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Questões de Concursos Jornalismo

Resolva questões de Jornalismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


601Q906163 | Jornalismo, Instrumentos de divulgação release, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

O press kit, peça importante para a assessoria de comunicação, é
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602Q1045005 | Jornalismo, Teorias do Jornalismo, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Em seu livro Teoria do Jornalismo, Felipe Pena (2005) retoma autores clássicos para apresentar os valores-notícia que impactam a produção jornalística cotidiana. Ele apresenta cinco opções de categorias: substantivas, relativas ao produto, à concorrência, ao público e ao meio de informação.

A categoria relativa à concorrência refere-se
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603Q911124 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca de texto jornalístico e estilo, assinale a opção correta.
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604Q896559 | Jornalismo, Lei de Acesso à Informação, Jornalista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A Lei de Acesso à Informação (LAI) regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas. Representando um importante passo para a consolidação do regime democrático brasileiro e para o fortalecimento das políticas de transparência pública.
Sobre isso, qual é o prazo máximo que os órgãos e entidades públicas têm para responder às solicitações feitas com base na LAI?
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605Q911153 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

Tendo em vista que, no contexto do webjornalismo avançado, a integração de técnicas de inteligência artificial e análise preditiva pode transformar a curadoria de conteúdo, assinale a opção correta acerca das implicações éticas e operacionais dessa prática.
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606Q944981 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Sob o poder do monopólio, toda cultura de massas é idêntica, e seu esqueleto, a ossatura conceitual fabricada por aquele, começa a se delinear. Os dirigentes não estão mais sequer muito interessados em encobri-lo e seu poder se fortalece quanto mais brutalmente ele se confessa de público. O cinema e o rádio não precisam mais se apresentar como arte. A verdade de que não passam de um negócio, eles a utilizam como uma ideologia destinada a legitimar o lixo que propositalmente produzem. Eles se definem a si mesmos como indústrias, e as cifras publicadas dos rendimentos de seus diretores-gerais suprimem toda dúvida quanto à necessidade social de seus produtos.
ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A indústria cultural, conceito formulado pelos sociólogos Theodor Adorno e Max Horkheimer, expoentes da Escola de Frankfurt, coloca em pauta as relações de consumo nas sociedades atuais, o que evidencia o papel dosmeios de comunicação como agentes de cidadania.
PORQUE
II. A oferta de cultura como mercadoria, pelos meios de comunicação de massa, contribui, do ponto de vista da Teoria Crítica, para o embotamento da consciência dos indivíduos, perpetuando a padronização própria da lógica capitalista.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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607Q900252 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Jornalista, FESC SP, OBJETIVA, 2024

Entre as atribuições de uma assessoria de imprensa está a capacitação de porta-vozes, de modo a prepará-los para uma relação direta com os veículos de imprensa em entrevistas. Esse processo envolve análise de cenários, preparação para entrevistas, técnicas de expressão verbal e corporal, e é conhecido como:
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608Q895177 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Bacharel em Comunicação Social, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

Do mesmo modo que a produção textual em jornais, revistas, emissoras de rádio e de televisão, a redação em assessoria de imprensa também possui parâmetros próprios, os quais são delimitados de acordo com necessidades específicas (Kopplin; Ferraretto, 2001). O release é uma ferramenta de comunicação que se destaca nesse contexto. Sobre o release, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) É um texto escrito em linguagem e conforme critérios jornalísticos, embora não se espere que seja aproveitado na íntegra, como texto pronto.
( ) Pode ser redigido em diferentes tipos, como padrão, de opinião, dirigido, especial, artigo, convocação, cobertura, nota oficial e comunicado.
( ) Tem por função básica levar às redações dos veículos de comunicação notícias que possam servir de apoio, atração ou pauta, instigando a solicitação de entrevistas ou de informações complementares.
( ) Trata-se de material de divulgação produzido por assessoria de imprensa e destinado a veículos de comunicação.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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609Q910508 | Jornalismo, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

As opções a seguir apresentam alguns valores-notícia que, segundo Mário Erbolato, transformam os acontecimentos em notícias, à exceção de uma. Assinale-a.
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610Q908569 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalista, Câmara Municipal de Itatiba SP, Avança SP, 2024

A pirâmide invertida, estrutura clássica da notícia, organiza as informações em ordem decrescente de importância, priorizando no lide:

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611Q911145 | Jornalismo, Instrumentos de divulgação release, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da pauta institucional, assinale a opção correta.
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612Q896575 | Jornalismo, Relações Públicas, Jornalista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A comunicação organizacional é fundamental para a construção da imagem de uma empresa. Envolve desde a comunicação interna, com os colaboradores, até a externa, com clientes, parceiros e a sociedade. Para ser eficaz, ela deve ser planejada estrategicamente e adaptar-se às mudanças tecnológicas e culturais. Uma falha nesse processo pode comprometer a reputação e a eficiência da organização.

No contexto de uma crise reputacional causada por uma ação equivocada de uma empresa nas redes sociais, assinale a alternativa cuja abordagem de comunicação organizacional é mais adequada para restaurar a confiança do público e mitigar os danos.
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613Q896579 | Jornalismo, Gênero Informativo e Opinativo, Jornalista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A seguir, são descritos diferentes textos jornalísticos com características opinativas.
Identifique a qual formato eles pertencem.

I. Texto assinado por um jornalista renomado, que expressa sua opinião pessoal sobre um tema político recente, utilizando argumentos subjetivos para defender seu ponto de vista.

II. Publicado pela própria redação de um jornal, este texto reflete a posição institucional do veículo de comunicação sobre um tema de interesse público, sem assinatura de um autor específico.

III. Produção que analisa profundamente os possíveis impactos de uma nova política econômica, comparando dados e opiniões de especialistas, mas sem adotar uma posição final.

IV. Artigo que apresenta dois lados de um tema polêmico, com argumentos favoráveis e contrários, permitindo que o leitor forme sua própria opinião.

V. Crítica de escrita por um colunista, que oferece uma análise subjetiva de uma obra, com elogios e ressalvas sobre sua qualidade.
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614Q891214 | Jornalismo, Imagem, Função: Repórter Fotográfico, ITAIPU BINACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Quanto ao paradigma da imagem e da representação fotográfica, considera-se que imagens podem ser reproduzidas à vontade e alcançar cada receptor isolado, onde quer que ele esteja. Em relação a esses paradigmas, assinale a opção correta.
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615Q944979 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Em junho de 2020, três meses após decretada a pandemia de Covid-19 no mundo, uma iniciativa marcaria a imprensa brasileira. Diante da limitação, do atraso e da irregularidade na divulgação de dados sobre a doença, era criado um consórcio de veículos de imprensa reunindo G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL. Em meio à evolução da doença no país, seis redações montaram uma força-tarefa para colher dados nas secretarias dos estados e do Distrito Federal e garantir à população acesso à informação de qualidade sobre o novo coronavírus. Essa parceria histórica entre veículos de imprensa foi reconhecida como importante atitude no combate à desinformação.
Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A iniciativa de criação do consórcio brasileiro de imprensa reflete um movimento em curso no jornalismo mundial e sugere que, apesar da concorrência entre veículos, a colaboração entre redações para o alcance de objetivos comuns tem se estabelecido cada vez mais no cotidiano profissional.
PORQUE
II. A demanda por informação de qualidade, a busca por transparência, a tentativa de elucidar a complexidade de determinadostemas e o desejo de revelar fatos de interesse público são desafios que jornalistas podem vencer somando forças e dividindo tarefas, o que também permite reduzir a dependência exclusiva de dados sistematizados por fontes oficiais e fortalecer a credibilidade de suas marcas e do próprio jornalismo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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616Q910509 | Jornalismo, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Em termos de estrutura, um texto jornalístico redigido segundo a técnica da pirâmide deitada apresenta
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617Q906165 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

A compreensão dos aspectos psicológicos relacionados à influência das cores é fundamental para uma boa comunicação. As cores têm um impacto profundo nas emoções das pessoas, influenciando a forma como elas experimentam ambientes e produtos, além de influenciar o modo como as mensagens são percebidas e interpretadas.
Para elaborar uma página que transmita leveza e amplie a superfície do suporte, o assessor de comunicação responsável pelo projeto deve atentar para as seguintes características:
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618Q1012226 | Jornalismo, Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que diz respeito a ética e legislação em comunicação social, julgue o item a seguir.

O Código de Ética dos Jornalistas dedica diversos artigos exclusivamente voltados ao uso ético da imagem do cidadão em publicações, com ênfase em mídias digitais.

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619Q911134 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

No que se refere à notícia impressa, o gênero do texto impresso é considerado
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620Q943686 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Sobre a redação do texto no radiojornalismo, analise as afirmações abaixo:
I. No rádio, mesmo curta, a matéria jornalística deve responder, imediatamente, às questões clássicas: o que aconteceu? com quem? como? quando? onde? por que?
II. Não há necessidade de lide no radiojornalismo. As notas e matérias obedecem a um estilo próprio de roteirização.
III. É prerrogativa do texto do radio eliminar o supérfluo para melhorar a compreensão por parte do ouvinte porque o rádio precisa selecionar e focar em informações prioritárias.
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