Início Questões de Concursos Libras Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Libras Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1061Q1015113 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020Texto associado. Comunidades de surdosor I. G. Cardoso, 2016 (adaptado). As comunidades de surdos de todo o mundo passaram a ser comunidades culturais, “falantes” de uma língua própria. Assim, mesmo quando não vocaliza, um surdo pode perfeitamente “falar” em sua língua de sinais, não cabendo a denominação surdo-mudo. Por outro lado, a mudez é um tipo de patologia causado por questões ligadas às cordas vocais, à língua, à laringe ou ainda em função de problemas psicológicos ou neurológicos. A surdez não está absolutamente vinculada à mudez. Dizer que alguém que fala com dificuldades é mudo é preconceituoso, na visão de muitos estudiosos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o deficiente auditivo é aquele que tem perda parcial da audição, ou seja, escuta o mínimo de ruído possível. Mas o termo em voga traz duas vertentes, quando é aplicado de forma a chamar um surdo. Existem surdos que não gostam do termo, como há os que não se opõem. A terminologia “deficiente auditivo” tem sido rejeitada pelos surdos por ser fruto de representações construídas pela medicina, a qual considera que aqueles são doentes e/ou deficientes e, categoriza-os de acordo com o grau da surdez, entre leve, moderado, severo ou profundo. Porém, pode-se ressaltar que, contraditoriamente, há pessoas surdas que assumem os termos “deficiente auditivo”, “D.A.” e “pessoa com deficiência auditiva”. Consciente ou inconscientemente, outras os utilizam apenas em determinados espaços sociais para poder usufruir direitos que lhes são garantidos pela legislação e políticas sociais. Disponível em: https://bit.ly/38Lgs2j Leia o texto 'Comunidades de surdos' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir: I. O texto leva o leitor a concluir que há pessoas surdas que assumem os termos “deficiente auditivo”, “D.A.” e “pessoa com deficiência auditiva”, consciente ou inconscientemente.II. O texto leva o leitor a inferir que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, o deficiente auditivo é aquele que tem perda parcial da audição, ou seja, escuta o mínimo de ruído possível. Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) As duas afirmativas são verdadeiras. ✂️ b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa ✂️ c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa ✂️ d) As duas afirmativas são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1062Q1014860 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Profissional Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFUMG, UFUMG, 2019A Linguística estudou as unidades mínimas da Libras, assim como as línguas orais. Um sinal com significado reúne as unidades mínimas no momento de sua realização. Assinale a alternativa em que as unidades mínimas da Libras, apresentadas por Quadros(2004), estão corretas. ✂️ a) Verbo; plural; sujeito e significado. ✂️ b) Digitalização; classificação e unidade. ✂️ c) Configuração das mãos; localização; movimento e direção. ✂️ d) Classificadores e soletração. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1063Q1016140 | Libras, Categorias Gramaticais Verbos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Biguaçu SC, IESES, 2024Na Língua Brasileira de Sinais, Quadros e Karnopp (2004) classificam os sinais verbais em três categorias principais: verbos simples, verbos com concordância e verbos espaciais. Analise as sentenças a seguir e identifique qual categoria de verbo se aplica a cada uma delas: I. Meu avô GOSTA de plantar uma flor. II. Osvaldo ESTUDA em uma biblioteca. III. A Maria QUER comprar uma casa. IV. A secretária INFORMOU ao seu chefe sobre aquela reunião. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) I - Verbos simples, II - Verbos espaciais, III - Verbos espaciais, IV - Verbos com concordância. ✂️ b) I - Verbos simples, II - Verbos simples, III - Verbos simples, IV - Verbos com concordância. ✂️ c) I - Verbos com concordância, II - Verbos espaciais, III - Verbos espaciais, IV - Verbos simples. ✂️ d) I - Verbos espaciais, II - Verbos simples, III - Verbos com concordância, IV - Verbos simples. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1064Q1013330 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2021Assinale a alternativa que ao ser sinalizada em Libras recorre ao uso das duas mãos simultaneamente ✂️ a) Discurso ✂️ b) Telefone ✂️ c) Comunidade ✂️ d) Saudade ✂️ e) Solteiro Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1065Q1014610 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024A oferta de educação bilíngue de surdos terá início: ✂️ a) Ao zero ano, na educação infantil, e se estenderá até o fim dos anos finais do ensino fundamental. ✂️ b) A partir dos 4 anos, na educação infantil, e se estenderá até o fim dos anos finais do ensino fundamental. ✂️ c) Ao zero ano, na educação infantil, e se estenderá ao longo da vida. ✂️ d) Aos 2 anos, na educação infantil, e se estenderá até o fim da universidade. ✂️ e) A partir dos 5 anos, nos anos iniciais, e se estenderá ao longo da vida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1066Q1015122 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2021Na estrutura linguística da Libras, como é denominado o conceito que estabelece que se as mãos não compartilham a mesma configuração de mão, então a mão ativa produz o movimento, e a mão passiva serve de apoio? ✂️ a) Vocábulo indexado ✂️ b) Articulação corporal. ✂️ c) Subordinação simples ✂️ d) Condição de dominância. ✂️ e) Condição de adjetivação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1067Q1014869 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Profissional Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFUMG, UFUMG, 2019Segundo Quadros (2004:27), “o ato de interpretar envolve um ato cognitivo-linguístico”. Machado (2017:50) descreve que interpretar é “receber uma mensagem em uma língua e convertê-la em outra”. De acordo com as autoras citadas, marque V para as proposições verdadeiras e F para as falsas. I. ( ) Interpretar é um processo complexo e exige conhecimento de ordem cultural, técnico, dentre outros. II. ( ) O intérprete precisa realizar escolhas lexicais, estruturais, semânticas e pragmáticas na interpretação. III. ( ) No ato da interpretação, o intérprete se depara com um texto escrito e com momentos prévios; a partir daí, decide quais estratégias interpretativas realizará para processar a informação recebida. IV. ( ) O ato de interpretar envolve somente as línguas faladas em modalidades orais-auditivas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ✂️ a) F; F; F; F. ✂️ b) V; V; F; F. ✂️ c) V; F; V; F. ✂️ d) V; V; V; F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1068Q1015131 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabedelo PB, EDUCA, 2020Em vários países há tradutores e intérpretes de língua de sinais. A história da constituição deste profissional se deu a partir de atividades voluntárias que foram sendo valorizadas enquanto atividade laboral na medida em que os surdos foram conquistando o seu exercício de cidadania. (O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa. Brasília, 2004). Sobre o contexto histórico do profissional tradutor e intérprete de Libras no Brasil, assinale a opção CORRETA. ✂️ a) Presença de intérpretes de língua de sinais em trabalhos religiosos iniciados nos anos 90. ✂️ b) Em 1998, realizou-se o I Encontro Nacional de Intérpretes de Língua de Sinais organizado pela FENEIS que propiciou, pela primeira vez, o intercâmbio entre alguns intérpretes do Brasil e a avaliação sobre a ética do profissional intérprete. ✂️ c) A partir de 2000, foram estabelecidas unidades de intérpretes ligadas aos escritórios regionais da FENEIS. Nesse ano, a FENEIS sedia escritórios em São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Teófilo Otoni, Brasília e Recife, além da matriz no Rio de Janeiro. ✂️ d) Em 2001, foi disponibilizada a página dos intérpretes de língua de sinais www.interpretels.hpg.com.br. ✂️ e) Em 2002, foi homologada a lei federal que reconhece a língua brasileira de sinais como língua oficial das comunidades surdas brasileiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1069Q1014365 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADM TEC, 2024Uma instrutora de Libras, com vasta experiência no ensino da língua para diferentes faixas etárias, enfrenta um novo desafio. Ela está planejando um curso intensivo para profissionais de saúde que desejam aprender Libras para melhorar a comunicação com pacientes surdos. A instrutora busca a melhor abordagem metodológica para garantir que esses profissionais adquiram as habilidades necessárias em um curto período de tempo. Qual das seguintes abordagens metodológicas seria mais eficaz para a instrutora aplicar no ensino de Libras para profissionais de saúde, considerando a necessidade de aprendizado rápido e prático? ✂️ a) Priorizar o ensino da gramática complexa da Libras, assegurando que os alunos compreendam plenamente a estrutura da língua. ✂️ b) Focar em vocabulário e expressões específicas da área da saúde, complementado com práticas de diálogo e role-playing. ✂️ c) Utilizar uma abordagem imersiva, onde os alunos são expostos exclusivamente à Libras durante todo o curso, sem traduções. ✂️ d) Ensinar Libras por meio de aulas expositivas, com ênfase na memorização de sinais e na repetição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1070Q1014631 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, UNESPAR, UNESPAR, 2025Quanto às atribuições do tradutor, intérprete e guia-intérprete de Libras, é INCORRETO afirmar que: ✂️ a) Devem agir de forma ética, traduzindo todas as informações para pessoa surda. ✂️ b) Devem traduzir da Língua Brasileira de Sinais para o Português e do Português para a Língua Brasileira de Sinais. ✂️ c) Devem atuar como professores dos estudantes em sala de aula. ✂️ d) Devem prestar serviços em instituições de ensino, em todos os níveis e modalidades, em repartições públicas e em eventos culturais. ✂️ e) Devem atuar em escolas privadas e públicas, tanto municipais quanto estaduais e federais, assegurando aos estudantes surdos, surdocegos ou com deficiência auditiva o acesso à comunicação, à informação e à educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1071Q1014887 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019Sobre a incorporação de negação na Libras é correto afirmar: ✂️ a) A incorporação de negação na língua de sinais brasileira não é um processo produtivo, pois não representa mudança de significado na realização do sinal. ✂️ b) A expressão facial de negação incorporada ao sinal, sem a alteração de nenhum dos parâmetros linguísticos não confere ao sinal um significado de negação. ✂️ c) A negação na língua de sinais brasileira acontece através de adições sequenciais de afixo, modificadores de movimento e expressões faciais de negação. ✂️ d) Na incorporação de negação na língua de sinais brasileira o sinal sofre alteração em um de seus parâmetros, o que representa mudança de significação do sinal. ✂️ e) A negação na língua de sinais brasileira acontece, apenas, através do balanceamento da cabeça para os lados, como acontece nos verbos PRECISAR e NÃO-PRECISAR. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1072Q1013352 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor Intérprete de Libras, Câmara de Parnamirim RN, COMPERVE UFRN, 2019A Federação Brasileira dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guiaintérpretes de Língua de Sinais – FEBRAPILS, em seu Código de Ética, define esse profissional como sendo o profissional que traduz e/ou interpreta ✂️ a) de uma dada língua oral para uma língua de sinais, em quaisquer modalidades nas quais a língua fonte se apresentar. ✂️ b) de uma dada língua de sinais para a língua oral, ou vice-versa, em quaisquer modalidades nas quais a língua fonte se apresentar. ✂️ c) de uma dada língua de sinais para outra língua de sinais ou para língua oral, ou vice - versa, nas modalidades sinalizada e oral, respectivamente. ✂️ d) de uma dada língua de sinais para outra língua de sinais ou para língua oral, ou vice-versa, em quaisquer modalidades nas quais a língua fonte se apresentar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1073Q1013354 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor Intérprete de Libras, Câmara de Parnamirim RN, COMPERVE UFRN, 2019O sinal da Libras realizado com a configuração da mão direita em “L”, a palma da mão voltada para a esquerda e a ponta do polegar tocando o centro da testa corresponde a um ✂️ a) animal. ✂️ b) país. ✂️ c) alimento. ✂️ d) esporte. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1074Q1015659 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024Em 1880, ocorreu, na Europa, o famoso Congresso de Milão, que implantou uma metodologia controversa para a educação dos surdos, a qual perdurou por, aproximadamente, um século, por meio da difusão do método ✂️ a) Bilíngue. ✂️ b) da Comunicação Total. ✂️ c) Oralista. ✂️ d) da Pedagogia Surda. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1075Q1013103 | Libras, Educação dos Surdos, Matutino, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2019A regulamentação da profissão do Tradutor e Intérprete de Libras ocorreu em 2010 pela Lei 12.319. O Art 6º apresenta as seguintes atribuições da profissão: I- Efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da Libras para a língua oral e vice-versa. II- Interpretar, em Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa, as atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições de ensino nos níveis fundamental, médio e superior, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares. III- Atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim das instituições de ensino e repartições públicas. As atribuições corretas estão em: ✂️ a) Apenas as atribuições II e III estão corretas. ✂️ b) Apenas a atribuição I está correta. ✂️ c) Apenas a atribuição II está correta. ✂️ d) Apenas a atribuição III está correta. ✂️ e) Todas as atribuições estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1076Q1015408 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, UERJ, UERJ, 2023Segundo Faria (2006), a metáfora na Libras, na comparação com os seus itens e fraseologismos, tem contraste com os da língua portuguesa. A metáfora diferente, própria da Libras, que se distingue no sentido e na forma é: ✂️ a) olhos-caros ✂️ b) morrer-de-rir ✂️ c) fingir-não-ver ✂️ d) ficar-de-queixo-caído Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1077Q1013106 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UNIRIO, CESGRANRIO, 2019A atuação de tradutores-intérpretes de língua brasileira de sinais, no ensino básico, é uma condição necessária de acessibilidade aos conteúdos curriculares quando, em sala de aula, há a presença de alunos ✂️ a) com perda auditiva leve. ✂️ b) com perda auditiva média e não usuários de libras. ✂️ c) surdos oralizados e usuários de libras. ✂️ d) surdos oralizados e não usuários de libras. ✂️ e) surdos não oralizados e não usuários de libras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1078Q1015412 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, UERJ, UERJ, 2023Segundo Boldo e Schlemper (2018, p. 81), “[...] a expressão ‘literatura surda’ é utilizada dentro das comunidades surdas para designar as narrativas que apresentam a Língua de Sinais e a questão da identidade e cultura surda no seu bojo”. Mourão (2011) estabelece os tipos de produções em literatura surda. Com base na classificação de Mourão, a obra Cinderela Surda (HESSEL; ROSA; KARNOPP, 2003) é considerada: ✂️ a) slam ✂️ b) criação ✂️ c) tradução ✂️ d) adaptação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1079Q1017463 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Ibirataia BA, IDCAP, 2024Considerando o avanço das políticas linguísticas na educação de surdos e a necessidade de inclusão com qualidade, avalie as proposições: I. A Lei nº 10.436/2002 reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão. II. O decreto 6.571/2008 torna obrigatória a disciplina de Libras em todos os cursos de licenciatura. III. A política linguística para surdos envolve a determinação do status das línguas e dos seus falantes. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) Apenas a proposição III está correta. ✂️ b) Apenas a proposição II está correta. ✂️ c) Apenas as proposições II e III estão corretas. ✂️ d) Apenas as proposições I e III estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1080Q1016186 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024Em uma sala de aula, para maximizar o potencial de aprendizagem dos alunos surdos, é importante que os educadores personalizem suas abordagens. Por que é importante personalizar o ensino para estudantes surdos? ✂️ a) Porque todos os estudantes surdos aprendem da mesma forma. ✂️ b) Porque cada aluno tem suas próprias necessidades e estilos de aprendizagem. ✂️ c) Para facilitar o trabalho do professor. ✂️ d) Porque o ensino padronizado não funciona para surdos. ✂️ e) Porque isso é exigido por Lei. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
1061Q1015113 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020Texto associado. Comunidades de surdosor I. G. Cardoso, 2016 (adaptado). As comunidades de surdos de todo o mundo passaram a ser comunidades culturais, “falantes” de uma língua própria. Assim, mesmo quando não vocaliza, um surdo pode perfeitamente “falar” em sua língua de sinais, não cabendo a denominação surdo-mudo. Por outro lado, a mudez é um tipo de patologia causado por questões ligadas às cordas vocais, à língua, à laringe ou ainda em função de problemas psicológicos ou neurológicos. A surdez não está absolutamente vinculada à mudez. Dizer que alguém que fala com dificuldades é mudo é preconceituoso, na visão de muitos estudiosos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o deficiente auditivo é aquele que tem perda parcial da audição, ou seja, escuta o mínimo de ruído possível. Mas o termo em voga traz duas vertentes, quando é aplicado de forma a chamar um surdo. Existem surdos que não gostam do termo, como há os que não se opõem. A terminologia “deficiente auditivo” tem sido rejeitada pelos surdos por ser fruto de representações construídas pela medicina, a qual considera que aqueles são doentes e/ou deficientes e, categoriza-os de acordo com o grau da surdez, entre leve, moderado, severo ou profundo. Porém, pode-se ressaltar que, contraditoriamente, há pessoas surdas que assumem os termos “deficiente auditivo”, “D.A.” e “pessoa com deficiência auditiva”. Consciente ou inconscientemente, outras os utilizam apenas em determinados espaços sociais para poder usufruir direitos que lhes são garantidos pela legislação e políticas sociais. Disponível em: https://bit.ly/38Lgs2j Leia o texto 'Comunidades de surdos' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir: I. O texto leva o leitor a concluir que há pessoas surdas que assumem os termos “deficiente auditivo”, “D.A.” e “pessoa com deficiência auditiva”, consciente ou inconscientemente.II. O texto leva o leitor a inferir que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, o deficiente auditivo é aquele que tem perda parcial da audição, ou seja, escuta o mínimo de ruído possível. Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) As duas afirmativas são verdadeiras. ✂️ b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa ✂️ c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa ✂️ d) As duas afirmativas são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1062Q1014860 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Profissional Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFUMG, UFUMG, 2019A Linguística estudou as unidades mínimas da Libras, assim como as línguas orais. Um sinal com significado reúne as unidades mínimas no momento de sua realização. Assinale a alternativa em que as unidades mínimas da Libras, apresentadas por Quadros(2004), estão corretas. ✂️ a) Verbo; plural; sujeito e significado. ✂️ b) Digitalização; classificação e unidade. ✂️ c) Configuração das mãos; localização; movimento e direção. ✂️ d) Classificadores e soletração. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1063Q1016140 | Libras, Categorias Gramaticais Verbos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Biguaçu SC, IESES, 2024Na Língua Brasileira de Sinais, Quadros e Karnopp (2004) classificam os sinais verbais em três categorias principais: verbos simples, verbos com concordância e verbos espaciais. Analise as sentenças a seguir e identifique qual categoria de verbo se aplica a cada uma delas: I. Meu avô GOSTA de plantar uma flor. II. Osvaldo ESTUDA em uma biblioteca. III. A Maria QUER comprar uma casa. IV. A secretária INFORMOU ao seu chefe sobre aquela reunião. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) I - Verbos simples, II - Verbos espaciais, III - Verbos espaciais, IV - Verbos com concordância. ✂️ b) I - Verbos simples, II - Verbos simples, III - Verbos simples, IV - Verbos com concordância. ✂️ c) I - Verbos com concordância, II - Verbos espaciais, III - Verbos espaciais, IV - Verbos simples. ✂️ d) I - Verbos espaciais, II - Verbos simples, III - Verbos com concordância, IV - Verbos simples. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1064Q1013330 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2021Assinale a alternativa que ao ser sinalizada em Libras recorre ao uso das duas mãos simultaneamente ✂️ a) Discurso ✂️ b) Telefone ✂️ c) Comunidade ✂️ d) Saudade ✂️ e) Solteiro Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1065Q1014610 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024A oferta de educação bilíngue de surdos terá início: ✂️ a) Ao zero ano, na educação infantil, e se estenderá até o fim dos anos finais do ensino fundamental. ✂️ b) A partir dos 4 anos, na educação infantil, e se estenderá até o fim dos anos finais do ensino fundamental. ✂️ c) Ao zero ano, na educação infantil, e se estenderá ao longo da vida. ✂️ d) Aos 2 anos, na educação infantil, e se estenderá até o fim da universidade. ✂️ e) A partir dos 5 anos, nos anos iniciais, e se estenderá ao longo da vida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1066Q1015122 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2021Na estrutura linguística da Libras, como é denominado o conceito que estabelece que se as mãos não compartilham a mesma configuração de mão, então a mão ativa produz o movimento, e a mão passiva serve de apoio? ✂️ a) Vocábulo indexado ✂️ b) Articulação corporal. ✂️ c) Subordinação simples ✂️ d) Condição de dominância. ✂️ e) Condição de adjetivação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1067Q1014869 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Profissional Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFUMG, UFUMG, 2019Segundo Quadros (2004:27), “o ato de interpretar envolve um ato cognitivo-linguístico”. Machado (2017:50) descreve que interpretar é “receber uma mensagem em uma língua e convertê-la em outra”. De acordo com as autoras citadas, marque V para as proposições verdadeiras e F para as falsas. I. ( ) Interpretar é um processo complexo e exige conhecimento de ordem cultural, técnico, dentre outros. II. ( ) O intérprete precisa realizar escolhas lexicais, estruturais, semânticas e pragmáticas na interpretação. III. ( ) No ato da interpretação, o intérprete se depara com um texto escrito e com momentos prévios; a partir daí, decide quais estratégias interpretativas realizará para processar a informação recebida. IV. ( ) O ato de interpretar envolve somente as línguas faladas em modalidades orais-auditivas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ✂️ a) F; F; F; F. ✂️ b) V; V; F; F. ✂️ c) V; F; V; F. ✂️ d) V; V; V; F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1068Q1015131 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabedelo PB, EDUCA, 2020Em vários países há tradutores e intérpretes de língua de sinais. A história da constituição deste profissional se deu a partir de atividades voluntárias que foram sendo valorizadas enquanto atividade laboral na medida em que os surdos foram conquistando o seu exercício de cidadania. (O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa. Brasília, 2004). Sobre o contexto histórico do profissional tradutor e intérprete de Libras no Brasil, assinale a opção CORRETA. ✂️ a) Presença de intérpretes de língua de sinais em trabalhos religiosos iniciados nos anos 90. ✂️ b) Em 1998, realizou-se o I Encontro Nacional de Intérpretes de Língua de Sinais organizado pela FENEIS que propiciou, pela primeira vez, o intercâmbio entre alguns intérpretes do Brasil e a avaliação sobre a ética do profissional intérprete. ✂️ c) A partir de 2000, foram estabelecidas unidades de intérpretes ligadas aos escritórios regionais da FENEIS. Nesse ano, a FENEIS sedia escritórios em São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Teófilo Otoni, Brasília e Recife, além da matriz no Rio de Janeiro. ✂️ d) Em 2001, foi disponibilizada a página dos intérpretes de língua de sinais www.interpretels.hpg.com.br. ✂️ e) Em 2002, foi homologada a lei federal que reconhece a língua brasileira de sinais como língua oficial das comunidades surdas brasileiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1069Q1014365 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADM TEC, 2024Uma instrutora de Libras, com vasta experiência no ensino da língua para diferentes faixas etárias, enfrenta um novo desafio. Ela está planejando um curso intensivo para profissionais de saúde que desejam aprender Libras para melhorar a comunicação com pacientes surdos. A instrutora busca a melhor abordagem metodológica para garantir que esses profissionais adquiram as habilidades necessárias em um curto período de tempo. Qual das seguintes abordagens metodológicas seria mais eficaz para a instrutora aplicar no ensino de Libras para profissionais de saúde, considerando a necessidade de aprendizado rápido e prático? ✂️ a) Priorizar o ensino da gramática complexa da Libras, assegurando que os alunos compreendam plenamente a estrutura da língua. ✂️ b) Focar em vocabulário e expressões específicas da área da saúde, complementado com práticas de diálogo e role-playing. ✂️ c) Utilizar uma abordagem imersiva, onde os alunos são expostos exclusivamente à Libras durante todo o curso, sem traduções. ✂️ d) Ensinar Libras por meio de aulas expositivas, com ênfase na memorização de sinais e na repetição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1070Q1014631 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, UNESPAR, UNESPAR, 2025Quanto às atribuições do tradutor, intérprete e guia-intérprete de Libras, é INCORRETO afirmar que: ✂️ a) Devem agir de forma ética, traduzindo todas as informações para pessoa surda. ✂️ b) Devem traduzir da Língua Brasileira de Sinais para o Português e do Português para a Língua Brasileira de Sinais. ✂️ c) Devem atuar como professores dos estudantes em sala de aula. ✂️ d) Devem prestar serviços em instituições de ensino, em todos os níveis e modalidades, em repartições públicas e em eventos culturais. ✂️ e) Devem atuar em escolas privadas e públicas, tanto municipais quanto estaduais e federais, assegurando aos estudantes surdos, surdocegos ou com deficiência auditiva o acesso à comunicação, à informação e à educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1071Q1014887 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019Sobre a incorporação de negação na Libras é correto afirmar: ✂️ a) A incorporação de negação na língua de sinais brasileira não é um processo produtivo, pois não representa mudança de significado na realização do sinal. ✂️ b) A expressão facial de negação incorporada ao sinal, sem a alteração de nenhum dos parâmetros linguísticos não confere ao sinal um significado de negação. ✂️ c) A negação na língua de sinais brasileira acontece através de adições sequenciais de afixo, modificadores de movimento e expressões faciais de negação. ✂️ d) Na incorporação de negação na língua de sinais brasileira o sinal sofre alteração em um de seus parâmetros, o que representa mudança de significação do sinal. ✂️ e) A negação na língua de sinais brasileira acontece, apenas, através do balanceamento da cabeça para os lados, como acontece nos verbos PRECISAR e NÃO-PRECISAR. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1072Q1013352 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor Intérprete de Libras, Câmara de Parnamirim RN, COMPERVE UFRN, 2019A Federação Brasileira dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guiaintérpretes de Língua de Sinais – FEBRAPILS, em seu Código de Ética, define esse profissional como sendo o profissional que traduz e/ou interpreta ✂️ a) de uma dada língua oral para uma língua de sinais, em quaisquer modalidades nas quais a língua fonte se apresentar. ✂️ b) de uma dada língua de sinais para a língua oral, ou vice-versa, em quaisquer modalidades nas quais a língua fonte se apresentar. ✂️ c) de uma dada língua de sinais para outra língua de sinais ou para língua oral, ou vice - versa, nas modalidades sinalizada e oral, respectivamente. ✂️ d) de uma dada língua de sinais para outra língua de sinais ou para língua oral, ou vice-versa, em quaisquer modalidades nas quais a língua fonte se apresentar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1073Q1013354 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor Intérprete de Libras, Câmara de Parnamirim RN, COMPERVE UFRN, 2019O sinal da Libras realizado com a configuração da mão direita em “L”, a palma da mão voltada para a esquerda e a ponta do polegar tocando o centro da testa corresponde a um ✂️ a) animal. ✂️ b) país. ✂️ c) alimento. ✂️ d) esporte. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1074Q1015659 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024Em 1880, ocorreu, na Europa, o famoso Congresso de Milão, que implantou uma metodologia controversa para a educação dos surdos, a qual perdurou por, aproximadamente, um século, por meio da difusão do método ✂️ a) Bilíngue. ✂️ b) da Comunicação Total. ✂️ c) Oralista. ✂️ d) da Pedagogia Surda. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1075Q1013103 | Libras, Educação dos Surdos, Matutino, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2019A regulamentação da profissão do Tradutor e Intérprete de Libras ocorreu em 2010 pela Lei 12.319. O Art 6º apresenta as seguintes atribuições da profissão: I- Efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da Libras para a língua oral e vice-versa. II- Interpretar, em Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa, as atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições de ensino nos níveis fundamental, médio e superior, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares. III- Atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim das instituições de ensino e repartições públicas. As atribuições corretas estão em: ✂️ a) Apenas as atribuições II e III estão corretas. ✂️ b) Apenas a atribuição I está correta. ✂️ c) Apenas a atribuição II está correta. ✂️ d) Apenas a atribuição III está correta. ✂️ e) Todas as atribuições estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1076Q1015408 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, UERJ, UERJ, 2023Segundo Faria (2006), a metáfora na Libras, na comparação com os seus itens e fraseologismos, tem contraste com os da língua portuguesa. A metáfora diferente, própria da Libras, que se distingue no sentido e na forma é: ✂️ a) olhos-caros ✂️ b) morrer-de-rir ✂️ c) fingir-não-ver ✂️ d) ficar-de-queixo-caído Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1077Q1013106 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UNIRIO, CESGRANRIO, 2019A atuação de tradutores-intérpretes de língua brasileira de sinais, no ensino básico, é uma condição necessária de acessibilidade aos conteúdos curriculares quando, em sala de aula, há a presença de alunos ✂️ a) com perda auditiva leve. ✂️ b) com perda auditiva média e não usuários de libras. ✂️ c) surdos oralizados e usuários de libras. ✂️ d) surdos oralizados e não usuários de libras. ✂️ e) surdos não oralizados e não usuários de libras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1078Q1015412 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, UERJ, UERJ, 2023Segundo Boldo e Schlemper (2018, p. 81), “[...] a expressão ‘literatura surda’ é utilizada dentro das comunidades surdas para designar as narrativas que apresentam a Língua de Sinais e a questão da identidade e cultura surda no seu bojo”. Mourão (2011) estabelece os tipos de produções em literatura surda. Com base na classificação de Mourão, a obra Cinderela Surda (HESSEL; ROSA; KARNOPP, 2003) é considerada: ✂️ a) slam ✂️ b) criação ✂️ c) tradução ✂️ d) adaptação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1079Q1017463 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Ibirataia BA, IDCAP, 2024Considerando o avanço das políticas linguísticas na educação de surdos e a necessidade de inclusão com qualidade, avalie as proposições: I. A Lei nº 10.436/2002 reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão. II. O decreto 6.571/2008 torna obrigatória a disciplina de Libras em todos os cursos de licenciatura. III. A política linguística para surdos envolve a determinação do status das línguas e dos seus falantes. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) Apenas a proposição III está correta. ✂️ b) Apenas a proposição II está correta. ✂️ c) Apenas as proposições II e III estão corretas. ✂️ d) Apenas as proposições I e III estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1080Q1016186 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024Em uma sala de aula, para maximizar o potencial de aprendizagem dos alunos surdos, é importante que os educadores personalizem suas abordagens. Por que é importante personalizar o ensino para estudantes surdos? ✂️ a) Porque todos os estudantes surdos aprendem da mesma forma. ✂️ b) Porque cada aluno tem suas próprias necessidades e estilos de aprendizagem. ✂️ c) Para facilitar o trabalho do professor. ✂️ d) Porque o ensino padronizado não funciona para surdos. ✂️ e) Porque isso é exigido por Lei. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro