Início

Questões de Concursos Jornalismo

Resolva questões de Jornalismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q147155 | Jornalismo, Analista Judiciário Jornalista, TJ RO, CESGRANRIO

Entre as teorias acerca da ética jornalística, há uma base comum que pode ser mais bem caracterizada pelas idéias de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q845281 | Jornalismo, História do Jornalismo, Câmara de Vinhedo PR Assessor de Imprensa, Avança SP, 2020

No que se refere à história da imprensa brasileira, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Teve um nascimento tardio, assim como o ensino superior, a própria independência política e a abolição da escravatura. II - Os vários períodos sob regime de exceção afetaram de diversas formas o desenvolvimento da atividade jornalística nacional. III - Fatores sociais geraram um legado de analfabetismo e concentração da renda, impedindo que o público leitor nacional atingisse o percentual registrado em países com economia de porte semelhante ou maior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q152322 | Jornalismo, Analista Jurídico, PG DF, IADES

Saber planejar a comunicação de uma organização relaciona-se com o direito que todos possuem a informação. Julgue os itens a seguir quanto as características de uma boa política de comunicação organizacional.

I - A política de comunicação organizacional começa e termina na área de comunicação social da organização, e deve estar alicerçada em necessidades como o aumento da visibilidade da organização na mídia e o melhor relacionamento com os públicos de interesse.

II - A política de comunicação é feita de boas intenções que se manifestam e são flexíveis na sua realização, dependendo da aceitação no ambiente externo, sem necessidade de resultados positivos práticos.

III - Uma política de comunicação serve exclusivamente para a área de comunicação social. Cada setor organizacional desenvolve a sua própria política.

IV - Uma política de comunicação requer uma metodologia específica, que exige a realização de diagnósticos internos e externos para definir quais as melhores ações.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q141570 | Jornalismo, Analista Judiciário Jornalista, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de processo e projeto gráfico, julgue os próximos itens.

Fundos as partes em branco, não impressas de uma folha são recursos técnicos usados em diagramação.

  1. ✂️
  2. ✂️

125Q684620 | Jornalismo, Jornalista, UFSC, UFSC, 2019

Uma das principais ferramentas de assessoria de imprensa é o release. Sobre essa ferramenta, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) O termo release vem do inglês press release e significa “material liberado para a imprensa”. 
( ) No Brasil, durante o Regime Militar, o release teve uso amplamente disseminado nos órgãos públicos. 
( ) O release deve ter um bom texto, na estrutura jornalística (título, lide e formato de pirâmide invertida). 
( ) Devem-se elaborar releases exclusivos para cada veículo jornalístico em todas as situações em que for necessário ampliar a divulgação da organização assessorada. 
( ) A qualidade do release está relacionada ao interesse que possa gerar no público do veículo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q710507 | Jornalismo, Analista de Comunicação Jr Jornalismo, EMDEC SP, IBFC, 2019

Mike Ward (2002) classifica os conteúdos existentes em um Website em quatro tipos principais: estático, dinâmico, funcional e interativo. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q682923 | Jornalismo, Jornalista, UNICAMP, VUNESP, 2019

Não há um modelo padrão para a elaboração de pauta para jornal impresso. Entretanto, pode-se afirmar, resumindo a recomendação de experientes editores, que, além do cabeçalho que identifica o jornal, a editoria, as datas e o(s) repórter(es), a pauta deve conter informações a respeito 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q142923 | Jornalismo, Analista Judiciário Jornalista, TRT 23a REGIÃO, FCC

Segundo a pesquisadora Sonia Maria Ribeiro, o telejornalismo se utiliza de um discurso que elabora conflitos e os justifica. Para a autora, o falante ganha a discussão utilizando jogos de palavras que deixam o ouvinte sem condições de responder porque se cria um contexto de falso diálogo. Essa forma de argumentar está contida

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q106161 | Jornalismo, Analista Administrativo Comunicação Social, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Atividade originalmente exercida por profissionais
de relações públicas, a assessoria de imprensa, assim como a
edição de publicações jornalísticas empresariais, passou a ser
executada no Brasil essencialmente por jornalistas, a partir da
restrição no mercado e pelo interesse das organizações em
profissionais com acesso facilitado às redações.

Jorge Duarte. Assessoria de imprensa: o caso brasileiro, 2001, p. 19 (com adaptações).

Acerca do jornalismo institucional, das rotinas de assessoria
de imprensa e das publicações jornalísticas empresariais e
considerando o texto acima, julgue os itens de 86 a 91.

O jornalismo institucional pode ser corretamente definido como resultado da combinação de elementos e técnicas do jornalismo convencional, das relações públicas e da divulgação institucional, com as devidas adaptações e ajustes, de acordo com os critérios editoriais de cada organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

130Q230682 | Jornalismo, Profissional de Comunicação Júnior, COPEL, PUC PR

"As investigações sobre as causas do apagão que deixou cerca de 90 milhões de pessoas sem luz em 18 estados brasileiros estão apenas começando, e os especialistas que trabalharam nas investigações anteriores estimam que ainda vai demorar alguns meses para que se saiba exatamente o que aconteceu no dia de 10 de novembro. Mas, no governo, em questão de dias, já se produziram pelo menos duas explicações para o episódio. Ambas atribuem a responsabilidade a intempéries climáticas. Na primeira hipótese, um raio teria provocado um curto-circuito que interrompeu o fornecimento de energia em três linhas de transmissão ao mesmo tempo - um evento tão improvável que não se discute, nem na academia nem nas empresas do setor, procedimentos para evitá-lo. Outra possibilidade é que chuvas fortes tenham danificado o isolador de tensão numa subestação de Furnas". EXAME 02.12.2009 p.43.

Diante do caso, ocorreu um inevitável prejuízo sobre a imagem e credibilidade da empresa fornecedora de energia elétrica. O excesso de informações e a falta de precisão dos motivos que levaram ao apagão requer uma atuação especializada no relacionamento com a imprensa. Dessa forma, das assertivas abaixo, quais fazem parte da política da assessoria de imprensa?

I. Restabelecer as relações com a imprensa, promovendo canais sólidos e confiáveis, tornando-se fonte de informação respeitada e solícita.

II. Monitorar as informações divulgadas pela mídia, gerando informações do ponto de vista da empresa fornecedora de energia.

III. Analisar as informações divulgadas, visando ao planejamento de um programa de assessoria de imprensa, em conformidade com o planejamento estratégico da organização, prevendo ações futuras para retomada da credibilidade da prestação de serviços juntos aos públicos.

IV. Contratar uma agência de publicidade para implementar uma campanha junto aos órgãos do governo.

V. Orientar os líderes acerca de entrevistas e posicionamento junto aos meios de comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q842214 | Jornalismo, História do Jornalismo, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Giovanni Battista Líbero Badaró era um jornalista, político e médico formado pelas universidades de Turim e Pávia, na Itália. Ele chegou ao Brasil em 1826, estabelecendo-se em São Paulo, filiou-se à corrente liberal e participou de lutas políticas ligadas à independência. Líbero Badaró, que foi assassinado em 20 de novembro de 1830, publicou um jornal que defendia a liberdade de imprensa, lançava críticas ao Bispo, ao Ouvidor e ao Presidente da Província. Dentre as opções abaixo, marque aquela que corresponde ao periódico publicado pelo jornalista citado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q688133 | Jornalismo, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Com relação ao texto jornalístico, julgue o item que se segue. O relato de um fato em um texto jornalístico produzido pela técnica da pirâmide invertida apresenta em ordem cronológica os acontecimentos relativos a esse fato. 
  1. ✂️
  2. ✂️

133Q832609 | Jornalismo, Legislação da Comunicação, MSGás Analista de Processos Comunicação, IESES, 2021

O parágrafo 5º do artigo 220 da Constituição afirma que os meios de comunicação não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio.

O inciso I do artigo 221 diz que a preferência na radiodifusão deve ser dada às finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas.
O inciso II do mesmo artigo prega o estímulo à produção independente.
Alguém, em sã consciência, poderia afirmar que esses preceitos - para ficarmos apenas neles - estão sendo seguidos pelos detentores das concessões de rádio e televisão no Brasil? 

Fonte: DAMOUS, W. O coronelismo eletrônico e a liberdade de expressão no Brasil. Carta Maior, 24/07/2014. Disponível em:
https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/PrincipiosFundamentais/O-coronelismo-eletronico-e-a-liberdadede-expressao-no-Brasil/40/31449 - Acesso em 24 de abr. de 2021. 
Tendo em vista o questionamento feito na matéria, o que diz a Constituição Federal e o conteúdo da Lei nº 4.117, de agosto de 1962, que trata do Código Brasileiro de Telecomunicações e se aplica às emissoras de rádio e tv comerciais, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q689154 | Jornalismo, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

A respeito do Webjornalismo, julgue o item que se segue. Os meios tecnológicos para recepção das notícias permitiram ao público realizar, ao seu modo e disponibilidade de tempo, leituras rápidas dos fatos e posteriores consultas mais aprofundadas às diversas camadas informativas (textuais e audiovisuais) que passaram a recobrir a apresentação gradativa da notícia.
  1. ✂️
  2. ✂️

135Q694223 | Jornalismo, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

No que concerne aos impactos de aportes tecnológicos aplicados na preparação de originais e no processo gráfico em geral, julgue o item subsequente. A impressão de jornais, revistas e outras publicações massivas ainda depende da preparação de fotolitos, por uma questão de qualidade, uma vez que a definição gráfica digital não garante o alto nível de qualidade proporcionado pela impressão analógica. 
  1. ✂️
  2. ✂️

136Q142975 | Jornalismo, Analista Judiciário Jornalista, TJ RO, CESGRANRIO

Segundo as regras que devem ser observadas para a elaboração de um bom título, este deve conter:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q684297 | Jornalismo, Jornalista, UNICAMP, VUNESP, 2019

Na produção de notícias, tem-se, por um lado, a cultura profissional e, por outro, as restrições ligadas à organização do trabalho sobre as quais são criadas convenções profissionais que definem a notícia e legitimam o processo produtivo, desde a captação do acontecimento, passando pela produção, edição até a apresentação. O resultado disso é um conjunto de critérios de relevância que definem 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q846387 | Jornalismo, História do Jornalismo, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

O Jornalismo Gonzo segue um estilo de narrativa em que o narrador abandona qualquer pretensão de objetividade e se mistura profundamente com a ação. Devido à total parcialidade e ao desprezo por todas as regras básicas do jornalismo clássico, esse tipo de jornalismo tem recebido muitas críticas. O Jornalismo Gonzo é considerado uma extensão ou derivação de um tipo de jornalismo que faz uso de técnicas literárias e cujo termo foi criado por Tom Wolf numa coletânea lançada em 1973. Marque a opção que condiz com esse estilo de jornalismo definido por Wolf e desenvolvido entre os anos 1960 e 1970.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q707149 | Jornalismo, Oficial Comunicação Social, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Texto associado.

O lide é o primeiro parágrafo da notícia em jornalismo impresso, embora possa haver outros em seu corpo. Corresponde à primeira proposição de uma notícia radiofônica, ao texto lido pelo apresentador ou à deixa do apresentador ou à cabeça do repórter (quando ele aparece falando) no início de uma notícia em televisão. Quanto ao conteúdo, o lide é o relato do fato principal de uma série, o que é mais importante ou mais interessante.

LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. São Paulo: Ática, 2006.

Com base no fragmento de texto acima, analise as afirmativas a seguir:

I. O lide jornalístico auxilia na construção da notícia.

II. As fases de exórdio, narração, provas e peroração estão presentes na imagem acima.

III. O jornalista recorre ao recurso de estabelecer e responder perguntas na parte inicial do texto.

Assinale

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q689803 | Jornalismo, Jornalista, UFSC, UFSC, 2019

A Teoria da Agenda ou do Agendamento (Agenda-setting) ficou popularizada a partir do artigo “The agenda setting function of mass media”, publicado em 1972 por Maxwell E. McCombs e Donald L. Shaw, em estudo sobre a influência da mídia, em especial as mídias jornalísticas, na direção da opinião pública. Sobre essa teoria, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.