Início

Questões de Concursos História e Geografia de Estados e Municípios

Resolva questões de História e Geografia de Estados e Municípios comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q41427 | História e Geografia de Estados e Municípios, Papiloscopista e Técnico em Perícia, Polícia Civil PB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
        A Paraíba está situada na porção leste da região Nordeste. Seu território abriga o ponto extremo leste da América do Sul. Seu relevo comporta planície, planalto e depressões. Com 1.197 metros de altitude, o pico do Jabre, na serra do Teixeira, é  o ponto mais elevado do território do estado. Quanto à vegetação, veem-se mangues, pequena área de floresta tropical e caatinga. O clima comporta, basicamente, dois tipos: tropical e semiárido. Entre suas principais cidades, estão a capital João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Patos, Bayeux, Sousa, Guarabira, Cajazeiras, Sapé e Cabedelo.
        A ocupação e a colonização da Paraíba tiveram início no mesmo século em que começou a colonização do Brasil. A fundação da Vila de Felipéia de Nossa Senhora das Neves ocorreu em 1585. A cana-de-açúcar esteve na origem da colonização do território paraibano, vinda de Pernambuco. O desenvolvimento da economia açucareira atraiu a atenção de outros europeus que tentaram se fixar na região. Na mesma  época, na região em torno da atual Campina Grande, desenvolvia- se a pecuária. No século XIX, a Paraíba envolveu-se nas lutas pela independência do Brasil. Em 1874, uma revolta, verdadeira insurreição popular contra a pobreza, a fome, os impostos elevados e o descaso pela população sertaneja, sacudiu a província. Na Primeira República (1889-1930), a economia manteve-se atrelada a uma agricultura estagnada e, sob o ponto de vista político, o Estado continuou submetido ao poder das oligarquias. Em 1930, a Paraíba teve importante papel na  Revolução que levou Getúlio Vargas ao poder nacional.
Quanto ao relevo paraibano, a área em que predomina a planície situa-se no
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q107445 | História e Geografia de Estados e Municípios, APHistoria Amapa, Analista de Controle Externo Controle Externo, TCE AP, FCC

Considere as seguintes afirmações sobre a história do Amapá.

I. A costa do Amapá foi descoberta pelo espanhol Vicente Pinzón.

II. Pelo Tratado de Tordesilhas apenas metade do atual espaço amapaense era de Portugal.

III. Durante séculos, ocorreram disputas entre brasileiros e ingleses pela delimitação das fronteiras.

IV. Em meados do século XVIII, o Marques de Pombal ordenou o povoamento de Macapá com colonos açorianos.

Está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q24036 | História e Geografia de Estados e Municípios, Auditor, CGE MT, FMP

Tendo em vista a fundação de Cuiabá e a ocupação do Mato Grosso considere as seguintes assertivas.

I - A cidade de Cuiabá, além de outras cidades do Mato Grosso, foi fundada na época da descoberta do ouro e diamantes nessa região.
II - Com o esgotamento da atividade extrativa, a área citada passou por um longo período de estagnação econômica.
III - As principais atividades econômicas dos povoados mato-grossenses, pós época aurífera, eram a pecuária extensiva, a extração rudimentar de madeira e a pequena agricultura de alimentos.
IV - A fundação de Rondonópolis, nas proximidades de Cuiabá, no final do século XIX, reforçou a posição da capital mato-grossense.

Estão corretas apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q22210 | História e Geografia de Estados e Municípios, Assessor Técnico Legislativo, AL PB, FCC

Missionários e bandeirantes tiveram importante papel no processo de conquista do interior da Paraíba. As bandeiras eram
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q848652 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado do Amapá, Assistente Legislativo, FCC, 2020

Caracteriza o domínio morfoclimático onde está localizado o estado do Amapá:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q10111 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor, SEE AC, FUNCAB

Nas últimas décadas do século XIX e início do XX, a região amazônica sofreu grande influência dos principais acontecimentos mundiais. Pode ser destacada a ampliação e a diversificação da produção industrial na Europa e nos Estados Unidos, porém ainda nas primeiras décadas do século XX, a região do Acre sofreu um declínio econômico que representou também a diminuição do ritmo de crescimento populacional. Este declínio econômico ocorreu, principalmente, pelo seguinte fator:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q848895 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado do Paraná, Prefeitura de Arapongas PR Historiador, FAFIPA, 2020

O estado do Paraná foi diretamente afetado pela Revolução Federalista, deflagrada logo no início do regime republicano (1893-1895). Assinale a alternativa INCORRETA sobre esse acontecimento e sobre seu desenrolar no estado do Paraná:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q700473 | História e Geografia de Estados e Municípios, Vigia, Prefeitura de Aracruz ES, IBADE, 2019

O estado do Espírito Santo apresenta os seguintes limites geográficos ao norte, sul, leste e oeste, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q17781 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PB, IBFC

O clima, o relevo e a hidrografia determinam a vegetação que se apresenta diferenciada, em toda a extensão do território paraibano. Destacam-se os seguintes tipos de vegetação:

I. Vegetação Litorânea: as espécies dessa formação vegetal apresentam algumas características essenciais para essa adaptação ao meio, por exemplo, raízes suportes e respiratórios.

II. Mata Atlântica: formação vegetal, com espécies arbóreas e arbustivas da caatinga (baraúna, angico, jurema). Ocorrem ainda a tatajuba, violeta, etc.

III. Cerrado: formado por árvores e arbustos. Árvores tortuosas e tufos de capins encontrados nos tabuleiros. Predomina a mangaba, a lixeira, o batiputá entre outros.

IV. Agreste: vegetação intermediaria entre a caatinga e a floresta.

V. Mata Serrana: nessa vegetação, encontram-se árvores altas, copas largas, troncos com grande diâmetro, folhas perenes, muitos cipós, orquídeas e bromélias.

VI. Caatinga: vegetação dominante, formada por xerófilas, cactáceas, caducifólias e aciculifoliadas. Os solos são profundos e arenosos.

Considerando V (verdadeiro) e F (falso), I, II, III, IV, V e VI são respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q41907 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MA, FGV

O extrativismo vegetal é uma atividade tradicional do Estado do Maranhão. Dentre os produtos do extrativismo o que mais se destaca é o babaçu. As amêndoas dessa palmeira são transformadas em óleo ou azeite, utilizados no preparo de alimentos, na produção de sabão ou cosméticos e como combustível. 

Sobre o extrativismo do babaçu no Maranhão, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q22799 | História e Geografia de Estados e Municípios, Executivo Público, Casa Civil SP, FCC

Em 1924 explodiu o chamado 5 de julho em São Paulo. (...) A presença dos tenentes na capital paulista durou até o dia 27. (...) Afinal, os revoltosos abandonaram a cidade a 27 de julho, deslocando-se pelo interior de São Paulo em direção a Bauru. A manobra foi facilitada pela eclosão de revoltas tenentistas em cidades do interior. Essa foi a chamada "coluna paulista", que se fixou no oeste do Paraná, em um lugarejo próximo à foz do Iguaçu. Aí as tropas vindas de São Paulo enfrentaram os legalistas, à espera de uma outra coluna proveniente do Rio Grande do Sul.

(Boris Fausto. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1955, p. 308-309)

O movimento a que o texto se refere tinha como objetivo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q225762 | História e Geografia de Estados e Municípios, Rondônia, Procurador do Estado, PGE RO, PGE RO

Na região do Guaporé, durante o período colonial, a sociedade era comandada por uma elite branca que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q17776 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PB, IBFC

A economia da Paraiba baseia-se principalmente no setor de Comércio e Serviíos. Sua agricultura baseia- se na:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q48403 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de Polivalência, Prefeitura de Canavieira PI, IMA

Sobre as características gerais e aspectos geográficos do estado do Piauí, indique a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q691363 | História e Geografia de Estados e Municípios, Auditor de Controle Externo Ciências Contábeis, TCE RO, CESPE CEBRASPE, 2019

Com relação à ferrovia Madeira-Mamoré, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q17530 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MT, FUNCAB

O desmembramento entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ocorrido na década de 70 do século XX, foi realizado pelo seguinte Presidente da República do Brasil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q41426 | História e Geografia de Estados e Municípios, Papiloscopista e Técnico em Perícia, Polícia Civil PB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
        A Paraíba está situada na porção leste da região Nordeste. Seu território abriga o ponto extremo leste da América do Sul. Seu relevo comporta planície, planalto e depressões. Com 1.197 metros de altitude, o pico do Jabre, na serra do Teixeira, é  o ponto mais elevado do território do estado. Quanto à vegetação, veem-se mangues, pequena área de floresta tropical e caatinga. O clima comporta, basicamente, dois tipos: tropical e semiárido. Entre suas principais cidades, estão a capital João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Patos, Bayeux, Sousa, Guarabira, Cajazeiras, Sapé e Cabedelo.
        A ocupação e a colonização da Paraíba tiveram início no mesmo século em que começou a colonização do Brasil. A fundação da Vila de Felipéia de Nossa Senhora das Neves ocorreu em 1585. A cana-de-açúcar esteve na origem da colonização do território paraibano, vinda de Pernambuco. O desenvolvimento da economia açucareira atraiu a atenção de outros europeus que tentaram se fixar na região. Na mesma  época, na região em torno da atual Campina Grande, desenvolvia- se a pecuária. No século XIX, a Paraíba envolveu-se nas lutas pela independência do Brasil. Em 1874, uma revolta, verdadeira insurreição popular contra a pobreza, a fome, os impostos elevados e o descaso pela população sertaneja, sacudiu a província. Na Primeira República (1889-1930), a economia manteve-se atrelada a uma agricultura estagnada e, sob o ponto de vista político, o Estado continuou submetido ao poder das oligarquias. Em 1930, a Paraíba teve importante papel na  Revolução que levou Getúlio Vargas ao poder nacional.
Situada em território paraibano, a ponta do Seixas é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q16437 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

As florestas de Rondônia são ricas em espécies vegetais. Pode-se dizer que o primeiro produto explorado, responsável pelo povoamento dos vales do Madeira, Mamoré, Guaporé, Machado e seus afluentes foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q161171 | História e Geografia de Estados e Municípios, Auditor de Controle Externo Direito, TCE RO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens a seguir, acerca da história do estado de Rondônia.

O Território Federal do Guaporé foi criado por Getúlio Vargas mediante o desmembramento de uma parte do território dos estados do Acre e do Amazonas.

  1. ✂️
  2. ✂️

100Q851458 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado da Paraíba, Prefeitura de Capim PB Professor A, FACET Concursos, 2020

Em relação a questão agrária na Paraíba, observe os itens a seguir:

I - Durante a história da Paraíba, apesar da questão agrária ter se modificado, os elementos que a caracterizam permaneceram praticamente os mesmos: a forte exploração do trabalho, elevada concentração da propriedade da terra e o seu caráter privado.

II - A desigual distribuição da propriedade da terra é uma herança da organização colonial do espaço agrário brasileiro.

III - O modelo de desenvolvimento rural implantado pelos militares a partir de 1964, pautado no fortalecimento da concentração fundiária, no estímulo à produção de lavouras de exportação e à mecanização e quimificação da agricultura, agravou ainda mais a situação dos camponeses sem terra.

Sobre os itens, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.