Início

Questões de Concursos Legislação Federal

Resolva questões de Legislação Federal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


781Q815569 | Legislação Federal, Lei 7498 1986, Técnico de Enfermagem, UFRJ, UFRJ

De acordo com o Art. 12 da Lei do Exercício Proissional, “O Técnico de Enfermagem exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de enfermagem em grau auxiliar, e participação no planejamento da assistência de enfermagem, cabendo-lhe especialmente”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

782Q811058 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Segundo a NORMAM-20/DPC, que trata do gerenciamento de água de lastro de navios, os navios, ao realizarem a troca da água de lastro, deverão fazê-lo com uma eficiência volumétrica de, pelo menos,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

783Q810758 | Legislação Federal, Lei 11101 2005

A respeito da recuperação judicial, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

784Q808712 | Legislação Federal, Lei 10054 2000, Policial Penal Agente Penitenciário, Polícia Civil DF, CESPE CEBRASPE

O civilmente identificado por documento original não será submetido a identificação criminal. A Lei n.o 10.054, de 7 de dezembro de 2000, excepciona essa regra. Dessa forma, o civilmente identificado por documento original deverá ser submetido a identificação criminal quando estiver

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

785Q808706 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Analista Administrativo, DNIT, FJPF

No processo administrativo disciplinar, assegura-se a ampla defesa e o contraditório ao acusado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

786Q806625 | Legislação Federal, Lei 5764 1971, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

O segmento de crédito cooperativo brasileiro conta com mais de três milhões de associados em todo o Brasil, número que se encontra em significativa expansão. O segmento tem-se caracterizado, nos últimos anos, por uma trajetória de crescimento e constante mudança em relação ao perfil das cooperativas. A participação das cooperativas de crédito nos agregados financeiros do segmento bancário é crescente. As cooperativas de crédito observam, além da legislação e das normas do SFN, a Lei n. o 5.764/1971, que define a política nacional de cooperativismo e institui o regime jurídico das sociedades cooperativas. Com relação às cooperativas de crédito, julgue os próximos itens.

As cooperativas de crédito estão autorizadas a realizar operações de captação por meio de depósitos à vista e a prazo somente vindos de associados, de empréstimos, repasses e refinanciamentos oriundos de outras entidades financeiras e de doações.

  1. ✂️
  2. ✂️

787Q674847 | Legislação Federal, Analista de Benefícios Previdenciários, Valiprev SP, VUNESP, 2020

Narciso é funcionário público do Município de Valinhos, titular de cargo efetivo, filiado a regime próprio de previdência social, e foi cedido a órgão estadual. Nessa situação hipotética, considerando o disposto na Lei no 9.717/1998, é correto afirmar que Narciso 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

788Q212883 | Legislação Federal, SUS, Médico Cardiologia, Prefeitura de Florianópolis SC, FUNJAB SC

A Lei Orgânica do SUS estabeleceu a criação de comissões intersetoriais de âmbito nacional, subordinadas ao Conselho Nacional de Saúde, com a finalidade de articular políticas e programas de interesse para a saúde.

Assinale a alternativa que apresente CORRETAMENTE três das seis atividades das comissões intersetoriais, previstas nessa Lei.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

789Q23375 | Legislação Federal, Advogado, CELESC, FEPESE

De acordo com o disposto na Resolução Normativa no 414, de 9 de setembro de 2010, que estabelece as condições gerais de fornecimento de energia elétrica, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

790Q16858 | Legislação Federal, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

À luz das Leis n.º 10.826/2003 (que institui o Estatuto do Desarmamento), n. o 8.072/1990 (que trata de crimes hediondos) e n. o 7.716/1989 (que versa sobre crimes resultantes de preconceitos de raça ou de cor), julgue os itens seguintes.

Responderá pelo delito de omissão de cautela o proprietário ou o diretor responsável de empresa de segurança e transporte de valores que deixar de registrar ocorrência policial e de comunicar à polícia civil do estado, nas primeiras vinte e quatro horas depois de ocorrido o fato, a perda de munição que esteja sob sua guarda.
  1. ✂️
  2. ✂️

791Q821760 | Legislação Federal, Lei 12830 2013, Papiloscopista Policial, Polícia Civil RJ, IBFC

Sobre a Lei nº 12.830/2013, que dispõe sobre a investigação criminal conduzida pelo delegado de polícia, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

792Q821007 | Legislação Federal, Lei 9656 1998, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

De acordo com a Lei nº 9.656/1998 e suas modificações dadas pela MP 2.177-44/2001, as operadoras de plano de assistência à saúde devem cumprir algumas exigências mínimas quando fixarem períodos de carência. O prazo máximo de carência para os diferentes tipos de procedimentos está adequadamente indicado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

793Q820992 | Legislação Federal, Lei 6404 1976, Procurador do Município, Prefeitura de São José do Rio Preto SP, VUNESP

Assinale a alternativa que estiver em consonância com as disposições de lei que regem as Sociedades Anônimas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

794Q820456 | Legislação Federal, Lei 9296 1996, Procurador, Assembléia Legislativa PB, FCC

Em relação à interceptação telefônica é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

795Q819036 | Legislação Federal, Lei 9279 1996, Analista de Controle Externo, TCE AC, CESPE CEBRASPE

Considerando a legislação de propriedade industrial brasileira, não é patenteável
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

796Q818406 | Legislação Federal, Legislação Ambiental, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Acerca do manejo de pragas, julgue os itens que se seguem.

O nível de dano econômico (NDE) depende das condições ambientais e do tipo de solo, pois esses fatores podem afetar o vigor da planta. O NDE não será o mesmo para diferentes insetos em uma mesma cultura ou para uma determinada espécie em culturas distintas.

  1. ✂️
  2. ✂️

797Q817424 | Legislação Federal, Lei n 7347 1985 Ação Civil Pública, Juiz Federal Substituto, TRF 4a

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I. A jurisprudência prevalente aponta que a responsabilidade objetiva na reparação do dano pelas empresas poluidoras não se estende ao patrimônio pessoal de seus gestores, salvo dolo ou culpa grave.

II. Não serve a Ação Civil Pública para a proteção de direitos ambientais, pela inexistência de tutelados identificáveis.

III. Pode o termo de ajustamento de conduta ser proposto pelo Ministério Público ou por órgãos ambientais como o Ibama e as Secretarias Municipais de Meio Ambiente.

IV. Considera-se Área de Preservação Permanente (APP) a vegetação nativa às margens de rios, lagos e nascentes, tendo como parâmetro o nível de cheia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

798Q814627 | Legislação Federal, Lei 8987 1995, Especialista em Regulacao, ANTT, NCE

Segundo a Lei 8987/95, serviço adequado é o que satisfaz as condições de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

799Q810810 | Legislação Federal, Código de Ética de Odontologia, Técnico 1, Instituto Nacional de Câncer, CESPE CEBRASPE

De origem grega, o termo ethos significa costumes e deve ser entendido como um conjunto de princípios básicos que visa disciplinar e regular os costumes, a moral e a conduta das pessoas. No que se refere à ética profissional, julgue os itens a seguir.

Consideram-se falta contra a dignidade do trabalho e infração ética utilizar informações e influências obtidas em decorrência do cargo ocupado para conseguir vantagens pessoais.

  1. ✂️
  2. ✂️

800Q810479 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Determinado cidadão, penalmente responsável, valendo-se de um adolescente de treze anos de idade, sexualmente corrompido, produziu imagens eróticas em cenário previamente montado, divulgando-as por meio de sistema de informática em sítio da Internet. O mantenedor do sítio, tão logo divulgadas as imagens, foi notificado pelo juiz da infância e da juventude do conteúdo ilícito do material e, de imediato, desabilitou o acesso às imagens.

Com referência à situação hipotética acima, julgue os itens a seguir à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Para a configuração da conduta do criador das imagens em relação ao tipo penal descrito como produzir imagem pornográfica envolvendo adolescente, exige-se a prática de relação sexual entre o agente e o menor, não se demandando qualquer correção moral do adolescente.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.