcleos de povoamento na região. Esse núcleo ficou conhecido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

686Q388377 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Os jesuítas estiveram presentes no Brasil desde o início da colonização até 1759, quando foram expulsos por ordem do Marquês de Pombal. Com base nessa afirmativa e em seus conhecimentos, analise as proposições a seguir e assinale, abaixo, a alternativa correta:

I- Expansão territorial do Brasil sofreu influência dos jesuítas.

II- As missões eram locais onde os jesuítas reuniam certo número de índios para realizar a catequese.

III- Os jesuítas, através da catequese ou do sistema moral, pedagógico e de organização e divisão do trabalho, contribuíram para o despovoamento, degeneração e degradação da população indígena.

IV- Os padres jesuítas tornaram-se os maiores protetores dos índios, impedindo sua escravização pelos colonizadores e por isso eram muito combatidos nas colônias.

V- Os jesuítas possuíam os melhores propósitos humanistas e acreditavam que sua cultura fosse superior a dos índios e, por isso, achavam-se no direito e dever de transformar os indígenas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

687Q388481 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Analise as proposições abaixo.

I. A classe social dominante em Pernambuco desde o período colonial era formada pelos senhores de engenho, pelos proprietários de grandes fazendas e pelos comerciantes abastados.

II. Implantada sob o signo da escravidão, a sociedade colonial criou diferenças sociais difíceis de transpor, como os preconceitos marcantes contra o trabalho manual.

III. Nem todo o clero aceitava ou justificava a existência da escravidão, mas, como instituição, a Igreja Católica fechou os olhos para a violência e os maus-tratos contra os escravos, favorecendo a implantação da escravidão nas colônias da América.

IV. O Patriarcalismo conferia ao senhor de engenho privilégios de mando e riqueza sobre os demais membros da sociedade. Estão corretas as proposições

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

688Q200332 | História do Brasil, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre o contexto da Reforma Protestante, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. A centralização monárquica tensionou o relacionamento entre os reis e a Igreja, uma vez que esta, além de ter o domínio espiritual sobre a população, também exercia poder temporal, sobre tudo, através da cobrança de tributos feudais, oriundos das suas vastas extensões de terras.
II. As correntes teológicas do "tomismo" e a "agostiniana" consideravam que a salvação estava no livre arbítrio e nas boas obras, o que incentivou o discurso protestante dentro da própria Igreja.
III. A Paz de Algsburgo estabelecia o princípio de que cada governante do Sacro Império Romano?Germânico poderia escolher sua religião e a de seus súditos.
IV. Os "anabatistas", camponeses liderados por Thomas Münzer, viram na subordinação da Igreja ao Estado a possibilidade de romper com a estrutura feudal e passaram a confiscar terras, inclusive da nobreza.
V. O Calvinismo, modelo religioso defendido por João Calvino, expandiu?se mais rapidamente que o Luteranismo, e seus seguidores foram chamados de presbiterianos ? na Escócia; huguenotes ? na França; e puritanos na Inglaterra.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

689Q852186 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, AV MOREIRA, 2020

Leia o trecho do texto abaixo que fala sobre escravidão no Brasil
... “Com o descobrimento das minas pelos paulistas, nos fins dos seiscentos, subverte-se o caráter agrícola da empresa sul-americana, desviam-se bruscamente, as energias coloniais para desertas e imensas regiões. Perturba-se e agrava-se então o problema da mão de obra negra, cujo preço, como o de todas as demais utilidades, sofre a alta provocada pelas novas fontes de consumo.”
(Holanda, Sérgio Buarque de.(Org) História Geral da Civilização Brasileira;TOMO I época colonial. Vol 2. 10ª ed.- Rio de Janeiro; Bertrand Brasil, 2003.)
Segundo o trecho do texto, o preço dos escravos era provocado pela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

690Q836861 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Historia, OMNI, 2021

A Revolta da Vacina foi uma rebelião popular contra a vacina:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

691Q389391 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Guarda Municipal, Prefeitura de Salvador BA, FCC

O cultivo de cana-de-açúcar foi implantada no Brasil colônia, pois

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

692Q934418 | História do Brasil, Família Real Portuguesa, ENEM

O principal fator que levou a Família Real sair de Portugal e vir para o Brasil foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

694Q180113 | História do Brasil, O Regime Militar, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da política exterior do regime militar, nos diferentes
governos do Brasil, julgue (C ou E) os itens a seguir.

No governo Castelo Branco, lançaram-se as bases para a criação de uma comunidade dos países de língua portuguesa.

  1. ✂️
  2. ✂️

695Q388246 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Policial Militar PM Soldado, Polícia Militar CE, UECE

A Obra "Os Sertões", de Euclides da Cunha, é baseada em importante acontecimento da História do Brasil. Ela se refere

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

696Q196629 | História do Brasil, História de São Paulo, Agente Técnico Legislativo Especializado História, AL SP, FCC

De acordo com a Constituição Estadual de 1891, já sob o regime republicano, o poder legislativo paulista passou a ser exercido

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

697Q195368 | História do Brasil, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

A livre interpretação da Bíblia levou o movimento reformista a tomar diferentes tendências na Europa. No movimento reformista surgiu uma doutrina cujos valores eram ateis a burguesia nascente, pois admitia o lucro ou a acumulação de capital, a pratica da usura e o trabalho no comercio. Esses valores eram admitidos, prioritariamente, pelos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

698Q177759 | História do Brasil, Brasil Império, Diplomata Bolsa prêmio de vocação para a Diplomacia, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao Brasil Império, julgue os itens a seguir.

A gradual diminuição do tráfico de africanos como escravos para o Brasil deveu-se, entre outros fatores, à criação de legislação restritiva pelo Parlamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

699Q387865 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Historiador, TJ PE, SUSTENTE

A Constituição de 1988, apesar de seus aspectos conservadores, foi considerada pela maioria dos analistas políticos como a mais democrática que o país conheceu. Aprovada em Assembléia Constituinte, sofreu algumas emendas, mas continua sendo nossa grande bússola política. Abaixo apresentamos o nome do político brasileiro que presidiu a Assembléia Constituinte formada em 1986 e a denominação recebida por esta carta, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

700Q388673 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A exploração da terra foi a base econômica da colonização do Brasil. Passada a fase extrativista, a cana-deaçúcar tornou-se a atividade principal. Centrada particularmente em áreas do litoral nordestino, a agroindústria açucareira atraiu capitais europeus, consolidou a estrutura latifundiária e a escravidão, além de ter gerado uma sociedade predominantemente patriarcal e excludente. Ao declínio do açúcar seguiu-se a mineração no século XVIII, dando início à transferência do eixo econômico e político para o Centro-Sul da colônia, processo que se aprofundaria com a emergência do café, no século seguinte, como a principal riqueza do país. No século XX, a economia brasileira se transformou. Sob o impacto da Crise de 1929 e dos efeitos da Segunda Guerra Mundial (1939-45), o país lançou-se à industrialização, esforço que, iniciado na Era Vargas (1930-45), não mais foi interrompido, especialmente ao longo dos governos de Vargas (1951-54), de JK (1956-61) e em parte do ciclo militar (1964-85).

A partir dessas informações, entendidas como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a aspectos da história econômica brasileira e mundial.

Sob o ponto de vista econômico, a Era Vargas incentivou a monocultura e se recusou a promover a efetiva industrialização do Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.