Início

Questões de Concursos História e Geografia de Estados e Municípios

Resolva questões de História e Geografia de Estados e Municípios comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1871Q873614 | História e Geografia de Estados e Municípios, Edital n° 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que indica corretamente a praia localizada no município de Palhoça, conhecida como a nona Reserva Mundial do surf e a primeira do Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1873Q988567 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de História, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Sobre a história de Santa Catarina, leia as opções que seguem e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1874Q991913 | História e Geografia de Estados e Municípios, Inspetor Penitenciário, SEJUSES, IBADE, 2023

Em agosto de 2023, foi realizada na cidade de Vargem Alta a 2ª edição da Festa LITERALTA, com o tema “O Eco da Mata Que Ecoa na Palavra”. De acordo com informações veiculadas pela organização do evento, o respectivo tema foi escolhido com o objetivo de valorizar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1875Q896952 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de História, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa correta a respeito da imigração italiana em Santa Catarina.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1876Q1045438 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Santa Catarina, Professor Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A Marejada é uma festa popular de Itajaí marcada pela apresentação de produtos do mar através da culinária, das exposições e do folclore português.

Marque a alternativa que estabelece o significado do nome Marejada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1878Q955869 | História e Geografia de Estados e Municípios, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de São José do Cedro SC, AMEOSC, 2025

Entre os direitos concedidos ao servidor público municipal pela Lei Orgânica de São José do Cedro/SC, consta o direito à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1879Q877278 | História e Geografia de Estados e Municípios, Auxiliar de Serviços Gerais, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nascida em 20 de agosto de 1889 na Cidade de Goiás, é reconhecida como uma das mais importantes poetisas e contistas brasileiras. Sua obra, embora tenha se concentrado principalmente na poesia, também abarca contos e literatura infantil. Seu primeiro livro, "Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais", foi publicado quando já tinha 76 anos. Sua poesia é marcante por buscar a beleza nas coisas simples da vida e nas histórias do cotidiano. Sob qual pseudônimo Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas ficou conhecida em Goiás e no Brasil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1880Q984032 | História e Geografia de Estados e Municípios, FCJRM, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A história econômica de uma sociedade é gravada em seu território. Na construção do estado de Rondônia, quatro ciclos ou momentos econômicos deixaram suas marcas no Estado. Assinale a alternativa que relata os momentos ou ciclos econômicos desde a ocupação até os dias atuais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1881Q868070 | História e Geografia de Estados e Municípios, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Rio Quente GO, IV UFG, 2024

O clima de um lugar se define pela combinação entre temperatura e umidade. Goiás possui um clima caracterizado por invernos secos, verões chuvosos e temperatura quente o ano todo. Considerando a localização de Goiás no Brasil, seu clima é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1882Q880874 | História e Geografia de Estados e Municípios, Área Administrativa, TRT 11ª Região AM e RR, FCC, 2024

Considere as afirmações sobre a Constituição Federal de 1988 e suas implicações para os povos originários:

I. A Constituição de 1988 definiu novos direitos para as populações indígenas, e, consequentemente, teve impacto na região amazônica, onde a maior parte das terras indigenas e de descendentes dos povos originários se concentram, conforme o Censo IBGE de 2022.

II. A Constituição de 1988 chancelou o multiculturalismo, o direito à diferença, à identidade cultural e às terras tradicionalmente ocupadas por estes povos.

III. A Constituição de 1988 validou o Estatuto do Índio, mantendo sua classificação como integrados, semi-integrados e nãointegrados à sociedade branca.

IV. A Constituição de 1988 estabeleceu que as terras indigenas são terras ocupadas em caráter permanente, devendo ser demarcadas pelos governos estaduais, com apoio da FUNAI e do INCRA.


É correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1883Q1040370 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado do Paraná, Técnico Judiciário, TJ PR, CESPE CEBRASPE, 2019

O Paraná é o primeiro estado do Brasil a receber autonomia para administrar contratos de exploração de áreas dos portos organizados. Com a medida, a gestão dos arrendamentos de instalações portuárias, que antes era decidida pela Secretaria Nacional de Portos, passa a ser controlada pela empresa pública Portos do Paraná. O arrendamento consiste de um contrato de cessão de área para exploração privada da atividade portuária. O processo prevê a realização de editais de concorrência, leilão na Bolsa de Valores de São Paulo, gestão dos contratos e a fiscalização da execução desses contratos.

Internet:<www.aen.pr.gov.br> (com adaptações).

A receita gerada nos processos licitatórios referidos nesse texto será de propriedade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1885Q1051902 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia de Brasília, Técnico em Atividades de Trânsito, DETRAN DF, IBFC, 2022

O Distrito Federal (DF) faz limite com duas outras Unidades Federativas (UF) do Brasil, sendo praticamente um enclave em um deles. Entre as UF listadas a seguir, assinale aquela que faz limite com DF, de forma correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1886Q1006593 | História e Geografia de Estados e Municípios, Técnico em Contabilidade, EBSERH, IBFC, 2022

O Amapá possui superfície territorial de 142.827,91 km². Sob as influências do encontro do estuário do rio Amazonas com o Atlântico ao leste e do platô das Guianas ao oeste, formou-se uma paisagem diversificada, com grande variedade de ecossistemas em dois padrões distintos de cobertura vegetal (FILOCREÃO, 2014). Assinale a alternativa que permite caracterizar o tipo de cobertura vegetal predominante no Amapá, de forma correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1887Q912652 | História e Geografia de Estados e Municípios, Pedreiro, Prefeitura de Goiatuba GO, IV UFG, 2023

Leia o texto a seguir.


É outra variante do caterã-êtê ou batuque, no qual os violeiros cantam e tocam várias trovas e músicas. Os dançantes se adiantam ao meio do plano, dando e batendo palmas, dando balanceios e atravessando cada um para o lado oposto em troca de lugares. O instrumento obrigatório é a viola.

BRASIL, Americano. Cancioneiro de trovas do Brasil Central. Goiânia: Editora

Oriente, 1973, p. 272.

O texto descreve a seguinte manifestação cultural típica de Goiás:


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1888Q679950 | História e Geografia de Estados e Municípios, Prova 11, UEMG, UEMG, 2019

O Rio era “túmulo dos estrangeiros”, uma cidade com cerca de 700 mil habitantes e graves problemas urbanos: rede insuficiente de água e esgoto, toneladas de lixo nas ruas, cortiços superpovoados. Um ambiente propício à proliferação de várias doenças, como tuberculose, hanseníase, tifo, sarampo, escarlatina, difteria, coqueluche, febre amarela e peste bubônica. Com o propósito de modernizar a capital, o presidente da República, o prefeito Pereira Passos e o médico sanitarista e diretor da Saúde Pública, Oswaldo Cruz, puseram em prática um grande projeto urbano, que se expandiu ao longo de três eixos: melhoramento do porto do Rio de Janeiro, remodelação urbana e saneamento. Cortiços e prédios velhos foram demolidos e, em seu lugar, surgiram grandes avenidas, modernos edifícios, praças e jardins. (http://bndigital.bn.br/redememoria/revacina.html. Acesso: 11/09/2011. Adaptado.)
Quais foram os impactos da modernização no Rio de Janeiro sobre a população?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1889Q955182 | História e Geografia de Estados e Municípios, Assistente de Administração Escolar, Prefeitura de Passo de Torres SC, PS Concursos, 2025

De acordo com dados publicados pelo IBGE, a Densidade Demográfica do município de Passo de Torres/SC, no último levantamento válido, do ano de 2022, é de aproximadamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1890Q913972 | História e Geografia de Estados e Municípios, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Barracão PR, FAU, 2023

O território paranaense já esteve envolto em diferentes conflitos de alcance nacional e internacional. A região sudoeste, em especial a fronteira com Santa Catarina e Argentina onde se localiza o município de Barracão, tem uma rica história de conflitos que ganha cada vez maior relevância para compreender o passado desta região. Qual dos conflitos abaixo ocorreu nessa região no início do século XX?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.