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Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1041Q1013536 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, UNESPAR, UNESPAR, 2022

Texto associado.


1 Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm Acesso em 22/05/2022

2 Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/6614 Acesso em 22/05/2022.

3 Disponível em https://www.facebook.com/surdalidades/photos/a.354534317912494/966689483363638/?type=3&theater. Acesso em 22/05/2022

4 NAKAGAWA, Hugo Eiji Ibanhes. Culturas surdas: o que se vê, o que se ouve. Dissertação de Mestrado em Cultura e Comunicação. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa 26 (FLUL) e a Universidade de Lisboa (UL), 2012 Disponível em https://docplayer.com.br/10240491-Culturas-surdas-o-que-se-ve-oque-se-ouve.htmlAcesso em: 22/05/2022

5 LOPES,M.C. Surdez e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

6 Decreto Nº 5.626. Regu lamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS , e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Publicada no Diá rio Oficial da União em 22/12/2005.

7 PERLIN, G. T. T. Identidades surdas. In SKLIAR, Carlos (org) A surdez: um olhar sobre as diferenças. 3ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2005

8 Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/veja-os-premiados-do-oscar-2022/ Acesso em 23/05/2022

Quanto às atribuições do tradutor e intérprete de Libras, é INCORRETO afirmar que:
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1042Q1008673 | Libras, Tradutor e Intérprete de Libras, SEASICSE, FGV, 2025

O processo de incorporação de numeral em Libras, ocorre quando o número de uma unidade é expresso pela mudança na configuração de mão do sinal. Esse processo é comum na língua de sinais, mas há limites para a quantidade de unidades expressas de forma incorporada.

Assinale a alternativa que esteja de acordo com a incorporação de numeral em Libras.

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1043Q1015075 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019

No que diz respeito às questões éticas, a Lei nº.12.319/2010 estabelece que o intérprete deve exercer sua profissão com rigor técnico, zelando pelos valores éticos a ela inerentes, pelo respeito à pessoa humana e à cultura do surdo e, em especial:
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1044Q1013285 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Quanto à atuação do profissional tradutor e intérprete de Libras, analise as afirmações a seguir.

1) Tradutor diz respeito ao profissional que traduz de uma língua para outra e refere-se ao processo que envolve pelo menos uma língua escrita.

2) É o profissional que traduz e interpreta da língua de sinais para a língua falada e vice-versa, apenas nas modalidades que se apresentarem de forma oral-auditiva.

3) É o profissional que executa o processo de tradução e interpretação de uma língua para outra, que acontece simultaneamente.

4) É o profissional que executa o processo de forma consecutiva, em que o tradutor e intérprete ouve/vê o enunciado em uma língua-fonte, processa a informação e, posteriormente, faz a passagem para a língua-alvo.

Estão corretas, apenas:

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1045Q1015338 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, Prefeitura de Conde PB, IBFC, 2019

De acordo com Strobel (2009), a história de surdos se divide em três grandes fases. Analise e assinale a alternativa incorreta.
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1046Q1015083 | Libras, Educação dos Surdos, Assistente Educacional, Prefeitura de Senador Canedo GO, Itame, 2019

Durante muito tempo, o indivíduo surdo foi tido como inapto à aprendizagem, tendo em vista que a abordagem era oral. Atualmente, no entanto, o surdo ganhou espaço na sociedade e, sobretudo, no ambiente escolar. Em relação a esse ambiente, é correto somente o que se afirma em:
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1047Q1013805 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Guaiúba CE, CETREDE, 2023

Acerca dos estudos linguísticos em Libras, qual dos seguintes níveis linguísticos é responsável pela análise da formação das palavras na Língua de Sinais?
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1048Q1014321 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa cujo léxico sublinhado, quando sinalizado na sentença em Libras, tem como ponto de articulação (PA) na palma da mão.
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1049Q1015603 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

Quadros (1997) afirma a aquisição da língua de sinais pela criança surda é processo análogo à aquisição das línguas orais. Sobre a aquisição da linguagem da criança surda, analise as afirmações a seguir:

I. O balbucio nos bebês surdos ocorre de duas formas: o balbucio oral e a gesticulação.

II. A criança surda, filha de pais surdos, inicia o estágio de um sinal antes que uma criança ouvinte, em razão da sua capacidade inata para a gesticulação.

III. Ocorrerá em quatro estágios: pré-linguístico, enunciado de um sinal, primeiras combinações, múltiplas combinações

IV. O balbucio nos bebês surdos ocorre na forma de gesticulação, devido à dificuldade para balbuciarem oralmente.

Escolha uma opção correta:
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1050Q1013817 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

A educação bilíngue de surdos utiliza a didática cultural como meio de ensino.

São elementos da didática cultural de ensino para surdos, exceto:

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1051Q1014588 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

Sobre a aquisição da Libras como segunda língua, faz-se importante que o aprendiz, além do conhecimento lexical, entenda as outras partes do funcionamento da língua para poder incorporar as palavras em seu discurso. Assim, para que o aluno ouvinte se comunique e tenha bom desempenho na língua-alvo, Libras, é necessário
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1052Q1015356 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

Ana Clara é professora bilíngue (Libras-Língua Portuguesa) com formação de nível superior em Letras-Libras. Ela foi convocada para lecionar em escola de ensino médio de sua cidade, mas esta não conta com tradutores/intérpretes de Libras-Língua Portuguesa.
Assinale a opção que apresenta, conforme o Decreto nº 5.626/2005, o encaminhamento dado às instituições de ensino, sobre professores bilíngues e tradutores/intérpretes de Libras-Língua Portuguesa.
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1053Q1015617 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024

Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que instituiu a modalidade da educação bilíngue para surdos, é correto afirmar que a matrícula de estudantes surdos
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1054Q1015621 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024

A ação de incluir na LDB a educação bilíngue para surdos como uma nova modalidade de educação escolar, oferecida em LIBRAS, caracteriza principalmente uma política
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1055Q1013318 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Araçoiaba da Serra SP, OMNI, 2021

Estes, apesar de serem surdos, vivem dominados pela cultura ouvinte e negam as representações surdas, não se envolvendo em nada que diz respeito à comunidade. Trata-se da/das:
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1056Q1013319 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Texto associado.
Surdez: uma questão de diferença e identidade cultural

Por W. G. Almeida, 2006 (adaptado).

Para alguns estudiosos, os surdos e os mudos são identificados e reconhecidos pela sociedade “ouvinte e falante” a partir de atributos que não atendem aos interesses da comunidade dos surdos ou da comunidade dos mudos.

A sociedade enxerga os surdos e os mudos como indivíduos deficientes que devem ser curados ou “consertados” por procedimentos neurocirúrgicos prometidos pela medicina, seja na engenharia genética ou pela prevenção a doenças. A surdez e a mudez, nessa óptica, são vistas como um mal a ser combatido, como resultado da pobreza e das más condições sanitárias, da falta de cuidados médicos, ou, muitas vezes, como castigo e punição.

essa forma, os grupos de surdos e mudos têm sido estigmatizados e excluídos da sociedade. Os surdos e os mudos tornam-se desvalorizados, seja no seu universo cultural, seja nas estratégias de sobrevivência, ou ainda sobre seus valores e características de seu comportamento.

Suas formas de agir, de pensar, de comunicar, de sentir, de dizer, têm sido negadas ao longo da história. Impôs-se a eles um modelo que jamais poderiam alcançar: o padrão de ter que ser o que não são, ou seja, serem iguais aos indivíduos falantes e ouvintes. Vê-se, assim, o menosprezo ao saber e à cultura dos surdos e dos mudos.

Vê-se o não entendimento da surdez e da mudez como particularidades legítimas que se localizam não apenas no corpo, na boca, no ouvido, na audição, nas cordas vocais, no cérebro, na patologia, mas que devem ser entendidas ser como diferenças políticas e culturais .

Disponível em: https://bit.ly/3noUQg4
Leia o texto 'Surdez: uma questão de diferença e identidade cultural' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. O texto apresenta uma perspectiva em que a surdez e a mudez são vistas como um mal a ser combatido, como resultado da pobreza e das más condições sanitárias, da falta de cuidados médicos, ou, muitas vezes, vista como castigo e punição.

II. O texto sugere que a sociedade enxerga os surdos e os mudos como indivíduos deficientes que devem ser curados ou “consertados” por procedimentos neurocirúrgicos prometidos pela medicina, seja na engenharia genética ou pela prevenção a doenças.

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1057Q1015112 | Libras, Educação dos Surdos, Ciências, Prefeitura de Poção PE, ADM TEC, 2019

• Leia as afirmativas a seguir: I. O poder público deve descuidar, junto aos pais ou responsáveis, da frequência do aluno à escola. II. A Libras é um sistema linguístico de natureza visual-motora sem estrutura gramatical própria. Marque a alternativa CORRETA:
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1058Q1015113 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Texto associado.
Comunidades de surdos

or I. G. Cardoso, 2016 (adaptado).

As comunidades de surdos de todo o mundo passaram a ser comunidades culturais, “falantes” de uma língua própria. Assim, mesmo quando não vocaliza, um surdo pode perfeitamente “falar” em sua língua de sinais, não cabendo a denominação surdo-mudo. Por outro lado, a mudez é um tipo de patologia causado por questões ligadas às cordas vocais, à língua, à laringe ou ainda em função de problemas psicológicos ou neurológicos. A surdez não está absolutamente vinculada à mudez. Dizer que alguém que fala com dificuldades é mudo é preconceituoso, na visão de muitos estudiosos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o deficiente auditivo é aquele que tem perda parcial da audição, ou seja, escuta o mínimo de ruído possível.

Mas o termo em voga traz duas vertentes, quando é aplicado de forma a chamar um surdo. Existem surdos que não gostam do termo, como há os que não se opõem.

A terminologia “deficiente auditivo” tem sido rejeitada pelos surdos por ser fruto de representações construídas pela medicina, a qual considera que aqueles são doentes e/ou deficientes e, categoriza-os de acordo com o grau da surdez, entre leve, moderado, severo ou profundo.

Porém, pode-se ressaltar que, contraditoriamente, há pessoas surdas que assumem os termos “deficiente auditivo”, “D.A.” e “pessoa com deficiência auditiva”. Consciente ou inconscientemente, outras os utilizam apenas em determinados espaços sociais para poder usufruir direitos que lhes são garantidos pela legislação e políticas sociais.

Disponível em: https://bit.ly/38Lgs2j
Leia o texto 'Comunidades de surdos' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. O texto leva o leitor a concluir que há pessoas surdas que assumem os termos “deficiente auditivo”, “D.A.” e “pessoa com deficiência auditiva”, consciente ou inconscientemente.

II. O texto leva o leitor a inferir que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, o deficiente auditivo é aquele que tem perda parcial da audição, ou seja, escuta o mínimo de ruído possível.

Marque a alternativa CORRETA:
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1059Q1014860 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Profissional Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFUMG, UFUMG, 2019

A Linguística estudou as unidades mínimas da Libras, assim como as línguas orais. Um sinal com significado reúne as unidades mínimas no momento de sua realização.

Assinale a alternativa em que as unidades mínimas da Libras, apresentadas por Quadros(2004), estão corretas.

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1060Q1016140 | Libras, Categorias Gramaticais Verbos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Biguaçu SC, IESES, 2024

Na Língua Brasileira de Sinais, Quadros e Karnopp (2004) classificam os sinais verbais em três categorias principais: verbos simples, verbos com concordância e verbos espaciais. Analise as sentenças a seguir e identifique qual categoria de verbo se aplica a cada uma delas:

I. Meu avô GOSTA de plantar uma flor. II. Osvaldo ESTUDA em uma biblioteca. III. A Maria QUER comprar uma casa. IV. A secretária INFORMOU ao seu chefe sobre aquela reunião.
Assinale a alternativa correta.
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