Início

Questões de Concursos História e Geografia de Estados e Municípios

Resolva questões de História e Geografia de Estados e Municípios comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


171Q16328 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado 3 Classe, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

A economia do Estado de Santa Catarina é diversificada e no território são desenvolvidas atividades econômicas, tais como, industriais, extrativismo (animal, vegetal e mineral), agricultura, pecuária, pesca e turismo. Considerando essa diversificação econômica, analise as alternativas a seguir e assinale a única incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q658412 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado do Espirito Santo, Professor Séries Iniciais, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

Vila Velha é o município mais antigo do Espírito Santo. Considera-se que sua fundação ocorreu em 23 de maio de 1535. Apesar da data de fundação, o município foi oficialmente criado em novembro de 1896. Em 1896, deixou de ser município e em julho de 1947 foi reestabelecida como município. Considerando a periodização da história do Brasil, é correto afirmar que a fundação do município ocorreu durante o Período:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q19801 | História e Geografia de Estados e Municípios, Assistente Legislativo, AL PB, FCC

Considere as informações abaixo.

I. A posição da Paraíba, à época, era de uma verdadeira fortaleza, era um lugar quase inexpugnável, de acesso muito difícil.

II. Na embocadura do rio Sanhauá havia dois fortes e a ilha da Restinga, que era utilizada com uma bateria, para impedir o acesso dos navios.

III. Havia um sistema sonoro no forte de Cabedelo, em caso de perigo, um canhão especial disparava, sendo ouvido na cidade. Outro canhão, localizado na cidade, disparava para ser ouvido nas cercanias de Santa Rita.

As informações referem-se a algumas das circunstâncias que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q243566 | História e Geografia de Estados e Municípios, Paraíba, Técnico Administrativo, SEAD PB, FUNCAB

Apesar do pequeno território, o estado da Paraíba possui uma grande quantidade de municípios, sendo alguns litorâneos e muitos interioranos. Entre os municípios a seguir, o que possui a característica de o sol nascer primeiro em razão da sua posição geográfica é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q17778 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PB, IBFC

A Revolução Praieira ocorrida na Província de Pernambuco, entre os anos de 1.848 e 1.850, foi uma revolta de caráter:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

176Q41906 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MA, FGV

O censo de 2010, realizado pelo IBGE, evidenciou que a população total do Maranhão, aproximadamente 6.574.789 habitantes, representava cerca de 3,5% da população brasileira. Em relação à população do Maranhão, analise as afirmativas a seguir. 

I. O Maranhão apresenta o menor índice de urbanização dentre os estados brasileiros.
II. A cidade de São Luís ultrapassou a marca de um milhão de habitantes.
III. A população do Maranhão representa mais de 30% da população da Região Nordeste.

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q16637 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar AC, FUNCAB

A cerimônia de assinatura da lei que elevou o Acre da condição de Território Federal para Estado foi realizada durante o governo do presidente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q41593 | História e Geografia de Estados e Municípios, Delegado de Polícia Civil, Polícia Civil RO, FUNCAB

Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon é uma das personalidades icônicas no processo de interiorização do território brasileiro e no processo de integração nacional. Entre as alternativas a seguir, assinale a que indica a principal relação do Marechal Cândido Rondon no processo de interiorização, principalmente nas áreas onde hoje são os estados de Mato Grosso e Rondônia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q17780 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PB, IBFC

A maior parte do território paraibano é constituído por rochas resistentes, e bastante antigas que remontam a era pré-cambriana, com mais de 2,5 bilhões de anos.

Faça a associação:

I. Litoral.
II. Região da Mata.
III. Agreste.
IV. Sertão.

( ) Uma depressão sertaneja que se estende do município de Patos até após a Serra da Viração.

( ) Temos os tabuleiros que são formados por acúmulos de terras que descem de lugares altos.

( ) É formada(o) pelas praias e terras arenosas.

( ) Depressão que fica entre os tabuleiros e o Planalto da Borborema. Apresenta muitas serras.

Assinale a ordem numérica correta de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

180Q16330 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado 3 Classe, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

Alguns dados populacionais, urbanísticos e de desenvolvimento social do estado de Santa Catarina são divulgados com frequência pelos veículos de comunicação, no entanto é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

181Q21742 | História e Geografia de Estados e Municípios, Analista Legislativo, AL RN, FCC

O feriado estadual de 3 de outubro no Rio Grande do Norte corresponde à data
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q848131 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Minas Gerais, Câmara de Divino MG Auxiliar Serviços Gerais, GUALIMP, 2020

O Estado de Minas Gerais faz divisa com os Estados de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

183Q175426 | História e Geografia de Estados e Municípios, Goiás, Delegado de Polícia, Polícia Civil GO, UEG

Leia a citação a seguir
“A história do processo de ocupação e povoamento de Goiás nos revela um crescimento populacional „induzido?, acompanhado pelas políticas territoriais, juntamente com os projetos de colonização.”
CHAVEIRO, E. F. A Dinâmica Demográfica em Goiás. Goiânia: Editora Ellos, 2009. p. 18.

Segundo o conceito de “crescimento populacional induzido” apontado pelo autor, são exemplos de políticas territoriais adotadas em Goiás:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

184Q19609 | História e Geografia de Estados e Municípios, Técnico Legislativo, AL RN, FCC

Sobre o processo abolicionista no Rio Grande do Norte, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q41908 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MA, FGV

“O Maranhão passou a ser o primeiro estado brasileiro em número de conflitos agrários. Essa é a constatação da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que (...) divulgou oficialmente no estado o seu 27º relatório anual sobre o tema. De acordo com a CPT, no ano passado, no Maranhão, foram registrados 251 casos de conflitos por terra, envolvendo 64.394 pessoas.” (g1.globo.com)

Com relação às raízes históricas da violência no campo no Estado do Maranhão, analise as afirmativas a seguir. 

I. No início da década de 1970, com o intuito de estimular a ocupação da região, o governo do Maranhão criou a
Companhia Maranhense de Colonização (COMARCO), concedendo incentivos fiscais a grandes grupos empresariais, para a aquisição de vastas extensões territoriais a preços simbólicos, o que intensificou os conflitos de terra e a violência no campo.
II. Para viabilizar a implantação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o governo maranhense assinou, a favor da União, o decreto de desapropriação de terras ocupadas por comunidades quilombolas, gerando conflitos fundiários que continuam, ainda hoje, em disputa judicial.
III. Com o avanço do agronegócio na primeira década do século XXI, criou-se uma nova fronteira agrícola na região de MAPITOBA (parte do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia), o que valorizou a terra e aumentou os conflitos com os posseiros tradicionais.

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q672982 | História e Geografia de Estados e Municípios, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

Sobre o Tratado de Petrópolis, assinado entre o Brasil e a Bolívia, em 17 de novembro de 1903, para anexação do Acre ao Brasil, julgue as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I - o Brasil se comprometeu a construir uma ferrovia para que os bolivianos pudessem fazer o escoamento de sua produção pelo rio Amazonas; II - a Bolívia recebeu a garantia perpétua de liberdade de navegação fluvial do rio Madeira até o Atlântico; III - o Brasil foi obrigado a demarcar a nova fronteira com o Peru; IV- empreendedor estadunidense responsável pela construção da ferrovia, Percival Farquhar contratou o sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz, que visitou o canteiro de obras e saneou a região. https://ensinarhistoriajoelza.com.br/linha-do-tempo/anexacao-doacre-ao-brasil/ - Blog: Ensinar História - Joelza Ester Domingues 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q19604 | História e Geografia de Estados e Municípios, Técnico Legislativo, AL RN, FCC

Durante o período da ocupação holandesa no território que hoje corresponde ao Rio Grande do Norte,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q33885 | História e Geografia de Estados e Municípios, Técnico Administrativo, DPE RO, FGV

A ocupação dos Vales do Guaporé e do Madeira durante o século XVIII e XIX apresentou características antagônicas. Enquanto o Vale do Guaporé entrou em decadência no século XIX em função da crise mineradora, o Vale do Madeira iniciou um período de prosperidade econômica e aumento demográfico, que pode ser justificado pela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q19714 | História e Geografia de Estados e Municípios, Analista de Sistemas, AL GO, CS UFG

Além de possibilitar a circulação de bens e produtos, as redes de transportes são meios elementares para as relações entre diferentes regiões. A Estrada de Ferro Goiás, inaugurada no início do século XX, interligou o território goiano ao Sudeste brasileiro, a partir da seguinte cidade mineira:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

190Q41424 | História e Geografia de Estados e Municípios, Papiloscopista e Técnico em Perícia, Polícia Civil PB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
        A Paraíba está situada na porção leste da região Nordeste. Seu território abriga o ponto extremo leste da América do Sul. Seu relevo comporta planície, planalto e depressões. Com 1.197 metros de altitude, o pico do Jabre, na serra do Teixeira, é  o ponto mais elevado do território do estado. Quanto à vegetação, veem-se mangues, pequena área de floresta tropical e caatinga. O clima comporta, basicamente, dois tipos: tropical e semiárido. Entre suas principais cidades, estão a capital João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Patos, Bayeux, Sousa, Guarabira, Cajazeiras, Sapé e Cabedelo.
        A ocupação e a colonização da Paraíba tiveram início no mesmo século em que começou a colonização do Brasil. A fundação da Vila de Felipéia de Nossa Senhora das Neves ocorreu em 1585. A cana-de-açúcar esteve na origem da colonização do território paraibano, vinda de Pernambuco. O desenvolvimento da economia açucareira atraiu a atenção de outros europeus que tentaram se fixar na região. Na mesma  época, na região em torno da atual Campina Grande, desenvolvia- se a pecuária. No século XIX, a Paraíba envolveu-se nas lutas pela independência do Brasil. Em 1874, uma revolta, verdadeira insurreição popular contra a pobreza, a fome, os impostos elevados e o descaso pela população sertaneja, sacudiu a província. Na Primeira República (1889-1930), a economia manteve-se atrelada a uma agricultura estagnada e, sob o ponto de vista político, o Estado continuou submetido ao poder das oligarquias. Em 1930, a Paraíba teve importante papel na  Revolução que levou Getúlio Vargas ao poder nacional.
Semelhantemente ao que ocorria no Brasil até 1930, a economia paraibana ao longo da primeira fase republicana apresentava-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.