Início

Questões de Concursos Jornalismo

Resolva questões de Jornalismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


801Q1052715 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Nas teorias avançadas de jornalismo, o “fato jornalístico” não é simplesmente um reflexo automático de ocorrências do mundo real. Sua importância reside na capacidade de mediar a relação entre os acontecimentos e a sociedade, funcionando como um pilar essencial para a formação de opinião, o exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia. Ele contribui para informar, contextualizar e estimular o debate público, sendo uma peça-chave na compreensão e reflexão sobre o mundo contemporâneo. Assim, há um debate contínuo sobre até que ponto o fato jornalístico corresponde objetivamente ao que “aconteceu” e em que medida esse processo de construção confere novos sentidos ao evento original. Assinale como um “acontecimento” se transforma em “fato jornalístico” no contexto da prática profissional e das rotinas de produção de notícias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

802Q896556 | Jornalismo, Estudos Culturais, Jornalista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

As manifestações da Folkcomunicação, conforme conceito criado pelo pesquisador pernambucano Luiz Beltrão, podem se expressar por meio de diversas formas de comunicação popular, especialmente em contextos nos quais as culturas tradicionais se destacam.
Dentre as alternativas abaixo, qual delas NÃO corresponde a uma manifestação de Folkcomunicação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

803Q896562 | Jornalismo, Metodologia de Pesquisa, Jornalista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Para se construírem matérias que exigem profundidade, é essencial realizar uma investigação rigorosa. Esse processo envolve uma série de métodos para coleta de dados, apuração e verificação dos fatos. Tudo feito com o objetivo de fornecer ao público um conteúdo preciso e ético.
Considerando o papel da pesquisa no jornalismo, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A pesquisa jornalística deve consultar apenas fontes primárias, como entrevistas e documentos oficiais, para garantir a veracidade da informação.

( ) A pesquisa jornalística exige que o jornalista verifique as informações obtidas antes de publicá-las, utilizando múltiplas fontes e técnicas de apuração.

( ) A pesquisa de campo envolve a coleta de informações diretamente no local dos fatos, sendo uma das formas mais utilizadas no jornalismo investigativo.

( ) Na pesquisa jornalística, a busca por informações na internet não é permitida.

( ) O uso de pesquisas acadêmicas e dados de agências especializadas pode enriquecer o conteúdo jornalístico, mas é dispensável em matérias de caráter mais opinativo ou leve.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

804Q896566 | Jornalismo, Reportagem, Jornalista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Qual das alternativas abaixo melhor descreve a função das fontes para a produção de reportagens jornalísticas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

805Q905020 | Jornalismo, Jornalista, Câmara de Itajubá MG, Consulplan, 2024

No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o serviço público (este/esta ou aquele/aquela Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; e, o destinatário dessa comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública, do Poder Executivo ou dos outros Poderes. Além disso, deve-se considerar a intenção do emissor e a finalidade do documento, para que o texto esteja adequado à situação comunicativa. De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

806Q991043 | Jornalismo, Diagramação no Jornalismo, Jornalista, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Assinale a alternativa incorreta no que diz respeito ao processo de diagramação de revistas, jornais e informativos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

807Q1060229 | Jornalismo, Ética Jornalística, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Um repórter está investigando uma série de abusos dentro de uma comunidade. Durante a cobertura, ele se depara com informações que poderiam expor a identidade de indivíduos ameaçados. Ao mesmo tempo, há evidências contundentes de que essas informações têm potencial de gerar indignação pública e mobilizar ações violentas contra os responsáveis pelos abusos.
Nessa situação, seguindo os preceitos do Código de Ética do Jornalista Brasileiro, o repórter deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

808Q974981 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

O uso excessivo da linguagem técnica (chamada informalmente de “juridiqu s”) por parte de juízes e desembargadores é um dos grandes desafios para a assessoria de imprensa dos órgãos públicos do Poder Judiciário. Para garantir que os jornalistas da mídia não especializada em Direito compreendam o que é falado pelos magistrados nas reportagens, o assessor deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

809Q1063324 | Jornalismo, Legislação da Comunicação, Área XIV Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

Sobre a liberdade de imprensa no Brasil, os tribunais superiores têm consistentemente sustentado em seus julgados que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

810Q1063338 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Área XIV Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

Leia o texto a seguir, do professor Luiz Sá Martino, sobre os meios de comunicação de massa no contexto da indústria cultural.

À primeira vista, Indústria Cultural é o conjunto das instituições sociais vinculadas à produção e distribuição de bens simbólicos. Editoras, gravadoras, jornais, agências de publicidade, redes de rádio e televisão, provedores de conteúdo para a web, são parte desse complexo. É quase impossível identificar algum lugar onde a indústria cultural não esteja presente no cotidiano. Na indústria cultural, o lucro orienta a produção, e o espaço da criação individual é eliminado em virtude da lógica da produção coletiva. Duas ordens de produção — material e simbólica — se sobrepõem, com substanciais perdas para a cultura.

MARTINO, 2014:54

Na perspectiva da teoria crítica, representada pela Escola de Frankfurt, os meios de comunicação de massa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

811Q1006511 | Jornalismo, Teoria da Imagem, Jornalista, EBSERH, VUNESP, 2020

A primeira grande divisão que os teóricos fazem sobre a imagem é que ela pode ser natural, isto é, existe sem a intervenção humana e artificial ou fabricada, que só existe por obra do homem. As imagens fabricadas têm, pelo menos, cinco pontos de vista para serem classificadas.
(Portal da Linguagem. Disponível em https://bit.ly/36dDt9n. Acesso em 08.12.2019. Adaptado)
A classificação em relação à temporalidade das imagens fabricadas faz a distinção entre imagens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

812Q1068266 | Jornalismo, História do Jornalismo, Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2024

Em setembro de 1830, os estudantes paulistas comemoraram com uma passeata a revolução ocorrida na França. Houve repressão e o jornal “Observatório Constitucional” fez a defesa dos estudantes. O responsável pelo texto de apoio ao movimento estudantil foi assassinado no dia 20 de novembro do mesmo ano e hoje é homenageado com seu nome em uma das ruas da capital paulista.
O nome do jornalista assassinado é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

813Q1035031 | Jornalismo, Ética Jornalística, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Avalie a seguinte situação:
Um repórter investigativo de um jornal local obteve acesso exclusivo a gravações feitas durante um interrogatório policial de um suspeito de tráfico de drogas, nas quais ele assume a autoria de alguns assassinatos. As gravações mostram que o suspeito sofreu pressão psicológica e violência física durante o longo interrogatório.
Considerando o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, o veículo noticioso deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

814Q1052710 | Jornalismo, Comunicação Organizacional no Jornalismo, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

O debate sobre as práticas jornalísticas no âmbito da comunicação organizacional tem se intensificado, especialmente diante da convergência de funções e do papel estratégico que o jornalismo pode assumir na gestão da imagem e do relacionamento com os públicos internos e externos. A perspectiva de Margarida Kunsch sugere que as atividades jornalísticas, quando integradas à comunicação organizacional, vão além da mera divulgação de releases ou do gerenciamento de crises; elas envolvem processos participativos, construção de sentido e fortalecimento da credibilidade das organizações perante a sociedade.
(KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Comunicação organizacional: linguagem, gestão e perspectivas. Vol. São Paulo: Saraiva, 2009.)

Reflete a complexidade da atividade jornalística no contexto da comunicação organizacional, considerando os desafios e responsabilidades envolvidos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

815Q911148 | Jornalismo, Metodologia de Pesquisa, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

O método de pesquisa é definido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

816Q896569 | Jornalismo, Comunicação na Constituição Federal, Jornalista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

O que o Artigo 224 estabelece em relação ao Estado e à comunicação pública
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

817Q905018 | Jornalismo, Jornalista, Câmara de Itajubá MG, Consulplan, 2024

Atualmente, os aplicativos sociais são responsáveis pela circulação de conteúdos na rede e caracterizam os aspectos relacionais contemporâneos. Assim, torna-se difícil caracterizar a comunicação social sem refletir sobre essas relações existentes nas mídias sociais. Em relação aos textos jornalísticos para mídias sociais, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

818Q891211 | Jornalismo, Mídias Eletrônicas, Função: Repórter Fotográfico, ITAIPU BINACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Com relação a aspectos relacionados a aplicativos de software de tratamento de imagem e de publicação de conteúdo online, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

819Q1050483 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Leia o texto de Carlos Chaparro por ocasião dos 100 anos da atividade de Assessoria de Imprensa.

A questão das relações entre as organizações e a imprensa não é nova. Como tema e problema, é até coisa velha, já secular. Na verdade, se nos identificarmos como profissionais ou estudiosos da comunicação chamada empresarial, institucional ou organizacional, somos mais ou menos herdeiros de um jornalista americano, que em 1906, inventou a atividade especializada a que hoje chamamos de assessoria de imprensa ou assessoria de comunicação. Com um bem-sucedido projeto profissional de relações com a imprensa, a serviço de um cliente poderoso, ele conquistou, por direito e mérito, na história moderna da comunicação social, o título de fundador das relações públicas, berço da assessoria de imprensa. Ou vice-versa.

(CHAPARRO in DUARTE, 2018, adaptado)

O jornalista fundador das relações públicas e o cliente poderoso citados no texto são respectivamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

820Q1050484 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Leia o texto abaixo sobre a importância da assessoria de comunicação nas organizações.

É grande o risco de exposição negativa quando uma organização toma decisões sem o olhar da comunicação. Tem graves consequências atropelar o impacto simbólico, a receptividade por parte do público e resistências de grupos sociais. Entenda-se: a chamada “área de comunicação” pode até ser vencida nos debates internos (o que ocorre algumas vezes), mas jamais ignorada. Para dar efetiva contribuição técnica e teórica, precisa participar das esferas do poder existentes dentro das organizações. Alijada ou sem acesso aos espaços internos de decisão, a assessoria de comunicação perde sua efetividade. E a empresa fica privada de uma análise que dimensiona percepções externas, riscos e oportunidades.

(FARIA in DUARTE, 2018)

Diante desse contexto, espera-se que as assessorias de comunicação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.