Início

Questões de Concursos História do Brasil

Resolva questões de História do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


741Q198069 | História do Brasil, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as proposições sobre as invasões holandesas no Brasil e assinale a alternativa correta.

I– As invasões se relacionam às desavenças entre holandeses e espanhóis, acirradas durante o processo de independência das províncias do Norte, entre as quais a Holanda que, juntamente com outras províncias dos Países Baixos, foi dominada durante algum tempo pela Espanha.
II– A invasão holandesa à cidade de Salvador, em 1624, ocorreu após a derrota dos holandeses em Pernambuco, onde o governador Matias de Albuquerque e seus colonos derrotaram a Companhia das Índias Ocidentais.
III– A política de Maurício de Nassau instalou um sistema administrativo inspirado no modelo holandês, com grande ênfase na economia açucareira, sobre a qual tomaram todo o controle, impossibilitando que os colonos exercessem suas atividades.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

742Q199957 | História do Brasil, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Na Europa, "na segunda metade do século XIX, houve uma grande mobilização operaria, com diversos levantes revolucionários. ["...] Sentindo os efeitos da industrializagao, a cupula eclesiestica de Roma definiu–se oficialmente quanto a sua participagao nos novos problemas sociais."
(VICENTINO, 2002, p. 301).

Nesse contexto, o Papa Lea° XIII retificou a religião como instrumento de reforma e justiça social e, declarando–se ainda contrario a doutrina marxista de luta de classes, apelou para o espírito cristão dos empregadores, fazendo publicar em 1891 a encíclica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

743Q852143 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Prefeitura de Arapongas PR Historiador, FAFIPA, 2020

A Guerra do Contestado foi um conflito armado que ocorreu na região sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916. O conflito envolveu cerca de 20 mil camponeses que enfrentaram forças militares dos poderes federal e estadual. Ganhou o nome de Guerra do Contestado, pois os conflitos ocorrem numa área de disputa territorial entre os estados do Paraná e Santa Catarina. Sobre o referido conflito, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

745Q174121 | História do Brasil, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As últimas décadas do século XVIII foram marcadas por acontecimentos internacionais com reflexos no Brasil. A conjuntura econômica e política agravava a situação do lado de cá do Atlântico, pois tinha início a passagem de um regime de monopólios para o de livre concorrência. A crise do sistema colonial foi explorada por três conspirações capazes de revelar a influência dos ideais de liberdade disseminados pela Revolução Francesa, e a ideia de que uma eventual independência da América portuguesa tomava forma.
Mary Del Priore e Renato Venâncio. Uma breve história do Brasil. São Paulo: Ed. Planeta do Brasil, 2010, p. 143-4 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue (C ou E) os itens seguintes, considerando o processo de independência do Brasil.

A transferência da sede do Estado português para sua colônia americana foi decisiva para a emancipação política do Brasil, como evidencia o fim do monopólio comercial metropolitano determinado pela abertura dos portos brasileiros ao comércio internacional, decisão que rompia com um dos esteios da política econômica mercantilista.

  1. ✂️
  2. ✂️

746Q862193 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, AMAN, 2022

No início da década de 1990, ganhou impulso, inclusive no Brasil, uma ideologia contrária ao Estado intervencionista e protecionista, com a defesa do “Estado mínimo”, subordinado à economia de mercado e capaz de atrair investimentos internacionais. Pode-se dizer que, assim, adotava-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

747Q199776 | História do Brasil, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre os grupos políticos que disputavam o poder durante a Convenção Nacional na França revolucionária, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. A Convenção Nacional representava os interesses da alta burguesia francesa e caracterizou?se, principalmente, pela centralização política.
II. Os girondinos representavam a grande burguesia industrial e caracterizavam?se pela radicalização política.
III. Os jacobinos, assim como os cordilliers, representavam a esquerda revolucionária e defendiam o sufrágio universal.
IV. Os sans?cullotes formavam um grupo de camponeses radicais que lideraram as jornadas do ano I da República.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

748Q197227 | História do Brasil, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

A partir do século XI, prefigura–se a chamada Baixa Idade Media (século XI ao século XV), período marcado pela "ressurreição das cidades" e pelo "renascimento comercial". Paralelamente, emergiram novos grupos sociais, como o dos mercadores. A expressão "renascimento comercial e urbano" pode ser aplicada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

749Q389007 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A exploração da terra foi a base econômica da colonização do Brasil. Passada a fase extrativista, a cana-deaçúcar tornou-se a atividade principal. Centrada particularmente em áreas do litoral nordestino, a agroindústria açucareira atraiu capitais europeus, consolidou a estrutura latifundiária e a escravidão, além de ter gerado uma sociedade predominantemente patriarcal e excludente. Ao declínio do açúcar seguiu-se a mineração no século XVIII, dando início à transferência do eixo econômico e político para o Centro-Sul da colônia, processo que se aprofundaria com a emergência do café, no século seguinte, como a principal riqueza do país. No século XX, a economia brasileira se transformou. Sob o impacto da Crise de 1929 e dos efeitos da Segunda Guerra Mundial (1939-45), o país lançou-se à industrialização, esforço que, iniciado na Era Vargas (1930-45), não mais foi interrompido, especialmente ao longo dos governos de Vargas (1951-54), de JK (1956-61) e em parte do ciclo militar (1964-85).

A partir dessas informações, entendidas como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a aspectos da história econômica brasileira e mundial.

O esforço pela auto-suficiência brasileira na produção de petróleo, hoje conquistada, teve seu grande marco inicial na criação da PETROBRAS, no governo Vargas.
  1. ✂️
  2. ✂️

750Q175289 | História do Brasil, A Regência, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Durante a Regência (1831-1840), o Brasil passou por reformas
institucionais que consolidaram o Estado Nacional, cuja política
exterior tomou rumos distintos das orientações da época da
Independência. Acerca da Regência e da nova política exterior no
início do Segundo Reinado, julgue (C ou E) os itens seguintes.

O pensamento político e os dirigentes dividiam-se entre liberais e conservadores, sendo os primeiros defensores da centralização do poder e os segundos, do federalismo.

  1. ✂️
  2. ✂️

751Q390087 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Estudos Sociais, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Sobre os corretos indicadores das transformações da economia brasileira pós- 64, podemos afirmar que:

I - A consolidação do setor industrial nacional através da elevação dos salários urbanos e do aumento da oferta e consumo de bens não duráveis.

II - A elevação do volume de impostos e a consequente falência de um grande número de pequenas e médias empresas.

III - A abertura do país às empresas multinacionais a partir da abolição das restrições à remessa de lucros para o exterior.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

752Q388870 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

A crise econômica das duas décadas após 1973, quando ocorreu a crise do petróleo, alimentou parte do separatismo nacionalista em vários países, inclusive no Brasil. Considerando esse fenômeno, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

753Q388361 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

Levando em consideração a estruturação da democracia e a reorganização da administração pública e do sistema federativo a partir da Constituição de 1988, julgue os itens a seguir.

Desde a independência do Brasil, a administração pública foi estruturada sob o modelo burocrático, fundado na idéia de uma administração profissional cujos quadros são compostos por meio de concursos públicos que avaliam o mérito dos candidatos.

  1. ✂️
  2. ✂️

754Q191780 | História do Brasil, Brasil colônia, Administrador de redes, Prefeitura de Goiana PE, IPAD

No fim da dominação holandesa, o almirante Lichtart, diante de problemas com abastecimento e suprimentos, planejou invadir a região de Tejucupapo para escoar a partir dela os víveres necessários para a manutenção da campanha em Recife. O almirante Lichtart não contava, entretanto com a resistência dos habitantes da região, na qual destaca-se a participação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

755Q175810 | História do Brasil, A Primeira República, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A história da Primeira República, ou República Velha, no Brasil, foi
marcada por tensões políticas e econômicas relevantes para o
entendimento da Revolução de 1930. A respeito desse período e de
suas contradições, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Nessa quadra histórica do Brasil, adotou-se sistema eleitoral que, na prática, submetia-se ao controle dos chefes políticos locais, sobretudo no campo, o que ficou conhecido como voto de cabresto.

  1. ✂️
  2. ✂️

756Q390341 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Ao longo do período colonial brasileiro, uma parte das crianças abandonadas era deixada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

757Q174710 | História do Brasil, Diplomata Bolsa prêmio de vocação para a Diplomacia, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Escravidão negra, latifúndio e monocultura. No início da
década de 60 do século XX, afirmava-se ser esse o conjunto de
fatores em que se assentara a economia brasileira do século XVI ao
XIX, como resultado da sua forma de integração ao mercado
mundial na qualidade de área subsidiária da Europa, como
produtora de artigos tropicais e, posteriormente, de metais
preciosos. Essa visão, excessivamente reducionista, com
freqüência, associava-se à atualmente criticada concepção dos
ciclos econômicos. Não se negava, mas minimizavam-se, em forma
decisiva, a presença e a importância de outras relações de produção
que não a escravidão de africanos e de seus descendentes. Era uma
historiografia que não vislumbrava a considerável complexidade
econômico-social brasileira.
Se considerarmos somente as partes do Brasil que, em cada
época, concentram principalmente a população e as produções
coloniais, tornar-se-á possível perceber quatro fases no que
concerne à história dotrabalho:
1) 1500-1532: período chamado pré-colonial, caracterizado por
uma economia extrativista baseada no escambo com os índios;
2) 1532-1600: época de predomínio da escravidão indígena;
3) 1600-1700: fase de instalação do escravismo colonial de
plantation em sua forma clássica;
4) 1700-1822: anos de diversificação das atividades, em razão da
mineração, do surgimento de uma rede urbana, e de posterior
importância da manufatura embora sempre sob o signo da
escravidão dominante.

Ciro Flamarion Santana Cardoso. O Trabalho na colônia.
In: Maria Yedda Linhares (org.). História geral do Brasil.
Rio de Janeiro: Campus, 1996, p. 78-9 (com adaptações).

Considerando o texto acima como referência inicial, julgue os itens
seguintes, relativos ao contexto colonial brasileiro.

Na divisão cronológica apresentada no texto, a fase que corresponderia à extração do pau-brasil foi omitida, provavelmente em face de sua irrelevância econômica.

  1. ✂️
  2. ✂️

758Q199347 | História do Brasil, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Uma das práticas mercantilistas europeias implicava na proibição de se exportar certas matérias–primas que poderiam favorecer o crescimento industrial em outros países, a fim de evitar possíveis concorrências. Tal prática ficou conhecida por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

759Q180448 | História do Brasil, República, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com o advento da República, a política externa
brasileira voltou-se para uma deliberada aproximação com
os EUA, país que reconhecera, quase que de imediato, o
novo regime político do Brasil. Isso não significou que
houvessem sido abandonadas as ligações com a Europa,
especialmente com a Grã-Bretanha, marca registrada das
relações exteriores durante o Império. Mas articulavam-se,
com o barão do Rio Branco à frente do ministério, as novas
bases de uma identidade continental, que garantiria um
alinhamento do Brasil com os EUA, mantido, apenas com
pequenas alterações, até o presente.

Maria Lígia Prado. Davi e Golias: as relações entre Brasil e Estados Unidos no século XX.
In: Carlos Guilherme Mota (org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000)
- a grande transação. São Paulo: SENAC, 2000, p. 326 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
a inserção internacional do Brasil ao longo do período
republicano,julgue os itens subseqüentes.

Entre os momentos em que "o alinhamento do Brasil com os EUA" - mantido, segundo o texto, ao longo do período republicano - sofreu algum tipo de constrangimento, pode-se citar a fase da Política Externa Independente. Lançada na primeira metade dos anos 60 do século passado, ela refletia os anseios de se praticar um ponto de vista internacional a partir dos interesses nacionais em um rico e complexo contexto histórico, no qual se destacavam, entre outros marcantes acontecimentos, os impactos da Revolução Cubana e a emergência das novas nações africanas.

  1. ✂️
  2. ✂️

760Q388842 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Considerando que a inserção do Brasil na história mundial se deu a partir do processo de expansão comercial e marítima europeia do início da Idade Moderna e que a sua colonização se fez subordinada aos interesses da política econômica mercantilista conduzida por um Estado absolutista, julgue os itens seguinte

Das revoltas que explodiram no Brasil durante o período regencial, apenas uma — a Cabanagem — não teve motivação de ordem social, visto que foi conduzida pela elite paraense.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.