Questões de Concursos: História e Geografia de Estados e Municípios

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: História e Geografia de Estados e Municípios. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q37246 | História e Geografia de Estados e Municípios, Técnico Judiciário, TJ RO, FGV

“ m sua terceira visita à Amazônia desde que assumiu a pasta, o ministro da Defesa, Jaques Wagner, anunciou apoio à implementação da Hidrovia do Rio Madeira, que cortará os estados de Rondônia e do Amazonas.
Orçada em R$ 40 milhões – preço equivalente a apenas 40 km de rodovia -, a hidrovia terá uma extensão de 1.076 km. Jaques Wagner acredita que o momento é adequado para o governo federal investir no transporte hidroviário. "O custo do transporte nas hidrovias é mais barato e na Amazônia não temos estradas", disse o ministro.”

(Disponível em http://www.brasil.gov.br/defesa-eseguranca/2015/04/ministerio-defesa-apoia-hidrovia-de-1-076-km-no-rio-madeira)

A importância do investimento na implementação da hidrovia mencionada no texto está relacionada principalmente:

12 Q51465 | História e Geografia de Estados e Municípios, Analista Legislativo, AL RO, FGV

Sobre a criação do Território Federal do Guaporé, em 1943, assinale a afirmativa correta. 

13 Q49899 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PE, UPENET

O olhar geográfico possibilita analisar e compreender o espaço onde as sociedades humanas estão inseridas. No caso de Pernambuco e de seus aspectos geográficos, é INCORRETO afirmar que o Estado apresenta 

14 Q224296 | História e Geografia de Estados e Municípios, Rondônia, Procurador do Estado, PGE RO, PGE RO

No século XIX, o primeiro ciclo da borracha, em território rondoniense,

15 Q33888 | História e Geografia de Estados e Municípios, Técnico Administrativo, DPE RO, FGV

Durante o processo de União Ibérica (1580/1640), Portugal avançou o seu território na América, resultando na transformação do espaço físico brasileiro que passou a ser continental. Assim foi possível a ocupação da região norte e, especificamente, a área do atual Estado de Rondônia. Tal processo de ocupação de Rondônia se deu pela presença dos jesuítas na região, buscando a catequização dos indígenas. Acerca da conquista territorial de Rondônia entre os séculos XVII e XVIII, um outro grupo responsável por esse processo foi:

16 Q48404 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de Polivalência, Prefeitura de Canavieira PI, IMA

A ocupação do território piauiense resultou da expansão da pecuária, que ali encontrou várias condições favoráveis ao seu desenvolvimento, melhores do que havia nos sertões da Bahia. Destacam-se nas terras piauienses, dentre outras: 

I. A disponibilidade de terras, que foram repartidas em grandes propriedades, quase todas elas servidas de cursos d"água e pastagens naturais permanentes.
II. Chuvas mais abundantes e com melhor distribuição.
III. As facilidades de instalações das fazendas para as quais despendiam poucos esforços, não somente de equipamentos, mas também de recursos humanos, na medida em que com um número reduzido de pessoas era possível colocar em funcionamento uma fazenda de criação de gado.

É correto o que se afirma em:

17 Q42600 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

As representações expressam a relação do sujeito com as formas de organização do espaço. Nesse sentido, as representações sobre a sociedade goiana, no século XIX, foram tributárias

18 Q50435 | História e Geografia de Estados e Municípios, Técnico Administrativo, MPE RO, FUNCAB

A ferrovia Madeira-Mamoré foi concluída em 1912 e teve como um de seus principais objetivos o transporte de um produto oriundo da Bolívia e de grande valor econômico, à época. 
Esse produto, ao qual o enunciado se refere é a:

19 Q10110 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor, SEE AC, FUNCAB

“Quando, a partir de 1860, começaram a acontecer as primeiras viagens de exploração se constatou, não só a presença indígena, mas a grande riqueza natural dos rios acreanos, despertando a cobiça dos exploradores. Já em 1870 tinha início uma verdadeira corrida do ouro que fez com que em poucos anos os rios acreanos fossem tomados de assalto. Milhares de homens vindos de todas as partes do Brasil e do mundo passaram a subir os rios estabelecendo imensos seringais em suas margens. Era a febre provocada pelo ouro negro, a borracha extraída da seringueira que depois de defumada era exportada para abastecer as indústrias europeias e norte-americanas, cada vez mais ávidas por esse produto.” (NEVES, Marcos Vinícius. História Nativa do Acre. In: Povos do Acre: História indígena da Amazônia Ocidental. Governo do Estado do Acre, Rio Branco, 2002, p. 13)
O fragmento acima sobre o processo de colonização da Amazônia Ocidental e, mais precisamente na região do Acre, deixa claro que:

20 Q19460 | História e Geografia de Estados e Municípios, Assistente Administrativo, AL MG, CS UFG

A composição da população goiana, considerando a migragao, e bastante heterogênea. Contudo, e possivel estabelecer um perfil regional da migração, uma vez que ela foi influenciada, sobretudo, pelo trabalho. Tendo em vista o Entorno do Distrito Federal, a maior parte dos migrantes foram oriundos da região
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.