Início

Questões de Concursos Legislação de Trânsito

Resolva questões de Legislação de Trânsito comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1181Q1076172 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Operador de Máquina, Prefeitura de Içara SC, Unesc, 2025

José está dirigindo um caminhão-pipa pela estrada. Ele vê uma placa com limite de velocidade de 40 km/h. O que ele deve fazer?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1182Q1076707 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Agente de Apoio Operacional CNH Categoria D, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2025

A fluidez e a segurança do trânsito dependem do entendimento e da aplicação correta das normas que estabelecem a ordem de passagem nos pontos de convergência de fluxos veiculares, como cruzamentos e intersecções. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece uma hierarquia clara de prioridades para resolver esses potenciais conflitos, considerando o tipo de via, a sinalização presente (ou sua ausência) e as características dos veículos envolvidos. Analisar a interação entre essas variáveis é fundamental para determinar a conduta correta do motorista. Diante de um cenário de confluência de tráfego, assinale a alternativa que descreve corretamente a regra de preferência a ser aplicada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1184Q1054698 | Legislação de Trânsito, Resoluções do Contran, Médico psiquiatra, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Conforme o que dispõem as resoluções n.º 267, de 15/2/2008, e
n.º 283, de 1.º/7/2008, do Conselho Nacional de Trânsito
(CONTRAN), julgue os itens seguintes.

Caso um candidato à CNH, na categoria D, apresente acuidade visual igual a 20/40 em ambos os olhos e visão binocular de 20/30, com a melhor correção óptica, ele deverá ser considerado inapto para essa categoria.
  1. ✂️
  2. ✂️

1185Q1075435 | Legislação de Trânsito, Sinalização de Trânsito, Guarda Municipal, Prefeitura de Iguaracy PE, ADM TEC, 2024

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece normas para o trânsito seguro e disciplinado em vias públicas. Com base no disposto na Lei nº 9.503/1997, analise as afirmativas:

I. A sinalização de trânsito deve ser clara e de fácil compreensão, sendo responsabilidade do órgão competente pela via.

II. A penalidade de suspensão do direito de dirigir pode ser aplicada como medida cautelar antes do julgamento definitivo.

III. O condutor envolvido em acidente de trânsito sem vítima deve remover o veículo da via para não prejudicar o fluxo.

IV. A infração de conduzir veículo sem registro e licenciamento é de natureza média.

Estão CORRETAS as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1186Q1076719 | Legislação de Trânsito, Crimes de Trânsito, Analista Jurídico do Ministério Público, MPE SP, VUNESP, 2025

Veda-se expressamente a aplicação dos benefícios da Lei no 9.099/95 ao acusado do crime de lesão corporal culposa de trânsito, de acordo com o art. 291 do CTB, na seguinte hipótese:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1187Q1075710 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Edital n 3, Prefeitura de Descanso SC, AMEOSC, 2024

Acerca das regras de circulação e conduta previstas no Código de Trânsito Brasileiro, avalie as proposições:

I.Antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deve verificar as condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório e garantir combustível suficiente para chegar ao destino.
II.Em cruzamentos não sinalizados, o veículo que vier pela esquerda sempre terá preferência sobre os demais veículos.
III.O trânsito de veículos nas vias terrestres segue a norma de circulação pelo lado direito, exceto em situações devidamente sinalizadas.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1188Q1076499 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Motorista CNH Categoria D, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2024

Bruno é um motorista profissional que dirige um caminhão em uma rodovia. De acordo com as normas gerais de circulação e conduta, ele deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1189Q1076502 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Motorista CNH Categoria D, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2024

Carlos, ao dirigir seu veículo, percebe que precisa cruzar várias faixas rapidamente para alcançar uma saída à direita. De acordo com as regras de preferência estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro, ele deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1190Q1076016 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, CNH Carteira Mínima B, Prefeitura de João Alfredo PE, ADM TEC, 2025

As placas de regulamentação indicam condições de uso da via e condutas que os condutores devem adotar de maneira coerente. Assinale a alternativa CORRETA sobre a interpretação dessas placas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1191Q985912 | Legislação de Trânsito, Agente de Trânsito, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Considerando o Artigo 17º do Código Brasileiro de Trânsito, assinale a alternativa que corresponda a uma das competências da JARI - Junta Administrativa de Recursos de Infração.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1192Q985919 | Legislação de Trânsito, Agente de Trânsito, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

De acordo com o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito Volume VIII, Sinalização Cicloviária, os estacionamentos de bicicletas são os espaços públicos ou privados, adaptados e destinados ao estacionamento exclusivo de bicicletas. Já, o mobiliário urbano utilizado para fixação de bicicletas que pode ser instalado em via pública ou no interior dos estabelecimentos, dispostos individualmente ou em grupo em posição vertical ou horizontal é um(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1193Q1076289 | Legislação de Trânsito, Legislação Específica de Trânsito, Agente de Trânsito, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024

De acordo com a Lei da Mobilidade Urbana, assinale a alternativa correta sobre o Sistema Nacional de Mobilidade Urbana.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1194Q983884 | Legislação de Trânsito, Perito Técnico de Polícia Civil, Polícia Civil BA, IBADE, 2025

São tipos de gravações adulteradas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1195Q1054546 | Legislação de Trânsito, Habilitação Na Legislação de Trânsito, Agente de Trânsito, DETRAN SP, VUNESP

São requisitos para o candidato proceder à abertura do processo de habilitação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1196Q1076312 | Legislação de Trânsito, Sistema Nacional de Trânsito, Motorista Categoria C, Prefeitura de Magalhães de Almeida MA, LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita, 2024

Qual órgão não compreende o sistema nacional de trânsito?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1197Q1075294 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Guarda Civil Municipal, Prefeitura de Moreno PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item a seguir.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal nº 9.503/1997) e suas alterações, os condutores de veículos de emergência, como ambulâncias e viaturas policiais, estão isentos de cumprir os limites de velocidade estabelecidos, podendo dirigir em qualquer velocidade necessária para atender a situações de emergência, sem risco de penalidades. Por exemplo, um motorista de ambulância pode dirigir a 150 km/h em uma área urbana para atender a um chamado de emergência sem ser penalizado.
  1. ✂️
  2. ✂️

1198Q1075296 | Legislação de Trânsito, Segurança dos Veículos Requisitos, Agente de Transporte Escolar, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Sobre os equipamentos que são obrigatórios nos veículos, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) O encosto de cabeça é obrigatório para todos os tipos de veículos automotores. ( ) Para os veículos de transporte e de condução escolar, é obrigatório um equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1199Q982626 | Legislação de Trânsito, Motorista CNH categoria D, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

A ultrapassagem de um veículo em movimento deve ser feita pela esquerda e é proibida em locais perigosos ou com sinalização que a proíba. Todo condutor ao efetuar a ultrapassagem deverá, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1200Q1075811 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Motorista Categoria D, Prefeitura de São Benedito CE, CETREDE, 2025

Em consonância com as normas gerais de circulação e conduta, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.