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Questões de Concursos Jornalismo

Resolva questões de Jornalismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


641Q943684 | Jornalismo, Estudos Culturais, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Em 1985, a banda Legião Urbana lança seu album de estreia com a canção Geração Coca-Cola. Observe o trecho da música composta por Renato Russo (1960-1996):
"Quando nascemos fomos programados A receber o que vocês nos empurraram Com os enlatados dos U.S.A., de nove as seis
Desde pequenos nós comemos lixo Comercial e industrial Mas agora chegou nossa vez Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês
Somos os filhos da revolução Somos burgueses sem religião Somos o futuro da nação Geração Coca-Cola".
A partir da letra, qual escola analisada em Teorias da Comunicação mais se relaciona com a canção:
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642Q975001 | Jornalismo, Formatos Midiáticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

Uma das revistas semanais ilustradas mais importantes na história do jornalismo brasileiro foi O Cruzeiro, dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, lançada em 1928. Dentre as razões que explicam seu declínio e a retirada da publicação de circulação estão:
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643Q991168 | Jornalismo, Ética Jornalística, Jornalista, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

Julgue se as afirmações abaixo são verdadeiras e em seguida assinale a alternativa CORRETA:
I. A narrativa jornalística, por mais que se pretenda isenta e imparcial, é também fortemente determinada por um fundo ético ou moral. Os jornalistas só destacam certos fatos da realidade como notícia porque esses fatos transgridem algum preceito ético ou moral, alguma lei, algum consenso cultural. A notícia representa sempre uma ruptura ou transgressão em relação a algum significado estável. Cabe ao analista identificar, interpretar e elucidar esse significado simbólico
II. A análise da narrativa jornalística deve observar particularmente o contrato cognitivo implícito entre jornalistas e audiência em seu contexto operacional. Esse contrato segue as máximas da objetividade, da co-construção da verdade dos fatos: o objetivo é co-construir a verdade, a “realidade objetiva”.
III. O discurso narrativo objetivo distingue-se pela presença (implícita ou explícita) do narrador, de um sujeito que narra. A narração como dispositivo argumentativo é evidente. O discurso subjetivo (a ficção) do jornalismo, ao contrário, define-se pelo distanciamento do narrador. Ele narra como se a verdade estivesse lá fora, nos objetos mesmos, independentemente da intervenção do narrador: dissimula sua fala como se ninguém estivesse por trás da narração.
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644Q987356 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Jornalista, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considere a seguinte situação abaixo: Um jornalista recebe informações confidenciais sobre uma figura pública de uma fonte anônima. A fonte insiste que as informações são verdadeiras e de interesse público, mas não fornece evidências concretas para sua verificação. Considerando a situação descrita, assinale a alternativa CORRETA:
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645Q911122 | Jornalismo, Radiojornalismo, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

A respeito da potencialidade do rádio como meio de comunicação de massa no Brasil, assinale a opção correta.
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646Q1052713 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A delimitação dos gêneros jornalísticos segue sendo um desafio teórico e prático para os estudiosos e profissionais da área. As clássicas tipologias (notícia, reportagem, entrevista, crônica, editorial, artigo de opinião etc.) foram inicialmente estabelecidas a partir de padrões de linguagem, formatação e propósito comunicativo. Contudo, as transformações tecnológicas e sociais – como o surgimento do jornalismo digital e a multiplicação de plataformas – trouxeram novas possibilidades de construção discursiva, levando a sobreposições de características genéricas. Em função disso, os estudos contemporâneos questionam até que ponto os gêneros jornalísticos podem ser definidos com rigidez ou se, na prática, eles se tornam cada vez mais híbridos. Considerando as discussões sobre a evolução dos gêneros jornalísticos na atualidade, especialmente diante da convergência midiática e das mudanças nas práticas profissionais, expressa a complexidade de definir esses gêneros no ambiente contemporâneo:
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647Q890158 | Jornalismo, Radiojornalismo, Operador de Rádio, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Um rádio-operador estava conversando com o tripulante de uma ambulância que se deslocava para atender um chamado de uma pessoa presa no elevador. Entretanto, chegou uma mensagem dando conta de um acidente de grande gravidade que acabara de acontecer. Nesse momento, o operador de rádio da ambulância ia começar a informar o deslocamento da viatura, mas o rádio-operador da central precisava que o canal fosse disponibilizado para que fosse passada a informação da emergência de maior gravidade.

Nessa situação hipotética, para que ninguém mais falasse ao rádio, deixando o canal livre, o operador deveria informar o código
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648Q1032513 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Com relação à elaboração de textos jornalísticos para televisão, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O texto jornalístico para TV deve ser escrito de forma concisa e clara, utilizando uma linguagem acessível e direta, de modo a complementar as imagens exibidas sem redundâncias descritivas.

( ) O texto deve sempre descrever detalhadamente tudo o que aparece nas imagens, garantindo que o espectador compreenda a notícia apenas pelo áudio.

( ) A estrutura do texto jornalístico televisivo deve priorizar frases curtas, na ordem direta, evitando termos técnicos ou rebuscados para facilitar o entendimento do público.

As afirmativas são, respectivamente,

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649Q943683 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

As afirmações a seguir referem-se à pauta fotojornalística:
I - O fotojornalista deve se preparar da forma mais adequada para a realização de seu trabalho, compreendendo o contexto do assunto e suas particularidades, selecionando câmeras e lentes mais condizentes com o objeto da pauta e antecipando-se junto a seus superiores caso haja necessidade de credenciais ou autorização para ter acesso ao local do fato;
II - A pauta fotográfica contém elementos em comum com a pauta noticiosa, como as indicações de data, horário e local e o resumo da matéria, mas terá também elementos específicos como o nome do repórter fotográfico e algumas indicações técnicas voltadas ao campo da fotografia (sugestões de planos fotográficos, perspectivas visuais, personagens de destaque e quantidade de imagens necessárias);
III - Não existe pauta especificamente fotográfica no Fotojornalismo: a pauta da reportagem em si é utilizada como único documento capaz de guiar tanto o repórter como o fotógrafo na cobertura do evento planejado. Na ausência de recomendações técnicas ao fotógrafo, cabe ao repórter a definição de como o fotógrafo deve atuar, assim como a escolha da câmera, das lentes e dos planos fotográficos mais adequados.
Estão corretas:
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650Q944978 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

TEXTO 1
Como a Lupa faz suas checagens?
A principal matéria-prima no processo de produção de conteúdo jornalístico são as declarações feitas por atores públicos e as informações potencialmente falsas que circulam em plataformas de redes sociais e em aplicativos de mensagens.
Diariamente, os jornalistas da Lupa observam o que é dito por políticos, líderes sociais e celebridades em jornais, revistas, rádios, programas de TV e na internet. A Lupa se esforça para verificar o grau de veracidade de frases que contenham dados históricos, estatísticos, comparações e informações relativas à legalidade ou à constitucionalidade de um fato.
Por princípio, a Lupa não analisa a intenção de atores públicos ao proferirem informações falsas. Porém, desde janeiro de 2021, a Lupa se reserva o direito de “apontar mentiras”, identificando-as em títulos e textos quando vê repetições de falas equivocadas como parte de um comportamento que busca distorcer o debate público.
AGÊNCIA LUPA. Como a Lupa faz suas checagens? Disponível em: https://lupa.uol.com.br/ institucional/como-fazemos-nossas-checagens. Acesso em: 23 jun. 2022.

TEXTO 2
O fantasma das fake news e o surgimento da indústria de fact-checking (checagem de fatos) são movimentos paralelos na disputa pela credibilidade e pela legitimidade. Ambos reforçam o entendimento de que há uma “verdade factual” objetiva a ser desvelada pela imprensa. Ao recorrer a agências especializadas em fact-checking, o jornalismo transfere a terceiros sua pretensão à posição de guardião da veracidade factual. Ao assumir como uma de suas funções primordiais testar a veracidade do discurso de políticos, o fact-checking sinaliza uma autocrítica involuntária a respeito do jornalismo declaratório, que é o pão cotidiano do ofício. Toda essa situação cria um pesadelo epistemológico, já que, a rigor, não resta qualquer instância de realidade indiscutível na qual ancorar as pretensões de veracidade discursiva. Se o jornalismo profissional não desfruta mais da credibilidade que suas práticas conferiam, se uma parte do público acredita que ele participa de uma conspiração para ocultar a realidade, não há motivo para não julgar que as agências de fact-checking estejam igualmente comprometidas. É essa indeterminação sem fim que define a era da “pós-verdade”.
MIGUEL, L. F. Jornalismo, polarização política e a querela das fake news. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 16, n. 2, p. 46-58, 2019 (adaptado).
Considerando os textos apresentados sobre a emergência e as contradições da chamada era da “pós-verdade”, avalie as afirmações a seguir.
I. Na era da desinformação e das fake news, agências de checagem como a Lupa, vinculadas a grupos da mídia hegemônica, buscam construir um discurso de relegitimação do jornalismo.
II. Ao assumirem o lugar de verificação dos discursos em circulação nas mídias jornalísticas, as agências de checagem de fatos reivindicam para si a credibilidade que elas questionam no jornalismo.
III. Agências especializadas em fact-checking constroem uma vigilância sobre o debate público e possibilitam uma leitura crítica e qualificada das mídias por parte dos públicos.

É correto o que se afirma em
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651Q944989 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Os programas jornalísticos de TV que apresentam reportagens especiais mais longas que o telejornal diário seguem etapas de produção que se assemelham às produções de vídeos e filmes de curta e média metragens. Essas etapas se dividem em: pré-produção, produção e pós-produção. Cada uma delas abrange diversas fases de trabalho.
KELLINSON, C. Produção e direção para TV e vídeo: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 (adaptado).

Considerando as etapas de trabalho necessárias para produzir uma reportagem especial que vai cobrir um bloco inteiro de um programa jornalístico semanal gravado, avalie as afirmações a seguir.
I. A pesquisa, a pauta e a definição das marcações e locações para a gravação externa ou em estúdio devem ser realizadas durante a pré-produção.
II. A produção deve conter a captação de áudio e vídeo, decupagem e edição com inserção de offs, gráficos, arte e toda a sonoplastia e execução do script.
III. A pós-produção inclui a gravação final do script no estúdio, com as cabeças e chamadas, realizadas pelo apresentador, e a inserção de créditos.

É correto o que se afirma em
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652Q1000807 | Jornalismo, Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, Jornalista, EBSERH, FGV, 2024

Analisando o noticiário sobre mortes, o professor João Batista de Abreu Jr. afirma que de todos os tipos de morte – violenta ou natural – a que mais merece silêncio por parte dos meios de comunicação é, sem dúvida, o suicídio (ABREU, 2020).

Sobre a abordagem do tema na imprensa, o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros
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653Q967546 | Jornalismo, Tecnologia e Comunicação, Comunicação Social, CONAB, IADES

Assinale a alternativa que melhor descreve as representações sociais.
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654Q900249 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Jornalista, FESC SP, OBJETIVA, 2024

O sistema de medição de resultados em assessoria de imprensa que consiste em atribuir ao espaço ocupado por uma reportagem (ou então matéria de rádio ou televisão) o investimento que seria necessário caso um anúncio publicitário fosse colocado em seu lugar chama-se:
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655Q910505 | Jornalismo, Inteligência Artificial no Jornalismo, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Leia o trecho da matéria publicada, em junho de 2024, no Uol Notícias.

“(Reuters) Redações de todo o mundo estão trabalhando para enfrentar um novo desafio com a IA generativa, à medida que gigantes da tecnologia e startups como Google e OpenAI criam ferramentas que podem oferecer resumos de informações e desviar o tráfego de sites de notícias.
No entanto, o relatório constatou que consumidores desconfiam do uso da IA para criar conteúdo de notícias, principalmente para assuntos delicados, como política.
De acordo com a pesquisa, 52% dos entrevistados nos Estados Unidos e 63% dos entrevistados no Reino Unido disseram que não se sentem à vontade com notícias produzidas majoritariamente com IA. O relatório pesquisou 2.000 pessoas em cada país, observando que os entrevistados se sentem mais confortáveis com os usos de IA nos bastidores para tornar o trabalho de jornalistas mais eficiente.”

Com base no texto, é possível inferir que
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656Q911146 | Jornalismo, Instrumentos de divulgação release, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

Os boletins de pauta podem ser definidos como o conjunto de
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657Q911147 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca dos mecanismos de controle da informação, assinale a opção correta.
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658Q1007927 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

As metodologias de avaliação e medição de resultados em ações de assessorias de imprensa são assuntos relevantes. Tanto instituições públicas quanto privadas precisam prestar contas sobre as atividades desempenhadas e o resultado alcançado a partir dos investimentos realizados.

Contudo, aferir o desempenho de uma assessoria de imprensa com base unicamente em indicadores de performance quantitativos pode ser insuficiente, pois:

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659Q943679 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Conforme Maria Cicília Peruzzo (1998), as pautas do jornalismo comunitário diferem-se das pautas dos grandes veículos de comunicação, pois no jornalismo comunitário as questões são discutidas no micro e não no macro. Em continuação aos conceitos dessa autora, sobre as transformações dos modelos de atuação do jornalismo, que inclusive, se igualam ao que pensa a maioria dos críticos de jornalismo, é correto afirmar, que:
PERUZZO, Maria Cicília K. Comunicação nos movimentos populares. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
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660Q944972 | Jornalismo, História do Rádio, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

A Rádio Nacional é responsável pela existência, a partir dos anos 1940 e 1950, de grandestorcidas de clubes do Rio de Janeiro em todos os estados brasileiros. Nas mais longínquas localidades da pátria, milhões de brasileiros sintonizavam a PRE-8 e, como disse Rubem Braga, aprendiam, por meio de suas novelas, programas de auditório, musicais e noticiários, a falar a língua da Rádio Nacional. Era uma emissora carioca, e foi isto, em matéria de futebol, o que ela ensinou ao brasileiro: torcer pelos clubes do Rio de Janeiro.
AGUIAR, R. C. Almanaque da Rádio Nacional. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2007 (adaptado).

Considerando o texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A história do rádio no Brasil foi caracterizada por transmissões a partir dos centros urbanos, carregadas de sotaque e contextos sociais distantes daqueles vividos por grande parte do público que as ondas sonoras conseguiam alcançar.
II. O jornalismo esportivo se desenvolveu de forma nacional no início das transmissões de rádio no Brasil, privilegiando a cobertura das competições nacionais entre times de diversos estados e regiões.
III. A difusão radiofônica, em meados do século XX, era pautada pela adequação à diversidade linguística e cultural do público, pois as emissoras transmitiam para todo o território brasileiro.

É correto o que se afirma em
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