Início

Questões de Concursos Legislação e Decretos

Resolva questões de Legislação e Decretos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q805669 | Legislação e Decretos, Decreto para Libras Públicas, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Quando a pessoa que não ouve está inserida em uma comunidade surda, envolvida em sua cultura e usa a LIBRAS como o seu meio de comunicação, também utilizada no Decreto no 5.626/2005, considere as nomenclaturas, a seguir:

I) Surda-muda.

II) Pessoa surda.

III) Portadores da surdez.

IV) Surda.

V) Deficiente Auditivo.

Estão corretas para nomeá-la:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q805964 | Legislação e Decretos, Regulamento da Previdência Social, Analista Técnico de Políticas Sociais, MPOG, ESAF

À luz do Decreto n. 3.048/99, assinale a opção correta que correlaciona o tipo de segurada com a carência exigida, a concessão das prestações pecuniárias do salário-maternidade é devida:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q805402 | Legislação e Decretos, Estatuto Social Empresa Brasil Comunicação, Jornalista de Empresa de Comunicação Pública, Empresa Brasileira de Comunicação, CESPE CEBRASPE

Com relação à legislação aplicada à EBC em seus vários aspectos, julgue os itens seguintes.

Para fins de aumento de capital da EBC, a União poderá transferir recursos para a empresa, sobre os quais será vedada a incidência de encargos financeiros.

  1. ✂️
  2. ✂️

204Q805064 | Legislação e Decretos, Sistema Público de Escrituração Digital, Analista de Gestão Corporativa, EPE, CESGRANRIO

O Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, instituiu o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), que, de modo geral, consiste na modernização da sistemática do cumprimento das obrigações fiscais acessórias, utilizando- se da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, garantindo assim a validade jurídica dos mesmos apenas na sua forma digital.

O Sped iniciou com três grandes projetos: Escrituração Contábil Digital, Escrituração Fiscal Digital e Nota Fiscal Eletrônica: ambiente nacional.

No que se refere ao programa da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), de acordo com as normas técnicas vigentes para ela, verifica-se que o acompanhamento e o trânsito de mercadorias é feito com a impressão da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q805383 | Legislação e Decretos, Decreto n 5296 2004 Regulamenta as Leis nos 10048 2000, Auxiliar Institucional, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando as disposições do Decreto n.º 5.296/2004 e da ABNT-NBR 9050/2015, acerca de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, julgue os itens a seguir. Em edificações de uso público existentes deverá ser garantido pelo menos um sanitário acessível para cada sexo, por pavimento da edificação, com entrada independente dos sanitários coletivos.
  1. ✂️
  2. ✂️

206Q805663 | Legislação e Decretos, Organização da Administração Federal, Analista de Suporte Administrativo I, PROCON SP, VUNESP

Assinale a alternativa que, em conformidade com Artigo 6.º, do Decreto-Lei n.º 200, de 25.02.1967, contempla os cinco princípios fundamentais da Administração Federal fixados pela Reforma Administrativa instituída pelo mesmo Decreto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q805946 | Legislação e Decretos, Decreto n 7508 2011, Advogado, HUJB UFCG PB, AOCP

De acordo com decreto presidencial n° 7508/2011, assinale a alternativa correta sobre as Comissões Intergestores em relação a sua organização e ao funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em redes de atenção à saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q805459 | Legislação e Decretos, Plano Nacional Prevenção, Engenheiro de Segurança Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2) faz parte do Decreto no 5.098/2004.

Analisando-se esse Decreto, verifica-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q806053 | Legislação e Decretos, Organização da Administração Federal, Analista de Finanças e Controle AFC Prova 1, STN, ESAF

De acordo com o Decreto-Lei 200, de 25 de fevereiro de 1967, as atividades da Administração Pública obedecerão aos seguintes princípios fundamentais:

i) Ação governamental que visa promover o desenvolvimento econômico-social do País e a segurança nacional.

ii) Atividade governamental responsável pela execução dos planos e programas de governo.

iii) Princípio que, ao ser implementado, libera o órgão da Administração Federal das atividades de rotinas de execução de tarefas de mera formalização de atos administrativos, para que possa concentrar-se nas atividades de planejamento, supervisão, coordenação e controle.

iv) Trata-se de instrumento de descentralização administrativa, com objetivo de assegurar maior rapidez e objetividade às decisões, situando-se nas proximidades dos fatos, público-alvo ou problemas.

v) Atividade da Administração Federal que deverá ser exercida em todos os níveis e órgãos, compreendendo, particularmente: chefia competente, órgãos próprios de cada sistema, com observância às normas e recursos (fi nanceiros e bens).

Os princípios descritos nos enunciados anteriores correspondem, respectivamente, a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q806118 | Legislação e Decretos, Decreto Federal n 44045 1958, Contador, Conselho Regional de Medicina PR, Instituto Quadrix, 2018

Acerca do Decreto n.º 44.045/1958, julgue os itens que se seguem. Nos processos ético-profissionais junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM), é obrigatória a representação do médico por advogado durante todo o trâmite.
  1. ✂️
  2. ✂️

211Q805686 | Legislação e Decretos, Sistema Controle Interno Executivo, Analista de Tecnologia da Informação, Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social, CESPE CEBRASPE

De acordo com o Decreto n.o 3.591/2000, o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal visa à avaliação da ação governamental e da gestão dos administradores públicos federais, com as finalidades, atividades, organização, estrutura e competências estabelecidas nesse decreto. Considerando as prerrogativas desse dispositivo legal, julgue os itens que se seguem. Integram o sistema de controle interno o órgão central, os setoriais, as unidades setoriais e as unidades regionais. O órgão colegiado é a comissão de coordenação de controle interno (CCCI). Essa comissão é presidida pelo titular do órgão central, ou seja, o chefe da Secretaria Federal de Controle Interno do Ministério da Fazenda, e pelos titulares dos órgãos setoriais, com o objetivo de integrar e harmonizar tudo o que for de competência do sistema.
  1. ✂️
  2. ✂️

212Q805765 | Legislação e Decretos, Decreto n 94406 1987 Regulamenta a Lei n 7498, Analista de Saneamento, Companhia de Saneamento de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

De acordo com o Decreto nº. 94.406, de 08 de junho de 1987, que Regulamenta a Lei nº. 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da enferma-gem, cabe privativamente ao enfermeiro:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

213Q805794 | Legislação e Decretos, Política de Desenvolvimento de Pessoal, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

Com base no Decreto n.º 5.707/2006, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, julgue os itens a seguir. Capacitação é um processo esporádico e deliberado de treinamento técnico, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades por meio da aquisição de competências individuais e coletivas.
  1. ✂️
  2. ✂️

214Q805421 | Legislação e Decretos, Infrações e Sanções Ambientais, Engenheiro Agronômo, Companhia de Desenvolvimento do Estado de Roraima RR

No exercício da atividade fiscalizatória, o agente autuante, ao lavrar o auto de infração, indicará as sanções estabelecidas no Decreto nº 6.514/2008, que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente. Nesse sentido é correto afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q805053 | Legislação e Decretos, Sistema de Gestão Ética, Analista, FINEP, CESGRANRIO

A Comissão de Ética Pública (CEP) e suas atribuições foram explicitadas no Decreto no 6.029/2007, tendo como uma das suas competências
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q805575 | Legislação e Decretos, Regulamento Modalidade Licitação Pregão, Assistente em Administração, Universidade Federal de Alfenas MG, 2018

Maria, pregoeira de determinada Universidade Pública, está analisando algumas documentações encaminhadas pelos licitantes participantes de determinado pregão, para que proceda à devida habilitação. É de conhecimento de Maria que, para a habilitação dos licitantes, será exigida, exclusivamente, a documentação prevista na legislação geral para a Administração. Sendo assim, pergunta-se: segundo o Decreto 3.555/2000, qual exigência é vedada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

217Q805146 | Legislação e Decretos, Organização da Administração Federal, Técnico de Controle Externo, TCM RJ, IBFC

Assinale a alternativa INCORRETA sobre o Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), de acordo com o Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

218Q805428 | Legislação e Decretos, Decreto para Libras Públicas, Interprete Tradutor de Libras, Assembléia Legislativa MS, FCC

A realização do concurso público para o cargo de tradutor intérprete de Libras - Língua Portuguesa, na Assembleia Legislativa, é a comprovação do papel do poder público e das empresas que detêm concessão ou permissão de serviços públicos, no apoio ao uso e difusão da Libras, conforme prevê
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q805501 | Legislação e Decretos, Decreto Federal n 44045 1958, Médico Fiscal, Conselho Regional de Medicina DF, Instituto Quadrix, 2018

Com relação à Lei Federal n.º 3.268/1957, que dispõe sobre os conselhos de medicina, e ao Decreto n.º 44.045/1958, que aprova o regulamento do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Medicina, julgue os seguintes itens. O Conselho Federal de Medicina (CFM) deve ser composto por, no mínimo, dois representantes de cada estado da Federação, dois representantes do Distrito Federal e um representante indicado pela Associação Médica Brasileira.
  1. ✂️
  2. ✂️

220Q805107 | Legislação e Decretos, Decreto n 3298 1999 Regulamenta a Lei no 7853, Médico do Trabalho, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

Assinale a alternativa correta, segundo o Decreto de nº 3.298/99, que regulamenta a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.