Início

Questões de Concursos História do Brasil

Resolva questões de História do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


701Q388481 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Analise as proposições abaixo.

I. A classe social dominante em Pernambuco desde o período colonial era formada pelos senhores de engenho, pelos proprietários de grandes fazendas e pelos comerciantes abastados.

II. Implantada sob o signo da escravidão, a sociedade colonial criou diferenças sociais difíceis de transpor, como os preconceitos marcantes contra o trabalho manual.

III. Nem todo o clero aceitava ou justificava a existência da escravidão, mas, como instituição, a Igreja Católica fechou os olhos para a violência e os maus-tratos contra os escravos, favorecendo a implantação da escravidão nas colônias da América.

IV. O Patriarcalismo conferia ao senhor de engenho privilégios de mando e riqueza sobre os demais membros da sociedade. Estão corretas as proposições

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

702Q175810 | História do Brasil, A Primeira República, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A história da Primeira República, ou República Velha, no Brasil, foi
marcada por tensões políticas e econômicas relevantes para o
entendimento da Revolução de 1930. A respeito desse período e de
suas contradições, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Nessa quadra histórica do Brasil, adotou-se sistema eleitoral que, na prática, submetia-se ao controle dos chefes políticos locais, sobretudo no campo, o que ficou conhecido como voto de cabresto.

  1. ✂️
  2. ✂️

703Q178671 | História do Brasil, Período Democrático, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a política econômica do governo Juscelino Kubitschek
(JK), classificado como nacional-desenvolvimentista, julgue (C ou E)
os itens seguintes.

O caráter nacionalista que caracterizou esse nacionaldesenvolvimentismo resultou no robustecimento do Estadoempresário em detrimento do capital privado.

  1. ✂️
  2. ✂️

704Q199957 | História do Brasil, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Na Europa, "na segunda metade do século XIX, houve uma grande mobilização operaria, com diversos levantes revolucionários. ["...] Sentindo os efeitos da industrializagao, a cupula eclesiestica de Roma definiu–se oficialmente quanto a sua participagao nos novos problemas sociais."
(VICENTINO, 2002, p. 301).

Nesse contexto, o Papa Lea° XIII retificou a religião como instrumento de reforma e justiça social e, declarando–se ainda contrario a doutrina marxista de luta de classes, apelou para o espírito cristão dos empregadores, fazendo publicar em 1891 a encíclica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

705Q199215 | História do Brasil, História de São Paulo, Agente Técnico Legislativo Especializado História, AL SP, FCC

Na periodização adotada por Ernani Silva Bruno em História e tradições da cidade de São Paulo (1954), o lapso temporal que vai de 1828 a 1872 transforma a capital paulista em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

706Q852186 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, AV MOREIRA, 2020

Leia o trecho do texto abaixo que fala sobre escravidão no Brasil
... “Com o descobrimento das minas pelos paulistas, nos fins dos seiscentos, subverte-se o caráter agrícola da empresa sul-americana, desviam-se bruscamente, as energias coloniais para desertas e imensas regiões. Perturba-se e agrava-se então o problema da mão de obra negra, cujo preço, como o de todas as demais utilidades, sofre a alta provocada pelas novas fontes de consumo.”
(Holanda, Sérgio Buarque de.(Org) História Geral da Civilização Brasileira;TOMO I época colonial. Vol 2. 10ª ed.- Rio de Janeiro; Bertrand Brasil, 2003.)
Segundo o trecho do texto, o preço dos escravos era provocado pela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

707Q388064 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista de Sistemas, Assembléia Legislativa TO, CESGRANRIO

A capital do Estado do Tocantins, Palmas, recebeu este nome em homenagem à Comarca de São João da Palma, sede de um movimento separatista de grande repercussão, ocorrido entre 1821 e 1824. O fracasso deste movimento pode ser explicado, entre outros fatores, pela(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

708Q852193 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Prefeitura de Santo Augusto RS Professor III História, FUNDATEC, 2020

No início do século XX (1904), ocorreu no Rio de Janeiro uma revolta popular contra medidas que visavam erradicar a febre amarela. A população pobre, principalmente, reagia à vacinação obrigatória contra a varíola. Da parte da República, a questão era mencionada de forma objetiva: era necessário priorizar a saúde, tema que era parte da agenda intelectual e política brasileira desde fins do século XIX. Os intelectuais estavam atentos à forte incidência de moléstias tropicais e outras doenças da cidade e do meio rural. A respeito desse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

709Q862193 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, AMAN, 2022

No início da década de 1990, ganhou impulso, inclusive no Brasil, uma ideologia contrária ao Estado intervencionista e protecionista, com a defesa do “Estado mínimo”, subordinado à economia de mercado e capaz de atrair investimentos internacionais. Pode-se dizer que, assim, adotava-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

710Q195368 | História do Brasil, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

A livre interpretação da Bíblia levou o movimento reformista a tomar diferentes tendências na Europa. No movimento reformista surgiu uma doutrina cujos valores eram ateis a burguesia nascente, pois admitia o lucro ou a acumulação de capital, a pratica da usura e o trabalho no comercio. Esses valores eram admitidos, prioritariamente, pelos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

711Q177450 | História do Brasil, Política Externa, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A formação do MERCOSUL se deu em razão de uma tendência
histórica, em que diversos fatores concorreram para estimular a
cooperação entre Brasil e Argentina. Acerca desse processo,
julgue (C ou E) os itens subseqüentes.

O regime militar brasileiro iniciou entendimentos com o governo argentino no sentido de evitar uma possível corrida nuclear.

  1. ✂️
  2. ✂️

712Q200332 | História do Brasil, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre o contexto da Reforma Protestante, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. A centralização monárquica tensionou o relacionamento entre os reis e a Igreja, uma vez que esta, além de ter o domínio espiritual sobre a população, também exercia poder temporal, sobre tudo, através da cobrança de tributos feudais, oriundos das suas vastas extensões de terras.
II. As correntes teológicas do "tomismo" e a "agostiniana" consideravam que a salvação estava no livre arbítrio e nas boas obras, o que incentivou o discurso protestante dentro da própria Igreja.
III. A Paz de Algsburgo estabelecia o princípio de que cada governante do Sacro Império Romano?Germânico poderia escolher sua religião e a de seus súditos.
IV. Os "anabatistas", camponeses liderados por Thomas Münzer, viram na subordinação da Igreja ao Estado a possibilidade de romper com a estrutura feudal e passaram a confiscar terras, inclusive da nobreza.
V. O Calvinismo, modelo religioso defendido por João Calvino, expandiu?se mais rapidamente que o Luteranismo, e seus seguidores foram chamados de presbiterianos ? na Escócia; huguenotes ? na França; e puritanos na Inglaterra.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

713Q388673 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A exploração da terra foi a base econômica da colonização do Brasil. Passada a fase extrativista, a cana-deaçúcar tornou-se a atividade principal. Centrada particularmente em áreas do litoral nordestino, a agroindústria açucareira atraiu capitais europeus, consolidou a estrutura latifundiária e a escravidão, além de ter gerado uma sociedade predominantemente patriarcal e excludente. Ao declínio do açúcar seguiu-se a mineração no século XVIII, dando início à transferência do eixo econômico e político para o Centro-Sul da colônia, processo que se aprofundaria com a emergência do café, no século seguinte, como a principal riqueza do país. No século XX, a economia brasileira se transformou. Sob o impacto da Crise de 1929 e dos efeitos da Segunda Guerra Mundial (1939-45), o país lançou-se à industrialização, esforço que, iniciado na Era Vargas (1930-45), não mais foi interrompido, especialmente ao longo dos governos de Vargas (1951-54), de JK (1956-61) e em parte do ciclo militar (1964-85).

A partir dessas informações, entendidas como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a aspectos da história econômica brasileira e mundial.

Sob o ponto de vista econômico, a Era Vargas incentivou a monocultura e se recusou a promover a efetiva industrialização do Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️

714Q852080 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Professor de História, GUALIMP, 2020

A Conjuração Baiana foi uma revolta social de caráter popular, que ocorreu na Bahia em 1798 no Brasil colônia. Conforme a Conjuração Baiana é adequado afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

715Q388246 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Policial Militar PM Soldado, Polícia Militar CE, UECE

A Obra "Os Sertões", de Euclides da Cunha, é baseada em importante acontecimento da História do Brasil. Ela se refere

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

716Q390093 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar SC, 2018

Os Atos Institucionais foram mecanismos de controle adotados nas ditaduras militares no Brasil. Sabe-se que o Ato Inconstitucional nº 1:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

717Q180448 | História do Brasil, República, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com o advento da República, a política externa
brasileira voltou-se para uma deliberada aproximação com
os EUA, país que reconhecera, quase que de imediato, o
novo regime político do Brasil. Isso não significou que
houvessem sido abandonadas as ligações com a Europa,
especialmente com a Grã-Bretanha, marca registrada das
relações exteriores durante o Império. Mas articulavam-se,
com o barão do Rio Branco à frente do ministério, as novas
bases de uma identidade continental, que garantiria um
alinhamento do Brasil com os EUA, mantido, apenas com
pequenas alterações, até o presente.

Maria Lígia Prado. Davi e Golias: as relações entre Brasil e Estados Unidos no século XX.
In: Carlos Guilherme Mota (org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000)
- a grande transação. São Paulo: SENAC, 2000, p. 326 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
a inserção internacional do Brasil ao longo do período
republicano,julgue os itens subseqüentes.

Entre os momentos em que "o alinhamento do Brasil com os EUA" - mantido, segundo o texto, ao longo do período republicano - sofreu algum tipo de constrangimento, pode-se citar a fase da Política Externa Independente. Lançada na primeira metade dos anos 60 do século passado, ela refletia os anseios de se praticar um ponto de vista internacional a partir dos interesses nacionais em um rico e complexo contexto histórico, no qual se destacavam, entre outros marcantes acontecimentos, os impactos da Revolução Cubana e a emergência das novas nações africanas.

  1. ✂️
  2. ✂️

718Q836861 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Historia, OMNI, 2021

A Revolta da Vacina foi uma rebelião popular contra a vacina:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

719Q388906 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar Operacional, SEPAq PA, MOVENS Instituto

Os governos militares foram marcados pela intenção de se construir uma ampla malha rodoviária em todo o País. A principal obra desse período foi a construção da rodovia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.