Início

Questões de Concursos História do Brasil

Resolva questões de História do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


941Q852167 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Professor de História, GUALIMP, 2020

Em 1530, com o propósito de realizar uma política de colonização, Don João III, organizou uma expedição ao Brasil. Essa expedição é conhecida por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

942Q177980 | História do Brasil, O Primeiro Reinado, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O processo de Independência do Brasil concluiu-se durante o
Primeiro Reinado (1822-1831). Este foi, contudo, um período
conturbado da história nacional, em razão, entre outros fatores, de
contradições da vida política interna e da política exterior. A esse
respeito, julgue (C ou E) os itens a seguir.

No Congresso do Panamá de 1826, em que se discutiu a ordem hemisférica, a delegação brasileira fez a defesa da guerra que o governo movia contra Buenos Aires pela posse da Província Cisplatina.

  1. ✂️
  2. ✂️

943Q180823 | História do Brasil, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O Segundo Reinado compreende quatro décadas, abrangendo desde o golpe da Maioridade (1840) à Proclamação da República (1889) e determinando quatro períodos, que podem ser apontados como a mais longa fase da história política do Brasil. Houve um primeiro período, de organização, do Segundo Reinado de 1840 a 1850 , que primou pela repressão aos levantes regionais do período regencial, preparação do imperador e montagem do aparato legislativo para garantir a ordem constitucional. O segundo período de 1850 a 1864 caracterizou-se por certa estabilidade, quando se implementaram as primeiras iniciativas materiais de porte. No terceiro período de 1864 a 1870 , sobressaiu a campanha da guerra contra o Paraguai, transformada em questão nacional. O último período de 1870 a 1889 foi marcado não só pelo desenvolvimento econômico, mas também pelo aprofundamento das contradições, ampliado com a propaganda republicana.
Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota. História do Brasil: uma interpretação. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2008, p. 462-8 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue (C ou E) os itens seguintes, considerando o quadro de crise que leva à queda do regime monárquico e a sua substituição pelo regime republicano.

O texto sugere que uma das principais causas do enfraquecimento do regime monárquico foi a sua incapacidade de reorientar os rumos da economia brasileira nos anos que se seguiram ao fim da Guerra do Paraguai: a queda brusca dos preços do café no mercado internacional acarretou retrocesso econômico e instabilidade política.

  1. ✂️
  2. ✂️

944Q388263 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

A efêmera aliança de D. Pedro com os brasileiros não resultara senão do ódio comum, que com eles partilhava, às cortes constituintes de Portugal. Mas realizada a independência, desperta nele a natural solidariedade com os compatriotas, que ainda lhe ofereciam um poder absoluto, diferente do papel decorativo do soberano constitucional que lhe queriam emprestar os aliados de véspera.

O texto retrata a situação do Brasil após a independência e a única alternativa incorreta sobre o período é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

945Q196788 | História do Brasil, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Identifique abaixo as politicas estatais que se caracterizam pelo conceito de neoliberalismo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A nacionalização de setores estratégicos.
( ) A privatização de atividades estatais.
( ) A redução da atividade reguladora do Estado, inclusive nas relações de trabalho.
( ) A abertura da economia ao mercado internacional.
( ) O aumento de gastos públicos assistenciais, como os destinados ao contingente de desempregados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

946Q179124 | História do Brasil, A Era Vargas, Diplomata Bolsa prêmio de vocação para a Diplomacia, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A chegada de Vargas ao poder deu início a uma nova fase
da história política brasileira. O enfraquecimento da oligarquia
cafeeira, o fortalecimento dos setores urbanos industriais, as
pretensões políticas dos estados de segunda grandeza, o
descontentamento militar, enfim, todo esse conjunto de fatores
conduziu à articulação de novo pacto político. Nesse contexto,
Vargas assumiu o poder, situando-se como uma espécie de árbitro
dos conflitos. Com o afastamento de Vargas, em 1945, a realização
de eleições gerais e a elaboração de novo texto constitucional, as
principais forças políticas puderam pactuar a montagem do regime
democrático.

Marieta de Moraes Ferreira e Carlos Eduardo Sarmento. A república
brasileira
: pactos e rupturas. In: Ângela de Castro Gomes, Dulce Chaves
Pandolfi e Verena Alberti (Orgs.). A república no Brasil. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira; CPDOC, 2002, p. 462, 473 (com adaptações).

Com base no texto acima e nos aspectosmarcantes da Era Vargas
(1930-45) e do processo histórico brasileiro pós-1945, julgue os
itens a seguir.

A eleição direta de Fernando Collor marca o fim do regime militar.

  1. ✂️
  2. ✂️

947Q390351 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos processos de colonização e ocupação da região onde se localiza o estado de Alagoas, julgue os itens seguintes. O uso dos indígenas como mão de obra na produção açucareira foi rapidamente considerado inviável pelos portugueses e, por essa razão, ainda no século XVI, os africanos escravizados já eram a principal força de trabalho no sul de Pernambuco.
  1. ✂️
  2. ✂️

948Q388333 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Vigilante, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP

No início de 1985, Tancredo Neves e José Sarney ganharam a eleição para presidente e vice-presidente, respectivamente. Sobre essa eleição, pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

949Q388650 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Historiador, TJ PE, SUSTENTE

O movimento militar de março de 1964 trouxe posteriormente profundas transformações na estrutura econômica brasileira fruto de necessidades do desenvolvimento capitalista no país e de pressões advindas das mudanças do mercado internacional. Abaixo seguem alternativas em que procuramos apresentar indicadores verdadeiros das transformações na economia brasileira, embora um seja absolutamente incorreto. Assinale-o.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

950Q101714 | História do Brasil, Analista Administrativo, TJ SC, TJ SC

Conflito que alcançou enormes proporções na história do Brasil e, particularmente, dos Estados do Paraná e de Santa Catarina. Semelhante a outros graves momentos de crise, interesses político-econômicos e messianismo se misturaram ao contexto explosivo. Ocorrido entre 1912 e 1916, o conflito envolveu, de um lado, a população cabocla daqueles Estados, e, de outro, os dois governos estaduais, apoiados pelo presidente da República, Hermes da Fonseca.

O texto acima faz referência a / ao:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

951Q390237 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Tenente, Polícia Militar MA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relativos à história do Brasil da segunda metade do século XX. Os grupos legalistas das Forças Armadas asseguraram a continuidade do regime democrático nas severas crises políticas de 1954, 1955 e 1961, quando políticos civis convocaram a intervenção militar para efetivarem golpes de Estado, mas cederam espaço durante a crise que resultou no golpe de 1964, quando a hierarquia militar foi posta em risco, como evidenciado pela insurreição dos sargentos em Brasília.
  1. ✂️
  2. ✂️

952Q388207 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, PRF Policial Rodoviário Federal, Polícia Rodoviária Federal PRF, CESPE CEBRASPE

O povoamento do Centro-Oeste resulta, desde o período colonial, de movimentos migratórios. No século XX, a construção da nova capital brasileira atraiu novas levas de imigrantes, em especial do Nordeste, secundado pelo Sul e pelo Sudeste. Nos últimos tempos, o Norte e o Nordeste respondem pelo maior número de imigrantes que chegam à região. Segundo o censo de 2000, de cada três nortistas que emigram, um se dirige para o Centro-Oeste. Com o auxílio dessas informações e considerando o processo histórico de povoamento do Centro-Oeste brasileiro, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

953Q390027 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor II, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL

das as afirmativas acerca do governo de Juscelino Kubitschek,

I. Seu programa de governo tinha como proposta 50 anos de progresso em 5 anos.

II. Seu Plano de Metas consistia em 31 objetivos.

III. O Plano de Metas mencionava cinco setores básicos, sendo alimentação e educação os setores com maior investimento.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

954Q389788 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

As revoluções burguesas - a 1ª Revolução Industrial Inglesa, a Revolução Francesa e a 2ª Revolução Industrial na Alemanha - foram importantes para a sociedade ocidental porque permitiram que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

955Q388647 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Brasil Império, julgue os itens a seguir. A crise gradual do Império originou-se das obsoletas instituições mantidas em um contexto econômico e social que mudava no país e no mundo.
  1. ✂️
  2. ✂️

956Q388467 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Poucos dias após a instituição do Estado Novo (novembro de 1937), o período ditatorial da Era Vargas, foi promulgado decreto-lei com o objetivo de organizar a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. Seu primeiro artigo conceituava esse patrimônio como “o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico”.

Considerando o fragmento de texto acima como motivador, julgue os itens seguintes, referentes a conceitos de patrimônio histórico e de patrimônio cultural.

Segundo a Constituição Federal vigente, inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação são, entre outras formas de acautelamento e preservação, exemplos de ações a serem empreendidas pelo poder público para, em colaboração com a comunidade, promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro.

  1. ✂️
  2. ✂️

957Q389344 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

Acerca da República Velha e do Estado Novo, julgue os itens subsequentes. O golpe que levou Vargas ao poder refletiu o cisma das elites oligárquicas e a elevação de novos atores políticos na vida nacional.
  1. ✂️
  2. ✂️

958Q388369 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista em Ciência Júnior I, MCT, CESPE CEBRASPE

A história da imprensa brasileira é marcada por períodos em que a censura esteve presente explícita ou implicitamente. A respeito desse tema, julgue os seguintes itens.

Durante boa parte da década de 70 do século XX, a censura se fez presente mediante acordos de autocensura, pela adesão voluntária do veículo e mediante a distribuição de matérias de contra-informação para serem publicadas sem indicação de fonte.

  1. ✂️
  2. ✂️

959Q390010 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 15a Região, FCC, 2018

Conforme a Lei no 581, de 4/9/1850, conhecida como “Eusébio de Queiroz”, os
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

960Q177819 | História do Brasil, Política Externa, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Cinco paradigmas históricos foram identificados na História
da Política Exterior do Brasil, de Amado Cervo e Clodoaldo Bueno,
correspondendo cada um deles a uma periodização, com a qual se
procurou inserir a con ju ntura nas estruturas históricas e articular
micro- e macro-história para se obter uma interpretação categorial e
sistemática da evolução da política exterior do Brasil nos últimos dois
séculos. Assim foram apresentados por Cervo e Bueno: a) o das
concessões sem barganha da época da independência
(1808-1828), pelo qual se sacrificou o interesse nacional sob
múltiplos aspectos, com efeitos nefastos sobre a formação nacional
até meados da década de 40 do século XIX; b) o da leitura
complexa do interesse nacional, aliado à determinação de preservar
o exercício soberano da vont ade nacional (1844-1889); c) a
diplomacia da agroexportação e dos grandes alinhamentos com que
a República, que subordinaria o serviço da diplomacia aos interesses
do segmentointerno socialmente hegemônico, particularmente
plantadores e exportadores de café (1889-1930); d) o modelo de
política exterior do nacional-desenvolvimentismo que acoplou,
finalmente, a face extern a da política às demandas do moderno
desenvolvimento, dos anos 30 à década de 80 do século XX;
e) a dança dos três paradigmas disponíveis simultaneamente, no
tempo mais recente da política externa do Brasil (os anos 90 e o
início do novo século): o da sobrevivência limitada do nacionaldesenvolvimentismo,
o da expansão do liberalismo desenfreado e do
Estado logístico, que equilibra os dois anteriores.

José Flávio Sombra Saraiva. Um percurso acadêmico modelar: Amado Luiz
Cervo e a afirmação da historiografia das relações internacionais no Brasil.
Apud: Estevão Chaves de Rezende Martins (Org.). Relações internacionais:
visões do Brasil e da América Latina. Br asília: IBRI, 2003, p. 27 (com
a d a p t a ç õ e s ) .

Tend o o texto acima como referência inicial, julgueos itens
subseqü en t es , relativos à política internacional e à inserção
histórica do Brasil no cenário mundial.

O primeiro período republicano no Bras i l dá início à denomi n ad a diplomacia do café, a qual, mais que simples es fo rço de promoção comercial, também envolvia a negociação de empré s timos, além da defesa contra acusações de cartelização e abuso de poder dominante.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.