Início

Questões de Concursos História e Geografia de Estados e Municípios

Resolva questões de História e Geografia de Estados e Municípios comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


71Q682308 | História e Geografia de Estados e Municípios, Contador, AL GO, IADES, 2019

O conceito de patrimônio cultural expressa a criatividade coletiva de um povo, presente no conhecimento, na arte, na religiosidade e em outros aspectos da vida, legados ao longo de gerações. A esse respeito, assinale a alternativa correta quanto a um dos aspectos do patrimônio histórico, cultural, turístico ou religioso de Goiás.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q33839 | História e Geografia de Estados e Municípios, Assistente Administrativo, DPE RR, FCC

Sob o aspecto histórico, a Questão do Pirara teve grande importância para o Brasil e para o estado de Roraima. Sobre esta questão, considere:

I. Foi um conflito diplomático entre Portugal (depois o Brasil) e Inglaterra iniciado no início do século XIX e terminado no início do século XX.
II. O tratado foi vantajoso para o Brasil porque, além de ganhar território, a Guiana perdeu seu acesso à bacia amazônica.
III. Em 1904, a questão teve o arbítrio do rei italiano Vitor Emanuel que dividiu as terras e definiu os limites da fronteira Brasil − Guiana.

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q17413 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SE, FUNCAB

Fundada em fins do século XVI, a Praça de São Francisco, em São Cristóvão (SE), foi reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2010. Esse reconhecimento se deu porque a Praça:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q16635 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar AC, FUNCAB

A partir da década de 1970, foram constantes os conflitos pela posse da terra no Acre. Foram diversos os motivos para os conflitos, principalmente entre diferentes setores econômicos. Uma política do Governo Federal que serviu de importante fator na indução dos conflitos foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q10114 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor, SEE AC, FUNCAB

“Aparentemente é fácil caracterizar uma região. À Amazônia, por exemplo, está associada a imagem de uma área com clima quente e úmido, coberta por uma floresta tropical úmida, banhada por uma intrincada e extensa bacia hidrográfica (...). Esse verdadeiro consenso que existe a respeito do que seja a Amazônia é uma imagem que foi contraditoriamente construída ao longo da História. É, na verdade,mais uma imagem sobre a região do que da região. Desse modo, a identificação de uma determinada porção do território num mapa como uma região não é tão ingênua ou tão simples como pode parecer à primeira vista e quanto sugeremos livros didáticos de geografia.”(PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Amazônia, Amazônias. São Paulo, Ed Contexto, 2001,p p. 17- 18)

O aspecto destacado pelo autor é de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q847283 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Pernambuco, Técnico de Enfermagem, Asconprev, 2020

“As chuvas que caíram no ano passado no Agreste Meridional e Setentrional de Pernambuco não foram suficientes para encher açudes e barragens e fazer com que o pasto nascesse, afetando diretamente a produção da bacia leiteira. Principal atividade da região, a produção de leite está concentrada em 27 municípios, com mais de 106 mil produtores.” (Informação publicada no seguinte endereço eletrônico:https://interior.ne10.uol.com.br/noticias/2020/ 01/30/seca-dificulta-atividade-da-bacia-leiteira-de-pernambuco-183391.)
Mesmo levando em consideração as questões climáticas, o Agreste Meridional e Setentrional de Pernambuco conseguiu em 2019 ocupar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q833287 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado do Mato Grosso, Auxiliar de Consultório Dental, Prefeitura de Arenápolis MT, 2021

No estado de Mato Grosso é possível encontrar três tipos de biomas. Marque a alternativa que indica as paisagens vegetais existentes no território mato-grossense.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q180802 | História e Geografia de Estados e Municípios, História de Goiás, Delegado de Polícia, Polícia Civil GO, UEG NÚCLEO

Sobre a atual regionalização estabelecida pelo IBGE, para o estado de Goiás, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q49894 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PE, UPENET

Leia com atenção o texto abaixo: 

Posso sair daqui pra me organizar (x2)
Posso sair daqui pra desorganizar

Da lama ao caos, do caos à lama (x2)
o homem roubado nunca se engana

O sol queimou, queimou a lama do rio
Eu vi um chié andando devagar
E um aratu pra lá e pra cá
E um caranguejo andando pro sul
Saiu do mangue e virou gabiru
Ô Josué, eu nunca vi tamanha desgraça
Quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça
Peguei um balaio fui na feira roubar tomate e cebola
Ia passando uma véia e pegou a minha cenoura
"Aê minha véia deixa a cenoura aqui
Com a barriga vazia eu não consigo dormir"
E com o bucho mais cheio comecei a pensar
Que eu me organizando posso desorganizar
Que eu desorganizando posso me organizar
Que eu me desorganizando posso me organizar.

Da lama ao caos, do caos à lama
o homem roubado nunca se engana
Da lama ao caos, do caos à lama
o homem roubado nunca se engana


Chico Science & Nação Zumbi. Da Lama Ao Caos. 1994.

Sobre ele, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q16907 | História e Geografia de Estados e Municípios, Cadete da Polícia Militar, Polícia Militar GO, FUNCAB

Cinco capitais brasileiras – Goiânia, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília e Curitiba – estão entre as 20 mais desiguais, entre 141 cidades de países em desenvolvimento pesquisadas pelo Programa da ONU para os Assentamentos Humanos (ONU Habitat). A desigualdade se reflete na alocação dos terrenos e dos serviços urbanos como transportes, principalmente. A deficiência retratada nos sistemas de transportes em uma cidade como Goiânia pode ser observada de forma correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

81Q41427 | História e Geografia de Estados e Municípios, Papiloscopista e Técnico em Perícia, Polícia Civil PB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
        A Paraíba está situada na porção leste da região Nordeste. Seu território abriga o ponto extremo leste da América do Sul. Seu relevo comporta planície, planalto e depressões. Com 1.197 metros de altitude, o pico do Jabre, na serra do Teixeira, é  o ponto mais elevado do território do estado. Quanto à vegetação, veem-se mangues, pequena área de floresta tropical e caatinga. O clima comporta, basicamente, dois tipos: tropical e semiárido. Entre suas principais cidades, estão a capital João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Patos, Bayeux, Sousa, Guarabira, Cajazeiras, Sapé e Cabedelo.
        A ocupação e a colonização da Paraíba tiveram início no mesmo século em que começou a colonização do Brasil. A fundação da Vila de Felipéia de Nossa Senhora das Neves ocorreu em 1585. A cana-de-açúcar esteve na origem da colonização do território paraibano, vinda de Pernambuco. O desenvolvimento da economia açucareira atraiu a atenção de outros europeus que tentaram se fixar na região. Na mesma  época, na região em torno da atual Campina Grande, desenvolvia- se a pecuária. No século XIX, a Paraíba envolveu-se nas lutas pela independência do Brasil. Em 1874, uma revolta, verdadeira insurreição popular contra a pobreza, a fome, os impostos elevados e o descaso pela população sertaneja, sacudiu a província. Na Primeira República (1889-1930), a economia manteve-se atrelada a uma agricultura estagnada e, sob o ponto de vista político, o Estado continuou submetido ao poder das oligarquias. Em 1930, a Paraíba teve importante papel na  Revolução que levou Getúlio Vargas ao poder nacional.
Quanto ao relevo paraibano, a área em que predomina a planície situa-se no
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q107445 | História e Geografia de Estados e Municípios, APHistoria Amapa, Analista de Controle Externo Controle Externo, TCE AP, FCC

Considere as seguintes afirmações sobre a história do Amapá.

I. A costa do Amapá foi descoberta pelo espanhol Vicente Pinzón.

II. Pelo Tratado de Tordesilhas apenas metade do atual espaço amapaense era de Portugal.

III. Durante séculos, ocorreram disputas entre brasileiros e ingleses pela delimitação das fronteiras.

IV. Em meados do século XVIII, o Marques de Pombal ordenou o povoamento de Macapá com colonos açorianos.

Está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q22210 | História e Geografia de Estados e Municípios, Assessor Técnico Legislativo, AL PB, FCC

Missionários e bandeirantes tiveram importante papel no processo de conquista do interior da Paraíba. As bandeiras eram
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q24036 | História e Geografia de Estados e Municípios, Auditor, CGE MT, FMP

Tendo em vista a fundação de Cuiabá e a ocupação do Mato Grosso considere as seguintes assertivas.

I - A cidade de Cuiabá, além de outras cidades do Mato Grosso, foi fundada na época da descoberta do ouro e diamantes nessa região.
II - Com o esgotamento da atividade extrativa, a área citada passou por um longo período de estagnação econômica.
III - As principais atividades econômicas dos povoados mato-grossenses, pós época aurífera, eram a pecuária extensiva, a extração rudimentar de madeira e a pequena agricultura de alimentos.
IV - A fundação de Rondonópolis, nas proximidades de Cuiabá, no final do século XIX, reforçou a posição da capital mato-grossense.

Estão corretas apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q848652 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado do Amapá, Assistente Legislativo, FCC, 2020

Caracteriza o domínio morfoclimático onde está localizado o estado do Amapá:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q10111 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor, SEE AC, FUNCAB

Nas últimas décadas do século XIX e início do XX, a região amazônica sofreu grande influência dos principais acontecimentos mundiais. Pode ser destacada a ampliação e a diversificação da produção industrial na Europa e nos Estados Unidos, porém ainda nas primeiras décadas do século XX, a região do Acre sofreu um declínio econômico que representou também a diminuição do ritmo de crescimento populacional. Este declínio econômico ocorreu, principalmente, pelo seguinte fator:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q700473 | História e Geografia de Estados e Municípios, Vigia, Prefeitura de Aracruz ES, IBADE, 2019

O estado do Espírito Santo apresenta os seguintes limites geográficos ao norte, sul, leste e oeste, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q17781 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PB, IBFC

O clima, o relevo e a hidrografia determinam a vegetação que se apresenta diferenciada, em toda a extensão do território paraibano. Destacam-se os seguintes tipos de vegetação:

I. Vegetação Litorânea: as espécies dessa formação vegetal apresentam algumas características essenciais para essa adaptação ao meio, por exemplo, raízes suportes e respiratórios.

II. Mata Atlântica: formação vegetal, com espécies arbóreas e arbustivas da caatinga (baraúna, angico, jurema). Ocorrem ainda a tatajuba, violeta, etc.

III. Cerrado: formado por árvores e arbustos. Árvores tortuosas e tufos de capins encontrados nos tabuleiros. Predomina a mangaba, a lixeira, o batiputá entre outros.

IV. Agreste: vegetação intermediaria entre a caatinga e a floresta.

V. Mata Serrana: nessa vegetação, encontram-se árvores altas, copas largas, troncos com grande diâmetro, folhas perenes, muitos cipós, orquídeas e bromélias.

VI. Caatinga: vegetação dominante, formada por xerófilas, cactáceas, caducifólias e aciculifoliadas. Os solos são profundos e arenosos.

Considerando V (verdadeiro) e F (falso), I, II, III, IV, V e VI são respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q41907 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MA, FGV

O extrativismo vegetal é uma atividade tradicional do Estado do Maranhão. Dentre os produtos do extrativismo o que mais se destaca é o babaçu. As amêndoas dessa palmeira são transformadas em óleo ou azeite, utilizados no preparo de alimentos, na produção de sabão ou cosméticos e como combustível. 

Sobre o extrativismo do babaçu no Maranhão, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q848895 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado do Paraná, Prefeitura de Arapongas PR Historiador, FAFIPA, 2020

O estado do Paraná foi diretamente afetado pela Revolução Federalista, deflagrada logo no início do regime republicano (1893-1895). Assinale a alternativa INCORRETA sobre esse acontecimento e sobre seu desenrolar no estado do Paraná:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.