Questões de Concursos Legislação do Ministério Público

Resolva questões de Legislação do Ministério Público comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1032025 | Legislação do Ministério Público, Legislação do Ministério Público da União, Perito em Contabilidade, MPU, FGV, 2025

Joana, servidora da área de integridade do Ministério Público do Trabalho (MPT), questionou o seu superior hierárquico em relação aos alicerces estruturais do plano de integridade da instituição, mais especificamente em relação à competência para editá-lo e à definição da respectiva estratégia de comunicação.
Foi corretamente esclarecido a Joana, considerando a sistemática estabelecida na Portaria PGR/MPU nº 247/2023, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q981856 | Legislação do Ministério Público, Trindade, MPEGO, MPE-GO, 2025

Leia o texto a seguir e assinale a alternativa que completa corrente a frase final. O membro do Ministério Público do Estado de Goiás arquivou no próprio órgão ministerial uma notícia de fato de natureza criminal em virtude de a exposição de fatos ser incompreensível. O noticiante, ao ser cientificado, interpôs recurso administrativo. Não havendo reconsideração por parte do Promotor de Justiça, os autos deverão ser remetidos ______________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q975713 | Legislação do Ministério Público, Procurador da República, MPF, MPF, 2025

À luz da Lei nº 7.347/1985 e do regime jurídico aplicável aos termos de ajustamento de conduta (TAC), assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q981858 | Legislação do Ministério Público, Trindade, MPEGO, MPE-GO, 2025

Sobre as garantias e vedações dos membros do Ministério Público, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q981859 | Legislação do Ministério Público, Trindade, MPEGO, MPE-GO, 2025

A respeito do Plano Estratégico Institucional do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q1008740 | Legislação do Ministério Público, Tecnologia da Informação, MPERJ, FGV, 2025

No curso de procedimento de gestão administrativa instaurado, pelo setor competente, para apresentar demanda de contratação da prestação de serviços essenciais ao regular desempenho das atividades institucionais, a Secretaria-Geral do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro enfrentou severa dificuldade na realização da necessária pesquisa de preços, tendo em vista a falta de resposta dos fornecedores contatados.
Diante disso, Maria, Secretária-Geral do Ministério Público, expediu ofícios a pessoas jurídicas com experiência na prestação dos serviços almejados, por meio dos quais requisitou a apresentação de cotações, o que fez invocando o poder de “requisitar informações e documentos a entidades privadas, para instruir procedimentos ou processos em que atue”, previsto no artigo 35, I, d, da Lei Complementar Estadual nº 106/2003.
Considerando o disposto na Lei Orgânica Nacional do Ministério Público e na Lei Orgânica do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, a conduta acima narrada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q981861 | Legislação do Ministério Público, Trindade, MPEGO, MPE-GO, 2025

Dirimir conflitos de atribuições entre membros do Ministério Público, designando quem deva oficiar no feito compete ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q1029990 | Legislação do Ministério Público, Legislação do Ministério Público da União, Polícia Institucional, MPU, FGV, 2025

Após uma discussão entre vizinhos hipossuficientes economicamente, as animosidades cresceram e alcançaram a generalidade das respectivas famílias. Uma das famílias assumiu postura belicosa e passou a reiteradamente bloquear a entrada da garagem da residência da outra família, o que impedia a saída do veículo existente no local, utilizado para comercializar gêneros alimentícios e assegurar o sustento da respectiva família, afrontando, com isso, a liberdade de ir e vir. Em razão desse quadro, membros da família prejudicada encaminharam representação ao procurador dos direitos do cidadão.
À luz da Lei Complementar nº 75/1993, na situação descrita, o procurador deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q981862 | Legislação do Ministério Público, Trindade, MPEGO, MPE-GO, 2025

Conforme previsto na Lei Complementar Estadual de Goiás, de nº 25/98, não compete ao coordenador de promotoria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q981863 | Legislação do Ministério Público, Trindade, MPEGO, MPE-GO, 2025

Julgue as assertivas abaixo, que cuidam de matéria concernente à Lei Complementar Estadual de Goiás de nº 25/1998, quanto às atribuições irrogadas aos Centros de Apoio Operacional.

I - Remeter anualmente ao Procurador-Geral de Justiça relatório das atividades do Ministério Público relativas às suas áreas de atribuições.

II - Promover curso de atualização e aprimoramento de membro do Ministério Público, especialmente em estágio probatório.

III - Zelar pelo cumprimento das obrigações do Ministério Público, decorrentes de convênios firmados.

Assinale a alternativa que corresponde aos julgamentos das assertivas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q1029992 | Legislação do Ministério Público, Legislação do Ministério Público da União, Polícia Institucional, MPU, FGV, 2025

Um estagiário do Ministério Público da União foi instado por seu superior hierárquico a apresentar três elementos fundamentais que norteiam o programa de integridade da instituição, ocasião em que enumerou os seguintes:

I. construção colaborativa de um ambiente eticamente saudável;
II. sustentabilidade e responsabilidade social;
III. fundacionismo e difusão do conhecimento.

O superior hierárquico observou, em relação aos três elementos fundamentais indicados, que está(ão) correto(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q981864 | Legislação do Ministério Público, Trindade, MPEGO, MPE-GO, 2025

A respeito das atribuições administrativas do Procurador-Geral de Justiça previstas na Lei Complementar n. 25, de 6 de julho de 1998 marque a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q981865 | Legislação do Ministério Público, Trindade, MPEGO, MPE-GO, 2025

De acordo com a Resolução n. 9, de 30 de agosto de 2018 aprovada pelo Colégio de Procuradores de Justiça, o que é considerado uma notícia de fato?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q981866 | Legislação do Ministério Público, Trindade, MPEGO, MPE-GO, 2025

Ainda à luz do referido ato normativo (Resolução CPJ n. 9, de 30 de agosto de 2018), no caso de arquivamento da notícia de fato é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q981867 | Legislação do Ministério Público, Trindade, MPEGO, MPE-GO, 2025

Sobre o inquérito civil público é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q981868 | Legislação do Ministério Público, Trindade, MPEGO, MPE-GO, 2025

Assinale a assertiva que descreve de forma correta requisito exigido pela Lei complementar estadual nº 25 de 1998 para que o(a) membro(a) do Ministério Público exerça a função de Coordenador de Centro de Apoio Operacional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q981869 | Legislação do Ministério Público, Trindade, MPEGO, MPE-GO, 2025

Nos termos da Resolução nº 9, de 27 de agosto de 2018 do Colégio de Procuradores de Justiça, qual o nome dado ao instrumento formal de atuação extrajudicial, sem caráter coercitivo, por meio do qual o Ministério Público expõe razões fáticas e jurídicas sobre determinada questão, com o objetivo de exortar o destinatário a praticar ou deixar de praticar determinados atos para a melhoria dos serviços públicos e de relevância pública ou para que sejam respeitados os interesses, direitos e bens defendidos pela instituição, servindo como mecanismo de prevenção de responsabilidade ou correção de conduta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q981870 | Legislação do Ministério Público, Trindade, MPEGO, MPE-GO, 2025

Qual procedimento é previsto pela Resolução nº 9, de 27 de agosto de 2018 do Colégio de Procuradores de Justiça se, no curso da investigação, o presidente do inquérito civil concluir que a atribuição para a propositura da ação civil pública é do Ministério Público Federal (MPF)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q981871 | Legislação do Ministério Público, Trindade, MPEGO, MPE-GO, 2025

Assinale a alternativa que correta quanto ao estágio probatório dos servidores efetivos do Ministério Público do Estado de Goiás:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q975744 | Legislação do Ministério Público, Legislação do Ministério Público da União, Procurador da República, MPF, MPF, 2025

Assinale a única alternativa errada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.