Início

Questões de Concursos História e Geografia de Estados e Municípios

Resolva questões de História e Geografia de Estados e Municípios comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1271Q878649 | História e Geografia de Estados e Municípios, Trabalhador Braçal, Prefeitura de Santa Maria de Jetibá ES, Consulplan, 2024

Os Estados do Brasil possuem uma miscigenação de culturas derivadas do processo de colonização. Sobre Santa Maria do Jetibá, analise as afirmativas a seguir.

I. Pode-se encontrar a língua pomerana em alguns lugares de Santa Maria de Jetibá, uma demonstração da preservação dos costumes de alguns colonos que se estabeleceram naquela região.
II. A esposa de D. Pedro II, Imperatriz Maria Teresa, promoveu uma vinda de pomeranos para a região após a Primeira Guerra Mundial.
III. A economia do município está ligada à agricultura, tendo por destaques a produção de ovos; há, ainda, a produção de gengibre, morango, café, dentre outros produtos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1273Q871556 | História e Geografia de Estados e Municípios, Auxiliar Operacional/Motorista, Câmara de Mirabela MG, COTEC, 2024

Com a chegada dos portugueses no Brasil, houve quase um desaparecimento dos povos indígenas que viviam nas terras chamada de Minas Gerais. Quando escravizados, muitas vezes, morriam por não suportarem o cativeiro, e os que escapavam fugiam para o interior, longe de áreas ocupadas por portugueses. Analise as afirmativas a seguir sobre esse conflito e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).



( ) O povo Maxakali, agricultores de origem, habita o vale do Mucuri em Minas Gerais, nos municípios de Bertópolis e Santa Helena de Minas, preserva a sua língua, religião e cultura, mas luta pela recuperação ambiental das suas terras.


( ) O povo Kaxixó vive em Martinhos de Campos, Baixo São Francisco, e reivindica o reconhecimento oficial de sua identidade étnica, após a regularização de suas terras, e fazem parte do movimento indígena.


( ) O povo Krenak reside em Resplendor, Vale do Rio Doce, e as suas terras foram reconhecidas na justiça em 1997, quando novamente ocupa o seu território tradicional e reafirma a sua cultura.


( ) A cidade com maior número de indígenas em Minas Gerais é São João das Missões, onde foram contabilizados 10.398 indígenas, o que representa quase 80% da população dessa cidade.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1275Q878497 | História e Geografia de Estados e Municípios, Padioleiro, Prefeitura de Itumbiara GO, IV UFG, 2024

Em 1909, início do século XX, ocorreu um golpe político em Goiás que promoveu a ascensão ao poder do grupo político comandado pela família Caiado, encabeçada por seu patriarca, Antônio Ramos Caiado, conhecido como Totó Caiado. Uma das áreas que será emancipada à época é Itumbiara, que então era conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1276Q873212 | História e Geografia de Estados e Municípios, Feminino, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

A história do município de Bom Jesus do Sul está intrinsecamente ligada a valores como o progresso e o trabalho no campo. Entre os elementos presentes no brasão municipal, qual dos animais abaixo está representado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1278Q908887 | História e Geografia de Estados e Municípios, PEB I, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Assinale a afirmativa correta sobre Cunha:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1279Q874351 | História e Geografia de Estados e Municípios, Coveiro, Prefeitura de Wenceslau Braz MG, FAU, 2024

O município de Wenceslau Braz se originou de uma doação de parte das terras da Fazenda Faxinal. Para qual município abaixo essa terra foi doada naquela época?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1281Q871569 | História e Geografia de Estados e Municípios, Agente de Serviços Gerais, Prefeitura de Rancho Queimado SC, Instituto Fênix, 2024

Rancho Queimado é um município catarinense conhecido por sua localização geográfica e características naturais. Em relação à sua localização, é correto afirmar que Rancho Queimado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1285Q886621 | História e Geografia de Estados e Municípios, Fiscal de Posturas e Obras, Prefeitura de Buriti Alegre GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Terras Indígenas (TI) demarcadas em Goiás estão em áreas de baixa produção para agricultura e pecuária. Esse fato explica o modo como o processo de expropriação ocorreu, como as frentes de contato atuavam de forma a deixar as terras mais valiosas fora do processo demarcatório. Contudo, isso não implica dizer que as terras demarcadas estão em bom estado de conservação, pois faltam análises para compreender a dinâmica de ocupação dentro e fora das terras indígenas


SANTOS, A. M. Choques de territorialidades nas terras indígenas de Goiás/Brasil. Revista Territorial. Goiás, v.5, n.1, p.50-64, jan./jun. 2016.

Essa distribuição das terras impôs aos índios qual dificuldade em relação ao território?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1286Q865380 | História e Geografia de Estados e Municípios, Motorista D, Prefeitura de Juripiranga PB, EDUCA, 2024

O forró nasceu há cerca de 200 anos, nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. O gênero se originou a partir da mistura de diversos ritmos nordestinos. São eles:

I. Baião. II. Xaxado. III. Coco. IV. Maxixe. V. Samba.

Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1287Q878482 | História e Geografia de Estados e Municípios, Operador de Máquina Pesada, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

“A atual zona urbana [do município de Sapezal] começou a ser povoada com a abertura da estrada MT 235 (Estrada Nova Fronteira)”.

Disponível em: https://www.sapezal.mt.gov.br/portal/servicos/1001/historia. Acesso em: 12 dez. 2023.

Além da abertura da estrada citada acima, contribuiu para a formação da zona urbana o loteamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1288Q879517 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Município de Paulo Bento, Servente, Prefeitura de Paulo Bento RS, FUNDATEC, 2024

Qual ponto turístico é considerado o “coração” de Paulo Bento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1290Q678371 | História e Geografia de Estados e Municípios, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

Acerca da formação social das Minas Gerais no século XVIII, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.