Início

Questões de Concursos Legislação de Trânsito

Resolva questões de Legislação de Trânsito comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1076775 | Legislação de Trânsito, Sistema Nacional de Trânsito, Agente da Autoridade de Trânsito, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2025

Em relação à legislação de educação para o trânsito, analise as afirmativas a seguir.

I. Se uma peça publicitária for divulgar algum produto oriundo da indústria automobilística, obrigatoriamente deverá veicular, em conjunto, uma medida educativa de trânsito.
II. Cabe ao Ministério dos Transportes estabelecer campanha nacional para esclarecer condutas de primeiros socorros a serem seguidas em caso de sinistros de trânsito.
III. O CONTRAN deve estabelecer, a cada dois anos, temas e cronogramas das campanhas de âmbito nacional que deverão ser promovidas por todos os órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q985672 | Legislação de Trânsito, Condução de escolares, Monitor de Transporte Escolar, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Os veículos de transporte escolar devem atender a requisitos mínimos de segurança para garantir o bem-estar dos passageiros. Qual dos seguintes equipamentos é de uso obrigatório nesses veículos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1076815 | Legislação de Trânsito, Habilitação Na Legislação de Trânsito, Motorista da Saúde, Prefeitura de Maravilha SC, UNO Chapecó, 2025

O processo de habilitação de condutores é regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e por resoluções do CONTRAN, visando garantir a formação adequada para a condução de veículos.
Analise as afirmativas a seguir:

I.O candidato à obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve, entre outros requisitos, ser penalmente imputável, o que no Brasil corresponde a ter 18 anos completos.
II.Após aprovado no curso teórico-técnico, o candidato obtém a Licença para Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), que lhe permite praticar a direção em via pública, desde que acompanhado por um instrutor credenciado e restrito ao município onde a licença foi expedida.
III.A obtenção da CNH na categoria "B" permite ao condutor conduzir veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q952997 | Legislação de Trânsito, Agente de Fiscalização de Trânsito, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Sobre o processo de habilitação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q1054637 | Legislação de Trânsito, Processo Administrativo, Advocacia, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca do que dispõe a Lei n.º 9.503/1997, Código de Trânsito
Brasileiro (CTB), julgue os itens de 101 a 110.

Se a representação diplomática de um país estrangeiro for autuada pela prática de infração de trânsito, então nesse caso, a multa não deverá ser aplicada, diante da imunidade diplomática.
  1. ✂️
  2. ✂️

66Q1075458 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Operador de Máquinas Médias e Pesadas, Prefeitura de Macieira SC, Unesc, 2024

Em um canteiro de obras, é essencial garantir a segurança dos trabalhadores e operadores de máquinas pesadas, como escavadeiras e guindastes, por meio de uma correta sinalização de trânsito. A legislação de trânsito, tanto para vias públicas quanto para operações internas em locais de trabalho, exige que os operadores sigam regras específicas para evitar acidentes. De acordo com a legislação de trânsito e normas de segurança aplicáveis ao uso de maquinário pesado, qual das seguintes afirmações está CORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1075973 | Legislação de Trânsito, Resoluções do Contran, Motorista, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2025

Acerca ao que dispõe a Resolução CONTRAN nº 913/2022 (Dispõe sobre o uso de pneus em veículos), fica proibida a circulação de veículo automotor equipado com pneu cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido os indicadores, ou cuja profundidade remanescente da banda de rodagem seja inferior a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1054565 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Oficial de Trânsito, DETRAN SP, VUNESP

Nos termos do art. 27 do C.T.B., antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1054864 | Legislação de Trânsito, Veículos Classificação, Vistoriador, DETRAN CE, UECE CEV, 2018

Assinale a opção que corresponde a um dos equipamentos de uso obrigatório dos veículos, estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q952993 | Legislação de Trânsito, Agente de Fiscalização de Trânsito, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Em relação aos equipamentos obrigatórios dos veículos automotores, analise as assertivas abaixo:
I. Os veículos automotores devem estar equipados com extintores de incêndio em condições de uso, independentemente da categoria do veículo ou do tipo de transporte realizado.
II. O uso de estepe, macaco e chave de roda é obrigatório apenas para veículos que circulam em áreas urbanas, não sendo exigido para veículos utilizados exclusivamente em áreas rurais.
III. Caminhões e ônibus devem possuir tacógrafo, um dispositivo destinado a registrar informações como velocidade e tempo de operação do veículo.
IV. Espelhos retrovisores externos em ambos os lados do veículo são obrigatórios apenas para veículos de transporte de passageiros, sendo dispensáveis em veículos de passeio.
V. Veículos de transporte de carga devem conter faixas refletivas e lanternas laterais, quando exigido por regulamentação, para garantir maior visibilidade em condições de baixa luminosidade.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q1075461 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Operador de Máquinas Leves, Prefeitura de Macieira SC, Unesc, 2024

No trânsito, a segurança dos pedestres é umaresponsabilidade importante, e o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece diretrizes para a condução de veículos em áreas de travessia de pedestres, como faixas sinalizadas. A conduta do motorista nesses locais influencia diretamente a proteção dos pedestres e a prevenção de acidentes. Assim, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1075225 | Legislação de Trânsito, Resoluções do Contran, Agente Municipal de Trânsito, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Sobre a Resolução CONTRAN 985/2022, que dispõe sobre a formação de condutores e reciclagem para os infratores, avalie as afirmativas abaixo:

1. A Resolução 985/2022 estabelece que a carga horária mínima para as aulas teóricas e práticas de direção veicular deve ser de 180 horas.
2. O exame teórico-técnico para obtenção da CNH deve avaliar conhecimentos em legislação de trânsito, direção defensiva, e primeiros socorros.
3. A Resolução permite a utilização de simuladores de direção veicular como parte integrante da formação de condutores, para complementar as aulas práticas.
4. A reciclagem de condutores infratores é obrigatória para aqueles que tiverem a CNH suspensa por excesso de pontos ou por infrações específicas.
5. A Resolução 985/2022 exclui a necessidade de exames de aptidão física e mental para a renovação da CNH de condutores profissionais.

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q978462 | Legislação de Trânsito, Habilitação na Legislação de Trânsito, Motorista edital 4, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2025

Para a condução de veículos escolares de passageiros, o Código Nacional de Trânsito determina alguns requisitos, dentre eles é necessário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q1005883 | Legislação de Trânsito, Competência dos órgãos e entidades que compõem o SNT, Transporte, TRT 7 Região CE, FCC

Um funcionário público estadual, concursado e regularmente contratado, no desempenho de suas funções foi autuado, pelo órgão de trânsito municipal, na condução de um veículo oficial pertencente à administração direta. Interposto recurso junto à JARI ? Junta Administrativa de Recursos de Infrações, municipal, o mesmo foi indeferido. Nesta situação, cabe recurso, em segunda instância, que será julgado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1054545 | Legislação de Trânsito, Medidas Administrativas, Agente de Trânsito, DETRAN SP, VUNESP

Transitar com o veículo derramando ou lançando sobre a via combustível ou lubrificante que esteja utilizando é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1051994 | Legislação de Trânsito, Processo Administrativo, azul, DETRAN AC, CESGRANRIO

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, para que o agente da autoridade de trânsito possa lavrar autos de infração, ele

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1051997 | Legislação de Trânsito, Infrações, azul, DETRAN AC, CESGRANRIO

Raquel foi autuada, nos últimos doze meses, por três infrações de natureza grave e uma de natureza média, todas devidamente notificadas e em face das quais não cabe mais recurso. As multas já foram pagas. Nesse caso, Raquel

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1054572 | Legislação de Trânsito, Licenciamento de Veículos, Oficial de Trânsito, DETRAN SP, VUNESP

Nos termos do art. 134 do C.T.B., o vendedor do veículo está obrigado a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q970880 | Legislação de Trânsito, Controle, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2023

Em relação à segurança viária, julgue o item a seguir.

O cinto de segurança diagonal e o de três pontos são os únicos tipos desse dispositivo de segurança que podem ser utilizados, conforme legislação brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.