Início

Questões de Concursos Jornalismo

Resolva questões de Jornalismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


621Q908569 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalista, Câmara Municipal de Itatiba SP, Avança SP, 2024

A pirâmide invertida, estrutura clássica da notícia, organiza as informações em ordem decrescente de importância, priorizando no lide:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

622Q911134 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

No que se refere à notícia impressa, o gênero do texto impresso é considerado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

623Q911142 | Jornalismo, Metodologia de Pesquisa, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

Na pesquisa qualitativa,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

624Q896575 | Jornalismo, Relações Públicas, Jornalista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A comunicação organizacional é fundamental para a construção da imagem de uma empresa. Envolve desde a comunicação interna, com os colaboradores, até a externa, com clientes, parceiros e a sociedade. Para ser eficaz, ela deve ser planejada estrategicamente e adaptar-se às mudanças tecnológicas e culturais. Uma falha nesse processo pode comprometer a reputação e a eficiência da organização.

No contexto de uma crise reputacional causada por uma ação equivocada de uma empresa nas redes sociais, assinale a alternativa cuja abordagem de comunicação organizacional é mais adequada para restaurar a confiança do público e mitigar os danos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

625Q900247 | Jornalismo, Internet na Tecnologia e Comunicação no Jornalismo, Jornalista, FESC SP, OBJETIVA, 2024

A internet é uma ferramenta de comunicação distinta dos meios de comunicação tradicionais, com aspectos que a diferenciam dos outros. São eles:

I. Linearidade. II. Instantaneidade. III. Interatividade. IV. Dirigibilidade.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

626Q911130 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

A área de assessoria de imprensa no Brasil ganhou um novo e importante capítulo na história do jornalismo institucional em 1980. Julgue os itens a seguir, acerca da principal característica desse movimento que estava sendo implementado naquele ano no país.

I Houve uma ruptura entre assessoria de imprensa e relações públicas (RPs), passando-se a praticar aquilo que seria conhecido por assessoria de imprensa jornalística. II As RPs cresceram rapidamente no Brasil porque o país copiou o modelo europeu de RPs. III As RPs chegaram ao meio acadêmico, a partir de disciplinas criadas em diversas universidades estadunidenses.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

627Q896579 | Jornalismo, Gênero Informativo e Opinativo, Jornalista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A seguir, são descritos diferentes textos jornalísticos com características opinativas.
Identifique a qual formato eles pertencem.

I. Texto assinado por um jornalista renomado, que expressa sua opinião pessoal sobre um tema político recente, utilizando argumentos subjetivos para defender seu ponto de vista.

II. Publicado pela própria redação de um jornal, este texto reflete a posição institucional do veículo de comunicação sobre um tema de interesse público, sem assinatura de um autor específico.

III. Produção que analisa profundamente os possíveis impactos de uma nova política econômica, comparando dados e opiniões de especialistas, mas sem adotar uma posição final.

IV. Artigo que apresenta dois lados de um tema polêmico, com argumentos favoráveis e contrários, permitindo que o leitor forme sua própria opinião.

V. Crítica de escrita por um colunista, que oferece uma análise subjetiva de uma obra, com elogios e ressalvas sobre sua qualidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

628Q906161 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Considere o texto sobre relacionamento e atendimento à imprensa.
Não dispare um interrogatório quando atender o jornalista. Para encaminhar o pedido de informação que ele lhe fez, você precisa saber dados elementares, como qual é a pauta, foco da matéria, se outras instituições estão sendo consultadas e outras questões pertinentes.
MAFEI, Maristela. Assessoria de imprensa. Como se relacionar com a mídia. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2015. p. 14.

Com base no tema abordado no texto, o assessor de imprensa deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

629Q906165 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

A compreensão dos aspectos psicológicos relacionados à influência das cores é fundamental para uma boa comunicação. As cores têm um impacto profundo nas emoções das pessoas, influenciando a forma como elas experimentam ambientes e produtos, além de influenciar o modo como as mensagens são percebidas e interpretadas.
Para elaborar uma página que transmita leveza e amplie a superfície do suporte, o assessor de comunicação responsável pelo projeto deve atentar para as seguintes características:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

630Q943686 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Sobre a redação do texto no radiojornalismo, analise as afirmações abaixo:
I. No rádio, mesmo curta, a matéria jornalística deve responder, imediatamente, às questões clássicas: o que aconteceu? com quem? como? quando? onde? por que?
II. Não há necessidade de lide no radiojornalismo. As notas e matérias obedecem a um estilo próprio de roteirização.
III. É prerrogativa do texto do radio eliminar o supérfluo para melhorar a compreensão por parte do ouvinte porque o rádio precisa selecionar e focar em informações prioritárias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

631Q944979 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Em junho de 2020, três meses após decretada a pandemia de Covid-19 no mundo, uma iniciativa marcaria a imprensa brasileira. Diante da limitação, do atraso e da irregularidade na divulgação de dados sobre a doença, era criado um consórcio de veículos de imprensa reunindo G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL. Em meio à evolução da doença no país, seis redações montaram uma força-tarefa para colher dados nas secretarias dos estados e do Distrito Federal e garantir à população acesso à informação de qualidade sobre o novo coronavírus. Essa parceria histórica entre veículos de imprensa foi reconhecida como importante atitude no combate à desinformação.
Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A iniciativa de criação do consórcio brasileiro de imprensa reflete um movimento em curso no jornalismo mundial e sugere que, apesar da concorrência entre veículos, a colaboração entre redações para o alcance de objetivos comuns tem se estabelecido cada vez mais no cotidiano profissional.
PORQUE
II. A demanda por informação de qualidade, a busca por transparência, a tentativa de elucidar a complexidade de determinadostemas e o desejo de revelar fatos de interesse público são desafios que jornalistas podem vencer somando forças e dividindo tarefas, o que também permite reduzir a dependência exclusiva de dados sistematizados por fontes oficiais e fortalecer a credibilidade de suas marcas e do próprio jornalismo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

632Q993367 | Jornalismo, Telejornalismo, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

O jornalismo para TV, também conhecido como telejornalismo, reúne uma série de características como concisão do texto, linguagem objetiva, relação de não concorrência entre texto e imagem, entre outras. A área também possui um vocabulário próprio que é utilizado no cotidiano das redações por profissionais da área. Considerando a terminologia em telejornalismo, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Escalada.

2. Espelho.

3. Texto em Off.

4. Passagem.

5. Sonora.

( ) Texto gravado pelo repórter – normalmente após a finalização da matéria na rua. É a narração da notícia, colocada durante a matéria.

( ) Manchetes do telejornal, sempre no início de cada edição.

( ) Fala do entrevistado na matéria.

( ) Gravação feita pelo repórter no local do acontecimento, com informações a serem usadas na matéria. É o momento em que o repórter aparece no vídeo para destacar um aspecto da reportagem.

( ) Cronograma de como o telejornal irá se desenrolar. Prevê a entrada de matérias, notas, blocos, chamadas e encerramento do telejornal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

633Q910505 | Jornalismo, Inteligência Artificial no Jornalismo, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Leia o trecho da matéria publicada, em junho de 2024, no Uol Notícias.

“(Reuters) Redações de todo o mundo estão trabalhando para enfrentar um novo desafio com a IA generativa, à medida que gigantes da tecnologia e startups como Google e OpenAI criam ferramentas que podem oferecer resumos de informações e desviar o tráfego de sites de notícias.
No entanto, o relatório constatou que consumidores desconfiam do uso da IA para criar conteúdo de notícias, principalmente para assuntos delicados, como política.
De acordo com a pesquisa, 52% dos entrevistados nos Estados Unidos e 63% dos entrevistados no Reino Unido disseram que não se sentem à vontade com notícias produzidas majoritariamente com IA. O relatório pesquisou 2.000 pessoas em cada país, observando que os entrevistados se sentem mais confortáveis com os usos de IA nos bastidores para tornar o trabalho de jornalistas mais eficiente.”

Com base no texto, é possível inferir que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

634Q910513 | Jornalismo, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

No relacionamento entre as fontes de informação na área pública e a imprensa, são identificados quatro padrões de convivência, a saber: beligerante, coorperativa, instrumental e defensiva.
Com relação ao padrão beligerante, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

635Q911135 | Jornalismo, Telejornalismo, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

O primeiro passo para a redação de um texto televisivo é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

636Q911149 | Jornalismo, Instrumentos de divulgação release, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

Em relação ao papel central da pauta na produção jornalística e à sua função no contexto da cobertura midiática, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

637Q910514 | Jornalismo, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

De acordo com as orientações publicadas pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, para uma linguagem não sexista, devem ser tomadas as providências apresentadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

638Q895176 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Bacharel em Comunicação Social, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

Sobre teorias da comunicação, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Na Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, um expoente da segunda geração da Escola de Frankfurt, as ações sociais referem-se a uma racionalidade comunicativa e a uma racionalidade instrumental.
( ) De acordo com a Agenda Setting, os temas discutidos no cotidiano são determinados pela mídia. Essa perspectiva foi inserida formalmente na teoria da comunicação nos anos 1970, por Maxwell McCombs e Donald Shaw.
( ) Criada logo após a Segunda Guerra Mundial, a Teoria Matemática da Comunicação, de Claude Shannon e Warren Weaver, buscava estabelecer a forma mais econômica, rápida e segura de codificar uma mensagem.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

639Q1045013 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Segundo Nilson Lage, o lead clássico é aquele cuja ordenação dos elementos da proposição – Quem? O quê? Fez o que? Quando? Onde? Como? Porque? Para que? - se dá a partir da notação mais importante.

Mas, quando fatos sucessivos são alinhados para conduzir ao clímax, como um conto de poucas linhas, temos o lead
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

640Q900245 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Jornalista, FESC SP, OBJETIVA, 2024

O jornalista, tanto em veículos de comunicação quanto em assessorias imprensa, deve considerar e explorar a seu favor cada uma das possibilidades do meio digital. O correio eletrônico (e-mail) é uma das ferramentas que podem ser utilizadas por profissionais da comunicação para:

I. Contato entre jornalista e fonte. II. Envio de releases. III. Envio de newsletters. IV. Serviço de entrega de conteúdo.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.