Início

Questões de Concursos História do Brasil

Resolva questões de História do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


941Q389337 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Agente de Serviços Escolares, SEE SP, SEE SP

Assinale a afirmativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

942Q388207 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, PRF Policial Rodoviário Federal, Polícia Rodoviária Federal PRF, CESPE CEBRASPE

O povoamento do Centro-Oeste resulta, desde o período colonial, de movimentos migratórios. No século XX, a construção da nova capital brasileira atraiu novas levas de imigrantes, em especial do Nordeste, secundado pelo Sul e pelo Sudeste. Nos últimos tempos, o Norte e o Nordeste respondem pelo maior número de imigrantes que chegam à região. Segundo o censo de 2000, de cada três nortistas que emigram, um se dirige para o Centro-Oeste. Com o auxílio dessas informações e considerando o processo histórico de povoamento do Centro-Oeste brasileiro, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

943Q388467 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Poucos dias após a instituição do Estado Novo (novembro de 1937), o período ditatorial da Era Vargas, foi promulgado decreto-lei com o objetivo de organizar a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. Seu primeiro artigo conceituava esse patrimônio como “o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico”.

Considerando o fragmento de texto acima como motivador, julgue os itens seguintes, referentes a conceitos de patrimônio histórico e de patrimônio cultural.

Segundo a Constituição Federal vigente, inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação são, entre outras formas de acautelamento e preservação, exemplos de ações a serem empreendidas pelo poder público para, em colaboração com a comunidade, promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro.

  1. ✂️
  2. ✂️

944Q199353 | História do Brasil, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Durante o mercantilismo, todos os produtos que chegavam à colônia ou saíam dela tinham que passar pela metrópole, caracterizando assim

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

945Q389110 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Agente de Escolta Penitenciário, SEJUS ES, CESPE CEBRASPE

Os primeiros colonizadores portugueses chegaram ao litoral do atual estado do Espírito Santo em 1635. O início do povoamento ocorreu em Vila Velha. Vitória foi fundada a seguir, após combates entre portugueses e indígenas da região. A presença de religiosos europeus, como jesuítas e franciscanos, foi marcante na colonização desse território.

 O povoamento do Espírito Santo ocorreu de forma gradual, no litoral sul. Por mais de três séculos, a cana-de-açúcar comandou a economia local, substituída pelo café em meados do século XIX, com o Brasil já independente. A atração exercida pelo café, especialmente junto a fluminenses e mineiros, possibilitou a ocupação do interior, do sul para o norte.

A partir dessas informações e considerando também aspectos marcantes da história do Espírito Santo, julgue os itens que se seguem.

A atividade cafeeira atraiu imigrantes para o Espírito Santo.

  1. ✂️
  2. ✂️

946Q178252 | História do Brasil, Mercosul, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A formação do MERCOSUL se deu em razão de uma tendência
histórica, em que diversos fatores concorreram para estimular a
cooperação entre Brasil e Argentina. Acerca desse processo,
julgue (C ou E) os itens subseqüentes.

A globalização da década de 90 do século XX acentuou assimetrias entre os sistemas produtivos do Brasil e os da Argentina.

  1. ✂️
  2. ✂️

947Q175950 | História do Brasil, Brasil colônia, Diplomata Bolsa prêmio de vocação para a Diplomacia, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Após as primeiras décadas, marcadas pelo esforço de
garantir a posse da nova terra, a colonização começou a tomar
forma. Como aconteceu em toda a América Latina, o Brasil viria a
ser uma colônia cujo sentido básico seria o de fornecer ao comércio
europeu gêneros alimentícios ou minérios de grande importância.
A política da metrópole portuguesa consistirá no incentivo à
empresa comercial, com base em uns poucos produtos exportáveis
em grande escala e na grande propriedade. Ao lado da grande
empresa colonial e do regime de grande propriedade, acrescentamos
um terceiro elemento: o trabalho compulsório.

Boris Fausto. História do Brasil. São Paulo:
Edusp, 2008, p. 47-8 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e o quadro geral vigente
no período colonial brasileiro, julgue os próximos itens.

Ao longo do século XVIII, a mineração consolidou a ocupação do litoral do Brasil e gerou uma sociedade impermeável e essencialmente ruralizada.

  1. ✂️
  2. ✂️

948Q390237 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Tenente, Polícia Militar MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Julgue os itens subsequentes, relativos à história do Brasil da segunda metade do século XX. Os grupos legalistas das Forças Armadas asseguraram a continuidade do regime democrático nas severas crises políticas de 1954, 1955 e 1961, quando políticos civis convocaram a intervenção militar para efetivarem golpes de Estado, mas cederam espaço durante a crise que resultou no golpe de 1964, quando a hierarquia militar foi posta em risco, como evidenciado pela insurreição dos sargentos em Brasília.
  1. ✂️
  2. ✂️

949Q197261 | História do Brasil, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas abaixo que se referem à Guerra do Paraguai, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F" quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( )A proibição da navegação brasileira em águas paraguaias e a invasão do território do Mato Grosso pelas tropas de Solano López foram o estopim deflagrador do conflito.
( )A assinatura do Tratado da Tríplice Aliança, em 1865, representou uma derrota diplomática para o Paraguai, que contava com a neutralidade do governo argentino e com o apoio da população de Corrientes, província invadida naquele mesmo ano.
( )O recrutamento de combatentes para a guerra contava, entre outros meios, com a arregimentação de escravos que buscavam a alforria prometida pelo governo do Brasil, como recompensa pela luta nos campos de batalha.
( )A derrota paraguaia no conflito deveu-se, principalmente, ao despreparo do exército paraguaio e à deficiência da economia daquele país, altamente dependente do capital estrangeiro, sobretudo, da Inglaterra.
( )No que se refere ao Brasil, a vitória da Tríplice Aliança fortaleceu o Exército e o sentimento de identidade nacional e, consequentemente, a figura do imperador D. Pedro II e da política imperial.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

950Q388067 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

A origem do nome da cidade do Paulista deve-se ao fato

 
I.   de o coronel Berenguer de Andrade ter vendido o Engenho Paratibe de Baixo e toda a propriedade de Maranguape ao mestre de campo, Manuel Álvares de Moraes Navarro, natural do Estado de São Paulo.
II.   de o mestre de campo, Manuel Álvares de Moraes Navarro, ter vindo de São Paulo, comandando "um terço de linha" para a guerra e conquista dos Palmares.
III.   de o bandeirante Domingos Jorge Velho ser de origem paulista, contratado para acabar com o "Quilombo dos Palmares". 


Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

951Q389133 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Técnico, Arquivo Nacional, NCE

Com o fim do Estado Novo, a intelligentsia brasileira buscou novas interpretações para a realidade. O Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), fundado em 1955, tornou-se um dos mais destacados pólos deste debate intelectual. Assinale a alternativa que melhor define a matriz do pensamento isebiano:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

952Q835861 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Fundamental II História, OMNI, 2021

No período regencial a Assembleia Geral elegeu a Regência Trina Provisória para governar o Brasil, de acordo com a Constituição de 1824, alguns liberais moderados dominaram a política e promoveram ações ,analise as afirmativas abaixo sobre Regência Trina Provisória: I-Criação da Guarda Nacional, tendo cidadãos com função policial. II-O padre Diogo Antônio Feijó foi eleito regente em 1835, defendendo a descentralização. III-Aprovação do Código de Processo Criminal, que fixou normas para aplicação da justiça e deu poder aos juízes de paz das províncias. IV-Mudanças na Constituição de 1824 por meio do Ato Adicional.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

953Q934427 | História do Brasil, Família Real Portuguesa, ENEM

(Enem 2010) Em 2008 foram comemorados os 200 anos da mudança da família real portuguesa para o Brasil, onde foi instalada a sede do reino. Uma sequência de eventos importantes ocorreu no período 1808-1821, durante os 13 anos em que D. João VI e a família real portuguesa permaneceram no Brasil.

Entre esses eventos, destacam-se os seguintes:

• Bahia - 1808: Parada do navio que trazia a família real portuguesa para o Brasil, sob a proteção da marinha britânica, fugindo de um possível ataque de Napoleão.

• Rio de Janeiro - 1808: desembarque da família real portuguesa na cidade onde residiriam durante sua permanência no Brasil.

• Salvador - 1810: D. João VI assina a carta régia de abertura dos portos ao comércio de todas as nações amigas, ato antecipadamente negociado com a Inglaterra em troca da escolta dada à esquadra portuguesa.

• Rio de Janeiro - 1816: D. João VI torna-se rei do Brasil e de Portugal, devido à morte de sua mãe, D. Maria I.

• Pernambuco - 1817: As tropas de D. João VI sufocam a revolução republicana.

GOMES. L. 1808: como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil. São Paulo: Editora Planeta, 2007 (adaptado)

Uma das consequências desses eventos foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

954Q197160 | História do Brasil, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre a Revolução Francesa, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. A revolução é um marco na história francesa por assinalar a elevação da sociedade burguesa e capitalista na história do país.
II. O aspecto essencial da Revolução Francesa é a realização da unidade nacional do país através da destruição do modelo de regime senhorial e das "ordens feudais privilegiadas".
III. A estrutura social da França em fins do século XVIll já apresentava mudanças na estratificação social do país, caracterizada pela decadência do caráter aristocrático e pela desvalorização da terra como única forma de riqueza social e aquisição de poder.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

955Q388650 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Historiador, TJ PE, SUSTENTE

O movimento militar de março de 1964 trouxe posteriormente profundas transformações na estrutura econômica brasileira fruto de necessidades do desenvolvimento capitalista no país e de pressões advindas das mudanças do mercado internacional. Abaixo seguem alternativas em que procuramos apresentar indicadores verdadeiros das transformações na economia brasileira, embora um seja absolutamente incorreto. Assinale-o.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

956Q177210 | História do Brasil, República, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Nossa aventura histórica é singular. Por isso e por realizar-se
nos trópicos, ela é inteiramente nova. Se nossas classes dominantes se
revelam infecundas, o mesmo não se passa com o povo, no seu
processo de autocriação. E é com essa vantagem de sermos mestiços,
que vamos chegar ao futuro.
Foi, aliás, em busca do futuro que passamos todo um século a
indagar quem somos, e o que queremos ser, e a projetar imagens de
nós mesmos, espelho contra espelho. A cada sístole e a cada diástole
desses cem anos corresponderam visões otimistas e pessimistas,
barrocas e contidas, esperançosas e desalentadas. Pois cada momento
- o da Belle Époque, o da Revolução de 30, o do Estado Novo, o da
redemocratização, o do dia seguinte ao suicídio de Getúlio Vargas, o
do desenvolvimentismo dos anos 50, o do regime militar e o da
segunda redemocratização - refez o retrato do Brasil. Mudou, ao
longo do tempo, a linguagem com que nos descrevemos. E mudou
também o país acerca do qual sedissertava. Lidos um após outro, os
nossos evangelistas soam dissonantes, mas, juntos, se corrigem ou
polifonicamente se completam.

Alberto da Costa e Silva. Quem fomos nós no século XX: as grandes interpretações do
Brasil. In: Carlos Guilherme Mota (org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira
(1500-2000) - a grande transação. São Paulo: SENAC, 2000, p. 38, (com adaptações).

A partir da análise contida no texto apresentado e considerando
aspectos significativos da trajetória republicana brasileira, julgue os
itens que se seguem.

Ao falar em sístole e diástole ao longo da república brasileira, o autor reitera o ponto de vista, hoje majoritário na historiografia, da linearidade do processo histórico vivido pelo país ao longo do século XX. Momentos de crise, ainda que agudos em determinadas circunstâncias, não foram suficientes para alterar um quadro geral de continuidade que levou o Brasil a apresentar no fim do século XX uma fisionomia bastante próxima da que tinha nas primeiras décadas republicanas.

  1. ✂️
  2. ✂️

957Q390027 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor II, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

das as afirmativas acerca do governo de Juscelino Kubitschek,

I. Seu programa de governo tinha como proposta 50 anos de progresso em 5 anos.

II. Seu Plano de Metas consistia em 31 objetivos.

III. O Plano de Metas mencionava cinco setores básicos, sendo alimentação e educação os setores com maior investimento.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

958Q177819 | História do Brasil, Política Externa, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Cinco paradigmas históricos foram identificados na História
da Política Exterior do Brasil, de Amado Cervo e Clodoaldo Bueno,
correspondendo cada um deles a uma periodização, com a qual se
procurou inserir a con ju ntura nas estruturas históricas e articular
micro- e macro-história para se obter uma interpretação categorial e
sistemática da evolução da política exterior do Brasil nos últimos dois
séculos. Assim foram apresentados por Cervo e Bueno: a) o das
concessões sem barganha da época da independência
(1808-1828), pelo qual se sacrificou o interesse nacional sob
múltiplos aspectos, com efeitos nefastos sobre a formação nacional
até meados da década de 40 do século XIX; b) o da leitura
complexa do interesse nacional, aliado à determinação de preservar
o exercício soberano da vont ade nacional (1844-1889); c) a
diplomacia da agroexportação e dos grandes alinhamentos com que
a República, que subordinaria o serviço da diplomacia aos interesses
do segmentointerno socialmente hegemônico, particularmente
plantadores e exportadores de café (1889-1930); d) o modelo de
política exterior do nacional-desenvolvimentismo que acoplou,
finalmente, a face extern a da política às demandas do moderno
desenvolvimento, dos anos 30 à década de 80 do século XX;
e) a dança dos três paradigmas disponíveis simultaneamente, no
tempo mais recente da política externa do Brasil (os anos 90 e o
início do novo século): o da sobrevivência limitada do nacionaldesenvolvimentismo,
o da expansão do liberalismo desenfreado e do
Estado logístico, que equilibra os dois anteriores.

José Flávio Sombra Saraiva. Um percurso acadêmico modelar: Amado Luiz
Cervo e a afirmação da historiografia das relações internacionais no Brasil.
Apud: Estevão Chaves de Rezende Martins (Org.). Relações internacionais:
visões do Brasil e da América Latina. Br asília: IBRI, 2003, p. 27 (com
a d a p t a ç õ e s ) .

Tend o o texto acima como referência inicial, julgueos itens
subseqü en t es , relativos à política internacional e à inserção
histórica do Brasil no cenário mundial.

O primeiro período republicano no Bras i l dá início à denomi n ad a diplomacia do café, a qual, mais que simples es fo rço de promoção comercial, também envolvia a negociação de empré s timos, além da defesa contra acusações de cartelização e abuso de poder dominante.

  1. ✂️
  2. ✂️

959Q389542 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa CE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito da Constituição como projeto político.

A primeira Constituição brasileira — a Constituição Imperial, de 1842 —, além de concentrar muitos poderes nas mãos do imperador, caracterizou-se pelo silêncio com relação aos direitos humanos, que passaram a ser incluídos somente nas constituições posteriores.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.