Início

Questões de Concursos História e Geografia de Estados e Municípios

Resolva questões de História e Geografia de Estados e Municípios comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q21742 | História e Geografia de Estados e Municípios, Analista Legislativo, AL RN, FCC

O feriado estadual de 3 de outubro no Rio Grande do Norte corresponde à data
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q672982 | História e Geografia de Estados e Municípios, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

Sobre o Tratado de Petrópolis, assinado entre o Brasil e a Bolívia, em 17 de novembro de 1903, para anexação do Acre ao Brasil, julgue as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I - o Brasil se comprometeu a construir uma ferrovia para que os bolivianos pudessem fazer o escoamento de sua produção pelo rio Amazonas; II - a Bolívia recebeu a garantia perpétua de liberdade de navegação fluvial do rio Madeira até o Atlântico; III - o Brasil foi obrigado a demarcar a nova fronteira com o Peru; IV- empreendedor estadunidense responsável pela construção da ferrovia, Percival Farquhar contratou o sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz, que visitou o canteiro de obras e saneou a região. https://ensinarhistoriajoelza.com.br/linha-do-tempo/anexacao-doacre-ao-brasil/ - Blog: Ensinar História - Joelza Ester Domingues 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q848131 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Minas Gerais, Câmara de Divino MG Auxiliar Serviços Gerais, GUALIMP, 2020

O Estado de Minas Gerais faz divisa com os Estados de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

184Q175426 | História e Geografia de Estados e Municípios, Goiás, Delegado de Polícia, Polícia Civil GO, UEG

Leia a citação a seguir
“A história do processo de ocupação e povoamento de Goiás nos revela um crescimento populacional „induzido?, acompanhado pelas políticas territoriais, juntamente com os projetos de colonização.”
CHAVEIRO, E. F. A Dinâmica Demográfica em Goiás. Goiânia: Editora Ellos, 2009. p. 18.

Segundo o conceito de “crescimento populacional induzido” apontado pelo autor, são exemplos de políticas territoriais adotadas em Goiás:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

185Q19609 | História e Geografia de Estados e Municípios, Técnico Legislativo, AL RN, FCC

Sobre o processo abolicionista no Rio Grande do Norte, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q41908 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MA, FGV

“O Maranhão passou a ser o primeiro estado brasileiro em número de conflitos agrários. Essa é a constatação da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que (...) divulgou oficialmente no estado o seu 27º relatório anual sobre o tema. De acordo com a CPT, no ano passado, no Maranhão, foram registrados 251 casos de conflitos por terra, envolvendo 64.394 pessoas.” (g1.globo.com)

Com relação às raízes históricas da violência no campo no Estado do Maranhão, analise as afirmativas a seguir. 

I. No início da década de 1970, com o intuito de estimular a ocupação da região, o governo do Maranhão criou a
Companhia Maranhense de Colonização (COMARCO), concedendo incentivos fiscais a grandes grupos empresariais, para a aquisição de vastas extensões territoriais a preços simbólicos, o que intensificou os conflitos de terra e a violência no campo.
II. Para viabilizar a implantação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o governo maranhense assinou, a favor da União, o decreto de desapropriação de terras ocupadas por comunidades quilombolas, gerando conflitos fundiários que continuam, ainda hoje, em disputa judicial.
III. Com o avanço do agronegócio na primeira década do século XXI, criou-se uma nova fronteira agrícola na região de MAPITOBA (parte do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia), o que valorizou a terra e aumentou os conflitos com os posseiros tradicionais.

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q33885 | História e Geografia de Estados e Municípios, Técnico Administrativo, DPE RO, FGV

A ocupação dos Vales do Guaporé e do Madeira durante o século XVIII e XIX apresentou características antagônicas. Enquanto o Vale do Guaporé entrou em decadência no século XIX em função da crise mineradora, o Vale do Madeira iniciou um período de prosperidade econômica e aumento demográfico, que pode ser justificado pela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q19604 | História e Geografia de Estados e Municípios, Técnico Legislativo, AL RN, FCC

Durante o período da ocupação holandesa no território que hoje corresponde ao Rio Grande do Norte,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q19714 | História e Geografia de Estados e Municípios, Analista de Sistemas, AL GO, CS UFG

Além de possibilitar a circulação de bens e produtos, as redes de transportes são meios elementares para as relações entre diferentes regiões. A Estrada de Ferro Goiás, inaugurada no início do século XX, interligou o território goiano ao Sudeste brasileiro, a partir da seguinte cidade mineira:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

190Q41424 | História e Geografia de Estados e Municípios, Papiloscopista e Técnico em Perícia, Polícia Civil PB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
        A Paraíba está situada na porção leste da região Nordeste. Seu território abriga o ponto extremo leste da América do Sul. Seu relevo comporta planície, planalto e depressões. Com 1.197 metros de altitude, o pico do Jabre, na serra do Teixeira, é  o ponto mais elevado do território do estado. Quanto à vegetação, veem-se mangues, pequena área de floresta tropical e caatinga. O clima comporta, basicamente, dois tipos: tropical e semiárido. Entre suas principais cidades, estão a capital João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Patos, Bayeux, Sousa, Guarabira, Cajazeiras, Sapé e Cabedelo.
        A ocupação e a colonização da Paraíba tiveram início no mesmo século em que começou a colonização do Brasil. A fundação da Vila de Felipéia de Nossa Senhora das Neves ocorreu em 1585. A cana-de-açúcar esteve na origem da colonização do território paraibano, vinda de Pernambuco. O desenvolvimento da economia açucareira atraiu a atenção de outros europeus que tentaram se fixar na região. Na mesma  época, na região em torno da atual Campina Grande, desenvolvia- se a pecuária. No século XIX, a Paraíba envolveu-se nas lutas pela independência do Brasil. Em 1874, uma revolta, verdadeira insurreição popular contra a pobreza, a fome, os impostos elevados e o descaso pela população sertaneja, sacudiu a província. Na Primeira República (1889-1930), a economia manteve-se atrelada a uma agricultura estagnada e, sob o ponto de vista político, o Estado continuou submetido ao poder das oligarquias. Em 1930, a Paraíba teve importante papel na  Revolução que levou Getúlio Vargas ao poder nacional.
Semelhantemente ao que ocorria no Brasil até 1930, a economia paraibana ao longo da primeira fase republicana apresentava-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q848130 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Minas Gerais, Prefeitura de Barão de Cocais MG Fundamental Completo, Gestão de Concursos, 2020

Entre os itens de atração turística de Barão de Cocais, foi declarado como reserva de biosfera, pela UNESCO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

192Q17532 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MT, FUNCAB

Com grande extensão territorial, o Estado de Mato Grosso possui também variados aspectos naturais. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divide o Brasil em cerca de 39 unidades de relevo. Entre as unidades a seguir, a(s) que ocupa(m) a maior extensão do território de Mato Grosso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q43104 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MT, FUNCAB

Até meados do século XVIII, o atual Estado de Mato Grosso não fazia parte dos domínios territoriais de Portugal. Somente a partir de 1750, com um acordo entre Portugal e Espanha, é que a parte Oeste do território brasileiro passou a ser domínio português, legalmente. O tratado que selou o novo acordo territorial entre os países ibéricos em meados do século XVIII é denominado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q194561 | História e Geografia de Estados e Municípios, Analista Análise de Sistemas, DPE MT, FGV

A presença de escravos africanos, em Mato Grosso, é decorrente do desenvolvimento da mineração, a partir da primeira metade do século XVIII. Desde o começo, a escravidão foi acompanhada por diversas modalidades de resistência ao trabalho compulsório, entre as quais a fuga e a organização de quilombos.

Assinale a opção que indica os dois quilombos mato-grossenses mais importantes dos séculos XVIII e XIX.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q51466 | História e Geografia de Estados e Municípios, Analista Legislativo, AL RO, FGV, 2018

A respeito da colonização da Amazônia enquanto política de Estado no período da Ditadura Militar (1964-1985), relacione as iniciativas estatais, listadas a seguir, à respectiva descrição de seus objetivos.

1. SUDAM (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia), em 1966.
2. PIN (Programa de Integração Nacional), em 1970.
3. PICs (Projetos Integrados de Colonização), entre 1970-75.
4. POLAMAZÔNIA (Programa de Polos Agropecuários e Agro minerais da Amazônia), em 1974.

( ) Induzir a alocação de colonos do centro-sul em lotes próximos a estradas vicinais e escolas, além de fornecer assistência em saúde, educação e orientação técnica.
( ) Estabelecer incentivos fiscais para atrair investidores privados, nacionais e internacionais que financiassem o desenvolvimento econômico na região.
( ) Assentar camponeses nordestinos em lotes de 100 ha ao longo das rodovias em construção, a Transamazônica e a Cuiabá-Santarém.
( ) implantar polos agrícolas regionais para incentivar a fixação populacional em áreas de mineração e de interesse estratégico.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q850484 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Minas Gerais, Prefeitura de Barão de Cocais MG Fundamental Completo, Gestão de Concursos, 2020

Os produtores de queijo das cidades de Barão de Cocais, Caeté, Catas Altas e Santa Bárbara têm trabalhado em conjunto, com o apoio da EMATER, para o reconhecimento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

197Q16636 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar AC, FUNCAB

A Amazônia é frequentemente alvo de debates ecológicos mundiais de caráter generalista e que negligenciam aspectos mais simples e diretos relacionados com seu meio ambiente. Uma relação simples no ecossistema amazônico é estabelecida entre o enunciado abaixo e a alternativa correta.

Assinale-a.

Evitar o processo de desmatamento para evitar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q37245 | História e Geografia de Estados e Municípios, Técnico Judiciário, TJ RO, FGV

Ao longo do século XVII, o território português na América foi ampliado em razão da formação da União Ibérica (1580/1640). O território brasileiro saiu de uma faixa litorânea para uma dimensão continental e, nesse contexto, o território que deu origem ao atual estado de Rondônia foi ocupado.
Sobre o processo de ocupação do território que deu origem ao estado de Rondônia, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q41855 | História e Geografia de Estados e Municípios, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SE, IBFC

Leia as sentenças abaixo que discorrem sobre Aracaju e a Região Metropolitana de Aracaju, e assinale a alternativa correta: 

I. A Região Metropolitana de Aracaju é constituída pelo agrupamento dos Municípios de Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros, tendo como sede o Município de Aracaju. A Região Metropolitana de Aracaju foi criada com vistas à realização, de forma integrada, das ações de organização, de planejamento e de execução de funções públicas de interesse comum.
II. Como cidade projetada, Aracaju nasceu em 1855 por necessidades econômicas. Uma assembléia elevou o povoado de Santo Antônio do Aracaju à categoria de cidade e a transformou em capital, em lugar de São Cristóvão, antiga sede da Província de Sergipe Del Rey. 

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

200Q9876 | História e Geografia de Estados e Municípios, Estudantes Universitários, SEE DF, CESPE CEBRASPE

Com relação à transferência da capital brasileira e à construção de Brasília, julgue o item subsecutivo.

Os objetivos da transferência da capital do Brasil para o Planalto Central incluem o estímulo ao povoamento e ao desenvolvimento das regiões interioranas do país, em face de a grande maioria da população brasileira estar concentrada nesse período nas regiões próximas ao litoral.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.