Início

Questões de Concursos História e Geografia de Estados e Municípios

Resolva questões de História e Geografia de Estados e Municípios comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1361Q1042127 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Pernambuco, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O Movimento Negro Unificado de Pernambuco – MNU-PE, desde sua fundação, adotou postura contestatória com relação à abolição da escravidão. O principal conflito residia em torno das comemorações do 13 de maio. Para o Movimento Negro Contemporâneo, a data serviria para protestar e denunciar a situação na qual os negros foram submetidos no pós-abolição, ou seja, em condições precárias de sobrevivência.
Criar diferentes iniciativas para tornar pública a condição do negro e expor o racismo como problema a ser enfrentado em todas as esferas da sociedade, foi uma das preocupações do MNUPE. Para tanto, foram criados jornais, que funcionaram como canais de protesto negro, pois não havia espaço na imprensa comercial para discussões relacionadas às questões raciais.
ANTOS, Maria Emília Vasconcelos dos; ROCHA, Sebastião Alves da. O movimento negro unificado de Pernambuco e o Jornal Negritude (1986-1988). História UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 6, n. 11, p. 177–190, 2019. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/1428.. Acesso em: 19 jul. 2024. Adaptado.

Levando em consideração a temática apresentada pelo texto, analise as afirmativas abaixo.

I. Em Pernambuco, o MNU, Movimento Negro Unificado, criou estratégias para que os debates a respeito das questões raciais fossem disseminados, pois os meios tradicionais não divulgavam tais discussões.
II. A princesa Isabel foi a responsável por assinalar a Lei Áurea, no dia 13 de maio de 1888, lei que legislava sobre a liberdade e a inclusão da população negra na sociedade de classes.
III. Atualmente, o Dia da Consciência Negra ocorre em 20 de novembro, data da formação do Quilombo de Palmares, cuja principal liderança é conhecida como Zumbi dos Palmares.
IV. A abolição do tráfico negreiro ocorreu em 1850, durante o Segundo Reinado, através da Lei Eusébio de Queirós, antes dela outras leis foram escritas, mas não tiveram efeitos práticos.

É correto apenas o que afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1362Q873714 | História e Geografia de Estados e Municípios, Gari, Prefeitura de Tabocão TO, MS CONCURSOS, 2024

As duas faixas azuis, direcionadas para o alto, dentro da figura ovalar do Brasão do Estado do Tocantins, representam os dois rios tocantinenses:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1363Q982274 | História e Geografia de Estados e Municípios, Auxiliar Operacional, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

Qual das alternativas abaixo descreve corretamente a origem do nome do município de Bandeirante/SC?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1364Q872984 | História e Geografia de Estados e Municípios, Auxiliar de Serviços Gerais, Câmara de Apiaí SP, Instituto Access, 2024

Qual atividade turística pode ser observada em Apiaí?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1365Q871998 | História e Geografia de Estados e Municípios, Serviços Gerais, Câmara de Itabi SE, SELECON, 2024

Segundo os dados oficiais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2022 o município de Itabi possuía uma população de 4.745 habitantes. A maioria de sua população vive na área urbana (próximo de 55%) e, apesar de ainda enfrentar alguns problemas sanitários e de urbanização das vias públicas, a taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade está próxima de 100%.
São muitos os desafios a serem enfrentados, mas a administração municipal de Itabi caminha em busca de soluções e, nesse ano de 2024, a população da cidade terá a oportunidade de, novamente, eleger seus novos representantes (prefeito e vereadores), que possuem as seguintes funções:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1366Q1045840 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado do Acre, Ensino Especial, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

No final do século XIX, Sena Madureira se destacou como um dos principais centros econômicos do Acre devido à exploração da borracha. Durante esse período, o município desempenhou um papel fundamental na integração da região ao restante do Brasil. Sobre a história de Sena Madureira, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1367Q1072211 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado da Bahia, Almoxarife, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

No município de Conceição do Coité existe um local em que foram encontrados ossos gigantes de animais préhistóricos possivelmente do período chamado de Megafauna. Situado na região do distrito de Bandiaçu, o local é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1368Q951127 | História e Geografia de Estados e Municípios, Primeiro Semestre, UECE, UECE CEV, 2018

Leia atentamente o seguinte excerto:

“O rádio cresceu no início dos anos 50, quando houve um aumento da publicidade. As populares radionovelas, por exemplo, tinham como complemento propagandas de produtos de limpeza e toalete. Na televisão, a publicidade não se limitava a vender produtos, e as próprias empresas eram produtoras dos programas que patrocinavam. Houve um aumento da tiragem dos jornais e revistas, e popularizaram-se as fotonovelas, lançadas no início da década. O cinema e o teatro também participaram desse processo, tanto do lado das produções de caráter popular quanto das produções mais sofisticadas.(...) Se o otimismo e a esperança implicaram profundas alterações na vida da população em todo o mundo, permitindo, não a todos, mas a uma parcela – os setores médios dos centros urbanos –, consumir novos e mais produtos, por outro lado, a vontade do novo trazia embutido, em várias áreas da cultura, o desejo de transformar a realidade de um país subdesenvolvido, de retirá-lo do atraso, de construir uma nação realmente independente”.

KORNIS, Mônica Almeida. Sociedade e cultura nos anos 1950. FGV CPDOC – O Governo Juscelino Kubitschek.

Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Sociedade/ Anos1950.

Partindo do trecho citado, é correto concluir que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1372Q876765 | História e Geografia de Estados e Municípios, Cargos de Nível Fundamental, Prefeitura de Cristalina GO, Ibest, 2024

Segundo o Instituto Mauro Borges (IMB), o território goiano é dividido em dez regiões de planejamento pelo governo do estado. O município de Cristalina está inserido na região
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1373Q680680 | História e Geografia de Estados e Municípios, Processo Seletivo UEG, UEG, UEG

O estado de Goiás, por estar localizado na região central do continente sul-americano, em virtude do fator continentalidade e da atuação de massas de ar distintas, tem apenas duas estações bem definidas, sendo o inverno e o verão. No estado, aproximadamente 90% das precipitações ocorrem durante o final da primavera e, principalmente, no verão. Essas precipitações estão relacionadas à atuação da massa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1374Q1026042 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado do Acre, Masculino Feminino, IAPEN AC, IBFC, 2023

A Amazônia é constituída não apenas por vegetação florestal, mas, também, por outras fitofisionomias não florestais (MESSIAS et al., 2021). No que se refere à vegetação predominante no estado do Acre, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1375Q871695 | História e Geografia de Estados e Municípios, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Padre Bernardo GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

A implantação da Estrada de Ferro Goiás, interligando o território goiano ao Sudeste, contribui para romper os grilhões que condicionavam a produção agrícola local a uma situação de quase subsistência. As lavouras cresceram e se especializaram ao ritmo do prolongamento dos trilhos. Assim, a agricultura, ao lado da pecuária de corte, começava a se organizar também como atividade mercantil. A produção que antes apodrecia nas roças, por falta de meios de transporte para escoá-la, passou a ser exportada para os mercados do Centro-Sul.
BORGES, Barsanufo Gomides. A economia agrária goiana no contexto nacional (1930-1960). In: ARRAIS, Cristiano A.; SANDES, Noé F. (Org). A história escrita: percursos da historiografia goiana. Goiânia: Gráfica UFG, 2018, p. 118.

Neste contexto, o primeiro produto agrícola a ser escoado pela estrada de ferro foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1376Q907310 | História e Geografia de Estados e Municípios, Odontolegista de 3ª Classe – Geral, POLÍCIA CIENTÍFICA GO, IADES, 2024

O estado de Goiás é rico em tradições culturais que refletem sua história, sua diversidade étnica e sua identidade única. Assinale a alternativa correspondente a uma tradição cultural importante em várias cidades de Goiás e que configura uma representação teatral e dramática da luta entre cristãos e mouros durante a época medieval, com origens que remontam às Cruzadas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1378Q880217 | História e Geografia de Estados e Municípios, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

Localizada na região geográfica imediata de Princesa Isabel, sendo o CENSO IBGE/2022, o Município de Juru possui uma população de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1379Q869996 | História e Geografia de Estados e Municípios, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024

A festa de natureza cristã, considerada uma das principais manifestações culturais de Goiás, que incorpora elementos das religiões de matriz africana e é celebrada em homenagem a Nossa Senhora do Rosário é conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1380Q877932 | História e Geografia de Estados e Municípios, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Perolândia GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Este tipo de imposto foi o mais cobrado nas regiões auríferas goianas e era caracterizado por uma cobrança relativa ao valor de 20% do ouro extraído. Essa taxa era devidamente retirada nas casas de fundição, local para onde o ouro deveria obrigatoriamente passar.
Elaborado pelo(a) autor(a).

Ao falar dos muitos tipos de impostos existentes em Goiás no século XVIII, este o qual mencionamos sempre recebe maior destaque, o texto se refere
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.