Início

Questões de Concursos Jornalismo

Resolva questões de Jornalismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q1049381 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Jornalista, EBSERH, VUNESP, 2020

Determinada publicação ou programa de rádio e TV tem 20 pontos de audiência, outra(o) 30: a superposição de audiência entre ambos é de 10%, isto é, 10% das pessoas estão expostas a ambos os programas. Diz-se, então, que a audiência_______ é de 40%.
(portifolio globo. Disponível em https://bit.ly/2Ym8HIG. Acesso em 06.12.2019. Adaptado)
Assinale a alternativa que completa o conceito mencionado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

682Q908327 | Jornalismo, Público, Agente Publicitário, Câmara de Vinhedo SP, Avança SP, 2024

O jornalismo está inserido no universo da comunicação de massa. Diferentes linhas teóricas convergem para a ideia de que o jornalismo é uma atividade de transmissão da informação sobre questões relativas ao interesse geral, destinada a um determinado público-alvo. Assim, em consonância com os aspectos empregados, é possível reconhecer o gênero jornalístico e os papéis desempenhados pelo profissional do jornalismo. Leia as asserções seguintes e destaque a que foi elaborada precisamente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

683Q1068865 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, Especialidade Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2025

O conjunto de frases combinadas ou não com imagens de impacto, colocadas na abertura de um telejornal, para apresentar as matérias principais da edição e despertar o interesse do espectador, é chamado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

684Q1036401 | Jornalismo, Formatos Midiáticos, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

A edição mais recente do Atlas da Notícia identificou redução do número de veículos impressos na Região Sudeste. O estado onde a queda foi maior, em números absolutos, foi Minas Gerais: vinte e sete títulos. São Paulo registrou cinco a menos; o Espírito Santo, quatro; o Rio de Janeiro, três.
Entre os veículos, com sede na região, que fecharam suas portas ou migraram integralmente para o online entre 2021 e 2022, está
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

685Q967559 | Jornalismo, Comunicação Social, CONAB, IADES

Assinale a alternativa que define fotojornalismo corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

686Q1010315 | Jornalismo, Telejornalismo, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao telejornalismo, ao radiojornalismo, aowebjornalismo, ao fotojornalismo e às técnicas de redação e produção jornalística, julgue o item subsequente.

A nota coberta é um formato de veiculação de notícia no telejornalismo, geralmente lida pelo apresentador no estúdio e acompanhada por imagens que ilustram a notícia.

  1. ✂️
  2. ✂️

687Q974988 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

A divulgação de informações internas de um órgão do Poder Judiciário gerou uma reportagem polêmica, provocando uma crise com a imprensa. A presidência do órgão, junto com a assessoria de imprensa, decidiu não conceder nenhuma entrevista sobre o caso e emitir uma nota com o ponto de vista oficial. Essa atitude está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

688Q900246 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Jornalista, FESC SP, OBJETIVA, 2024

As newsletters podem ser utilizadas em uma assessoria de imprensa como um produto para os públicos interno e externo. O redator das newsletters precisa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

689Q1063336 | Jornalismo, Legislação da Comunicação, Área XIV Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

O Capítulo V da Constituição Federal de 1988 – Da Comunicação Social - sofreu a Emenda Constitucional no 36/2002, que passou a permitir
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

690Q895178 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Bacharel em Comunicação Social, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com Kopplin e Ferraretto (2001), analise a característica a seguir:

• Recurso que possibilita a divulgação de fatos e/ou opiniões relacionados ao assessorado de uma forma dinâmica e com resultados abrangentes. Pode ocorrer de forma espontânea, sem a intervenção direta da assessoria de imprensa, ou de forma provocada, com intervenção direta da assessoria de imprensa, considerando as necessidades do assessorado e os critérios jornalísticos.


A característica acima define o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

691Q1050117 | Jornalismo, Tecnologia e Comunicação, manhã, MF, FGV, 2024

No contexto da Internet das Coisas (IoT), uma abordagem comum para estruturar sistemas é o modelo de três níveis, que organiza a arquitetura de IoT em camadas distintas, cada uma desempenhando funções específicas.
Relacione as camadas listadas a seguir com suas respectivas funções.

1. Sensores
2. Edge
3. Cloud

( ) Coleta de dados físicos para conversão em sinais digitais processáveis.
( ) Centraliza armazenamento e análise de dados.
( ) Realiza processamento local de dados.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

692Q1050119 | Jornalismo, Tecnologia e Comunicação, manhã, MF, FGV, 2024

No contexto da Internet das Coisas (IoT), a técnica que possibilita a colaboração de vários dispositivos distribuídos no treinamento de um modelo de inteligência artificial, enquanto mantém os dados sensíveis armazenados localmente em cada dispositivo, é conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

693Q1045004 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Sobre a organização das informações nos textos jornalísticos destinados à mídia impressa, leia o trecho a seguir.

Nas edições em papel o espaço é finito e, como tal, toda a organização informativa segue um modelo que procura rentabilizar a mancha disponível. O jornalista recorre a técnicas que procuram encontrar o equilíbrio perfeito entre o que se pretende dizer e o espaço disponível para o fazer, pelo que o recurso à pirâmide invertida faz todo o sentido. O editor pode sempre cortar um dos últimos parágrafos sem correr o risco de cortar o sentido à notícia.
CANAVILHAS, J. Webjornalismo: Da pirâmide invertida à pirâmide deitada. In BARBOSA, S. (org.). Jornalismo Digital de Terceira Geração. Covilhã: Universidade da Beira, 2006, p. 7.

Esse tipo de corte, informado pelo autor, é possível, pois, de acordo com o modelo de pirâmide invertida,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

695Q896557 | Jornalismo, Radiojornalismo, Jornalista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A depender do meio em que vai ser vinculada, a estrutura de uma notícia é alterada. Associe os tipos de matérias no radiojornalismo e telejornalismo com suas respectivas características.

TIPOS DE MATÉRIAS
I. Boletim II. Reportagem especial III. Nota coberta IV. Ao vivo V. Passagem

CARACTERÍSTICAS
( ) Matéria curta, com a leitura de um texto enquanto imagens relacionadas ao tema são exibidas, sem que o repórter apareça no vídeo
( ) Matéria mais extensa e aprofundada, que investiga um tema ou evento com mais detalhe, utilizando entrevistas, imagens e dados para construir uma narrativa complexa.
( ) Informação de curta duração, transmitida ao vivo ou gravada, com o objetivo de informar sobre acontecimentos urgentes ou de última hora.
( ) Momento em que o repórter aparece no vídeo ou é ouvido no rádio para dar uma explicação adicional sobre o evento ou situação, estando diretamente no local da notícia.
( ) Participação de um entrevistado em tempo real, geralmente para esclarecer fatos ou comentar sobre um tema relevante no momento.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

696Q896571 | Jornalismo, Webjornalismo, Jornalista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Com relação à construção da notícia, aspectos visuais e textuais da produção de matérias para portais, é CORRETO afirmar que o webjornalista precisa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

697Q1068870 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, Especialidade Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2025

Considere a seguinte hipótese:

O editor de um noticiário de rádio vetou uma chamada com cacófato.

A frase condenada pelo editor foi a seguinte:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

698Q1068871 | Jornalismo, Formatos Midiáticos, Especialidade Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2025

Há um gênero radiofônico em que, segundo André Barbosa Filho, “a interpretação precisa seguir determinada direção que assegure um resultado coeso das performances dos radioatores, dentro de denominadores harmoniosos, como o respeito à intencionalidade do autor do texto, a continuidade do roteiro e os planos de gravação, fundamentais para obtenção de um produto satisfatório”.
Trata-se do seguinte gênero:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

699Q944980 | Jornalismo, Jornalismo de Dados, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

A estratégia de selecionar dados científicos e usá-los de maneira deturpada, em favor de um ponto de vista, é conhecida entre os cientistas como cherry-picking. O termo serve para ilustrar uma colheita de cerejas em que uma amostra madura é selecionada a dedo e usada para apontar que todo o restante das frutas também está saudável.
Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias /2022/05/28/desinformacao-climatica-saiba-o-que-e-e-quais-assuas-consequencias.htm. Acesso em: 20 jun. 2022 (adaptado).

Considerando o texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A seletividade de dados, por omissão ou supressão de evidências, é utilizada na produção de fake news a fimde fazer parecer que a falsa notícia tem bases científicas.
II. O fact-checking, ou checagem de fatos, realiza pesquisas científicas por amostragem para coleta de dados e reproduz estudos científicos de modo a confirmar a veracidade das informações publicadas.
III. O uso de dadosreais em contextos nos quais informações relevantes são descartadas ou escondidas constitui falácias lógicas que ignoram o método científico em favor da defesa de determinado ponto de vista.
IV. A deturpação de dados científicos se configura como estratégia de desinformação utilizada para a construção de argumentos que corroboram determinados discursos, segundo as intenções de quem escolhe os dados.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

700Q944984 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Escrever uma notícia significa, na maior parte do tempo, um esforço para coordenarinformações de várias fontes, às vezes contraditórias, em uma escrita compreensível para o leitor, isto é, reduzir a complexidade de vários eventos em um texto simples e legível, com limites claros de tamanho, tempo de criação e dificuldade.
MARTINO, L. M. S. Teoria da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2009 (adaptado).
Considerando que o texto apresentado remete a estudos de newsmaking, avalie as afirmações a seguir.
I. Em um texto jornalístico, dar espaço ao contraditório é uma estratégia utilizada pelo repórter para se proteger de críticas a possível distorção da notícia.
II. As notícias são o resultado de várias escolhas e seleções feitas por jornalistas, editores e empresas de comunicação a respeito de como um fato pode ser transformado em texto.
III. Existe simetria entre o número de eventos reais e o espaço de um jornal ou programa de televisão.
IV. As escolhas feitas pelo jornalista ao escrever uma notícia vão mudar, em algum grau, o modo como os leitores vão entendê-la.
É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.