Início

Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1021Q1014808 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Segundo Quadros e Karnopp (2004), na língua de sinais, a informação linguística é recebida pelos olhos e produzida pelas mãos. Essa modalidade de língua é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1022Q1015064 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019

Em relação à escolha entre a tradução literal ou livre, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1023Q992027 | Libras, Professor de Libras, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

Desde o início de década de 1980, foram construídas diversas reflexões em relação à Escola Bilíngue para Surdos no Brasil, com a mudança de uma visão clínico-patológico dos deficientes auditivos, para uma visão antropo-sócio-linguística dos Surdos, que vem exigindo uma educação bilíngue e diferenciada. Em tal proposta, a Libras é a língua de instrução. Assinale a alternativa que corresponde à definição de língua de instrução.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1024Q1016097 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Em relação às práticas pedagógicas específicas para o ensino bilíngue (Libras-Português) no contexto educacional de alunos surdos, assinale a alternativa que apresenta corretamente os desafios para garantir a aquisição da Língua Portuguesa como segunda língua, considerando a complexidade do processo de alfabetização em uma língua de modalidade oral-auditiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1025Q1016100 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Maria é professora em uma escola bilíngue. Para avaliar o desenvolvimento em Libras dos seus alunos, ela costuma solicitar um relato narrativo várias vezes ao ano, gravando-o como forma de registro da produção em Libras. Ela também realiza a transcrição para destacar e perceber detalhes que favoreçam uma comparação entre as formas de dizer de um mesmo sujeito em momentos diferentes ao longo do ano e entre sujeitos de uma mesma turma ou de turmas diferentes.

No contexto da avaliação de estudantes surdos sobre essa prática de Maria, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1028Q1014317 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2024

Na descrição linguística do verbete abaixo, retirado do Dicionário de Capovilla e Raphael, temos a informação para a composição de um sinal em Libras.
“Mão esquerda aberta, palma para baixo; mão direita aberta, palma para baixo, polegar tocando a palma esquerda e dedos direitos tocando o dorso da mão esquerda. Oscilar os dedos direitos sobre a mão esquerda.”

Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao sentido em Português.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1029Q1013552 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Edital n 01, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2022

Sobre o movimento interno das mãos na Libras, fechamento súbito de todos os dedos, exceto indicador e médio, que flexionam-se, é representado da seguinte forma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1030Q1016113 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A Lei nº 12.319/2010 regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete de Libras, definindo suas atribuições e os requisitos para o exercício profissional. Assim, avalie as proposições:
I.A lei garante o direito ao profissional de solicitar condições adequadas de trabalho, como iluminação, visibilidade e tempo de descanso, para o exercício da profissão.
II.A formação em nível médio, com certificado de proficiência em Libras, é suficiente para a atuação profissional como tradutor e intérprete de Libras.
III.A lei permite que o tradutor e intérprete de Libras realize atividades que extrapolem sua função, como aconselhamento jurídico e psicológico aos surdos.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1031Q1015605 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

De acordo com Strobel (1998 p. 14) a Libras conta com uma série de componentes não manuais, como a expressão facial ou o movimento corporal, que muitas vezes podem definir ou diferenciar significados entre sinais. As expressões não manuais podem ser utilizadas também como técnicas de interpretação em Libras. Quando utilizamos o direcionamento do olhar durante uma interpretação em Libras, podemos dizer que estamos utilizando (assinale a alternativa correta):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1032Q1015606 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

De acordo com Lacerda (2014 p. 137) “A formação de novas palavras pode se dar por diferentes processos. Em português, ocorre mais comumente a derivação e a composição do léxico”. Na língua portuguesa, fazemos uso de várias palavras que sofreram o processo de composição, como: guarda-chuva, pé de moleque, passatempo, entre outras. Na língua de sinais, esse processo denominado (assinale a alternativa correta):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1033Q1015612 | Libras, Educação dos Surdos, Diretor de Educação Básica, Prefeitura de Américo de Campos SP, IPEFAE, 2024

Estudando a Lei nº 10.436/2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais, dado estudante de Pedagogia que se preparava antecipadamente para participação nos concursos públicos que comumente ocorrem no final do ano, escreveucorretamente, em seus arquivos de estudos, somente o que segue:

(1) A Língua Brasileira de Sinais é uma forma de comunicação e expressão onde o sistema linguístico utilizado é de natureza visual-motora, tendo estrutura gramatical própria e podendo ser utilizada tanto por pessoas com deficiência auditiva / surdas, quanto por ouvintes.
(2) É obrigatório o ensino de Libras em todos os cursos de Licenciatura no Brasil.
(3) A LIBRAS possui um sistema próprio de escrita chamado Escrita de Sinais.
(4) A Linguagem Brasileira de Sinais é o meio mais comumente utilizado pela comunidade surda para diálogo, apresentações culturais, construção de novos aprendizados etc.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1034Q1015613 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Cajazeiras PB, EDUCA, 2024

A respeito da Morfologia das Línguas de sinais, analise o Morfema Lexical e o repectivo Morfema Gramatical, e assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1035Q1015614 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professora Intérprete de Libras, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADM TEC, 2024

Analise as informações a seguir:

I. Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais, TILS, é o profissional que traduz e/ou interpreta de uma dada língua de sinais para outra língua de sinais ou para língua oral, ou vice-versa, em quaisquer modalidades que se apresentar.
II. Guia-Intérprete para Pessoas Surdocegas, GI, é o profissional que interpreta de acordo com as modalidades de comunicação específicas utilizadas pela pessoa surdocega.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1036Q1015103 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019

De acordo com Strobel (2008), é correto afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1038Q1017921 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

A respeito da datilologia, assinale corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1039Q1015619 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu, em 2015, junto aos seus Estados-membros, a Agenda 2030 — da qual o Brasil é signatário —, composta por 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). O ODS n.º 4, intitulado Educação de qualidade, visa assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem para todos.

A partir dessa informação, assinale a opção em que é apresentada a principal norma do ordenamento jurídico brasileiro que visa ao alcance das metas estabelecidas no ODS n.º 4.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1040Q1013578 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Nos estágios de aquisição da Libras por crianças surdas, o domínio completo dos recursos morfológicos da língua é adquirido
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.