Início

Questões de Concursos Jornalismo

Resolva questões de Jornalismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


601Q910507 | Jornalismo, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir, publicado no New York Times, em julho de 2024.

Donald Trump não é apto para liderar


Pela terceira vez em oito anos, Donald Trump será nomeado como candidato do Partido Republicano para presidente dos Estados Unidos. Um outrora grande partido político agora serve aos interesses de um homem, um homem tão demonstravelmente inadequado para o cargo de presidente quanto qualquer outro para concorrer na longa história da República, um homem cujos valores, temperamento, ideias e linguagem são diretamente opostos a muito do que tornou este país grande.
É uma escolha assustadora contra este momento nacional. Por mais de duas décadas, grandes maiorias de americanos disseram que estão insatisfeitas com a direção do país, e a era pós-Covid de inflação persistente, altas taxas de juros, divisão social e estagnação política deixou muitos eleitores ainda mais frustrados e desanimados. (...)
O Sr. Trump demonstrou um caráter indigno das responsabilidades da presidência. Ele demonstrou uma total falta de respeito pela Constituição, pelo estado de direito e pelo povo americano. Em vez de uma visão convincente para o futuro do país, o Sr. Trump é animado por uma sede de poder político: usar as alavancas do governo para promover seus interesses, satisfazer seus impulsos e exigir retribuição contra aqueles que ele acha que o prejudicaram.
Ele é, simplesmente, inapto para liderar.
O texto acima é um(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

602Q910508 | Jornalismo, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

As opções a seguir apresentam alguns valores-notícia que, segundo Mário Erbolato, transformam os acontecimentos em notícias, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

603Q906159 | Jornalismo, História da Imprensa, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Apreender a atenção do público é uma característica fundamental da narrativa na contemporaneidade e apareceu, em 2014, na Pesquisa Brasileira de Mídia da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), como forma de selecionar os veículos de comunicação para o emprego de recursos públicos.
Tendo como objetivo a captura da atenção do público, com relação à elaboração de um texto jornalístico para as plataformas digitais, verifica-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

604Q1012226 | Jornalismo, Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que diz respeito a ética e legislação em comunicação social, julgue o item a seguir.

O Código de Ética dos Jornalistas dedica diversos artigos exclusivamente voltados ao uso ético da imagem do cidadão em publicações, com ênfase em mídias digitais.

  1. ✂️
  2. ✂️

605Q911131 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

Assinale a opção que sintetiza a compreensão prévia a ser enfatizada na prática laboral que o jornalista deve ter na redação jornalística ou na comunicação institucional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

606Q900253 | Jornalismo, Notícia, Jornalista, FESC SP, OBJETIVA, 2024

Considerando o contexto do jornalismo, a descrição que mais se aproxima da definição de “notícia” é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

607Q910509 | Jornalismo, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Em termos de estrutura, um texto jornalístico redigido segundo a técnica da pirâmide deitada apresenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

608Q906163 | Jornalismo, Instrumentos de divulgação release, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

O press kit, peça importante para a assessoria de comunicação, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

609Q991167 | Jornalismo, Formatos Midiáticos, Jornalista, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

A palavra tabloide ao se referir a tamanhos de jornal, vem do estilo de jornalismo conhecido como 'jornalismo de tabloide' que compactava histórias em formas curtas, fáceis de ler e geralmente exageradas. O termo tabloide designa um formato de jornal que surgiu em meados do século XX, no qual cada página mede aproximadamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

610Q896559 | Jornalismo, Lei de Acesso à Informação, Jornalista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A Lei de Acesso à Informação (LAI) regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas. Representando um importante passo para a consolidação do regime democrático brasileiro e para o fortalecimento das políticas de transparência pública.
Sobre isso, qual é o prazo máximo que os órgãos e entidades públicas têm para responder às solicitações feitas com base na LAI?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

611Q944970 | Jornalismo, História do Rádio, Publicidade e Propaganda, MEC, INEP, 2022

O rádio teve um papel essencial na Segunda Guerra Mundial, especialmente na Alemanha, onde o nazismo compreendeu perfeitamente as suas potencialidades como instrumento para a propaganda nacionalista, antissemita e antibolchevista de massa. GIOVANNINI, G. Evolução na comunicação: do sílex ao silício. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987 (adaptado).

Considerando esse contexto histórico, avalie as afirmações a seguir.
I. O cientista político Harold Lasswell, partindo de uma visão marxista da sociedade, realizou estudos sobre propaganda na Segunda Guerra Mundial, que se tornaram representativos da corrente conhecida como mass communication research.
II. O modelo estatal de radiofonia foi predominante na Alemanha durante as primeiras décadas do século XX, o que favoreceu o controle político do meio.
III. Na visão dos teóricos da Escola de Frankfurt, a adesão das “massas” ao projeto nazista representou a regressão da razão humana, e o rádio, assim como os demais meios de comunicação de massa, passou a ser visto como promotor de violência simbólica.
IV. Na perspectiva dos estudos administrativos realizados pela mass communication research, a audiência deve ser analisada em um processo de consumo que considera, principalmente, os efeitos de determinado meio sobre os receptores.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

612Q967259 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

Entre os estudos dedicados à recepção de mensagens figura a hipótese de agenda ou agenda-setting. Com esta designação, está-se propondo o seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

613Q911145 | Jornalismo, Instrumentos de divulgação release, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da pauta institucional, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

614Q891214 | Jornalismo, Imagem, Função: Repórter Fotográfico, ITAIPU BINACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Quanto ao paradigma da imagem e da representação fotográfica, considera-se que imagens podem ser reproduzidas à vontade e alcançar cada receptor isolado, onde quer que ele esteja. Em relação a esses paradigmas, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

615Q900250 | Jornalismo, Telejornalismo, Jornalista, FESC SP, OBJETIVA, 2024

Texto lido pelo apresentador de telejornal para chamar a matéria, que contém as informações mais relevantes da reportagem a ser exibida:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

616Q911138 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

Um assunto sugerido pelo assessor de imprensa a um jornalista ou a um veículo de comunicação para ser transformado em notícia corresponde a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

617Q1052713 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A delimitação dos gêneros jornalísticos segue sendo um desafio teórico e prático para os estudiosos e profissionais da área. As clássicas tipologias (notícia, reportagem, entrevista, crônica, editorial, artigo de opinião etc.) foram inicialmente estabelecidas a partir de padrões de linguagem, formatação e propósito comunicativo. Contudo, as transformações tecnológicas e sociais – como o surgimento do jornalismo digital e a multiplicação de plataformas – trouxeram novas possibilidades de construção discursiva, levando a sobreposições de características genéricas. Em função disso, os estudos contemporâneos questionam até que ponto os gêneros jornalísticos podem ser definidos com rigidez ou se, na prática, eles se tornam cada vez mais híbridos. Considerando as discussões sobre a evolução dos gêneros jornalísticos na atualidade, especialmente diante da convergência midiática e das mudanças nas práticas profissionais, expressa a complexidade de definir esses gêneros no ambiente contemporâneo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

618Q905017 | Jornalismo, Jornalista, Câmara de Itajubá MG, Consulplan, 2024

As redações de jornais impressos contam com expressões e uma linguagem particular para indicar elementos do texto jornalístico, tanto na capa quanto nas páginas internas de um jornal. Esses elementos compõem a diagramação de um jornal, ou seja, como organizar elementos verbais (texto) e elementos não verbais (fotografias, ilustrações etc.) de uma edição. Sobre o significado dos termos frequentemente utilizados no jornalismo, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

619Q944983 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

O jornalista sabe que o seu trabalho vai passar por etapas em que seus editores têm certos poderes e meios de controle. O jornalista tem que se antecipar às expectativas dos editores, para evitar os retoques em seus textos e as reprimendas — dois meios que fazem parte do sistema de controle e podem ter efeitos ou não sobre a manutenção do seu lugar, a escolha das suas tarefas e a sua promoção — quer dizer, nada menos do que a sua carreira profissional.
TRAQUINA, N. As Teorias do Jornalismo: porque as notícias são como são. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2005 (adaptado).

O jornalista, na sua missão de informar, mantém o controle de como a notícia será construída. Diante dos filtros pelos quais a reportagem passa até chegar à divulgação, qual das teorias mais influencia o processo noticioso nesse caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

620Q1045009 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Leia o texto a seguir sobre os releases.

A manutenção de um bom relacionamento com os jornalistas é ajudada pelo envio de releases de boa qualidade. Textos encaminhados por assessores que conquistaram respeito são, certamente, mais bem examinados, e até telefonemas passam a ser bem-vindos. Inclusive pela farta circulação de releases, editores tendem a estabelecer critérios que chegam a impedir a publicação na forma como foram recebidos.
DUARTE, J (org.). Assessoria de Imprensa e Relacionamento Com A Mídia - Teoria e Técnica. São Paulo: Atlas, 2018, p. 284.

É desaconselhável a publicação de um release na íntegra, sem qualquer modificação, porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.