Início

Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1141Q1014541 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Apoio Habilitado em Libras, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2024

O Sign Writing é um sistema utilizado para a escrita de sinais da Libras e de outras línguas de sinais. Qual é uma característica fundamental desse sistema?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1142Q1014543 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Apoio Habilitado em Libras, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2024

Em relação à fonologia da Libras, que estuda os parâmetros dos sinais, qual dos itens a seguir não é considerado um parâmetro fonológico na Libras?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1143Q1015312 | Libras, Educação dos Surdos, Letras Habilitação em Português e Libras, IFPA, FADESP, 2018

O Decreto nº 5.626, de 2005, estabelece que, para complementar o currículo da base nacional comum, o ensino de Libras e o ensino da modalidade escrita da Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos, devem ser ministrados em uma perspectiva dialógica, funcional e instrumental. É correto afirmar, acerca dessas perspectivas, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1144Q1015568 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Surubim PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


O intérprete de Libras deverá procurar manter a literalidade e a pureza da língua de sinais. Ele também deverá estar pronto para aprender e aceitar sinais novos, se isso for necessário para o entendimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

1145Q1014804 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Segundo Felipe (2007), na Libras, diferentemente do que acontece com a língua portuguesa, os pronomes possessivos são apresentados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1146Q1015320 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilingue Libras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2022

Em setembro de 2015, a Cúpula das Nações Unidas adotou uma agenda mundial, a ser cumprida até 2030, com 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável (ODS). O ODS 4 se refere a uma educação de qualidade, que visa assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida. O Brasil modificou a meta 4.5 conforme seus indicadores e metas.
Meta 4.5 Nações Unidas Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo-se as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade. Brasil Até 2030, eliminar as desigualdades de gênero e raça na educação e garantir a equidade de acesso, permanência e êxito em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino para os grupos em situação de vulnerabilidade, sobretudo as pessoas com deficiência, populações do campo, populações itinerantes, comunidades indígenas e tradicionais, adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e população em situação de rua ou em privação de liberdade. Internet: <https://brasil.un.org>(com adaptações).

Observa-se, nesse texto, que a meta do Brasil é garantir aos grupos em situação de vulnerabilidade, nos quais se incluem as pessoas com deficiência, a equidade de acesso, permanência e êxito na educação. Isso significa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1147Q1014809 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Sobre os estudos da fonologia da Língua de Sinais Brasileira, Quadros e Karnopp (2004) indicam que os principais parâmetros fonológicos são locação, movimento e configuração de mão. Além disso, destacam que, embora alguns pesquisadores não considerem outros elementos como parâmetros fonológicos, há quem também os inclua. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta os parâmetros adicionais segundo as autoras.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1149Q1014042 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Edital 007, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2021

A formação de professores surdos para ensinar a Libras para ouvintes é relativamente recente, de modo que um elemento que tem sido questionado e criticado é o ensino da língua com foco exclusivo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1150Q1014043 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Edital 007, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2021

Nas frases em português abaixo, temos uma opção onde a palavra sublinhada, ao ser sinalizada em Libras, apresenta o parâmetro de mão em “Y”. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1151Q1013532 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2022

Em Libras, na descrição gramatical “configuração da mão em ‘S’ e orientação da mão para dentro e movimento simétrico para dentro e para fora”, temos em português o sentido de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1153Q1016097 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Em relação às práticas pedagógicas específicas para o ensino bilíngue (Libras-Português) no contexto educacional de alunos surdos, assinale a alternativa que apresenta corretamente os desafios para garantir a aquisição da Língua Portuguesa como segunda língua, considerando a complexidade do processo de alfabetização em uma língua de modalidade oral-auditiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1154Q1016100 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Maria é professora em uma escola bilíngue. Para avaliar o desenvolvimento em Libras dos seus alunos, ela costuma solicitar um relato narrativo várias vezes ao ano, gravando-o como forma de registro da produção em Libras. Ela também realiza a transcrição para destacar e perceber detalhes que favoreçam uma comparação entre as formas de dizer de um mesmo sujeito em momentos diferentes ao longo do ano e entre sujeitos de uma mesma turma ou de turmas diferentes.

No contexto da avaliação de estudantes surdos sobre essa prática de Maria, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1155Q1014056 | Libras, Educação dos Surdos, Libras Regular, Prefeitura de Garanhuns PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item a seguir.


Em Libras, os classificadores são sinais utilizados apenas para indicar o tamanho de objetos ou pessoas, não sendo empregados para outros propósitos na conversação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1160Q1013555 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Língua Portuguesa, SEADAP, FGV, 2022

O pronome demonstrativo e o advérbio de lugar, em Libras, usam a mesma configuração de mão, mas o ponto de articulação e a orientação do olhar, são diferentes. Relacione as transcrições em Libras a seguir com as suas respectivas definições.

1. EST@/AQUI

2. ESS@/AÍ

3. AQUELE/LÁ

( ) É o lugar da terceira pessoa, mas diferentemente do pronome pessoal, direcionando um olhar ao apontamento.

( ) É um apontar para um lugar perto, em frente ao emissor, acompanhado de um olhar para este ponto.

( ) É um apontar para um lugar perto e em frente do receptor, acrescido de um olhar direcionado não para o receptor, mas para o ponto apontado perto da segunda pessoa do discurso.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.