Início

Questões de Concursos Jornalismo

Resolva questões de Jornalismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


941Q987358 | Jornalismo, Jornalista, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Qual era o objetivo principal dos primeiros jornais impressos, como o "The London Gazette" e o "Gazette de France"?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

942Q1068282 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2024

O gerador de efeitos especiais está incorporado a todas as mesas de corte de produção.
Sobre os efeitos especiais à disposição do operador, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

943Q993591 | Jornalismo, História da Imprensa, IBGE, AOCP, 2019

Os Estados Unidos é considerado o país pioneiro no exercício de assessoria de imprensa, pois, em 1906, um jornalista que atuava em Nova lorque decidiu abandonar o ofício para abrir o primeiro escritório de Relações Públicas de que se tem notícia. O profissional havia sido contratado pelo empresário John Rockfeller para recuperar sua credibilidade e imagem que estavam desgastadas devido ao tratamento inadequado dispensado aos grevistas de suas empresas e as acusações de monopólio no setor de combustíveis. Quem é esse jornalista precursor na assessoria de imprensa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

944Q1050480 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Segundo Nilson Lage, “notícias podem motivar reportagens (...). Isso não significa que toda reportagem tenha um gancho, ou seja, decorra de uma notícia”.
Nesse contexto, as pautas de reportagens para jornais impressos caracterizam-se pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

945Q1055096 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

O lide é uma palavra aportuguesada do inglês lead, que significa conduzir, liderar. (MARTINS, 1997.)
De acordo com as funções e características do lide na redação jornalística, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

946Q1010303 | Jornalismo, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca das teorias do jornalismo e de critérios de noticiabilidade, julgue o item a seguir.

Os efeitos do agendamento, conforme evidenciado em estudos mais recentes de agenda setting, se dão a longo prazo.

  1. ✂️
  2. ✂️

947Q1017993 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao jornalismo institucional e à comunicação interna, julgue o item a seguir.


Os veículos de jornalismo institucional podem ser destinados tanto ao público interno da organização quanto ao público externo, como clientes e fornecedores.

  1. ✂️
  2. ✂️

949Q1063339 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Área XIV Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

A edição de 2023 do Atlas da Notícia mostra que o jornalismo local, que desempenha um papel crucial na formação da opinião pública municipal, vem sofrendo alterações como as sintetizadas a seguir.


• O Atlas da Notícia mapeou 14.444 veículos jornalísticos em atividade no Brasil, um acréscimo de 5,2% em relação ao último censo.

• Os meios online são 5.245 e correspondem a 36% do total de veículos de comunicação no país. Desses, 1.671 são blogues ou meios que usam redes sociais como sua principal plataforma de distribuição de conteúdo.

• 2.712 municípios permanecem desertos de notícias no Brasil. Neles vivem 26,7 milhões de habitantes.

• Outras 32,1 milhões de pessoas vivem em 1.635 municípios que têm somente um ou dois veículos de comunicação jornalística, considerados no censo como quase desertos.
• Proporcionalmente ao número de cidades, o Nordeste é a região com maior número de desertos - 56,4% dos municípios estão nessa condição.

Fonte: ABRAJI

A partir dos dados apresentados, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

950Q906167 | Jornalismo, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Ao longo da história da cobertura jornalística, a pauta socioambiental saiu de um lugar especializado e tem passado a ocupar um espaço ampliado com explicações e abordagens mais transversais. Sendo assim, entende-se que essa temática interliga as diversas pautas da mídia, conectando o público à(ao)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

951Q987343 | Jornalismo, Jornalismo Digital, Jornalista, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No que concerne à utilização de ferramentas digitais e redes sociais para disseminação de informações, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

952Q1068270 | Jornalismo, Legislação da Comunicação, Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2024

Segundo o jornal “O Estado de S. Paulo”, de 27 de abril de 2024 (pág. A10), o governo “engavetou, por tempo indeterminado, pelo menos 49 pedidos de informação apresentados por cidadãos por considerar as respostas sensíveis demais para receber respostas no prazo- -padrão de dois meses.” À luz da legislação em vigor, se as respostas contêm dados sensíveis, significa, entre outras informações, que ela deve conter dados pessoais
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

953Q1009136 | Jornalismo, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Na perspectiva do professor João Canavilhas (2024), a evolução do jornalismo na Web relaciona-se com a natureza e características do meio para o qual é produzido.
Algumas dessas características foram exploradas desde os primeiros anos, como a hipertextualidade, multimidialidade e interatividade, enquanto outras foram acrescentadas ao longo da evolução tecnológica do novo meio, como as citadas abaixo, a exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

955Q1007917 | Jornalismo, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

A classificação Marques de Melo, provavelmente uma das mais difundidas no Brasil, propõe a existência de cinco gêneros jornalísticos de acordo com a sua função, a saber: vigilância social; auxílio nas tomadas de decisões cotidianas; papel educativo e esclarecedor; distração e lazer; e fórum de ideias. Essas funções correspondem respectivamente aos seguintes gêneros:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

956Q991042 | Jornalismo, Mídia Training, Jornalista, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Além da preparação para entrevistas, o media training abrange técnicas específicas para melhorar a expressão verbal e corporal dos participantes. A expressão verbal envolve aspectos como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

957Q991046 | Jornalismo, Jornalista, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Há que se observar dois aspectos para a melhoria da comunicação organizacional. Primeiramente, os administradores devem melhorar suas mensagens e, em segundo lugar, devem compreender o que as pessoas estão tentando lhes comunicar.

Assinale a alternativa que se refere à técnica para a melhora na comunicação organizacional descrita abaixo:

A comunicação só existirá se o destinatário compreender o significado da mensagem/informação que for transmitida; portanto, o codificador deve se preocupar em transmitir informações/mensagens, utilizando palavras, apelos e símbolos que tenham significado para o destinatário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

958Q991047 | Jornalismo, Semiótica, Jornalista, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Sobre a leitura semiótica de uma imagem, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

959Q989001 | Jornalismo, Jornalista, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Os planos fotográficos servem sobretudo para transmitir diferentes sensações e informações ao espectador, além de valorizar os elementos visuais da cena. O plano americano apresenta as seguintes características:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

960Q967267 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

O GPR (Gross Rating Points) “é uma técnica da mídia que permite medir com segurança qual o total do público- alvo que estamos atingindo e com que freqüência isto se verifica” (SANT'ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prátia. São Paulo: Ploneira Thomson Learning, 2005, p.221)
Considerando-se um anúncio que obteve 40% de audiência na primeira inserção, 50% na segunda e 30% na terceira, a contagem de GRPs é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.