Início

Questões de Concursos História do Brasil

Resolva questões de História do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


741Q387900 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Bombeiro, Bombeiro Militar RN, CONSULTEC

Um fato importante na história do Rio Grande do Norte foi a sua participação na Segunda Guerra Mundial.

Sobre esse assunto, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

742Q390215 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, com relação aos traços gerais da organização e da formação do espaço geográfico brasileiro na época da incorporação do Brasil ao império português. A produção gerada na colônia estava organizada de forma a atender as necessidades do mercado interno e estimular o desenvolvimento da colônia.
  1. ✂️
  2. ✂️

743Q172958 | História do Brasil, Período Democrático, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com a queda da monarquia, em 1889, ainda que
preservada a dominação oligárquica, o novo regime acaba
beneficiando-se dos efeitos modernizadores, decorrentes da abolição
da escravatura (1888), sobre o desenvolvimento da economia
cafeeira que se dinamiza com a introdução do trabalho livre e de
imigrantes europeus. Com a Primeira República, extingue-se o
sistema censitário, mas os analfabetos são excluídos totalmente do
direito de voto.

As primeiras pressões democratizantes buscando alterar a
ordem liberal excludente se desencadeiam apenas na década de 20,
quando se inicia a crise da República Velha, que, com a Revolução
de 1930, submerge no centro de suas próprias contradições. As
insurreições sucessivas dos tenentes e a Coluna Prestes permitem,
mais tarde, que a Aliança Liberal, com a Revolução de 1930,
transcenda à mera disputa regionalista e se transforme em um
projeto nacional que busca legitimidade nas camadas médias urbanas,
superando os limitesideológicos das oligarquias dissidentes.
Essas aspirações crescentes do Brasil urbano serão, em parte,
frustradas, após 1930, pela conjugação de duas tendências
antiliberais - o estatismo crescente e o pensamento autoritário. A
radicalização político-ideológica dos anos críticos, entre 1934 e
1938, solapa o consenso revolucionário e produz efeitos perversos.
Na república populista, após o Estado Novo de Vargas, persiste o
mesmo padrão dominante da lógica liberal e da práxis autoritária. A
estruturação partidária de 1945 a 1966 foi dominada pela
hegemonia dos partidos conservadores.

Hélgio Trindade . Brasil em perspectiva: conservadorismo liberal e democracia
bloqueada. In: Carlos Guilherme Mota (Org.). Viagem incompleta: a experiência
brasileira (1500-2000) - a grande transação. São Paulo: SENAC, 2000, p. 357-64
( c o m a d a p t a ç õ e s ) .

A partir do texto acima, j u lgue os itens que se seguem, relativos
à evolução histórica do Brasilrepublicano.

O Partido Social Demo crático (PSD), a União Democrática Nacional (UDN) e o Partido Trabalhista Brasileiro (P TB) foram as p r i n cipais forças político-partidárias brasileiras na denominada Repú blica liberal-conservadora, surgida com a queda da ditadura estadonovi s t a. À medida que avançava a crise do regime, os doi s p r imeiros partidos se aproximaram na construção de um bloco reformista, ao p as s o que o trabalhismo adquiria feições crescentemente conservadoras.

  1. ✂️
  2. ✂️

744Q388524 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A queda do Estado Novo, em 1945, no momento em que se encerrava a Segunda Guerra Mundial, marcou o início do processo de redemocratização do Brasil. Eleições periódicas e diretas, fortes partidos políticos — como o PSD, a UDN e o PTB, entre os maiores — e a crescente participação política da sociedade, que rapidamente se urbanizava, caracterizaram esse período. Crises políticas se sucediam. Uma delas levou ao suicídio de um presidente. Outra, à renúncia de Jânio Quadros. Por fim, em 1964, um golpe de Estado derrubou o presidente Goulart e instituiu o ciclo autoritário que durou duas décadas. O esgotamento do regime militar, aliado à multiplicação das vozes oposicionistas, permitiu o retorno do poder civil, que se deu com a eleição indireta de Tancredo Neves. A Constituição de 1988 representou, sob o ponto de vista jurídico-político, a vitória de uma nova era democrática e preocupada em valorizar o respeito aos princípios da cidadania. Em 1989, por meio de eleições diretas, Collor chegou ao poder, do qual acabou afastado em inédito processo de impeachment. O país sobreviveu ao trauma político e à galopante inflação.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a evolução histórica do Brasil contemporâneo, julgue os itens subseqüentes.

Nos anos 90, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, instituiu-se a reeleição para os cargos do Poder Executivo, rompendo uma tradição republicana brasileira.
  1. ✂️
  2. ✂️

745Q934374 | História do Brasil, Era Vargas, ENEM

(TJ-SC) Assinale a única alternativa verdadeira referente à Revolução de 1930:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

746Q174121 | História do Brasil, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As últimas décadas do século XVIII foram marcadas por acontecimentos internacionais com reflexos no Brasil. A conjuntura econômica e política agravava a situação do lado de cá do Atlântico, pois tinha início a passagem de um regime de monopólios para o de livre concorrência. A crise do sistema colonial foi explorada por três conspirações capazes de revelar a influência dos ideais de liberdade disseminados pela Revolução Francesa, e a ideia de que uma eventual independência da América portuguesa tomava forma.
Mary Del Priore e Renato Venâncio. Uma breve história do Brasil. São Paulo: Ed. Planeta do Brasil, 2010, p. 143-4 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue (C ou E) os itens seguintes, considerando o processo de independência do Brasil.

A transferência da sede do Estado português para sua colônia americana foi decisiva para a emancipação política do Brasil, como evidencia o fim do monopólio comercial metropolitano determinado pela abertura dos portos brasileiros ao comércio internacional, decisão que rompia com um dos esteios da política econômica mercantilista.

  1. ✂️
  2. ✂️

747Q198069 | História do Brasil, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as proposições sobre as invasões holandesas no Brasil e assinale a alternativa correta.

I– As invasões se relacionam às desavenças entre holandeses e espanhóis, acirradas durante o processo de independência das províncias do Norte, entre as quais a Holanda que, juntamente com outras províncias dos Países Baixos, foi dominada durante algum tempo pela Espanha.
II– A invasão holandesa à cidade de Salvador, em 1624, ocorreu após a derrota dos holandeses em Pernambuco, onde o governador Matias de Albuquerque e seus colonos derrotaram a Companhia das Índias Ocidentais.
III– A política de Maurício de Nassau instalou um sistema administrativo inspirado no modelo holandês, com grande ênfase na economia açucareira, sobre a qual tomaram todo o controle, impossibilitando que os colonos exercessem suas atividades.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

748Q852201 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Contador, GUALIMP, 2020

A transferência da sede do governo colonial de Salvador para o Rio de Janeiro em 1763, foi consequência das transformações ocorridas no estado e da importância cada vez maior que seus portos se tornavam estratégicos para o Brasil. A alternativa que expressa corretamente do que o referido fato foi consequência, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

749Q388842 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Considerando que a inserção do Brasil na história mundial se deu a partir do processo de expansão comercial e marítima europeia do início da Idade Moderna e que a sua colonização se fez subordinada aos interesses da política econômica mercantilista conduzida por um Estado absolutista, julgue os itens seguinte

Das revoltas que explodiram no Brasil durante o período regencial, apenas uma — a Cabanagem — não teve motivação de ordem social, visto que foi conduzida pela elite paraense.

  1. ✂️
  2. ✂️

750Q934384 | História do Brasil, Segundo Reinado

Qual acontecimento deu início à Guerra do Paraguai em 1864?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

751Q389874 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Estudos Sociais, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

No período colonial brasileiro, em especial 1702, o órgão principal responsável por todos os procedimentos ligados a produção e a circulação do ouro era:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

752Q197227 | História do Brasil, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

A partir do século XI, prefigura–se a chamada Baixa Idade Media (século XI ao século XV), período marcado pela "ressurreição das cidades" e pelo "renascimento comercial". Paralelamente, emergiram novos grupos sociais, como o dos mercadores. A expressão "renascimento comercial e urbano" pode ser aplicada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

753Q390050 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Em relação ao Brasil, as questões nacionais são objeto de estudos na tentativa de sua compreensão e encaminhamento. Segundo José Murilo de Carvalho:

“os mitos nacionais, especialmente os mitos de origem, e os heróis nacionais são alguns dos instru-mentos mais poderosos para a construção das identidades nacionais [...]. A falta de identificação dos brasileiros com sua própria história é equiparada à falta de confiança nos líderes políticos, e mesmo pela sua clara rejeição a eles, incluindo aqueles eleitos para os mais altos cargos. (CARVALHO, José Murilo de. Nação imaginária: memória, mitos e heróis. In: NOVAES, Adauto (Org.). A crise do Estado-Nação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. p.p.398-412).

A partir do trecho e com base nos conhecimentos sobre identidade nacional, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

754Q185770 | História do Brasil, Brasil colônia, Administrador de redes, Prefeitura de Goiana PE, IPAD

A vida e a cultura na América portuguesa eram construídas com uma grande participação da religião católica, devido ao contexto da Contrarreforma e ao interesse da Coroa portuguesa de contar com o auxílio de todos os braços possíveis no povoamento e colonização de suas posses. Avalie as seguintes afirmações a respeito da vida religiosa de Goiana na colônia.

1. A elevação da região de Goiana à categoria de vila esteve ligada ao florescimento da vida religiosa na região.

2. Atuaram na região, principalmente, padres de duas ordens, os jesuítas e franciscanos.

3. Havia espaços distintos para brancos e negros orarem: a Igreja Matriz N. S. do Rosário dos Homens Brancos, e a do Rosário dos Homens Pretos.

Está(ão) correta(s) apenas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

755Q199347 | História do Brasil, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Uma das práticas mercantilistas europeias implicava na proibição de se exportar certas matérias–primas que poderiam favorecer o crescimento industrial em outros países, a fim de evitar possíveis concorrências. Tal prática ficou conhecida por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

756Q197833 | História do Brasil, A Primeira República, Agente Técnico Legislativo Especializado História, AL SP, FCC

Em mensagem apresentada ao poder legislativo, em 14 de julho de 1918, o presidente do Estado de São Paulo, Altino Arantes, mencionou acontecimentos de caracter muito grave ocorridos em julho do ano anterior, em razão da carestia da vida e da expansão de idéas dissolventes, tendenciosas e anarchicas. O motivo de suas preocupações era a greve geral de 1917, sobre a qual é possível afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

757Q934421 | História do Brasil, Família Real Portuguesa, ENEM

(UNIFENAS) Foram fatos importantes na política externa de D. João VI, no Brasil:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

758Q178989 | História do Brasil, Política Externa, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A aproximação Brasil-Argentina, a partir de 1985-86, teve, entre outras, a seguinte motivação:

o acordo prévio de incorporar ao processo o Uruguai e o Paraguai, mas de excluir o Chile.

  1. ✂️
  2. ✂️

759Q199776 | História do Brasil, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre os grupos políticos que disputavam o poder durante a Convenção Nacional na França revolucionária, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. A Convenção Nacional representava os interesses da alta burguesia francesa e caracterizou?se, principalmente, pela centralização política.
II. Os girondinos representavam a grande burguesia industrial e caracterizavam?se pela radicalização política.
III. Os jacobinos, assim como os cordilliers, representavam a esquerda revolucionária e defendiam o sufrágio universal.
IV. Os sans?cullotes formavam um grupo de camponeses radicais que lideraram as jornadas do ano I da República.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

760Q388860 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado, Polícia Militar BA, FCC

No período da Segunda Guerra Mundial, o governo de Getúlio Vargas adotou uma política externa de acordo com os seus interesses políticos e econômicos. Com base nessa consideração, é correto afirmar que,

I. no início da guerra, o governo manteve-se neutro, apesar de o presidente ter manifestado posições políticas que o aproximavam dos países do Eixo;

II. desde o início da guerra, o governo manteve seu apoio incondicional aos países Aliados, pois defendia princípios políticos do liberalismo clássico;

III. a partir de 1942, o governo decidiu, depois de sofrer muitas pressões dos Estados Unidos, alinhar-se ao bloco dos Aliados contra os países do Eixo;

IV. no final da guerra, o governo resolveu declarar apoio aos países do Eixo, pois percebeu que os Aliados estavam sendo influenciados pela União Soviética.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.