Início

Questões de Concursos Jornalismo

Resolva questões de Jornalismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


641Q900245 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Jornalista, FESC SP, OBJETIVA, 2024

O jornalista, tanto em veículos de comunicação quanto em assessorias imprensa, deve considerar e explorar a seu favor cada uma das possibilidades do meio digital. O correio eletrônico (e-mail) é uma das ferramentas que podem ser utilizadas por profissionais da comunicação para:

I. Contato entre jornalista e fonte. II. Envio de releases. III. Envio de newsletters. IV. Serviço de entrega de conteúdo.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

642Q911122 | Jornalismo, Radiojornalismo, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

A respeito da potencialidade do rádio como meio de comunicação de massa no Brasil, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

643Q944982 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Nas Teorias do Jornalismo, uma abordagem que pode lançar caminhos para se pensar o fazer jornalístico é o newsmaking. A marca mais importante das teorias produzidas com base nesse paradigma são as considerações acerca das rotinas de produção de notícias. Na lógica do newsmaking, a elaboração da pauta, a seleção das fontes e o trabalho de apuração, redação e circulação da notícia constituem elementos determinantes da operação de produção informativa.
MORAES JUNIOR, E.; ANTONIOLI, M. E. Jornalismo e newsmaking no século XXI: novas formas de produção jornalística no cenário on-line. Revista Alterjor USP , v. 14 (2), p. 43-52, 2016 (adaptado).

Considerando o fragmento de texto apresentado, o poder exercido pelo jornalismo na construção de sentidos e o trabalho de planejamento de coberturas jornalísticas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Ao planejar coberturas jornalísticas de acordo com a abordagem do newsmaking, o jornalista lança mão de critérios de noticiabilidade e de valores-notícia para definir o que será ou não noticiado e como isso será levado ao conhecimento do público.
PORQUE
II. O processo de seleção das notícias é influenciado pela cultura profissional, rotina e organização do trabalho e pelos processos produtivos e pressões externas, que deixam marcas no resultado final de construção da notícia.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

644Q944986 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

A etnografia é entendida como um método de pesquisa qualitativa e empírica que apresenta características específicas. Ela exige um “mergulho” do pesquisador, ou seja, não é um tipo de pesquisa que pode ser realizada em um período excessivamente curto e sem preparo. É fundamental, como etapa anterior à etnografia propriamente dita, realizar um levantamento bibliográfico sobre o tema, a partir da leitura dos clássicos e de estudos contemporâneos sobre o assunto de que trata a pesquisa.
TRAVANCAS, I. Fazendo etnografia no mundo da comunicação. In: DUARTE, J.; BARROS, A. (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005, p. 98-109 (adaptado).

Considerando a etnografia como uma das metodologias utilizadas na pesquisa das práticas jornalísticas, verifica-se que o objetivo de sua utilização é analisar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

645Q1000807 | Jornalismo, Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, Jornalista, EBSERH, FGV, 2024

Analisando o noticiário sobre mortes, o professor João Batista de Abreu Jr. afirma que de todos os tipos de morte – violenta ou natural – a que mais merece silêncio por parte dos meios de comunicação é, sem dúvida, o suicídio (ABREU, 2020).

Sobre a abordagem do tema na imprensa, o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

646Q900255 | Jornalismo, Jornalista, FESC SP, OBJETIVA, 2024

Podcasts são transmissões em formato de áudio, geralmente organizados em episódios, que podem ser reproduzidos em serviços de streaming ou diretamente baixados da internet, e podem ser utilizados como uma ferramenta de jornalismo. Sobre a produção de podcasts, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) O podcast carrega heranças do tradicional formato radiofônico.
( ) É possível trazer em podcasts debates de mesa-redonda, documentários e reportagens.
( ) Na comunicação institucional, é possível utilizar podcasts como ferramenta para atingir seu público.
( ) As produções independentes ganharam destaque dentro do gênero, não apenas as grandes mídias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

647Q1009141 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Para o professor Felipe Pena (2005), “uma singularidade muito forte do lide é o tratamento estilístico que recebe: os dados são apresentados numa articulação tal que ao leitor resta ir até o fim, sem qualquer convite à pausa”. Sendo assim, o lide classicamente exerce uma série de funções no relato jornalístico, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

648Q908568 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalista, Câmara Municipal de Itatiba SP, Avança SP, 2024

No processo de atendimento à imprensa, após o jornalista solicitar uma entrevista e a fonte mais adequada ser identificada, o próximo passo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

649Q905021 | Jornalismo, Jornalista, Câmara de Itajubá MG, Consulplan, 2024

SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de estratégias de otimização para mecanismos de busca. O objetivo é alcançar bom posicionamento orgânico de páginas da web no Google e em outros buscadores, com conteúdos de qualidade e que entreguem uma boa experiência para os usuários. (André Mousino, 2020.)
Sobre a estratégia de SEO, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

650Q1068862 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Especialidade Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2025

Leia o lead seguinte:
Recife(PE) – No dia 9 de abril, a 10a Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz) conduziu o Apronto Operacional da Força de Prontidão (FORPRON). A atividade, que marca o início do processo de certificação da brigada para compor o Sistema de Prontidão Operacional da Força Terrestre (SISPRON), ocorreu no 14o Batalhão de Infantaria Motorizado (14º Bl Mtz), em Jaboatão dos Guararapes.
(Exército Brasileiro. Disponível em https://shre.ink/MTLu. Acesso em 20.04.2025. Excerto)
Analisando a construção desse lead, é possível afirmar que se trata de uma matéria do gênero
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

651Q906162 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

O direito à informação, comparado a uma via de mão dupla de informar e de ser informado, pode ser desafiado pela imposição ou necessidade da fonte de manter sua identidade sob sigilo. Considere que um assessor de imprensa de um órgão público condicionou o agendamento de uma entrevista exclusiva de um agente público à obtenção do nome da fonte da informação apurada com exclusividade pelo jornalista no exercício de sua profissão.
De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, a conduta desse assessor de imprensa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

652Q987356 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Jornalista, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considere a seguinte situação abaixo: Um jornalista recebe informações confidenciais sobre uma figura pública de uma fonte anônima. A fonte insiste que as informações são verdadeiras e de interesse público, mas não fornece evidências concretas para sua verificação. Considerando a situação descrita, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

653Q1042695 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

A revista O Cruzeiro lançada pelos Diários Associados teve papel fundamental na introdução do fotojornalismo moderno no Brasil. Muitos atribuem esse fato a atuação da dupla de repórter e repórter-fotográfico formada, respectivamente, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

654Q911136 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

Na linguagem de rádio, deve-se usar, preferencialmente, no texto,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

655Q890158 | Jornalismo, Radiojornalismo, Operador de Rádio, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Um rádio-operador estava conversando com o tripulante de uma ambulância que se deslocava para atender um chamado de uma pessoa presa no elevador. Entretanto, chegou uma mensagem dando conta de um acidente de grande gravidade que acabara de acontecer. Nesse momento, o operador de rádio da ambulância ia começar a informar o deslocamento da viatura, mas o rádio-operador da central precisava que o canal fosse disponibilizado para que fosse passada a informação da emergência de maior gravidade.

Nessa situação hipotética, para que ninguém mais falasse ao rádio, deixando o canal livre, o operador deveria informar o código
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

656Q896560 | Jornalismo, Radiojornalismo, Jornalista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A redação de notícias para rádio e televisão exige um domínio técnico específico para que a mensagem seja clara e eficiente. Considerando os estudos de Nelson Traquina sobre o "jornalismo enquanto produção de realidade", analise as afirmativas abaixo: e selecione a opção que define CORRETAMENTE as particularidades na construção da notícia no radiojornalismo e telejornalismo:

I. No rádio, o jornalista deve priorizar uma linguagem descritiva para compensar a ausência de imagens e facilitar a compreensão do ouvinte.

II. Segundo Traquina, no telejornalismo, as imagens têm um papel central na narrativa, de modo que o texto deve ser mais interpretativo para estimular uma leitura crítica do espectador, contrastando o que se vê com o que se ouve.

III. O ritmo da narração no rádio deve ser mais lento e enfático, uma vez que a linearidade da transmissão sonora pode fazer com que informações mais complexas sejam facilmente esquecidas.

IV. O telejornalismo se apoia em uma relação direta entre texto e imagem, sendo necessário que o texto sempre complemente a visualidade, de modo que o conteúdo escrito não substitua nem repita a mensagem visual, mas a enriqueça.


Assinale a alternativa que define CORRETAMENTE as particularidades na construção da notícia no radiojornalismo e telejornalismo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

657Q1068871 | Jornalismo, Formatos Midiáticos, Especialidade Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2025

Há um gênero radiofônico em que, segundo André Barbosa Filho, “a interpretação precisa seguir determinada direção que assegure um resultado coeso das performances dos radioatores, dentro de denominadores harmoniosos, como o respeito à intencionalidade do autor do texto, a continuidade do roteiro e os planos de gravação, fundamentais para obtenção de um produto satisfatório”.
Trata-se do seguinte gênero:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

658Q967546 | Jornalismo, Tecnologia e Comunicação, Comunicação Social, CONAB, IADES

Assinale a alternativa que melhor descreve as representações sociais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

659Q900249 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Jornalista, FESC SP, OBJETIVA, 2024

O sistema de medição de resultados em assessoria de imprensa que consiste em atribuir ao espaço ocupado por uma reportagem (ou então matéria de rádio ou televisão) o investimento que seria necessário caso um anúncio publicitário fosse colocado em seu lugar chama-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

660Q991168 | Jornalismo, Ética Jornalística, Jornalista, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

Julgue se as afirmações abaixo são verdadeiras e em seguida assinale a alternativa CORRETA:
I. A narrativa jornalística, por mais que se pretenda isenta e imparcial, é também fortemente determinada por um fundo ético ou moral. Os jornalistas só destacam certos fatos da realidade como notícia porque esses fatos transgridem algum preceito ético ou moral, alguma lei, algum consenso cultural. A notícia representa sempre uma ruptura ou transgressão em relação a algum significado estável. Cabe ao analista identificar, interpretar e elucidar esse significado simbólico
II. A análise da narrativa jornalística deve observar particularmente o contrato cognitivo implícito entre jornalistas e audiência em seu contexto operacional. Esse contrato segue as máximas da objetividade, da co-construção da verdade dos fatos: o objetivo é co-construir a verdade, a “realidade objetiva”.
III. O discurso narrativo objetivo distingue-se pela presença (implícita ou explícita) do narrador, de um sujeito que narra. A narração como dispositivo argumentativo é evidente. O discurso subjetivo (a ficção) do jornalismo, ao contrário, define-se pelo distanciamento do narrador. Ele narra como se a verdade estivesse lá fora, nos objetos mesmos, independentemente da intervenção do narrador: dissimula sua fala como se ninguém estivesse por trás da narração.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.