Início

Questões de Concursos Jornalismo

Resolva questões de Jornalismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1021Q991162 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalista, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

Para que o seu house organ seja lido, além de tratar de temas de interesse, é preciso dar a eles a abordagem adequada. A diferença entre as empresas que atingem o público e aquelas que falam para as paredes pode estar em cinco atitudes aplicadas ao house organ. Uma atitude oportuna, pode ser caracterizada pela seguinte afirmação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1023Q987348 | Jornalismo, Jornalismo Investigativo, Jornalista, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

O que distingue o jornalismo investigativo de outras formas de reportagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1024Q1009144 | Jornalismo, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Leia a parte inicial de texto publicado no portal Amazônia Real:
“PL do Estupro” é hediondo Amazonia Real Por Kátia Brasil, Publicado em: 14/06/2024 às 20:02 “Nós, mulheres feministas do bem viver, antirracistas e defensoras das pessoas LGBTQIAPN+, sempre fomos às ruas com lenços amarrados nos pulsos. O lilás, representando a luta contra a violência. O verde, pela discriminação do aborto.
A luta pela legalização do aborto para mulheres é histórica no Brasil. O debate chega agora atravessado por um projeto que tenta derrubar uma garantia conquistada no Código Penal, que instituiu, no ano de 1940, o decreto-Lei nº 2.848, que determina a interrupção da gravidez resultante de estupro. O aborto legal.
“Basta o consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal”, diz a lei.
Não estou fazendo discurso de polarização. Mas, precisamos lembrar, a todo instante, que o que está posto no Congresso Nacional brasileiro é uma maioria de políticos machistas, misóginos, ligados às igrejas evangélicas e católicas, que têm ódio contra nossos corpos e usam uma estratégia de chantagem para aprovar Projetos de Leis (PL) a toque de caixa, como moeda de troca para os acertos com o governo federal.
O PL 1.904/2024, ou o “PL do Estupro”, que equipara a realização do aborto legal, em casos de estupro, acima de 22 semanas de gravidez ao crime de homicídio, com pena de 20 anos de prisão, é devastador.
É um crime hediondo contra milhares de meninas e mulheres que são atacadas todos os anos neste país.
Uma decisão “em nome da vida?” Que vida é essa? A maioria das vítimas são meninas de até 14 anos de idade.
Em 2016, a Pesquisa Nacional do Aborto, coordenada pela antropóloga Débora Diniz, apontou que, das mulheres que abortam no Brasil 25% são evangélicas e 56% são católicas.
Os estupros também acontecem nas casas de Deus.”
O texto acima é um(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1025Q891210 | Jornalismo, Função: Repórter Fotográfico, ITAIPU BINACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue os itens a seguir, relativos ao fotojornalismo e ao trabalho do fotojornalista.

I O repórter fotográfico é um profissional da comunicação visual que trabalha com técnicas jornalísticas na captura e documentação de notícias por meio de fotografias.
II O principal objetivo do fotojornalismo é sintetizar, visualmente, em harmonia com a produção dos repórteres de texto, uma reportagem a ser publicada em veículos de comunicação, como jornais, revistas, sites de notícias, entre outros.
III O trabalho do fotojornalista baseia-se na capacidade de manutenção dos signos legítimos da reportagem e na criação de ligação entre a notícia e a interpretação feita pelo leitor de uma fotografia publicada em um veículo de comunicação.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1026Q1028191 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Texto 1

“A reportagem documental permite (e talvez exija) maior originalidade nas aberturas. É possível usar recursos factuais ou de ação, roubados à fact-story ou à action-story. A de fatos costuma limitar-se aos mesmos, mas sempre há maneiras especiais de fazê-lo (...). Sair da convencional abertura informativa, em busca de estilo mais literário, pode ser uma alternativa para interessar o leitor.” (SODRÉ, Muniz e FERRARI, Maria Helena. Técnica de reportagem. Notas sobre a narrativa jornalística. São Paulo: Summus, 1986, p. 68)

Texto 2

“O ano era 1957. Morávamos no bairro de Pinheiros, em São Paulo, em uma casa pequena, insuficiente para acomodar pai com escritório, mãe, sete filhos de todas as idades e a Babá, que passara a ocupar a função de cozinheira. Minha mãe durante a metade daquele ano procurou outra moradia para sair da que se viu obrigada a se instalar às pressas, havia dois anos, quando chegamos da Itália. Certa noite ela anunciou que finalmente encontrara uma casa que Papai teria condições de alugar, onde caberíamos todos. Lembro-me bem da minha decepção quando, no bairro do Pacaembu, dobramos a esquina e Mamãe, realizada, disse para olharmos a casa nova. Vi uma casa velha de arquitetura meio normanda, com aspecto de total abandono e, do lado oposto da rua, outra novíssima de arquitetura estilo dos anos 1950, que, por segundos, quis que fosse a nossa.

Não consigo imaginar, hoje, um cenário que não seja este, o da rua Buri, 35, para a história da minha família. Papai e seu escritório, seus alunos, amigos, pesquisadores, as paredes forradas de livros, Mamãe, nós sete, a Babá, a Generosa, gatos, agregados, frequentadores de todas as gerações, cantorias, brincadeiras, jogos, festas com centenas de pessoas e as constantes reuniões políticas.” (HOLLANDA, Ana de. Chico Buarque aos olhos da irmã menor. Revista Piauí, edição 211, abril de 2024)

No texto 2, a abertura informativa escolhida prima por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1027Q1036402 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

O uso de dispositivos móveis deixou de ser novidade na rotina de produção jornalística e o MOJO, como é conhecido o jornalismo móvel, segue evoluindo.
Sobre o MOJO, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1028Q967562 | Jornalismo, Comunicação Social, CONAB, IADES

Acerca da comunicação comunitária, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1030Q1018004 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

No que concerne ao fotojornalismo, julgue os itens subsequentes.
O fotojornalismo, ao documentar visualmente a realidade, aproxima-se da função histórica e antropológica da fotografia, ainda que seu compromisso primeiro seja com a atualidade dos fatos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1031Q974998 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

A editora-executiva de uma publicação voltada para celebridades selecionou trechos de falas de um músico, concedidas a outros veículos de comunicação, para compor uma entrevista na qual o leitor tinha a impressão de que era material exclusivo. Em nenhum momento as fontes de pesquisa foram citadas e somente após o veemente protesto do músico, de que não havia concedido entrevista para aquela jornalista, a publicação reconheceu publicamente a burla. O trabalho jornalístico é o de explicar o encadeamento de eventos que produziram o fato, num pacto social de credibilidade entre emissor e receptor. Daí, conclui-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1032Q1063337 | Jornalismo, Legislação da Comunicação, Área XIV Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

Leia um trecho da matéria jornalística publicada pela Agência Câmara de Notícias, em outubro de 2023.


Comissão vai debater obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão


A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública nesta quinta-feira (26) para debater a importância da formação superior para o exercício do Jornalismo. (...)
O autor do requerimento para a realização da audiência é o deputado Amaro Neto (Republicanos-ES). Ele lembra que o assunto é tema de uma proposta de emenda à Constituição (PEC 206/09) que reinstitui a obrigatoriedade do diploma de nível superior específico em Jornalismo para o exercício da profissão no Brasil.

Fonte: Agência Câmara de Notícias,


Sobre o fim da obrigatoriedade do diploma de nível superior específico em Jornalismo ou Comunicação Social – habilitação Jornalismo para o exercício da profissão no Brasil, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1033Q1006510 | Jornalismo, Interação e Interatividade, Jornalista, EBSERH, VUNESP, 2020

Considere a seguinte hipótese: A Diretora de Tecnologia da Informação reprovou um projeto de implantação de jornalismo digital porque, segundo sua análise, existiam poucos recursos que permitiam a comunicação dos leitores com a mídia e faltavam meios para que o público pudesse ser consultado a respeito de alguma campanha planejada pela EBSERH.
Tecnicamente, a Diretora constatou que o projeto carecia de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1034Q1049781 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Relações Públicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o item subsecutivo, no que tange ao relacionamento com a imprensa.

O trabalho de assessoria de imprensa não se restringe apenas à utilização dos instrumentos de press release, coletiva de imprensa, mailing list e clipping, outros instrumentos também são utilizados, tais como pesquisa de marca e apuração de resultados.

  1. ✂️
  2. ✂️

1035Q910518 | Jornalismo, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

O Google oferece um guia de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para iniciantes. Nesse guia, ele aconselha que para “ajudar o Google e o usuário a entender o conteúdo”, um site deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1036Q991160 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Jornalista, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

O conjunto de estudos consagrados ao pensamento complexo sobre a comunicação de massas recebe a denominação genérica de Teoria da Comunicação. Assinale a alternativa que se refere à Teoria da Comunicação, que tem como uma de suas premissas a seguinte afirmação: os sujeitos têm percepção apurada para identificar tendências hegemônicas (a opinião tendencial), ou majoritárias, produzidas, geradas e reproduzidas pela opinião pública:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1037Q1074633 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Jornalismo, INSS, FUNRIO

A representação esquemática do processo comunicacional elaborado pelos engenheiros de telecomunicações Shannon e Weaver preocupava-se com a utilização eficiente dos meios ou canais disponíveis, conseguindo-se um máximo de informação e um mínimo de ruído. Esse modelo baseia-se na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1038Q1074641 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, INSS, FUNRIO

Sobre a necessidade da utilização dos infográficos, apresentam-se abaixo quatro características:

I. O texto tem excesso de informações numéricas que levariam o leitor a se perder em meio a tantos dados.
II. Alguma coisa que não pode ser descrita com palavras ou fotos.
III. Não há fotografias suficientes ou a qualidade não é satisfatória.
IV. Quando se precisa embelezar páginas de jornais ou revistas.

Quantas das quatro características podem ser atribuídas a essa necessidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1039Q987355 | Jornalismo, Jornalista, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sobre as ferramentas digitais no jornalismo, avalie as afirmações abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.

1.(__) O uso de analytics para rastrear o engajamento do leitor pode direcionar a produção de conteúdo para atender às preferências da audiência.
2.(__) As plataformas de mídia social devem ser usadas indiscriminadamente como fontes primárias sem verificação.
3.(__) Ferramentas de automação de publicação ajudam a otimizar o processo de distribuição de conteúdo em múltiplos canais digitais.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1040Q1012215 | Jornalismo, Mídias Sociais e Jornalismo, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere a fake news e jornalismo, julgue o próximo item.

O termo educação midiática é usado para definir a habilidade de consumir notícias a partir da consciência de sua veracidade ou não, identificando-se e separando-se o que é falso do que é verdadeiro.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.