Questões de Concursos Jornalismo

Resolva questões de Jornalismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1007917 | Jornalismo, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

A classificação Marques de Melo, provavelmente uma das mais difundidas no Brasil, propõe a existência de cinco gêneros jornalísticos de acordo com a sua função, a saber: vigilância social; auxílio nas tomadas de decisões cotidianas; papel educativo e esclarecedor; distração e lazer; e fórum de ideias. Essas funções correspondem respectivamente aos seguintes gêneros:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1052718 | Jornalismo, Tecnologia e Comunicação, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Nas últimas décadas, houve uma mudança significativa nas formas de produção e consumo de produtos midiáticos. As novas tecnologias permitiram a emergência de um público mais participativo, o que ensejou a convergência dos meios, ou seja, a disseminação de conteúdos para múltiplas plataformas. Antes de ser apenas tecnológica, a convergência dos meios traz mudanças culturais e sociais que podem ser observadas no perfil do público consumidor de produtos midiáticos. A convergência dos meios de comunicação é um fenômeno que envolve a integração de diferentes plataformas e tecnologias. Sobre a convergência midiática, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q1007919 | Jornalismo, Teorias do Jornalismo, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

“[O] produto informativo parece ser resultado de uma série de negociações, orientadas pragmaticamente, que têm por objeto o que deve ser inserido e de que modo deve ser inserido no jornal, no noticiário ou no telejornal. Essas negociações são realizadas pelos jornalistas em função de fatores com diferentes graus de importância e rigidez, e ocorrem em momentos diversos do processo de produção.” (WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação de Massa. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 200). É sabido que faz parte do rol de funções de um jornalista se valer de valores-notícia para, em um caso específico, definir o espelho de programas informativos. Para um telejornal brasileiro, é preciso realizar seleções que vão desde a escolha dos acontecimentos que não serão noticiados até a hierarquização e distribuição dos que serão veiculados na edição. Como parte do processo de elenco dos valores-notícia, considere dois acontecimentos, a saber: “um desastre envolvendo um Boeing 737-800, na cidade de Muan, Coreia do Sul, resulta em 179 vítimas fatais”; “evento comemorativo de 2 anos do telejornal reúne presidente da emissora e funcionários de alto escalão”.

Os assuntos acima listados observam como fatores de noticiabilidade, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1007923 | Jornalismo, Legislação da Comunicação, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir, publicado no site da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

“A Abraji repudia a medida tomada pelo delegado Abel Mantovani Bovi, da Polícia Civil de Santa Catarina, de requisitar ao Intercept Brasil as fontes de informação da reportagem ‘Julgamento de influencer Mariana Ferrer termina com tese inédita de ‘estupro culposo’ e advogado humilhando jovem’, de 3 novembro de 2020. A reportagem expôs abusos do Judiciário no caso da influencer Mari Ferrer, humilhada enquanto narrava, na Corte, sua denúncia de estupro.” (ABRAJI, 2024) Sobre o sigilo da fonte, é correto afirmar que ele está:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1007927 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

As metodologias de avaliação e medição de resultados em ações de assessorias de imprensa são assuntos relevantes. Tanto instituições públicas quanto privadas precisam prestar contas sobre as atividades desempenhadas e o resultado alcançado a partir dos investimentos realizados.

Contudo, aferir o desempenho de uma assessoria de imprensa com base unicamente em indicadores de performance quantitativos pode ser insuficiente, pois:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1068859 | Jornalismo, História do Jornalismo, Especialidade Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2025

A primeira emissora “all news” do Brasil é de São Paulo. Ela substituiu a Rádio Excelsior, que tinha como slogan “A máquina do som”. Foi inaugurada no dia 1o de outubro de 1991.
Trata-se de Rádio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1011516 | Jornalismo, Entrevista, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação à assessoria de imprensa, aorelease, aopresskit,à organização de entrevistas coletivas e aoclipping, julgue o item subsequente.

No geral, as coletivas são entrevistas organizadas semanalmente, dentro da pauta ordinária das organizações, para transmitir informações que sejam do interesse dos veículos de comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

28Q1068861 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Especialidade Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que indica o título publicado no portal da CNN com encampação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1068862 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Especialidade Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2025

Leia o lead seguinte:
Recife(PE) – No dia 9 de abril, a 10a Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz) conduziu o Apronto Operacional da Força de Prontidão (FORPRON). A atividade, que marca o início do processo de certificação da brigada para compor o Sistema de Prontidão Operacional da Força Terrestre (SISPRON), ocorreu no 14o Batalhão de Infantaria Motorizado (14º Bl Mtz), em Jaboatão dos Guararapes.
(Exército Brasileiro. Disponível em https://shre.ink/MTLu. Acesso em 20.04.2025. Excerto)
Analisando a construção desse lead, é possível afirmar que se trata de uma matéria do gênero
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1068864 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Especialidade Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2025

Leia atentamente trechos de matérias, a seguir apresentados, e assinale a alternativa que indica o excerto que pertence a um editorial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1068865 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, Especialidade Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2025

O conjunto de frases combinadas ou não com imagens de impacto, colocadas na abertura de um telejornal, para apresentar as matérias principais da edição e despertar o interesse do espectador, é chamado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1032513 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Com relação à elaboração de textos jornalísticos para televisão, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O texto jornalístico para TV deve ser escrito de forma concisa e clara, utilizando uma linguagem acessível e direta, de modo a complementar as imagens exibidas sem redundâncias descritivas.

( ) O texto deve sempre descrever detalhadamente tudo o que aparece nas imagens, garantindo que o espectador compreenda a notícia apenas pelo áudio.

( ) A estrutura do texto jornalístico televisivo deve priorizar frases curtas, na ordem direta, evitando termos técnicos ou rebuscados para facilitar o entendimento do público.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1068866 | Jornalismo, Teoria da Imagem, Especialidade Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2025

Existem objetivas com distância focal extremamente pequena e que podem ter um ângulo de visão superior a 180º. Resultam em imagens afetadas por distorção convergente.
Essas características pertencem a objetivas do tipo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1068867 | Jornalismo, Legislação da Comunicação, Especialidade Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2025

Em relação à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1068868 | Jornalismo, Produção Gráfica, Especialidade Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2025

Considere a seguinte hipótese:
Um produtor gráfico recusou as provas de um folder porque os meios-tons e as áreas de cor sólida estavam prejudicas. O papel utilizado apresentava linhas e marcas produzidas pelo rolo filigranador, em sua superfície, durante a fabricação.
É possível afirmar que a prova gráfica foi apresentada em papel
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1032516 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Com relação prática de busca por fontes e a catalogação delas na produção de telejornalismo e radiojornalismo, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A catalogação de fontes permite a organização sistemática de contatos e documentos, facilitando a recuperação de informações confiáveis para futuras reportagens.

( ) A busca por fontes confiáveis deve considerar a autoridade do entrevistado, e desconsiderar a necessidade da imparcialidade da informação e sua atualização.

( ) Fontes secundárias podem e devem ser utilizadas sozinhas, dispensando a necessidade de confirmação por fontes primárias.

As afirmativas são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1068869 | Jornalismo, Produção Gráfica, Especialidade Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que contém a frase que se refere corretamente ao infografismo utilizado na área jornalística.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1032517 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

O radiojornalismo possui características próprias que o distinguem de outros meios de comunicação, sendo fundamental compreender seus elementos constitutivos para a produção de conteúdo eficaz e atrativo. Com relação aos elementos do radiojornalismo, analise as afirmativas a seguir:

I. Os principais elementos que compõem um radiojornal são o texto jornalístico, a locução, a sonoplastia, as vinhetas e os efeitos sonoros, todos contribuindo para a construção da narrativa informativa.

II. A clareza e o ritmo da locução são essenciais no radiojornalismo, pois o ouvinte não dispõe de recursos visuais, exigindo uma comunicação bem estruturada para garantir a compreensão da mensagem.

III. O radiojornalismo deve priorizar descrições longas e detalhadas, semelhantes à linguagem literária, pois isso mantém o ouvinte envolvido e facilita a assimilação das informações.

IV. O uso de sonoplastia, trilhas sonoras e efeitos sonoros deve ser evitado em radiojornais, pois esses elementos desviam a atenção da informação principal e tornam o conteúdo menos profissional.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1068870 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, Especialidade Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2025

Considere a seguinte hipótese:

O editor de um noticiário de rádio vetou uma chamada com cacófato.

A frase condenada pelo editor foi a seguinte:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1068871 | Jornalismo, Formatos Midiáticos, Especialidade Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2025

Há um gênero radiofônico em que, segundo André Barbosa Filho, “a interpretação precisa seguir determinada direção que assegure um resultado coeso das performances dos radioatores, dentro de denominadores harmoniosos, como o respeito à intencionalidade do autor do texto, a continuidade do roteiro e os planos de gravação, fundamentais para obtenção de um produto satisfatório”.
Trata-se do seguinte gênero:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.