Início

Questões de Concursos Legislação de Trânsito

Resolva questões de Legislação de Trânsito comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1081Q985628 | Legislação de Trânsito, Agente Municipal de Trânsito, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Sobre a operação e fiscalização de trânsito, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1082Q988189 | Legislação de Trânsito, Motorista de Veículo Pesado, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

De acordo com o Código Nacional de Trânsito, é considerada uma infração gravíssima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1083Q988192 | Legislação de Trânsito, Motorista de Veículo Pesado, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

É uma prática que contribui para a segurança no trânsito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1084Q988198 | Legislação de Trânsito, Motorista de Veículo Pesado, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

É importante registrar e monitorar os horários durante uma viagem longa, para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1085Q1076789 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Operador de Motoniveladora, Prefeitura de Alfredo Chaves ES, GUALIMP, 2024

Tendo como base às normas gerais de circulação e conduta, assinale a opção em que a informação está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1086Q985917 | Legislação de Trânsito, Agente de Trânsito, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito qual o órgão responsável por editar normas complementares no que se refere à interpretação, colocação e uso da sinalização.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1087Q1076287 | Legislação de Trânsito, Habilitação Na Legislação de Trânsito, Motorista, SAMAE de Blumenau SC, FURB, 2024

Para dirigir um caminhão cujo PBT (Peso Bruto Total) exceda a 3500 kg, o condutor precisa preencher alguns requisitos. Dentre esses requisitos está/ão:

I-Ser maior de 21 anos.

II-Ter, no mínimo, habilitação de categoria "C".

III- Possuir exame toxicológico periódico com validade superior a 3 anos.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1088Q1075793 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Motorista de Veículo Pesado, Prefeitura de Dourados MS, Ibest, 2024

De acordo com as normas gerais de circulação e conduta, a troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto período de tempo, tem como objetivo advertir outros condutores sobre situações de emergência na via. Acerca das situações que o condutor utilizará o pisca-alerta, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1089Q1075300 | Legislação de Trânsito, Sistema Nacional de Trânsito, Agente de Fiscalização de Trânsito, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Julgue as afirmativas a seguir:

I. As Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal compõem o Sistema Nacional de Trânsito.
II. Compete às Câmaras Temáticas estabelecer as diretrizes do Regimento das Juntas Administrativas de Recursos de Infrações - JARI.
III. O CONTRAN é o órgão máximo executivo de trânsito.
IV. O mandato dos membros do CETRAN é de dois anos, admitida a recondução.


Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1090Q1076593 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Motorista CNH B, Prefeitura de Japaratinga AL, IGEDUC, 2025

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (Art. 29), ao realizar uma ultrapassagem, o condutor deve adotar determinados cuidados prévios. Assinale a alternativa que está em conformidade com a legislação vigente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1091Q1076349 | Legislação de Trânsito, Lei N 9 503 de 1997, Motorista, Prefeitura de Canguçu RS, OBJETIVA, 2024

Considerando-se a definição de “Área de Espera”, trazida pelo Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:


Área delimitada por __________ de retenção, destinada exclusivamente à espera de motocicletas, motonetas e ciclomotores, junto à aproximação semafórica, imediatamente à frente da linha de retenção dos demais veículos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1092Q1076353 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Condutor, Prefeitura de Três Barras SC, Unesc, 2024

Sobre as regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro acerca dos padrões de segurança, avalie as proposições:

I. Os veículos de maior porte sempre são responsáveis pela segurança dos veículos menores.

II. Os veículos motorizados sempre são responsáveis pela segurança dos veículos não motorizados.

III. Os veículos de maior porte, os motorizados e os não motorizados sempre são responsáveis pela incolumidade dos pedestres.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1093Q1075599 | Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Motorista, Prefeitura de Planalto Alegre SC, Instituto Fênix, 2025

Na direção defensiva, a regra dos dois segundos refere-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1094Q1051796 | Legislação de Trânsito, Habilitação Na Legislação de Trânsito, Agente Estadual de Trânsito, DETRAN SP, FCC, 2019

Os condutores das categorias C, D e E deverão submeter-se a exames toxicológicos para a habilitação e renovação da Carteira Nacional de Habilitação. O exame será realizado, em regime de livre concorrência, pelos laboratórios credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), nos termos das normas do CONTRAN, VEDADO aos entes públicos:

I. fixar preços para os exames.

II. limitar o número de empresas ou o número de locais em que a atividade pode ser exercida.

III. estabelecer regras de exclusividade territorial.

Está correto o que consta de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1095Q988829 | Legislação de Trânsito, Agente de Trânsito, Prefeitura de São Luís MA, IBADE, 2024

Assinale a assertiva abaixo que apresenta APENAS Órgãos e Entidades pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1096Q952991 | Legislação de Trânsito, Agente de Fiscalização de Trânsito, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

A Educação para o Trânsito, conforme preceitua o CTB, é um direito de todos e deve ser promovida de forma contínua, integrada e abrangente. Sobre os dispositivos legais e regulamentares que regem essa temática, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1097Q984745 | Legislação de Trânsito, Operador de Máquinas e Veículos, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

A direção defensiva é caracterizada pela condução de um veículo de maneira a prevenir acidentes considerando não apenas as condições adversas, mas também os comportamentos inadequados de outros motoristas. Entre os fatores que podem interferir negativamente na segurança ao dirigir, destacam-se aqueles relacionados ao fator humano. Qual das opções a seguir representa uma dessas condições adversas associadas a fatores humanos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1098Q1054893 | Legislação de Trânsito, Sinalização de Trânsito, Agente de Trânsito e Transporte, DETRAN CE, UECE CEV, 2018

No que diz respeito à sinalização de trânsito, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir.

( ) Nas vias públicas e nos imóveis é proibido colocar luzes, publicidade, inscrições, vegetação e mobiliário que possam gerar confusão, interferir na visibilidade da sinalização e comprometer a segurança do trânsito.

( ) É permitido afixar sobre a sinalização de trânsito e respectivos suportes, ou junto a ambos, qualquer tipo de publicidade, inscrições, legendas e símbolos que não se relacionem com a mensagem da sinalização.

( ) Os locais destinados pelo órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via à travessia de pedestres deverão ser sinalizados com faixas pintadas ou demarcadas no leito da via.

( ) O órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá retirar ou determinar a imediata retirada de qualquer elemento que prejudique a visibilidade da sinalização viária e a segurança do trânsito, sem ônus para quem o tenha colocado.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1099Q1076661 | Legislação de Trânsito, Registro de Veículos, Motorista, Prefeitura de Santana do Manhuaçu MG, OBJETIVA, 2025

Com base na Lei nº 9.503/1997 — Código de Trânsito Brasileiro, será obrigada a expedição de novo Certificado de Registro de Veículo quando:

I. For transferida a propriedade.
II. O proprietário mudar o Município de domicílio ou residência.
III. For alterada qualquer característica do veículo.
IV. Houver mudança de categoria.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1100Q1075396 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, E, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADM TEC, 2024

A condução de veículos articulados exige que o motorista esteja familiarizado com as técnicas necessárias para manter a estabilidade do veículo, especialmente em situações que envolvem manobras complexas. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.