Início

Questões de Concursos História do Brasil

Resolva questões de História do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


821Q390266 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

Durante o Regime Militar, a política local era diretamente ligada a fazendeiros e donos de terra que usavam do poder aquisitivo para entrar na política e depois se manter com a troca de favores com a comunidade. Tal prática ficou conhecida como coronelismo. Tasso Jereissati, jovem empresário na disputa pelo governo do estado, “denuncia”, em seus discursos, que os coronéis têm uma política tradicional atrasada. Nesse sentido, ele se refere a três coronéis:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

822Q180931 | História do Brasil, Período Regencial, Diplomata Bolsa prêmio de vocação para a Diplomacia, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O Império brasileiro realizara uma engenhosa
combinação de elementos importados. Na organização política,
inspirava-se no constitucionalismo inglês, via Benjamin
Constant. Bem ou mal, a monarquia brasileira ensaiou um
governo de gabinete com partidos nacionais, eleições, imprensa
livre. Em matéria administrativa, a inspiração veio de Portugal
e da França, pois eram estes dois países os que mais se
aproximavam da política centralizante do Império. O direito
administrativo francês era particularmente atraente para o viés
estatista dos políticos imperiais. Por fim, até mesmo certas
fórmulas anglo-americanas, como a justiça de paz, o júri, e uma
limitada descentralização provincial, serviam de referência
quando o peso centralizante provocava reações mais fortes.
Tratava-se, antes de tudo, de garantir a sobrevivência da
unidade política do País, de organizar um governo que
mantivesse a união das províncias e a ordem social.

José Murilo de Carvalho. Pontos ebordados escritos de história e
política.
Belo Horizonte: UFMG, 1998, p. 90-1 (com adaptações).

Acerca da história do Brasil monárquico, julgue os itens
seguintes, tendo o texto acima como referência inicial.

O período regencial, entre o fim do governo de D. Pedro I e a ascensão antecipada de D. Pedro II ao poder, foi assinalado pela eclosão de revoltas armadas pelo país afora, o que, em larga medida, refletia a luta das províncias contra o centralismo da Corte.

  1. ✂️
  2. ✂️

823Q177642 | História do Brasil, República, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Nossa aventura histórica é singular. Por isso e por realizar-se
nos trópicos, ela é inteiramente nova. Se nossas classes dominantes se
revelam infecundas, o mesmo não se passa com o povo, no seu
processo de autocriação. E é com essa vantagem de sermos mestiços,
que vamos chegar ao futuro.
Foi, aliás, em busca do futuro que passamos todo um século a
indagar quem somos, e o que queremos ser, e a projetar imagens de
nós mesmos, espelho contra espelho. A cada sístole e a cada diástole
desses cem anos corresponderam visões otimistas e pessimistas,
barrocas e contidas, esperançosas e desalentadas. Pois cada momento
- o da Belle Époque, o da Revolução de 30, o do Estado Novo, o da
redemocratização, o do dia seguinte ao suicídio de Getúlio Vargas, o
do desenvolvimentismo dos anos 50, o do regime militar e o da
segunda redemocratização - refez o retrato do Brasil. Mudou, ao
longo do tempo, a linguagem com que nos descrevemos. E mudou
também o país acerca do qual sedissertava. Lidos um após outro, os
nossos evangelistas soam dissonantes, mas, juntos, se corrigem ou
polifonicamente se completam.

Alberto da Costa e Silva. Quem fomos nós no século XX: as grandes interpretações do
Brasil. In: Carlos Guilherme Mota (org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira
(1500-2000) - a grande transação. São Paulo: SENAC, 2000, p. 38, (com adaptações).

A partir da análise contida no texto apresentado e considerando
aspectos significativos da trajetória republicana brasileira, julgue os
itens que se seguem.

Tal como ocorria na Europa à mesma época, a Belle Époque, cronologicamente situada em princípios do século XX, correspondeu a um período de prosperidade no Brasil, com o país se urbanizando, promovendo inédita e relativamente expressiva desconcentração de renda, politicamente ampliando os níveis de participação da sociedade e, em termos de política externa, enfatizando as alianças com a América Latina.

  1. ✂️
  2. ✂️

824Q389150 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

O movimento denominado Insurreição Pernambucana teve início

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

825Q388777 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil

No decorrer do século XX, muitas mudanças ocorreram na sociedade brasileira, com a modernização tecnológica e a grande migração para os principais núcleos urbanos. Com relação às mudanças políticas mais recentes e suas repercussões no Estado da Alagoas, podemos afirmar que tais mudanças:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

826Q388798 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Vigilante, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP

Durante o período do Regime Militar, a sociedade brasileira teve governos que provocaram muitas mudanças políticas no Brasil. Uma das características da política desses governos foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

827Q387887 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

A Constituição de 1988 foi o estuário do processo de construção no Brasil das bases de um sistema de proteção social universal e igualitário, na perspectiva dos modelos clássicos de Estado de Bem-Estar Social. Julgue os seguintes itens, relacionado à Carta de 1988.

Segundo os dados do Banco Mundial — World Development Indicators – 2005 —, a percentagem da população da China que vivia em situação de pobreza — até 1 US$ por dia — reduziu-se de 65% para 21%, entre 1980 e 2005. Esse extraordinário declínio da pobreza reflete a adoção de programas focalizados de transferência de renda na China. Desde os anos 80, programas dessa natureza foram difundidos em diversos países, como o México, o Chile e o Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️

828Q934467 | História do Brasil, Cangaço, ENEM

Qual a data e local de falecimento de Lampião?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

829Q389041 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Sobre as relações entre colonos e jesuítas, no que diz respeito ao uso da mão de obra indígena, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. O uso da mão de obra escrava pelos colonos não conflitava com os interesses da Coroa e nem com os dos jesuítas, mas ao insistirem no cativeiro indígena, os colonos despertaram a oposição dos inacianos.

II. As relações contrárias aos padres jesuítas por parte dos colonos acentuou-se pelo fato de os lusos acreditarem que os inacianos retardavam o desenvolvimento de suas atividades econômicas ao dificultar o uso da mão de obra indígena.

III. Os jesuítas foram expulsos da Capitania de São Vicente porque os colonos os denunciaram por transformar índios aldeados em escravos da Companhia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

830Q197067 | História do Brasil, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre a crise e a desagregação do socialismo, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Os Estados socialistas apresentavam dificuldades em garantir taxas crescentes de desenvolvimento e não acompanharam, sobretudo a partir dos anos 70, os avanços científicos e tecnológicos dos países capitalistas.
( ) Os padrões políticos de centralização eram um dos poucos elementos que garantiram uma permanência mais duradoura do modelo socialista, pois agregava ideologicamente e socialmente tanto as elites políticas quanto a população.
( ) A eleição de Gorbachev, em 1985, abriu uma plataforma de reformas na área política e econômica, respectivamente denominadas de Glasnost e Perestroika.
( ) Um dos elementos desagregadores da União Soviética foi o reforço das identidades nacionais que se expressava, principalmente, pelas frentes populares que advogavam a separação da URSS.
( ) Greves, crise de abastecimento, queda do preço do petróleo, aumento do déficit e inflação formavam a conjuntura da União Soviética nos primeiros anos da década de 80 e contribuíram, significativamente, para o desmantelamento da estrutura socialista, mesmo após as reformas de Gorbachev.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

831Q834256 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, CRECI CE 15a Região Agente Fiscal, IDIB, 2021

Em 20 de abril de 2020, o portal RBA (Rede Brasil Atual), publicou reportagem com a seguinte manchete: “PGR pede investigação sobre organização de atos que pedem novo AI5”.
Fonte: <https://www.redebrasilatual.com.br/politica/2020/04/pgr-pede-investigacao-sobre-organizacao-de-atos-que-pedem-novo-ai-5/>
Muito se tem discutido acerca do tema AI-5 nos últimos anos, principalmente com manifestações em todo o país, tanto a favor quanto contra. A respeito do contexto, características e impactos históricos em torno do Ato Institucional Nº 5 (AI-5), decretado em 13 de dezembro de 1968, analise as afirmativas a seguir:
I. O AI-5 concedeu ao governo poderes para decretar a intervenção em estados e municípios, fechar o Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais; cassar mandatos e suspender direitos políticos, dentre outras prerrogativas. II. O governo decretou o AI-5 como forma de repressão às diversas organizações clandestinas surgidas no Estado Novo, como o MR-8 (Movimento Revolucionário Oito de Outubro) e a VAR-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária Palmares), que atuavam por meio da guerrilha rural e urbana. III. O AI-5 autorizou a dissolução de todos os partidos políticos então existentes e estabeleceu a eleição indireta para a presidência da República e Governadores dos Estados. IV. A partir do AI-5, em nome da segurança nacional, tida como indispensável ao desenvolvimento do país, o governo passou a poder legislar por decretos e, combinado a outros dispositivos jurídicos, julgar crimes políticos em tribunais militares, além de promover o combate à ação de grupos políticos com posições divergentes e a censura aos meios de comunicação e artísticos.
É correto o que se afirma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

832Q852196 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Prefeitura de Barra Bonita SC Fiscal Tributário e Obras, AMEOSC, 2020

Leia o trecho abaixo para responder a questão subsequente:
“A ______________ iniciou-se em 1889, quando aconteceu a Proclamação da República, no dia 15 de novembro. Esse acontecimento iniciou-se pela manhã do dia citado quando os militares liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca derrubaram o Visconde de Ouro Preto do Gabinete Ministerial. Na sequência do dia, José do Patrocínio, vereador no Rio de Janeiro, proclamou a República.”
(Fonte adaptada: https://brasilescola.uol.com.br/).
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

833Q389125 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

Acerca da República Velha e do Estado Novo, julgue os itens subsequentes. Pode-se afirmar que Vargas era neófito em política nacional por ter ficado restrito, na República Velha, aos temas gaúchos.
  1. ✂️
  2. ✂️

834Q388898 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Guarda Municipal, Prefeitura de São Luís MA, ESAG

"Sua história confunde-se com a própria fundação da cidade de São Luís. Ostenta um imponente estilo neoclássico e possui rico acervo de gravuras e obras de arte. Destaca-se ainda como um dos principais pontos turísticos desta cidade histórica." Estamos nos referindo ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

835Q388152 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil

Durante o Estado Novo (1937-1945), o presidente Getúlio Vargas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

836Q389264 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Assistente Social, TJ SC, UFPR

A respeito da Guerra do Contestado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I - Anita Garibaldi, que ficou conhecida como a "heroína dos dois mundos", teve papel importante neste conflito.

II - Foi um movimento social que pretendia separar Santa Catarina do Paraná.

III - Durante a Guerra do Contestado, apareceram as figuras dos monges, que não estavam ligados a qualquer igreja ou religião.

IV - Foi a primeira vez que aviões de combate foram utilizados no Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

837Q197538 | História do Brasil, História de São Paulo, Agente Técnico Legislativo Especializado História, AL SP, FCC

A identidade regional paulista é fenômeno multifacetado, cujas raízes, segundo alguns pesquisadores, já podem ser encontradas na Nobiliarquia paulistana, de Pedro Taques. Continuamente alimentada e adaptada a novos contextos sociais e políticos, foi associada, no início dos anos 1930, ao

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

838Q195250 | História do Brasil, História de São Paulo, Agente Técnico Legislativo Especializado História, AL SP, FCC

A Divisão de Acervo Histórico da Assembleia Legislativa de São Paulo publica, desde 2000, a série "Parlamentares Paulistas". Até agora foram editados três volumes, dedicados à atuação dos deputados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

839Q254394 | História do Brasil, Brasil colônia, Técnico Judiciário Auxiliar, TJ SC, TJ SC

Em relação ao Período Colonial do Brasil, leia as proposições abaixo:

I Como Portugal não tinha recursos próprios para implantar um sistema administrativo na sua colônia americana, resolveu transferir o ônus da colonização para particulares, dividindo o território brasileiro em Capitanias Hereditárias.

II O Sistema de Governo Geral trouxe maior centralização à administração colonial. O primeiro governador geral do Brasil foi Tomé de Sousa (1549 1553).

III Entre os motivos que levaram Portugal a querer colonizar o Brasil, podemos citar a decadência do comércio português no Oriente.

IV A estrutura da economia açucareira do Brasil neste período era composta por: grandes propriedades, monocultura, mão-de-obra escrava, entre outros.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

840Q389631 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.