Início

Questões de Concursos Jornalismo

Resolva questões de Jornalismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


621Q900250 | Jornalismo, Telejornalismo, Jornalista, FESC SP, OBJETIVA, 2024

Texto lido pelo apresentador de telejornal para chamar a matéria, que contém as informações mais relevantes da reportagem a ser exibida:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

622Q911135 | Jornalismo, Telejornalismo, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

O primeiro passo para a redação de um texto televisivo é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

623Q911142 | Jornalismo, Metodologia de Pesquisa, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

Na pesquisa qualitativa,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

624Q993367 | Jornalismo, Telejornalismo, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

O jornalismo para TV, também conhecido como telejornalismo, reúne uma série de características como concisão do texto, linguagem objetiva, relação de não concorrência entre texto e imagem, entre outras. A área também possui um vocabulário próprio que é utilizado no cotidiano das redações por profissionais da área. Considerando a terminologia em telejornalismo, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Escalada.

2. Espelho.

3. Texto em Off.

4. Passagem.

5. Sonora.

( ) Texto gravado pelo repórter – normalmente após a finalização da matéria na rua. É a narração da notícia, colocada durante a matéria.

( ) Manchetes do telejornal, sempre no início de cada edição.

( ) Fala do entrevistado na matéria.

( ) Gravação feita pelo repórter no local do acontecimento, com informações a serem usadas na matéria. É o momento em que o repórter aparece no vídeo para destacar um aspecto da reportagem.

( ) Cronograma de como o telejornal irá se desenrolar. Prevê a entrada de matérias, notas, blocos, chamadas e encerramento do telejornal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

625Q944983 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

O jornalista sabe que o seu trabalho vai passar por etapas em que seus editores têm certos poderes e meios de controle. O jornalista tem que se antecipar às expectativas dos editores, para evitar os retoques em seus textos e as reprimendas — dois meios que fazem parte do sistema de controle e podem ter efeitos ou não sobre a manutenção do seu lugar, a escolha das suas tarefas e a sua promoção — quer dizer, nada menos do que a sua carreira profissional.
TRAQUINA, N. As Teorias do Jornalismo: porque as notícias são como são. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2005 (adaptado).

O jornalista, na sua missão de informar, mantém o controle de como a notícia será construída. Diante dos filtros pelos quais a reportagem passa até chegar à divulgação, qual das teorias mais influencia o processo noticioso nesse caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

626Q944986 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

A etnografia é entendida como um método de pesquisa qualitativa e empírica que apresenta características específicas. Ela exige um “mergulho” do pesquisador, ou seja, não é um tipo de pesquisa que pode ser realizada em um período excessivamente curto e sem preparo. É fundamental, como etapa anterior à etnografia propriamente dita, realizar um levantamento bibliográfico sobre o tema, a partir da leitura dos clássicos e de estudos contemporâneos sobre o assunto de que trata a pesquisa.
TRAVANCAS, I. Fazendo etnografia no mundo da comunicação. In: DUARTE, J.; BARROS, A. (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005, p. 98-109 (adaptado).

Considerando a etnografia como uma das metodologias utilizadas na pesquisa das práticas jornalísticas, verifica-se que o objetivo de sua utilização é analisar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

627Q911138 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

Um assunto sugerido pelo assessor de imprensa a um jornalista ou a um veículo de comunicação para ser transformado em notícia corresponde a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

628Q911149 | Jornalismo, Instrumentos de divulgação release, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

Em relação ao papel central da pauta na produção jornalística e à sua função no contexto da cobertura midiática, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

629Q905017 | Jornalismo, Jornalista, Câmara de Itajubá MG, Consulplan, 2024

As redações de jornais impressos contam com expressões e uma linguagem particular para indicar elementos do texto jornalístico, tanto na capa quanto nas páginas internas de um jornal. Esses elementos compõem a diagramação de um jornal, ou seja, como organizar elementos verbais (texto) e elementos não verbais (fotografias, ilustrações etc.) de uma edição. Sobre o significado dos termos frequentemente utilizados no jornalismo, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

630Q944982 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Nas Teorias do Jornalismo, uma abordagem que pode lançar caminhos para se pensar o fazer jornalístico é o newsmaking. A marca mais importante das teorias produzidas com base nesse paradigma são as considerações acerca das rotinas de produção de notícias. Na lógica do newsmaking, a elaboração da pauta, a seleção das fontes e o trabalho de apuração, redação e circulação da notícia constituem elementos determinantes da operação de produção informativa.
MORAES JUNIOR, E.; ANTONIOLI, M. E. Jornalismo e newsmaking no século XXI: novas formas de produção jornalística no cenário on-line. Revista Alterjor USP , v. 14 (2), p. 43-52, 2016 (adaptado).

Considerando o fragmento de texto apresentado, o poder exercido pelo jornalismo na construção de sentidos e o trabalho de planejamento de coberturas jornalísticas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Ao planejar coberturas jornalísticas de acordo com a abordagem do newsmaking, o jornalista lança mão de critérios de noticiabilidade e de valores-notícia para definir o que será ou não noticiado e como isso será levado ao conhecimento do público.
PORQUE
II. O processo de seleção das notícias é influenciado pela cultura profissional, rotina e organização do trabalho e pelos processos produtivos e pressões externas, que deixam marcas no resultado final de construção da notícia.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

631Q900247 | Jornalismo, Internet na Tecnologia e Comunicação no Jornalismo, Jornalista, FESC SP, OBJETIVA, 2024

A internet é uma ferramenta de comunicação distinta dos meios de comunicação tradicionais, com aspectos que a diferenciam dos outros. São eles:

I. Linearidade. II. Instantaneidade. III. Interatividade. IV. Dirigibilidade.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

632Q1045009 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Leia o texto a seguir sobre os releases.

A manutenção de um bom relacionamento com os jornalistas é ajudada pelo envio de releases de boa qualidade. Textos encaminhados por assessores que conquistaram respeito são, certamente, mais bem examinados, e até telefonemas passam a ser bem-vindos. Inclusive pela farta circulação de releases, editores tendem a estabelecer critérios que chegam a impedir a publicação na forma como foram recebidos.
DUARTE, J (org.). Assessoria de Imprensa e Relacionamento Com A Mídia - Teoria e Técnica. São Paulo: Atlas, 2018, p. 284.

É desaconselhável a publicação de um release na íntegra, sem qualquer modificação, porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

633Q908568 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalista, Câmara Municipal de Itatiba SP, Avança SP, 2024

No processo de atendimento à imprensa, após o jornalista solicitar uma entrevista e a fonte mais adequada ser identificada, o próximo passo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

634Q911130 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

A área de assessoria de imprensa no Brasil ganhou um novo e importante capítulo na história do jornalismo institucional em 1980. Julgue os itens a seguir, acerca da principal característica desse movimento que estava sendo implementado naquele ano no país.

I Houve uma ruptura entre assessoria de imprensa e relações públicas (RPs), passando-se a praticar aquilo que seria conhecido por assessoria de imprensa jornalística. II As RPs cresceram rapidamente no Brasil porque o país copiou o modelo europeu de RPs. III As RPs chegaram ao meio acadêmico, a partir de disciplinas criadas em diversas universidades estadunidenses.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

635Q906161 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Considere o texto sobre relacionamento e atendimento à imprensa.
Não dispare um interrogatório quando atender o jornalista. Para encaminhar o pedido de informação que ele lhe fez, você precisa saber dados elementares, como qual é a pauta, foco da matéria, se outras instituições estão sendo consultadas e outras questões pertinentes.
MAFEI, Maristela. Assessoria de imprensa. Como se relacionar com a mídia. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2015. p. 14.

Com base no tema abordado no texto, o assessor de imprensa deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

636Q910514 | Jornalismo, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

De acordo com as orientações publicadas pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, para uma linguagem não sexista, devem ser tomadas as providências apresentadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

637Q900245 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Jornalista, FESC SP, OBJETIVA, 2024

O jornalista, tanto em veículos de comunicação quanto em assessorias imprensa, deve considerar e explorar a seu favor cada uma das possibilidades do meio digital. O correio eletrônico (e-mail) é uma das ferramentas que podem ser utilizadas por profissionais da comunicação para:

I. Contato entre jornalista e fonte. II. Envio de releases. III. Envio de newsletters. IV. Serviço de entrega de conteúdo.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

638Q900255 | Jornalismo, Jornalista, FESC SP, OBJETIVA, 2024

Podcasts são transmissões em formato de áudio, geralmente organizados em episódios, que podem ser reproduzidos em serviços de streaming ou diretamente baixados da internet, e podem ser utilizados como uma ferramenta de jornalismo. Sobre a produção de podcasts, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) O podcast carrega heranças do tradicional formato radiofônico.
( ) É possível trazer em podcasts debates de mesa-redonda, documentários e reportagens.
( ) Na comunicação institucional, é possível utilizar podcasts como ferramenta para atingir seu público.
( ) As produções independentes ganharam destaque dentro do gênero, não apenas as grandes mídias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

639Q910513 | Jornalismo, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

No relacionamento entre as fontes de informação na área pública e a imprensa, são identificados quatro padrões de convivência, a saber: beligerante, coorperativa, instrumental e defensiva.
Com relação ao padrão beligerante, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

640Q1009141 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Para o professor Felipe Pena (2005), “uma singularidade muito forte do lide é o tratamento estilístico que recebe: os dados são apresentados numa articulação tal que ao leitor resta ir até o fim, sem qualquer convite à pausa”. Sendo assim, o lide classicamente exerce uma série de funções no relato jornalístico, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.