Início

Questões de Concursos História e Geografia de Estados e Municípios

Resolva questões de História e Geografia de Estados e Municípios comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q161775 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Rondônia, Auditor, TCE RO, FCC

Considere as afirmações em relação ao Estado de Rondônia.

I. No final dos anos de 1970 e início de 1980, cresceu a extração do ouro no rio Madeira, entre a cachoeira de Santo Antônio até a cachoeira de Ribeirão.

II. A mineração do ouro absorveu parte dos migrantes e o garimpeiro passou a ser um novo agente atuante nessa região, com a adição de novos objetos técnicos, específicos à atividade, como as dragas, formando aglomerados no rio.

III. A garimpagem favoreceu o crescimento de outras atividades como o extrativismo vegetal e a pecuária leiteira.

IV. A atividade aurífera, que gerou grande riqueza, e a formação de novos povoados constituíam os principais pontos de extração do ouro com destaque para Vilhena e Cacoal.

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q51462 | História e Geografia de Estados e Municípios, Analista Legislativo, AL RO, FGV, 2018

Os fragmentos a seguir descrevem negociações diplomáticas ocorridas no processo de constituição da fronteira ocidental do Império português.

I - Assegura o domínio e a soberania territorial da Coroa Portuguesa sobre as regiões americanas compreendidas entre os rios Amazonas e Oiapoque, fixando os limites entre França e Portugal na região da Guiana.
II - Adota o princípio da "ocupação efetiva" e garante o controle luso de rios existentes na capitania de Mato Grosso, no vale do Guaporé, região que daria acesso, através do rio Guaporé e demais rios amazônicos, ao Estado do Grão-Pará e Maranhão.


Os fragmentos exemplificam, respectivamente, os Tratados de  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q33886 | História e Geografia de Estados e Municípios, Técnico Administrativo, DPE RO, FGV

“Em Porto Velho, cada soldado é um operário e cada operário um soldado com o objetivo comum de trabalhar pelo engrandecimento da pátria.”

A frase proferida pelo Presidente Getúlio Vargas em 1940 marcou a sua política de ocupação da região norte do país. Em relação ao processo de formação de Rondônia, a política varguista resultou:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q17094 | História e Geografia de Estados e Municípios, Cadete da Polícia Militar, Polícia Militar GO, UEG

A ordem política que vigorou, em Goiás, nos 20 anos após as eleições diretas de 1982, demonstra um certo conservadorismo do eleitor, uma vez que o partido governista foi derrotado, para o cargo de governador, na eleição de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q17747 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RR, UERR

Analise as afirmações e assinale a alternativa CORRETA:

I - Em virtude das incursões levadas a efeito por Ingleses, Holandeses e pelos Espanhois, para garantir a posse e controle da região, os Portugueses ergueram a Fortaleza de São Joaquim;
II - A Fortaleza de São Joaquim foi erguida na foz do Rio Uraricoera e Jatapu;
III - Dos estudiosos que contribuíram para um conhecimento mais objetivo da Bacia do Rio Branco, destaca-se Manoel da Gama Lobo D`Almada, que ao explorar o curso do Rio Branco, concluiu um exame minucioso da Bacia do Rio Branco;
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q49897 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PE, UPENET

Em junho de 2010, o Estado de Pernambuco foi acometido por uma catástrofe resultante de altas taxas de precipitação pluviométrica em curto espaço de tempo. Considerando os aspectos físicos de Pernambuco, analise as proposições abaixo: 

I. Uma forte onda de leste atingiu o Estado, acarretando enxurradas violentas, sobretudo nos rios Una e Jaboatão. O fenômeno trouxe sérias consequências como inundação e destruição em várias regiões, em diferentes municípios.
II. Os Municípios de Barreiros e Palmares foram exemplos da destruição decorrente das fortes chuvas. Deve-se destacar o fato de ambas as cidades localizarem-se na Zona da Mata, região que apresenta uma das maiores isoietas médias anuais de Pernambuco. 
III. As atividades antrópicas potencializam os efeitos de grandes eventos de precipitação pluviométrica, na medida em que atuam com o desmatamento de locais próximos aos rios, impermeabilização do solo e ocupação desordenada em áreas de risco geológico.
IV. As perdas e os danos decorrentes de eventos chuvosos de grande magnitude podem ser minimizados, na medida em que sejam retiradas todas as obras de contenção de águas, como as barragens, extinguindo a vulnerabilidade de regiões com alto volume hídrico represado. 

Estão CORRETAS apenas 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q16509 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar GO, SOUSÂNDRADE

Sobre a população negra no processo de colonização de Goiás, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q41909 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MA, FGV

Durante o período regencial (1831-1840) ocorreram revoltas nas províncias do norte – Maranhão e Pará – e nas do sul – Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

As alternativas a seguir relacionam as causas da Balaiada, revolta que eclodiu no Maranhão em 1838, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q19713 | História e Geografia de Estados e Municípios, Analista de Sistemas, AL GO, CS UFG

Leia o texto.

Essa região foi objeto de uma política de expansão da fronteira agrícola, demográfica e econômica adotada por Getúlio Vargas nos anos revolucionários de 30 – a Marcha para o Oeste –, que teve como consequência imediata a criação de Goiânia. Possui a mais significativa placa de solos de boa fertilidade natural que existe em todo o estado de Goiás e se constituiu no mais autêntico polo de atração das populações migrantes.

GOMES, H.; TEIXEIRA NETO, A.; BARBOSA, A. S. Geografia: Goiás / Tocan- tins. Goiânia: UFG, 2005.

O texto faz referência à região goiana anteriormente denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q225716 | História e Geografia de Estados e Municípios, Rondônia, Procurador do Estado, PGE RO, PGE RO

Considere as afirmações sobre a Ferrovia Madeira- Mamoré:

I. Ainda no período imperial já existiam estudos com o objetivo de construir uma estrada de ferro na região do rio Madeira.

II. Os primeiros materiais para a construção da ferrovia e o primeiro grupo de engenheiros, que permaneceram na região apenas dois anos, eram franceses.

III. Somente em 1903, com o Tratado de Petrópolis, o governo brasileiro obrigou-se a construir a ferrovia que funcionou deficitária por várias décadas.

IV. Ao final do governo JK foi anunciado o fechamento da ferrovia e o início da construção da BR-364.

Está correto SOMENTE o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q238500 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RO, FUNCAB

As descobertas auríferas no Vale do Guaporé, região hoje pertencente ao estado de Rondônia, atraíram mineradores de Cuiabá. Contudo, a mineração durou pouco tempo no Guaporé, que foi abandonado pelos exploradores. Fator decisivo no despovoamento da região foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q179699 | História e Geografia de Estados e Municípios, Goiás, Delegado de Polícia, Polícia Civil GO, UEG

“No quadro de dificuldades econômicas, característico do século XIX em Goiás, a pecuária destacou-se como única atividade de caráter eminentemente comercial, sendo a lavoura voltada para a subsistência dos próprios plantadores, sendo o pouco excedente comercializado nos arraiais locais.”
ASSIS, Wilson Rocha. Estudos de História de Goiás. Goiânia: Editora Vieira, 2005, p. 67.

O caráter comercial da pecuária, explicitado na citação, no contexto da economia goiana da primeira metade do século XIX, deveu-se fundamentalmente à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q19605 | História e Geografia de Estados e Municípios, Técnico Legislativo, AL RN, FCC

Sobre a pacificação dos índios potiguares no território que compreendia o Rio Grande (mais tarde do Norte), é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q22209 | História e Geografia de Estados e Municípios, Assessor Técnico Legislativo, AL PB, FCC

A fundação, no final do século XVI, de conventos e mosteiros na Paraíba, então denominada Filipéia de Nossa Senhora das Neves, foi vista com bons olhos pelos colonos, pois estes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q851184 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado do Amapá, Assistente Legislativo, FCC, 2020

A mineração, atividade econômica marcante na história do Amapá, teve um período próspero durante
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q22208 | História e Geografia de Estados e Municípios, Assessor Técnico Legislativo, AL PB, FCC

As dificuldades encontradas pelos portugueses na conquista da Paraíba tiveram relação com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q112377 | História e Geografia de Estados e Municípios, Analista de Informática, TCE RO, CESPE CEBRASPE

No século XVIII, a fundação de missões jesuíticas espanholas, na margem esquerda do rio Guaporé, foi uma clara ameaça à soberania de Portugal nas bacias dos rios Guaporé, Mamoré e Madeira. Por isso, houve ações da metrópole portuguesa com o intuito de proteger o território na margem direita da Bacia do Guaporé, atual estado de Rondônia. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

No período em questão, houve a assinatura do Tratado de Petrópolis, no qual se definiram, em 1803, as fronteiras entre o Vice-reino do Peru e o Território do Guaporé.
  1. ✂️
  2. ✂️

58Q17095 | História e Geografia de Estados e Municípios, Cadete da Polícia Militar, Polícia Militar GO, UEG

“O governo não considerava a construção de uma nova capital um gasto, mas um investimento necessário para o desenvolvimento”.
PALACIN, Luís; MORAES, Maria Augusta S. História de Goiás. Goiânia: Editora da UCG, 1994. p. 106.

O significado da construção de Goiânia para o desenvolvimento de Goiás está relacionado ao fato de ser uma cidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q16908 | História e Geografia de Estados e Municípios, Cadete da Polícia Militar, Polícia Militar GO, FUNCAB

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, criado em 1961, protege uma área de 65.514ha do Cerrado de altitude. São diversas formações vegetais, centenas de nascentes e cursos d"água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. A transformação do Parque em Patrimônio Natural, tambémpode ser vista como umamaneira de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q39563 | História e Geografia de Estados e Municípios, Técnico de Controle Externo, TCE AP, FCC

Sobre o meio físico do Amapá é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.