Início

Questões de Concursos História e Geografia de Estados e Municípios

Resolva questões de História e Geografia de Estados e Municípios comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1971Q1083205 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Santa Catarina, Edital n 22, Prefeitura de São José do Cedro SC, AMEOSC, 2025

Leia atentamente o trecho abaixo, que retrata parte da história do município de São José do Cedro/SC.

"Entre as localidades de __________, hoje __________ e __________ havia uma picada utilizada por aqueles que faziam o transporte com cargueiros. Na metade do trajeto, local onde está localizada a cidade de São José do Cedro, havia uma árvore frondosa de cedro, às margens de um riacho que servia como repouso."

Disponível em: https://saojosedocedro.atende.net/c idadao/pagina/apresentacao

Indique a alternativa que preenche corretamente os espaços.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1972Q1083482 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Santa Catarina, Auditor Tributário, Prefeitura de Painel SC, Instituto Fênix, 2025

No contexto dos aspectos culturais de Santa Catarina, alguns são os museus que resguardam a memória e a história do Estado. Entre aqueles administrados pela Fundação Catarinense de Cultura, o Museu Etnográfico Casa dos Açores está localizado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1973Q990325 | História e Geografia de Estados e Municípios, Prestador Voluntário de Serviços Administrativos, SESDECRO, IBADE, 2024

Com relação ao relevo, são consideradas as áreas mais elevadas do estado de Rondônia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1974Q957107 | História e Geografia de Estados e Municípios, Agente Administrativo, Câmara de Princesa SC, AMEOSC, 2025

No contexto histórico de Princesa, como a chegada da energia elétrica influenciou o desenvolvimento da comunidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1975Q984006 | História e Geografia de Estados e Municípios, SANEROM, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Qual é o principal reservatório de água de Rondônia, destacado por sua extensão, volume de água e funções essenciais, como abastecimento, geração de energia, transporte e manutenção da biodiversidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1976Q874216 | História e Geografia de Estados e Municípios, Vigia, Prefeitura de Indiara GO, Itame, 2024

Por meio da Lei Estadual nº 9183, Indiara conquistou o status de município, desvinculando-se dos territórios de Edéia, Jandaia e Palmeiras de Goiás. Qual é a data oficial de celebração de sua emancipação, também reconhecida como um feriado municipal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1977Q1001721 | História e Geografia de Estados e Municípios, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

Desde a chegada dos colonos europeus na primeira metade do século XVI, as matas primárias que se distribuíam na faixa litorânea de Sergipe sofreram intensa exploração dos recursos naturais (adaptado de DIAS et al., 2019). Identifique os ciclos econômicos que contribuíram de forma intensa para a redução das florestas do litoral sergipano no século XVI, atribuindo valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Ciclo do Ouro

( ) Ciclo do Pau-Brasil

( ) Ciclo do Café

( ) Ciclo da Mamona

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1978Q876053 | História e Geografia de Estados e Municípios, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Os hinos desempenham um papel crucial na preservação da identidade, memória e cultura de uma localidade, transmitindo valores, tradições e aspirações através de gerações. Como expressões artísticas e símbolos de união, os hinos fortalecem o senso de pertencimento e orgulho cívico entre os habitantes. Com base nisso, quais são os dois primeiros versos do hino de Nova Glória?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1980Q957248 | História e Geografia de Estados e Municípios, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

Devido às potencialidades e às condições geográficas do município de Niterói, uma atividade econômica que vem ganhando destaque no município é a(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1981Q1000278 | História e Geografia de Estados e Municípios, Policial Penal, Polícia Penal GO, IBFC, 2024

Um dos marcos históricos da ocupação de Goiás foi a descoberta das minas de ouro em 1727 pelos bandeirantes, na região do rio Vermelho, logo depois sendo construído o arraial de Sant’Ana, futura cidade de Goiás, também conhecido como Goiás Velho. Em relação ao processo de ocupação de Goiás no Século XVIII, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1982Q1000279 | História e Geografia de Estados e Municípios, Policial Penal, Polícia Penal GO, IBFC, 2024

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com uma população quilombola de 1.330.186 pessoas, grupo que corresponde a 0,65% da população brasileira. Sobre a população quilombola em Goiás, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1983Q1000282 | História e Geografia de Estados e Municípios, Policial Penal, Polícia Penal GO, IBFC, 2024

Diversas regiões brasileiras aderiram ao movimento político que tornou o Brasil um país independente em 1822, contudo, o novo governo, que tinha sua capital no Rio de Janeiro, encontrou dificuldades para controlar a totalidade do território antes controlado por Portugal. Sobre a situação político-administrativa de Goiás e sua adesão ao movimento de Independência do Brasil, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1984Q1046114 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado do Rio Grande do Sul, Advogado, Prefeitura de Formigueiro RS, MS CONCURSOS, 2024

Leia o fragmento do Hino da Cidade extraído do site Oficial da Câmara Municipal de Formigueiro, (RS) e assinale a alternativa com as palavras que completam, corretamente, as lacunas:

“O __________ passou e trouxe tempo novo,
A __________ dormiu pra __________ acordar,
A luz do __________ ilumina teu povo,
Que planta o __________ pra quem vai chegar.

Com __________ e __________, amor e trabalho,
A gente contigo pra sempre há de estar,
E quem for embora e um dia voltar
Mais moça e mais __________ te encontrará”.

Disponível em: https://www.formigueiro.rs.leg.br/imprensa/institucional/Hino-do-Municipio/1/2023/22
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1985Q982633 | História e Geografia de Estados e Municípios, Motorista CNH categoria D, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

Durante o século XIX, Santa Catarina recebeu um significativo número de imigrantes europeus, com destaque para os alemães, que fundaram diversas colônias no estado. Onde foi criada a primeira dessas colônias?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1986Q954274 | História e Geografia de Estados e Municípios, Agente Administrativo, Prefeitura de São Benedito CE, CETREDE, 2025

A cidade de São Benedito, na Serra da Ibiapaba, possui características climáticas específicas que favorecem atividades econômicas e turísticas. O clima da região é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1987Q980143 | História e Geografia de Estados e Municípios, Motorista, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. Céu Azul está inserido na Bacia Hidrográfica do Rio ____________, sendo cortado por outros pequenos rios e riachos, como o córrego ___________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1988Q916921 | História e Geografia de Estados e Municípios, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2024

A localidade de Bandeirante/SC recebeu esta denominação por influência do modo de colonização usado pela colonizadora em dispor bandeiras nas áreas de instalação. Desde 1944, já se instalavam os primeiros desbravadores, membros de famílias oriundas do Rio Grande do Sul, das regiões de Caxias do Sul e Bento Gonçalves atraídos pela abundância de madeira e solos férteis. Quem eram as famílias de sócios da Colonizadora Bandeirante? Marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1989Q977373 | História e Geografia de Estados e Municípios, Advogado, ION de Niterói RJ, SELECON, 2025

Com a edição da lei Complementar nº 20, foi estabelecida a fusão do Estado da Guanabara com o estado do Rio de Janeiro. Com isso, Niterói deixou de ser a capital do antigo estado do Rio de Janeiro. A referida lei começou a valer no ano de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1990Q880875 | História e Geografia de Estados e Municípios, Área Administrativa, TRT 11ª Região AM e RR, FCC, 2024

O fim do chamado “primeiro cicio da borracha” na Amazônia foi causado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.