Início

Questões de Concursos Jornalismo

Resolva questões de Jornalismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


561Q897322 | Jornalismo, Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, Jornalista, SAAE de São Carlos SP, MS CONCURSOS, 2024

“O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, deve pautar seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação”, (Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros). Para que isso seja cumprido, o mesmo documento prevê deveres inerentes ao exercício da profissão. Qual alternativa não trata de um dever do jornalismo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

562Q905019 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Jornalista, Câmara de Itajubá MG, Consulplan, 2024

O press release – ou apenas release – é uma das principais ferramentas de trabalho dos assessores, o tradicional elo entre assessoria e imprensa. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em linhas gerais, é a matéria que a instituição gostaria de ver publicada pela mídia.
( ) Tem a estrutura de uma notícia comum e pode conter fotografias, vídeos ou outros conteúdos multimídia.
( ) Os assessores sabem que haverá um filtro jornalístico antes da publicação de seus releases. Por isso, eles não escrevem o texto pensando nos jornalistas, mas sim no leitor final.
( ) O release é enviado às redações como sugestão, uma espécie de roteiro redigido pelo assessor de imprensa, que pode ser distribuído em eventos, coletivas ou diariamente via mailing.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

563Q911132 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

As estratégias usadas pelas assessorias de imprensa para melhor aproveitamento da notícia pelos veículos de comunicação incluem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

564Q897321 | Jornalismo, Gênero Informativo e Opinativo, Jornalista, SAAE de São Carlos SP, MS CONCURSOS, 2024

O Gênero Informativo pode ser considerado como um relato simples de fatos que sejam socialmente significativos. José Marques de Melo, (2003), destaca ainda que esse gênero cabe quando “a instituição jornalística assume o papel de observadora atenta da realidade, cabendo ao jornalista proceder como “vigia”, registrando os fatos, os acontecimentos e informando-os à sociedade”. Diante dessa afirmação, qual das alternativas melhor descreve o gênero informativo no jornalismo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

565Q891207 | Jornalismo, Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, Função: Repórter Fotográfico, ITAIPU BINACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, é correto afirmar que, no exercício de funções organizacionais, o repórter fotográfico tem como missão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

566Q911137 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

Informar regras e duração do evento, apresentar a fonte, expor o tema e se haverá espaço para entrevistas individuais são etapas sequenciais do tipo de evento organizado pela assessoria de imprensa denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

567Q943672 | Jornalismo, Ética Jornalística, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

A quinta-feira não começou bem para o repórter João Carlos. Os colegas o seguiram com os olhares da porta da redação à sua mesa. Um deles o advertiu: "tem um recado aí pra você". A tira de papel sobre o teclado fez o coração do novato João Carlos acelerar. "Me encontre na sala do diretor!", dizia a mensagem do editor, em tom que soou ameaçador ao repórter. Logo ele associou o recado à reclamação do secretário de Educação, fonte em uma matéria veiculada na edição daquele dia. No entre aspas do texto do repórter, o secretário sentenciava: "chegaremos a estatísticas alarmantes, com mortes de estudantes todos os dias." A "profecia" do secretário apareceu descontextualizada, não considerando as condições antes enumeradas pela fonte, como "se nada for feito...", "se a comunidade escolar não se mobilizar...", etc. Em seu lead, o jornalista afirmava que o secretário manifestava uma postura pessimista sobre violência na escola, ressaltando a impossibilidade de quaisquer mudanças.
Enquanto seguia para a sala da direção, João Carlos procurava, no gravador, o áudio do trecho usado na matéria. "Foi ele que disse, eu não tenho culpa. Foi ele que disse, eu não tenho culpa", repetia a si mesmo, tentando se tranqüilizar.
Abaixo estão prescrições do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Assinale a alternativa que se relaciona à situação acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

568Q890156 | Jornalismo, Radiojornalismo, Operador de Rádio, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

No uso do rádio, o operador deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

569Q943691 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Complete as lacunas abaixo, relacionando as informações sobre cada pesquisa com a Teoria do Jornalismo utilizada como referencial teórico e metodológico.
Durante um mês, a estudante de jornalismo Nathalia deseja realizar uma pesquisa sobre o processo de escolha dos assuntos que serão manchete de capa do jornal A Tribuna, de Vitória. A intenção é entender os critérios de noticiabilidade, valores-notícias, constrangimentos organizacionais, construção de audiências e rotinas de produção. Para isso, ele pode se valer dos estudos da teoria ___________________.
A cobertura da morte do Papa João Paulo II, ocorrida em abril de 2005, serviu de base para a realização de uma pesquisa, que buscou identificar os critérios de seleção de notícias do jornal Folha de São Paulo. Para isso, os alunos utilizaram a teoria __________________. Eles chegaram aos resultados esperados, que comprovam o caráter subjetivo e arbitrário dos processos de seleção e edição de notícias, com critérios muitas vezes baseados nos valores pessoais.
O terceiro e último editorial da edição do dia 2 de maio é uma crítica ao "Caos Publicitário", no qual a prefeitura de São Paulo estaria sendo altamente condescendente com a situação, graças às receitas proporcionadas pelos descontrolados anúncios em locais públicos, em detrimento dos pedestres. Mas, por que a Folha decidiu discutir um fato que há tempos vinha ocorrendo na cidade de São Paulo? Possivelmente, a política editorial do veículo possui algumas diretrizes que, de alguma forma, poderiam estar entrando em choque com os interesses da prefeitura de São Paulo. Entretanto, o que se propõe com essa discussão é estimular as diversas interpretações acerca da divulgação da notícia em discussão. Mostra-se, neste caso, e, mais uma vez, que a teoria ______________ pode ser contestada.
Um dos resultados da pesquisa de José Luís Garcia, realizada em Portugal, é que 90,6% dos jornalistas daquele país revelaram já ter sofrido algum tipo de pressão no exercício de sua profissão. Essas pressões eram de origem externa e interna. Entre as pressões externas, a maioria provinha de grupos de interesse político-partidário (85,8%), seguidos por grupos empresariais e governamentais. Essa pressão, entretanto, não é direta. Ao jornalista inexperiente não é informado o que ele deve ou não deve fazer. Ele o aprende aos poucos, através de uma sucessão sutil de recompensas e punições. Assim, o jornalista aprende a antever aquilo que se espera dele, a fim de obter recompensas e evitar penalidades. Para realizar essa pesquisa ele se valeu do conteúdo da teoria _________________.
Assinale a opção CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

570Q944990 | Jornalismo, Lei de Acesso à Informação, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Não pode ser negado acesso a informações que sejam necessárias para garantir ou reivindicar direitos fundamentais (liberdade de expressão, vida, liberdade religiosa etc.). Documentos com informações sobre violação de direitos humanos praticada por agentes públicos ou por ordem de autoridades públicas devem ser de acesso livre, sem restrições. Detalhe relevante: esta determinação permite que a grande maioria dos documentosrelacionados à prática de tortura e outros tipos de violação de direitos cometidos durante a ditadura militar seja aberta.
ABRAJI. Lei de Acesso a Informações Públicas: o que você precisa saber. São Paulo: ABRAJI, 2014 (adaptado).

Considerando o fragmento de texto e a Lei de Acesso à Informação (LAI), avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Em reportagens investigativas, o jornalista pode valer-se da LAI para solicitar documentos e dados do governo e de instituições que recebem recursos públicos, a fim de elaborar notícias sobre questões relacionadas ao uso do dinheiro público e também à defesa da democracia, dos direitos humanos e da liberdade de expressão.
PORQUE
II. Os cidadãos também têm direito a solicitar dados por meio da LAI, para combater a violação de direitos humanos e da democracia e fiscalizar os gastos públicos, sem que precisem justificar o pedido, e a levar, depois, essas informações ao conhecimento da imprensa e da sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

571Q944993 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

No jornalismo, a entrevista é um tipo de relacionamento. Depende da capacidade que o jornalista tem de conversar e de demonstrar interesse pelo que o outro tem a dizer. Não basta ter uma lista de perguntas e ficar esperando respostas. A entrevista é usada como uma dastécnicas para obter informação. O repórter ouve várias fontes e alia as informações obtidas a outras que recolheu por meio de pesquisa, observação e documentação.
PINTO, A. E. S. Jornalismo diário: reflexões, recomendações, dicas e exercícios. São Paulo: PubliFolha, 2009 (adaptado).

Considerando a prática da entrevista jornalística, avalie as afirmações a seguir.
I. A condução de uma entrevista jornalística requer o desenvolvimento de um roteiro de perguntas que não deve ser alterado durante a tomada de declarações.
II. A repetição ou insistência em uma mesma pergunta gera incômodo nos entrevistados e, por isso, compromete o bom andamento da entrevista.
III. A gravação da entrevista com o consentimento do entrevistado é um cuidado tanto para o jornalista quanto para a fonte, pois garante a literalidade do que foi dito.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

573Q908591 | Jornalismo, Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, Jornalista, Câmara Municipal de Itatiba SP, Avança SP, 2024

Entre os deveres do jornalista, incluem-se as seguintes afirmações, à exceção de uma, assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

574Q896576 | Jornalismo, Fotojornalismo, Jornalista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Em uma cobertura de protestos nas ruas, o fotojornalista precisa tomar decisões sobre enquadramento e ângulo para representar os acontecimentos da melhor forma.
Qual dos princípios abaixo é fundamental para garantir a integridade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

575Q975007 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

Em determinada matéria do telejornal local, foram exibidas imagens, narradas pelo repórter, sem que ele, no entanto, aparecesse no vídeo. O texto se refere ao seguinte recurso jornalístico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

576Q908589 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalista, Câmara Municipal de Itatiba SP, Avança SP, 2024

Uma das principais ferramentas de trabalho diárias dos assessores de imprensa, que serve como sugestão de pauta e pode ser reproduzido pelas redações na íntegra, é o __________.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

577Q944970 | Jornalismo, História do Rádio, Publicidade e Propaganda, MEC, INEP, 2022

O rádio teve um papel essencial na Segunda Guerra Mundial, especialmente na Alemanha, onde o nazismo compreendeu perfeitamente as suas potencialidades como instrumento para a propaganda nacionalista, antissemita e antibolchevista de massa. GIOVANNINI, G. Evolução na comunicação: do sílex ao silício. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987 (adaptado).

Considerando esse contexto histórico, avalie as afirmações a seguir.
I. O cientista político Harold Lasswell, partindo de uma visão marxista da sociedade, realizou estudos sobre propaganda na Segunda Guerra Mundial, que se tornaram representativos da corrente conhecida como mass communication research.
II. O modelo estatal de radiofonia foi predominante na Alemanha durante as primeiras décadas do século XX, o que favoreceu o controle político do meio.
III. Na visão dos teóricos da Escola de Frankfurt, a adesão das “massas” ao projeto nazista representou a regressão da razão humana, e o rádio, assim como os demais meios de comunicação de massa, passou a ser visto como promotor de violência simbólica.
IV. Na perspectiva dos estudos administrativos realizados pela mass communication research, a audiência deve ser analisada em um processo de consumo que considera, principalmente, os efeitos de determinado meio sobre os receptores.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

578Q944991 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Atualmente, os jornalistas precisam ser conhecedores dos dados. Há algum tempo, costumava-se conseguir novas reportagens conversando com pessoas em bares; e é possível que, às vezes, se continue fazendo isso. Mas, hoje, fazem-se reportagens debruçando-se também sobre dados e equipando-se com as ferramentas corretas para analisá-los e identificar o que há de interessante neles. Dessa forma, é possível descobrir como as informações se encaixam e o que está acontecendo no país.
Disponível em: http://datajournalismhandbook.org/pt/introducao_2.html. Acesso em: 22 jun. 2018 (adaptado).

Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. O jornalismo de dados vem ganhando destaque atualmente, visto que reforça o papel do jornalismo como um dos instrumentos importantes da sociedade para a manutenção da democracia.
II. O jornalismo de dados originou-se da necessidade de adaptação que o trabalho de apuração das informações exige, em face da expansão das novas tecnologias.
III. O jornalismo de dados, focado na apuração e na coleta de dados, surgiu e foi incorporado ao trabalho jornalístico com o advento dos computadores.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

579Q900251 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Jornalista, FESC SP, OBJETIVA, 2024

Jargões jornalísticos são termos comuns que agilizam a comunicação e nomeiam partes de uma matéria, técnicas e demais ações que integram o cotidiano dos jornalistas. O jargão “suíte” se refere a que prática do jornalismo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

580Q910503 | Jornalismo, Estética da Produção Gráfica, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Robin Williams apresenta quatro princípios básicos do design para trabalhos bem diagramados, a saber: contraste, repetição, alinhamento e proximidade.
Sobre eles, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.