Início

Questões de Concursos História do Brasil

Resolva questões de História do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


801Q388801 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista em Reforma Agrário, INCRA, NCE

No início da década de 60, houve no Brasil um importante debate sobre o caráter da reforma agrária. Grosso modo, delineavam-se quatro grandes correntes de pensamento. Uma obra clássica produzida no bojo desta discussão foi "Quatro Séculos de Latifúndio",1963, de Alberto Passos Guimarães. A concepção defendida pelo autor nessa obra

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

802Q934410 | História do Brasil, Inconfidência Mineira, ENEM

(ESA - Adaptado) - A luta entre paulistas e portugueses na região das Minas Gerais no fim do século XVII chamou-se:  

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

803Q388385 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Guarda Municipal, Prefeitura de São Luís MA, ESAG

Através de tombamento realizado pelo governo federal, em 1955, a área central de São Luís foi considerada patrimônio histórico nacional, e inscrita na Lista do Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO. Entre as razões que levaram a essas medidas de proteção, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

804Q196927 | História do Brasil, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Texto associado.

Leia o texto abaixo, para responder o item 67.

"Que a Rússia czarista estava madura para a revolução, merecia muitíssimo uma revolução, e na verdade essa revolução certamente derrubaria o czarismo, já fora aceito por todo observador sensato do panorama mundial desde a década de 1870."
(HOBSBAWM, Erick. A Era dos Extremos).

Em relação ao texto acima identifique os argumentos que corroboram a afirmação do historiador e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. Um capitalismo industrial avançado, estabelecido por uma expansão político?militar e por uma crescente e diversificada produtividade e desenvolvimento urbano, indicavam as condições revolucionárias alcançadas pela classe operária.
II. Uma onda de reformas, nas últimas décadas do século XIX, aceleraram o ritmo de desenvolvimento capitalista assegurado por elevadas barreiras alfandegárias, estímulos fiscais e arregimentação agressiva de capital estrangeiro; e permitiram a ascensão das classes trabalhadoras de forma gradual ao poder político e, consequentemente, à revolução socialista.
III. Um desenvolvimento desigual e a combinação contraditória de progresso e atraso fomentaram insatisfações que se manifestaram, periodicamente, em revoltas no campo e movimentos grevistas nas cidades, vertentes que formaram a tradição revolucionária russa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

805Q390313 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos processos de colonização e ocupação da região onde se localiza o estado de Alagoas, julgue os itens seguintes. Porto Calvo, Alagoas e Penedo foram os primeiros assentamentos portugueses na região e seu estabelecimento se deu por iniciativa da Coroa portuguesa, que tinha como objetivo a expansão da conquista para o sertão a partir do rio São Francisco.
  1. ✂️
  2. ✂️

806Q388270 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Guarda Municipal, Prefeitura de São Luís MA, ESAG

A cidade de Alcântara, tombada como monumento nacional em 1948, pelo então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional tem ainda lugar de destaque em função de suas condições geográficas. Entre tais condições, podem ser citadas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

807Q934386 | História do Brasil, Segundo Reinado

Por conta da Proclamação da República, D. Pedro II foi obrigado a exilar-se do Brasil e passou os últimos momentos de sua vida em qual cidade?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

808Q179707 | História do Brasil, A Era Vargas, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com o advento da República, a política externa
brasileira voltou-se para uma deliberada aproximação com
os EUA, país que reconhecera, quase que de imediato, o
novo regime político do Brasil. Isso não significou que
houvessem sido abandonadas as ligações com a Europa,
especialmente com a Grã-Bretanha, marca registrada das
relações exteriores durante o Império. Mas articulavam-se,
com o barão do Rio Branco à frente do ministério, as novas
bases de uma identidade continental, que garantiria um
alinhamento do Brasil com os EUA, mantido, apenas com
pequenas alterações, até o presente.

Maria Lígia Prado. Davi e Golias: as relações entre Brasil e Estados Unidos no século XX.
In: Carlos Guilherme Mota (org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000)
- a grande transação. São Paulo: SENAC, 2000, p. 326 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
a inserção internacional do Brasil ao longo do período
republicano,julgue os itens subseqüentes.

Malgrado suas indisfarçáveis similitudes e de terem convivido no mesmo contexto histórico, o justicialismo peronista e o trabalhismo getulista não conseguiram se aproximar, quer em termos de propostas de ação, quer pela atuação conjunta propriamente dita. Mais que mera possibilidade, é provável que esse desencontro tenha sido motivado pelo histórico contencioso entre Argentina e Brasil, que tiveram nas disputas pela hegemonia na região platina, no século XIX, seu elemento definidor.

  1. ✂️
  2. ✂️

809Q198676 | História do Brasil, História de São Paulo, Agente Técnico Legislativo Especializado História, AL SP, FCC

O período mais longo em que o poder legislativo paulista ficou impedido de funcionar foi durante

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

810Q390266 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

Durante o Regime Militar, a política local era diretamente ligada a fazendeiros e donos de terra que usavam do poder aquisitivo para entrar na política e depois se manter com a troca de favores com a comunidade. Tal prática ficou conhecida como coronelismo. Tasso Jereissati, jovem empresário na disputa pelo governo do estado, “denuncia”, em seus discursos, que os coronéis têm uma política tradicional atrasada. Nesse sentido, ele se refere a três coronéis:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

811Q389600 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Motorista, ABDI, FEPESE

A proclamação da República no Brasil correspondeu ao encontro de duas forças diversas: a do exército e a dos fazendeiros de café. Com a instauração do Governo Provisório, presidido pelo Marechal Deodoro da Fonseca, foram tomadas algumas medidas importantes.

Dentre elas, pode se citar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

812Q389125 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

Acerca da República Velha e do Estado Novo, julgue os itens subsequentes. Pode-se afirmar que Vargas era neófito em política nacional por ter ficado restrito, na República Velha, aos temas gaúchos.
  1. ✂️
  2. ✂️

813Q388209 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

O Brasil dos anos 20 do século passado vive em um ambiente de grande efervescência, de que são exemplos as revoltas tenentistas, o surgimento do Partido Comunista e a crise política da denominada República Velha, que deságua na Revolução de 1930. É em meio a esse contexto que acontece, em fevereiro de 1922, em São Paulo, a Semana de Arte Moderna. Em relação a esse acontecimento, um autêntico festival em que as novas tendências da arte moderna são apresentadas ao público, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

814Q389778 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auditor Fiscal de Tributo Municipais, Prefeitura de Machadinho D Oeste RO, FUNCAB

Por meio de um Decreto-lei de 1943 foi criado o Território de Guaporé. Ainda sem a denominação de Estado de Rondônia, o novo Território Federal foi criado do desmembramento de terras de dois outros estados. Foram eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

815Q173551 | História do Brasil, Comércio Exterior, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No Brasil, a instabilidade da política alfandegária prevaleceu no
século XIX - estendendo-se até o advento da República - e foi
uma das causas da baixa industrialização. A respeito das tarifas
praticadas e do comércio exterior brasileiro nesse período, julgue
(C ou E) os itens a seguir.

Os Estados Unidos da América (EUA) dificultavam a importação do café por meio das altas tarifas que aplicavam à entrada do produto brasileiro naquele país.

  1. ✂️
  2. ✂️

816Q387887 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

A Constituição de 1988 foi o estuário do processo de construção no Brasil das bases de um sistema de proteção social universal e igualitário, na perspectiva dos modelos clássicos de Estado de Bem-Estar Social. Julgue os seguintes itens, relacionado à Carta de 1988.

Segundo os dados do Banco Mundial — World Development Indicators – 2005 —, a percentagem da população da China que vivia em situação de pobreza — até 1 US$ por dia — reduziu-se de 65% para 21%, entre 1980 e 2005. Esse extraordinário declínio da pobreza reflete a adoção de programas focalizados de transferência de renda na China. Desde os anos 80, programas dessa natureza foram difundidos em diversos países, como o México, o Chile e o Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️

817Q389220 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Poucos dias após a instituição do Estado Novo (novembro de 1937), o período ditatorial da Era Vargas, foi promulgado decreto-lei com o objetivo de organizar a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. Seu primeiro artigo conceituava esse patrimônio como “o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico”.

Considerando o fragmento de texto acima como motivador, julgue os itens seguintes, referentes a conceitos de patrimônio histórico e de patrimônio cultural.

A rigor, a concepção de história presente na legislação dos anos 30 do século passado perdura ainda hoje em seus aspectos mais definidores, ou seja, mantém-se a convicção de que fatos memoráveis estão vinculados às relações de poder político, protagonizadas por personagens que se distanciam do cotidiano da sociedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

818Q194709 | História do Brasil, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre os reflexos do Movimento Tenentista no governo estabelecido após a revolução de 1930, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. O Tenentismo defendia a punição das políticas comprometidas com a República Velha e o prevalecimento do "espírito revolucionário" traduzido num projeto de reformas.
II. Pela fragilidade na construção de uma identidade ideológica coerente com a prática política, o Movimento Tenentista serviu ao projeto de neutralização das oligarquias regionais,mas sem implementar modificações relevantes na estrutura socioeconômica do país.
III. A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um episódio que evidenciou os problemas de representação da classe média pelo Tenentismo, uma vez que teve a pequena burguesia na base da articulação revolucionária,e o apoio da maioria da população aos revoltosos.
IV. A expressão mais evidente das formulações pós?revolucionárias do Movimento Tenentista se encontrava no projeto do Clube 3 de Outubro, que combinava nacionalismo, outorga das garantias às classes populares e planejamento econômico.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

819Q390050 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Em relação ao Brasil, as questões nacionais são objeto de estudos na tentativa de sua compreensão e encaminhamento. Segundo José Murilo de Carvalho:

“os mitos nacionais, especialmente os mitos de origem, e os heróis nacionais são alguns dos instru-mentos mais poderosos para a construção das identidades nacionais [...]. A falta de identificação dos brasileiros com sua própria história é equiparada à falta de confiança nos líderes políticos, e mesmo pela sua clara rejeição a eles, incluindo aqueles eleitos para os mais altos cargos. (CARVALHO, José Murilo de. Nação imaginária: memória, mitos e heróis. In: NOVAES, Adauto (Org.). A crise do Estado-Nação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. p.p.398-412).

A partir do trecho e com base nos conhecimentos sobre identidade nacional, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

820Q254394 | História do Brasil, Brasil colônia, Técnico Judiciário Auxiliar, TJ SC, TJ SC

Em relação ao Período Colonial do Brasil, leia as proposições abaixo:

I Como Portugal não tinha recursos próprios para implantar um sistema administrativo na sua colônia americana, resolveu transferir o ônus da colonização para particulares, dividindo o território brasileiro em Capitanias Hereditárias.

II O Sistema de Governo Geral trouxe maior centralização à administração colonial. O primeiro governador geral do Brasil foi Tomé de Sousa (1549 1553).

III Entre os motivos que levaram Portugal a querer colonizar o Brasil, podemos citar a decadência do comércio português no Oriente.

IV A estrutura da economia açucareira do Brasil neste período era composta por: grandes propriedades, monocultura, mão-de-obra escrava, entre outros.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.