Questões de Concursos: História e Geografia de Rondônia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: História e Geografia de Rondônia. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

61 Q240223 | História e Geografia de Rondônia, Sargento, Polícia Militar RO, PM RO

Texto associado.

Julgue os itens de 1 a 10, relativos à geografia de

Rondônia.

A Depressão do Guaporé, situada no norte de Rondônia, foi a última fronteira agrícola a ser desbravada pelo processo de colonização. No local predominava a vegetação do Cerrado, hoje extinta, para dar lugar à pecuária intensiva.

62 Q238731 | História e Geografia de Rondônia, Sargento, Polícia Militar RO, PM RO

Texto associado.

Julgue os itens de 1 a 10, relativos à geografia de

Rondônia.

A localização geográfica é fator relevante para projetos e ações governamentais de apoio às populações regionais em território brasileiro. O Estado de Rondônia apresenta limites territoriais com as seguintes unidades da federação: Acre, Mato Grosso, Amazonas, Pará e Tocantins.

63 Q238478 | História e Geografia de Rondônia, Sargento, Polícia Militar RO, PM RO

Texto associado.

Julgue os itens de 11 a 20, relativos à história de Rondônia.

A exploração do látex na região amazônica levou a formação de grandes seringais, pertencendo a grandes latifundiários, chamados na região de seringalistas. Os trabalhadores eram os seringueiros. O regime de trabalho era baseado na dependência entre o seringueiro e o seringalista através do sistema de aviamento (crédito/ dívida), chamado de regime do barracão.

64 Q170358 | História e Geografia de Rondônia, Auxiliar Técnico Motorista, DPE RO, FGV

Ao longo da segunda metade do século XX e início do século XXI, o território do estado de Rondônia passou por um conjunto de transformações que podem ser periodizadas de acordo com os resultados territoriais dos processos que marcaram cada momento. Acerca dessas transformações, considere as afirmativas a seguir: I ? Entre 1970 e 1995, observamos a rede urbana em formação, com centralidade econômica e política em Porto Velho. II ? A partir de meados da década de 1990, a política de colonização agrícola surgiu como principal motor de interiorização do povoamento. III ? Nos últimos anos, observamos um fechamento da frente de expansão em função da rígida fiscalização em espaços de preservação ambiental. Está correto o que se afirma em:

65 Q223973 | História e Geografia de Rondônia, PIB de Rondônia, Procurador, DER RO, FUNCAB

Na composição do PIB do estado de Rondônia, em 2007, aparece a seguinte distribuição agropecuária: 20,4%; indústria: 14,6%; serviços: 65,0%. Para um estado cujo crescimento está atrelado à expansão da fronteira agrícola, um percentual tão elevado no setor de serviços pode ser justificado a partir de:

66 Q239196 | História e Geografia de Rondônia, Sargento, Polícia Militar RO, PM RO

Texto associado.

Julgue os itens de 11 a 20, relativos à história de Rondônia.

Em resposta ao Tratado de Petrópolis as obras da ferrovia Madeira Mamoré foram reiniciadas em 1907, após a concessão para construção da ferrovia ter sido comprada pelo norte–americano Percival Farquhar, que fundou a P. & T. Collins, subsidiária da Brasil Railway Co.

67 Q117451 | História e Geografia de Rondônia, Períodos Migratórios , Analista de Sistemas, TCE RO, CESGRANRIO

O fator que justificou o surgimento da mão-de-obra não indígena na região foi a:

68 Q148299 | História e Geografia de Rondônia, Analista Jurídico, DPE RO, FGV

Em 2012, foi comemorado o centenário de inauguração da ferrovia Madeira-Mamoré. Tal construção, vista como difícil e complexa, com tentativas fracassadas no século XIX, custou a vida de inúmeros operários, e, durante o período da ditadura militar no país, acabou desativada, no governo do presidente Castelo Branco, em 1966. A justificativa para tal medida foi:

69 Q169635 | História e Geografia de Rondônia, Auxiliar Técnico Motorista, DPE RO, FGV

"Em Porto Velho, cada soldado é um operário e cada operário um soldado com o objetivo comum de trabalhar pelo engrandecimento da pátria." A frase proferida pelo Presidente Getúlio Vargas em 1940 marcou a sua política de ocupação da região norte do país. Em relação ao processo de formação de Rondônia, a política varguista resultou:

70 Q226416 | História e Geografia de Rondônia, Hidrelétricas do Madeira, Procurador, DER RO, FUNCAB

Consideradas como as duas maiores obras do governo Lula, as hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau devem consumir até R$ 28 bilhões em investimentos para gerar, a partir de 2013, 6 450 MW de energia e tentar tirar o país da rota de um novo apagão. Apesar de toda euforia provocada pela construção das obras e, os possíveis benefícios que elas irão trazer, a consequência social mais provável que irá afetar parte da população pode ser assinalada em:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.