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Questões de Concursos Jornalismo

Resolva questões de Jornalismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q140331 | Jornalismo, Analista Judiciário Jornalista, TJ RO, CESGRANRIO

No mundo contemporâneo, a centralização da informação pela mídia

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242Q692567 | Jornalismo, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

De acordo com Squarisi (2011), a atualização em tempo real desafia o repórter 24 horas por dia. Reescrever a notícia exige bom texto e boa edição, mas a pressa e a certeza da mudança iminente podem comprometer a desejada qualidade. Sendo assim, em relação à redação jornalística, assinale a opção correta.
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243Q106633 | Jornalismo, Analista Administrativo Comunicação Social, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da história e dos conceitos de comunicação de massa
no Brasil, julgue os itens 71 a 75.

Em relação às limitações de autonomia editorial, é correto afirmar que o período do Estado Novo (1937- 1945) e o do regime militar (1964-1985) apresentam semelhanças em relação ao controle dos conteúdos divulgados, ressalvadas as especificidades de cada época em relação ao regime político e ao tipo de censura de cada período.

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244Q692004 | Jornalismo, Jornalista, UFSC, UFSC, 2019

A “Classificação Marques de Melo” (2009), referente aos gêneros e formatos da imprensa brasileira, uma das mais difundidas no Brasil, é fundamentada em observações empíricas do jornalismo no período de 2002 a 2007. Sobre os gêneros e formatos que expressam a essa classificação, assinale a alternativa correta.
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245Q144725 | Jornalismo, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

No jornalismo impresso, os profissionais usam um jargão que

precisa ser conhecido pelos profissionais das assessorias de

comunicação social. A respeito desse código lingüístico, julgue

os itens a seguir.

 

A página espelhada de um jornal é aquela dedicada a fazer o espelho das matérias de cada edição, ou seja, a relação e índice das matérias de acordo com as seções e os blocos editoriais, por assunto ou por regiões.

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246Q142693 | Jornalismo, Analista Judiciário Jornalista, TRT 23a REGIÃO, FCC

No dia 04 de dezembro de 2010, o Supremo Tribunal Federal garantiu, por meio de uma decisão do ministro Celso de Mello, o direito de resposta a Omar Batista Luz. Ele pôde publicar no Jornal Momento uma sentença que lhe foi favorável. O ministro afirmou que, apesar de o País não dispor de uma lei de imprensa, existem dispositivos legais que garantem o exercício do direito de resposta para quem se considerar ofendido ou prejudicado pela publicação de matéria jornalística. Na decisão, o ministro afirmou que os juízes deveriam decidir levando em consideração o que está previsto

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247Q707451 | Jornalismo, Oficial Comunicação Social, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Texto associado.

Caso o trabalho de informação de um jornalista tenha sido alterado por terceiros, a responsabilidade
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248Q199117 | Jornalismo, Analista, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da história da imprensa, julgue os itens seguintes.

Prelo, monotipia, linotipia, rotogravura, ofsete e impressão digital são fases sequenciais e representativas de saltos tecnológicos nos recursos da impressão gráfica para circulação massiva.

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249Q146925 | Jornalismo, Analista Judiciário Jornalista, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O release, instrumento clássico no trabalho de assessoria de imprensa, informa os jornalistas acerca dos temas que possam ser de interesse do veículo em que atuam e, portanto, incorporados ao conjunto de assuntos tratados pelo veículo de informação. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.

O lead, que é uma estratégia textual recomendada para a produção de releases, está presente em textos com estrutura de pirâmide normal.

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250Q683874 | Jornalismo, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Com relação à apuração no jornalismo, julgue o item subsecutivo. Um repórter utiliza fontes primárias para coletar a parte essencial de uma matéria jornalística, que pode se compor de relatos de fatos, dados estatísticos e documentos, por exemplo. 
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251Q687526 | Jornalismo, Jornalista, UNICAMP, VUNESP, 2019

O jornalista Renato Essenfelder, em entrevista ao Portal Imprensa, assegurou que “acabou a fase do “jornal de registro, que trazia tudo de relevante do dia anterior e passou para o tempo da “curadoria”, ou seja, necessidade de apontar para o leitor, com contexto e análise, os temas relevantes”. Por esse motivo, segundo o entrevistado, o editor também muda. Ele não é mais o clássico “gatekeeper”. Isto é, ele já não faz o papel de 
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252Q146346 | Jornalismo, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

No jornalismo impresso, os profissionais usam um jargão que

precisa ser conhecido pelos profissionais das assessorias de

comunicação social. A respeito desse código lingüístico, julgue

os itens a seguir.

 

Em livros e peças publicitárias, os profissionais preferem usar fontes ou caracteres sem serifas, uma vez que essas, em textos com corpo menor, são menos toleradas e tornam a leitura mais cansativa, já que poluem pelo excesso de traços.

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253Q709498 | Jornalismo, Analista de Comunicação Jr Jornalismo, EMDEC SP, IBFC, 2019

Segundo Campoi (1982, p. 114), “no início da década de 80 organizações de todo tipo buscavam profissionais para estabelecer ligações com a imprensa e para produzir instrumentos de comunicação, como boletins, jornais, revistas, vídeos, rádios internas. Os jornalistas, que enfrentaram uma onda de enxugamento nas redações, aproveitaram à oportunidade, oferecendo seu capital social: transito junto aos colegas de trabalho, conhecimento sobre produtos informativos, habilidade ao lidar com o poder e, ainda, a noção de informação como direito público. Além de alternativa ao desemprego, muitos optaram pelas _____ devido às condições de trabalho: horário fixo, sem fechamentos, menor estresse e maior salário”. De acordo com o texto, assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
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254Q143541 | Jornalismo, Analista Judiciário Jornalista, TRT 23a REGIÃO, FCC

Para Sebastião Squirra (Aprender Telejornalismo), existem microfones conhecidos no meio técnico de televisão como canhão porque são muito sensíveis aos sons frontais. Os sons laterais são captados de forma bastante atenuada e não interferem na qualidade sonora gravada. Esses microfones são chamados de

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255Q229060 | Jornalismo, Profissional de Comunicação Júnior, COPEL, PUC PR

Desde a eleição do ex-presidente Collor de Melo, em 1989, após o período militar, as
eleições no Brasil, em todos os níveis, acontecem mediante o uso bastante intenso de técnicas de marketing político, desenvolvido por agências publicitárias, relações públicas, assessorias de imprensa e profissionais liberais de todas as áreas. Com base nessa força, a máquina eleitoral é capaz de construir ou destruir um candidato, influenciando o público eleitor, criando mitos e influenciando o resultado de uma eleição. Considerando esta afirmativa:

I. Pode-se dizer que marketing político e propaganda eleitoral têm as mesmas funções no que se refere à defesa das idéias de um candidato.

II. Dentre os recursos disponíveis para investimento na campanha de um candidato - revertendo em sua ascensão - é possível receber doações, correspondentes a até 30% do faturamento de empresas públicas ou privadas.

III. No processo de reeleição, a legislação permite que o candidato utilize recursos do horário de propaganda eleitoral gratuito, ampliando seu espaço no programa.

IV. A imagem que o diferencia dos demais candidatos é fator irrelevante para a determinação do grau de memorização do eleitorado no decorrer da campanha.

V. Marketing político pode ser definido como um conjunto de técnicas e procedimentos que tem por objetivo adequar um candidato ao seu eleitorado potencial, diferenciandoo de seus adversários por características melhores e marcantes e construindo imagem favorável a determinado modelo social.

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256Q106054 | Jornalismo, Analista Administrativo Comunicação Social, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da história e dos conceitos de comunicação de massa
no Brasil, julgue os itens 71 a 75.

No contexto midiático brasileiro, historicamente, a emergência do conceito de jornalismo público se deu no início do período da redemocratização (década de 80 do século XX), no âmbito da imprensa sindical e com o chamado jornalismo comunitário e popular.

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257Q230484 | Jornalismo, Profissional de Comunicação Júnior, COPEL, PUC PR

"O impensável aconteceu. Diante de 35 mil torcedores, o Coritiba não teve competência para vencer o Fluminense e com um empate em 1 a 1, deu o pior desfecho possível no ano em que completou 100 anos de existência. (...) Torcida invade o gramado e protagoniza cenas lamentáveis Alguns torcedores do Coritiba, que fizeram uma festa linda no começo do jogo, transformaram o gramado num campo de batalha ao final da partida. Alguns invadiram o campo e partiram para cima do trio de arbitragem e dos jogadores e integrantes da comissão técnica do Fluminense. As agressões foram bárbaras e a polícia não conseguiu conter a torcida. Torcedores e policiais foram feridos por cadeiras arremessadas no gramado. Após alguns minutos, a tropa de choque da polícia chegou e houve um confronto em campo. Balas de borracha foram usadas para conter destemperados torcedores Coxas insatisfeitos com o rebaixamento". Gazeta do Povo, 06.12.2009.

O episódio que gerou prejuízos financeiros e feriu a imagem do clube, inclusive internacionalmente, chama a atenção para um fenômeno de massa. Do ponto de vista da comunicação, a análise dos agrupamentos humanos permite que se afirme que:

I. São características da multidão: irracionalidade, agrupamento inesperado e espontâneo, ausência de individualidade e impulsividade.

II. Público pode ser definido como um grupo de pessoas com objetivos comuns, alta racionalidade, pouco sugestionável, cuja formação prescinde da presença física e que produz seus próprios meios de informação.

III. Opinião pública é expressa pela opinião da maioria.

IV. Massa se caracteriza por alta racionalidade, baixa influência dos meios de comunicação e alta individualidade.

V. Opinião do público se refere a expressão da opinião de um pequeno grupo de pessoas, reunidas em forma de massa ou multidão.

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258Q155380 | Jornalismo, Analista Jurídico, PG DF, IADES

A Teoria da Comunicação começou com a popularização do rádio, pesquisando a comunicação social em seus aspectos sociais, econômicos e políticos. Foram feitos estudos sobre os efeitos da mídia nos indivíduos e, em seguida, os teóricos abordaram o processo de seleção, produção e divulgação das informações por meio da mídia. Assinale a alternativa correta sobre o tema.

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259Q141919 | Jornalismo, Analista Judiciário Jornalista, TRT 23a REGIÃO, FCC

Segundo Wilson Bueno, o conjunto de estratégias e ações desenvolvidas com o objetivo de estabelecer canais de comunicação entre uma empresa, entidade ou mesmo uma pessoa com os meios de comunicação, em geral, e os profissionais de imprensa, em particular é chamado de

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260Q944992 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

O gerenciamento de crise é uma ação crucial para a comunicação de qualquer empresa. Em caráter preventivo ou corretivo, é preciso antecipar cenários e criar medidas que devem ser adotadas caso ocorra uma crise ou para minimizar seu impacto. Quando um fato ou notícia negativa cai na mídia, podendo ameaçar a reputação ou até mesmo o funcionamento de uma instituição, o profissional de jornalismo que atua na assessoria de imprensa da empresa deve agir em várias frentes e fazer o possível para preservar e positivar a imagem de seu cliente.
Considerando este contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Em momentos de crise, cabe ao assessor de imprensa agir para preservar e positivar a imagem da empresa em que atua, mesmo que seja necessário, ao se pronunciar, ocultar da imprensa informações sobre determinado tema.
PORQUE
II. Diferentemente dos jornalistas que trabalham em redações, o jornalista que atua em assessoria de imprensa deve defender o interesse da empresa, e não o interesse público.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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