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Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1121Q1014723 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Deficiência Intelectual, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024

Ao analisar as noções básicas que caracterizam as línguas de sinais, observa-se que elas se diferenciam das línguas orais em função do meio ou canal utilizado. Nesse sentido, por meio do espaço e das dimensões são constituídos seus mecanismos que veiculam significados, os quais são percebidos pelos usuários por meio das mesmas dimensões espaciais. Tais mecanismos foram descritos a seguir, exceto:
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1122Q1015492 | Libras, Educação dos Surdos, TradutorIntérprete de Libras, Prefeitura de Itabuna BA, OBJETIVA, 2023

Analisar os itens abaixo:
I. As pessoas com surdez enfrentam inúmeros entraves para participar da educação escolar, decorrentes da perda da audição e da forma como se estruturam as propostas educacionais das escolas.
II. A inclusão de pessoas com surdez na escola comum requer que se busquem meios para beneficiar sua participação e aprendizagem tanto na sala de aula como no Atendimento Educacional Especializado.
III. A inclusão do aluno com surdez deve acontecer apenas na educação infantil, assim, a utilização dos recursos de que necessita garante ao aluno a superação das barreiras no processo educacional.
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1123Q1015240 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

A LIBRAS tem uma estrutura gramatical própria, diferente da língua portuguesa e independente da língua oral.
FLOR EU-DAR MULHER^BENÇÃO
A tradução em português da transcrição apresentada em LIBRAS é:
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1124Q1013705 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, UERJ, UERJ, 2023

Uma criança ouvinte cresceu em uma família de surdos com quem adquiriu a Libras de forma espontânea, além disso, conviveu com pessoas ouvintes que falavam a língua portuguesa. Mais tarde, teve a oportunidade de aprender inglês e a língua de sinais americana (ASL). Nesse caso, a Libras e a língua portuguesa constituem suas primeiras línguas (L1), enquanto o Inglês e a ASL são consideradas sua segunda língua (L2). Essa pessoa é considerada bilíngue:
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1125Q1016009 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Atente para o que se diz a seguir sobre as sentenças interrogativas na Língua Brasileira de Sinais:

I. Elementos interrogativos podem mover-se para Spec de CP ou continuar na posição original.

II. Nas construções interrogativas não existe presença de marcas não manuais.

III. Há a presença de uma distribuição similar de CP em orações principais e orações subordinadas.

É correto o que se afirma em

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1126Q1014218 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

"Decalque. Uma palavra ou expressão emprestada da língua-fonte, mas que (i) foi submetida a certas adaptações gráficas e/ou morfológicas para conformar-se às convenções da língua-fonte e (ii) não se encontra registrada nos principais dicionários recentes da língua-fonte, como corporativo no sentido de societário, empresarial."

AUBERT, F., 1998, p.8.

Qual é a característica essencial do decalque na tradução?

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1127Q1018831 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, TradutorIntérprete de Libras, ALGO, IADES, 2019

Texto associado.

Orientação

Nessa prova, o termo Língua Brasileira de Sinais será representado pela sigla Libras.

Considere que um parente de determinado cliente surdo solicita ao intérprete detalhes de uma situação que foi interpretada por esse profissional. Essa situação está relacionada à
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1128Q1014482 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

A Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002, é considerada um grande marco na história dos surdos no Brasil. Em relação a essa Lei, assinale a alternativa CORRETA.
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1129Q1014742 | Libras, Educação dos Surdos, Promoção do QM 2022, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Almeida et al. (2015) citam que o objetivo da proposta ____________ é de garantir ao aluno surdo um desenvolvimento cognitivo-linguístico _____________ desenvolvimento de ouvintes da mesma ____________________, a partir ____________________ e em convivência com seus pares surdos para a construção e a valorização da identidade surda e assegurar a aprendizagem da língua majoritária como segunda língua, na companhia harmoniosa dos ouvintes.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.
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1130Q1014746 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Promoção do QM 2022, SEDUCSP, VUNESP, 2025

A sintaxe é o estudo das inter-relações dos elementos estruturais da frase e das regras que regem a combinação das sentenças. Segundo Fernandes (in Bernardino, 2000), pode-se afirmar que esta combinação de sinais apresenta regras próprias e básicas.
Assinale a alternativa que apresenta uma característica correta quanto à libras.
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1131Q1016289 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de João Alfredo PE, ADM TEC, 2025

As variações linguísticas em Libras ocorrem devido a fatores regionais, geracionais e contextuais. De que forma o professor-intérprete pode lidar com essas variações na prática educacional?
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1132Q1015524 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023

Ao longo de algumas décadas, estudiosos têm conduzido investigações acerca do processo de aprendizado de língua de sinais por crianças com surdez. Uma das etapas desse processo de aquisição é a:
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1133Q1015530 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023

Para formar um sinal são necessárias unidades mínimas: configuração de mãos, locação, movimento da mão, orientação, expressão facial/corporal. Segundo Quadros e Karnopp (2004), a identificação destas unidades mínimas é responsabilidade da:
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1134Q1014508 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

A partir do Código de Ética, complete o excerto abaixo:

“O intérprete deverá se esforçar para reconhecer os vários tipos de recursos necessários a uma compreensão adequada por parte do surdo. Aqueles que não conhecem a língua de sinais poderão requisitar assistência de comunicação escrita. Aqueles que conhecem a língua de sinais poderão ser assistidos pela ______________ (interpretação oral da palavra original), ou interpretação (parafraseando, definindo, explicando ou fazendo conhecer a vontade do palestrante, sem considerar a linguagem original usada)”.

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1135Q1015276 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Bom Conselho PE, UPENETIAUPE, 2022

Um tipo de processo morfológico bastante comum na Língua Brasileira de Sinais é aquele que deriva nomes de verbos e vice-versa. Observa-se que a Libras pode derivar nomes de verbos pela mudança do seguinte parâmetro:
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1136Q1015032 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

As pessoas surdas definem-se em termos culturais e linguísticos. Sendo assim, em relação à cultura surda, é correto afirmar que
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1137Q1014779 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025

De acordo com Quadros e Karnopp (2004), alguns pesquisadores argumentaram em favor da inclusão da orientação da palma da mão como parâmetro na fonologia das línguas de sinais.
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa correta que justifica essa iniciativa.
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1138Q1015548 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Ilha de Itamaracá PE, IDHTEC, 2023

Das informações importantes para sinalizar as horas do relógio é INCORRETO afirmar:
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1139Q1015293 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

De acordo com a Declaração de Salamanca, em sua Linha de Ação em nível nacional, está disposta a seguinte orientação:
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1140Q1014274 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Sobre a Identidade e a Cultura Surda, complete as lacunas a seguir.

É por meio da ____________ que uma comunidade se estabelece, unifica e identifica as pessoas, conferindo‑lhes uma marca de ____________. Dessa forma, a existência de uma Cultura Surda contribui para instituir uma Identidade Surda, caracterizada por viver em um mundo ____________ e desenvolver experiências por meio da ____________, em que os sujeitos surdos são representados por discursos que os reconhecem como sujeitos de ____________ e culturais, sendo essa identidade fortalecida em espaços onde eles podem compartilhar suas experiências e tradições, promovendo um senso de pertencimento e valorização de sua(s) ____________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto apresentado.

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